Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectando p2 femêa em entrada analógica arduino uno


Posts recomendados

Comprei um conector femea p2, igual o da imagem abaixo:

 

p2_Femea.jpg

 

Através de uma conexão p2 macho faço a leitura de uma tensão e gostaria de ler esta em uma entrada analógica do arduino, ex: A0. Porém não sei onde ligar cada um dos 3 fios do P2 femea, qual deles ligo no A0 ? E os outros 2 fios que restarem onde devo ligar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shell_y,

 

O pino que vai levar o sinal ao A0 é o que no seu desenho é chamado "PONTA" .

 

E tem de ligar o "TERRA" do seu desenho ao pino de GND do Arduíno.

 

Ah, em tempo.... use um pequeno resistor em série entre o pino A0 e a "PONTA" . Tipo 4K7 ... Ajuda a proteger um pouco a entrada......  e lembre-se de que a maior tensão que voce pode aplicar é 5 Volts, mais que isso vai danificar seu Arduíno.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado pelas respostas, mas ficam aqui algumas dúvidas:

 

 1) E o pino chamado de "meio" não vai ser ligado a nenhum local ? Porque ?

 

 2) O pino "PONTA" seria o positivo ? E o "MEIO" o negativo ?

 

 3) Eu vou ligar um Sensor SCT-013 Não Invasivo neste conector P2, como este sensor só passa corrente acredito que não tenha perigo de enviar uma tensão acima de 5v para o Arduíno, veja detalhes do meu sensor: http://www.filipeflop.com/pd-2025cd-sensor-de-corrente-nao-invasivo-100a-sct-013.html

 

4) Como vou usar o sensor que mencionei, a fim de realizar a medição de corrente , meu circuito exige muito mais que apenas 1 resistor 4K7, veja a imagem do circuito: 

 

arduino_day_2014_construindo_um_medidor_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shell_y,

 

1 - Esse pino é usado em aparelhos de áudio que possuem um alto-falante interno, assim quando voce coloca o conector, o alto-falante interno é desconectado . Resumindo, para a sua aplicação, não é para usar.

 

2 - Sim, isso mesmo.

 

3 - Pode seguir o projeto completo do blog. Na verdade, o seu sensor envia corrente, a qual circula pelo resistor de crga, e se transforma em tensão, pois é o que o Arduino mede.

 

Manda bala na montagem !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Jéssica Bernarda ,

 

Esse sensor do seu esquema é um sensor de corrente que apresenta em sua saída uma tensão, repare que está escrito nele 20A /1V , ou seja, quando passar 20A de corrente ele vai apresentar essa tensão de 1V . Se o seu sensor for exatamente esse, pode usar esse seu esquema mesmo ok ? Mas se estiver escrito algo tipo 20A : 50mA , então tem de acrescentar um resistor para que funcione corretamente, pois a saída dele é em corrente !

 

Para que você possa entender melhor, esses sensores podem ser comprados em duas versões : uma , que é a do seu esquema, apresenta na saída uma certa tensão; a outra, que é a que foi utilizada no esquema do post anterior, apresenta na saída uma corrente, e nesse caso precisa do resistor para que essa corrente seja transformada em tensão.

 

Dê uma lida no datasheet, e vai ver que o fabricante deixa bem claro que existem os dois tipos... muita gente esquece disso, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jéssica Bernarda ,

 

Sim, e o valor do resistor é que irá determinar a tensão que você vai obter, por exemplo usando um de 100 ohms vai te dar uma tensão de exatos 5 Volts sobre o sensor quando tiver uma corrente de 100A passando, ok ? Mas isso iria queimar o seu Arduíno, pois já existe um nível DC na entrada de 2,5 Volts, dado pelo divisor resistivo, e a entrada do conversor A/D iria receber 7,5 Volts !

 

Então você vai ter de usar um resistor que permita apenas uma tensão de 2,5 Volts quando a corrente for de 100A , e assim terá os mesmos 5 Volts na entrada do Arduíno. Se a corrente for AC, tipo o que existe na rede elétrica com 50 ou 60 Hz,  com 100A você tem de ter valores entre 0 e 5 Volts, no formato de uma senoide.

 

Nesse caso, você vai ter de converter a sua leitura em algo mais útil, como em RMS, ok ? Vai ter uma boa diversão com isso kkk !

 

Portanto, use um valor de no máximo 50 ohms. Se for difícil de encontrar, use dois de 100 ohms em paralelo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso meu projeto é o seguinte, monitorarei tensão DC e AC com esse sensor. Serão dois sensores.

 

No caso do DC, será no máximo 12V/8A, eu precisarei dos resistores, quais eu usaria para medir essa tensão corretamente? No caso vou querer mandar uma tensão quanto menor possível para não queimar meu arduino.

 

E o outro sensor será AC, mas no caso eu usarei o resistor de 4k7 ohms porque é o mesmo sensor que o do meu amigo de cima.

A programação que eu tenho é do sensor 20A/1V, e é em RMS, acredito que só terei que fazer algumas modificações nela, poucas até.

 

Desde já grata pela atenção!!

No caso na tensão AC utilizarei este circuito mas com os resistores de 4k7 ohms porque neste exemplo eles utilizam a tensão 110Vac e eu vou utilizar a 220Vac, ai será só por modo de segurança dos meus componentes eletrônicos.

Circuito_Arduino_Sensor_Corrente_SCT013.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jéssica Bernarda ,

 

Você tambem vai medir a tensão AC ???  Ou entendí errado ?  Eu espero que você quis dizer que tem de medir a corrente DC em um sensor , e a corrente AC em um outro sensor ... porque isolar o Arduino dos 220 Volts vai ser bem complicado !

 

E tem outro detalhe : esse seu sensor só funciona para medir corrente AC !

 

Para medir corrente DC use um módulo ACS 712, que pode medir tanto AC como DC ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo vou medir tensão AC, pela corrente.

 

Eu vi o datasheet  e vi que ele não é adequando para DC, vou ver este outro sensor.

 

Meu projeto é de geração de energia renovável, energia solar, e meu professor pediu para eu monitar a energia gerada, acho que dará certo, após eu terminá postarei os resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...