Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho que substituir Asus M4A78T-E. Preciso de sugestões.


Viníciusnit

Posts recomendados

Prezados amigos, boa noite. 

 

Fiquei muito tempo longe do fórum, dei uma parada com uso intensivo do computador por causa de estudos, faculdade e tal. Estou feliz em estar de volta, embora seja por um problema bastante chato. 

 

Minha Asus M4A78T-E simplesmente não dá boot mais. A torre liga, ventoinhas giram, luzes acendem, mas não aparece nada nos monitores. Vira e volta acontecia isso desde a compra em 2009, até que se intensificou boa últimos dias e agora não quer dar boot de vez! Vi muitos, mas MUITOS problemas dela em diversos fóruns brasileiros e americanos, exatamente como os mesmos problemas. Uma chuva de críticas. É um verdadeiro lixo essa placa! 

 

Mas enfim, indo ao ponto, eu estou totalmente por fora de tudo! Preciso de sugestões de uma placa equivalente, que não precise ser espetacular, pois não pretendo fazer upgrade nessa máquina, que tem os seguintes itens:

 

- Phenom II Z4 955

- Kingston HyperX 8GB (4x4GB) 1600

- Fonte OCZ de 600 watts.

 

Detalhe: Não quero Asus nunca mais! Nunca tive sorte com essa marca. Minha placa anterior também era Asus e eu tinha uns problemas. Fora que essa série cagada deles sinceramente me deixou traumatizado. Gigabyte seria a melhor saída? 

 

Agradeço desde já. Mal pelo longo texto. São as saudades do fórum! hahaha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a galera investe em processadores da série FX, uma das Mobos que indicam é esta:

http://www.kabum.com.br/produto/49100/placa-mãe-gigabyte-atx-p-amd-am3-ga-970a-ud3p-2way-crossfire-ddr3-1800-sata-6gb-s-usb-3-0

 

 

Como você mencionou que não está sendo muito exigente no momento, tem esta:

http://www.kabum.com.br/produto/27264/placa-mãe-gigabyte-micro-atx-p-amd-am3-ga-78lmt-s2-ddr3

 

 

Perceba que a segunda é um pouco limitada. Um exemplo, ela trabalha com as memórias na frequência máxima de 1333Mhz, que teoricamente para AMD não é tão interessante, por utilizar deste recurso até com o valor na casa dos 2000Mhz para mais (como por exemplo a do primeiro link).

Se as suas memórias são com frequência de 1333Mhz e você não vê uma real necessidade de investir mais do que isto, esta segunda opção é uma saída. Agora se pretende futuramente colocar mais memórias, aumentar a frequência das mesmas e até mesmo trocar o processador, então sugiro fortemente a Mobo do primeiro link, no mínimo.

 

Espero ter ajudado.

 

[ ] ' s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza ajudou! Deu uma clareada na minha mente enferrujada!

Esqueci de dizer que o meu kit Kingston HyperX 8GB é de 1600, mas por um bom tempo, nos últimos meses, rodei em 1333 mesmo, pois essa Asus (lixo) que eu tenho só faz 1600 com overclock.

Pra ser sincero, eu tenho muita vontade de pular fora da AMD e ATI (tenho uma Radeon HD 5850) E migrar pra Intel + Nvidia. Dei até uma pesquisada rápida pra ver o tamanho da pancada que seria mudar as três peças de uma vez, mas eu não tenho jogado, não tenho feito coisas pesadas com o PC, então acho que seria besteira. Melhor deixar o upgrade pra um momento mais adequado.

Vou atualizar o primeiro post com mais informações da minha configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza ajudou! Deu uma clareada na minha mente enferrujada!

Esqueci de dizer que o meu kit Kingston HyperX 8GB é de 1600, mas por um bom tempo, nos últimos meses, rodei em 1333 mesmo, pois essa Asus (lixo) que eu tenho só faz 1600 com overclock.

Pra ser sincero, eu tenho muita vontade de pular fora da AMD e ATI (tenho uma Radeon HD 5850) E migrar pra Intel + Nvidia. Dei até uma pesquisada rápida pra ver o tamanho da pancada que seria mudar as três peças de uma vez, mas eu não tenho jogado, não tenho feito coisas pesadas com o PC, então acho que seria besteira. Melhor deixar o upgrade pra um momento mais adequado.

Vou atualizar o primeiro post com mais informações da minha configuração.

 

Maravilha.

 

Acho que a do segundo link que enviei, dá para fazer OC para 1600 também, mas é bom confirmar direitinho.

 

No início do ano, comecei a pesquisar e estava entre as duas também, e acabei tomando a decisão de ir de Intel, a briga é boa, mas os processadores da 4º geração Intel, por exemplo, estão bem fortes e sendo bem desejado pela galera.

 

O fato de você migrar para a Intel no Box Processador + Mobo, não significa que precisa ir de NVidia na GPU especificamente. Eu mesmo tenho processador da Intel e GPU da AMD. Uma beleza também! E bom que te dá mais opções na hora da compra e até mesmo ver os testes e o que mais lhe agrada :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha.

Acho que a do segundo link que enviei, dá para fazer OC para 1600 também, mas é bom confirmar direitinho.

No início do ano, comecei a pesquisar e estava entre as duas também, e acabei tomando a decisão de ir de Intel, a briga é boa, mas os processadores da 4º geração Intel, por exemplo, estão bem fortes e sendo bem desejado pela galera.

O fato de você migrar para a Intel no Box Processador + Mobo, não significa que precisa ir de NVidia na GPU especificamente. Eu mesmo tenho processador da Intel e GPU da AMD. Uma beleza também! E bom que te dá mais opções na hora da compra e até mesmo ver os testes e o que mais lhe agrada :)

Perdão pela pergunta, vou pesquisar no Google também, mas quais seriam mais exatamente esses de quarta geração? (Edição: Já li sobre!)

Sobre o vídeo, meu desejo em trocar é meio vontade de dar um basta de AMD mesmo. Sei lá, os drivers, os bugs. Mas a minha placa não é tão nova, então não sei como tá a geração mais atual.

Achei a GA-970A-UD3P no mercado livre usada por 360 reais! Será que o vale a pena o risco? Mandei pergunta pra saber quanto tempo de uso e se ainda tem nota fiscal. Se for pouco tempo de uso, acho que vale, né? Mas o preço tá muito baixo, enfim... (Edição: OLX tá cheia de anúncios também. Pensando seriamente...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão pela pergunta, vou pesquisar no Google também, mas quais seriam mais exatamente esses de quarta geração? (Edição: Já li sobre!)

Sobre o vídeo, meu desejo em trocar é meio vontade de dar um basta de AMD mesmo. Sei lá, os drivers, os bugs. Mas a minha placa não é tão nova, então não sei como tá a geração mais atual.

Achei a GA-970A-UD3P no mercado livre usada por 360 reais! Será que o vale a pena o risco? Mandei pergunta pra saber quanto tempo de uso e se ainda tem nota fiscal. Se for pouco tempo de uso, acho que vale, né? Mas o preço tá muito baixo, enfim... (Edição: OLX tá cheia de anúncios também. Pensando seriamente...)

 

Da 4º geração são todas relacionadas com o soquete 1150.

 

Processadores:

- i3 4150/4160 ou 4170

- i5 4440/4460

 

Estes são os processadores que a galera mais tem procurado. Todos estes acima segura todas as GPUs do mercado hoje. Atende super bem a demanda dos games atuais.

 

Mobos:

- H81

- B85

- H97

- Z97 - esta é uma série para overclocks. (No caso para os processadores com a letra "k" no final do modelo)

 

Geralmente a galera indica entre a B85 e H97, pois a H81 tem alguns limitantes e a Z97 somente para configurações com desejo de overclock.

 

Atualmente, os i3 e i5 da 4º geração estão na frente no quesito Custo x Benefício. Porém o i5 tem um desempenho maior considerável quando casado com GPUs muito potentes ou quando são requeridos em jogos que requerem muito processador. Mas o i3 também se sai muito bem. Um exemplo rápido, tenho o i3 e comprei uma R9 280x (uma placa de vídeo high end) e estou jogando Dying Light tranquilamente, sem nenhum problema e é um jogo que requer muito processador.

 

A geração atual de GPUs da AMD (R9 390, por exemplo) estão competindo frente à frente com placas excelentes como GTX 970 da Nvidia. Ambos os lados (AMD e Nvidia) estão bem servidas. A questão é ver qual mais agrada/atende mesmo, através de testes e outras questões/características.

 

Bom, quanto a comprar componentes usados, a minha opinião é: eu não compraria. Eu prefiro investir um pouco mais e ter a garantia de 1 ano do fabricante, e ficar tranquilo que é algo novo. Eu me sinto mais seguro desta forma. De repente, você pega uma placa que teoricamente é uma excelente placa, com um preço atrativo, mas que o dono sabe que tem algum problema, ou até mesmo nem tem algum problema relacionado, mas a bucha estoura na sua mão e você nem tem para onde correr. Não sei se vale a pena o risco. Apenas minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da 4º geração são todas relacionadas com o soquete 1150.

 

Processadores:

- i3 4150/4160 ou 4170

- i5 4440/4460

 

Estes são os processadores que a galera mais tem procurado. Todos estes acima segura todas as GPUs do mercado hoje. Atende super bem a demanda dos games atuais.

 

Mobos:

- H81

- B85

- H97

- Z97 - esta é uma série para overclocks. (No caso para os processadores com a letra "k" no final do modelo)

 

Geralmente a galera indica entre a B85 e H97, pois a H81 tem alguns limitantes e a Z97 somente para configurações com desejo de overclock.

 

Atualmente, os i3 e i5 da 4º geração estão na frente no quesito Custo x Benefício. Porém o i5 tem um desempenho maior considerável quando casado com GPUs muito potentes ou quando são requeridos em jogos que requerem muito processador. Mas o i3 também se sai muito bem. Um exemplo rápido, tenho o i3 e comprei uma R9 280x (uma placa de vídeo high end) e estou jogando Dying Light tranquilamente, sem nenhum problema e é um jogo que requer muito processador.

 

A geração atual de GPUs da AMD (R9 390, por exemplo) estão competindo frente à frente com placas excelentes como GTX 970 da Nvidia. Ambos os lados (AMD e Nvidia) estão bem servidas. A questão é ver qual mais agrada/atende mesmo, através de testes e outras questões/características.

 

Bom, quanto a comprar componentes usados, a minha opinião é: eu não compraria. Eu prefiro investir um pouco mais e ter a garantia de 1 ano do fabricante, e ficar tranquilo que é algo novo. Eu me sinto mais seguro desta forma. De repente, você pega uma placa que teoricamente é uma excelente placa, com um preço atrativo, mas que o dono sabe que tem algum problema, ou até mesmo nem tem algum problema relacionado, mas a bucha estoura na sua mão e você nem tem para onde correr. Não sei se vale a pena o risco. Apenas minha opinião.

 

Muitíssimo obrigado pela aula e atualização!

 

Quando refleti acerca de comprar uma placa usada foi em razão de não prever um upgrade em breve ou, ao menos, talvez em um futuro que ainda tornasse possível usufruir de maneira plena da atual geração de processadores e placa de vídeo. Daí me daria uma certa "dor" gastar uma grana forte em uma placa mãe top de linha, mas de repente só vir a atualizar processador e vídeo daqui a muito tempo mesmo, quando o trem já tivesse passado.

 

E foi importante ler suas informações sobre vídeo. Confesso que o meu preconceito com a AMD pode ser em relação ao meu uso com gerações antigas, em outras épocas. A coisa muda rápido demais e eu estou totalmente desatualizado sobre o mercado, desempenho, etc. Obrigado mais uma vez. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edição:

 

Tô percebendo que há pelo menos umas quatro versões dessa Gigabyte GA-970A, sendo que uma delas, a GA-970A-DS3P (rev. 2.0), encontrei por 469 reais numa loja aqui do Rio!

 

Não tô conseguindo identificar as diferenças cruciais dela. Vale a pena pelo preço? 

 

(Através desse site consegui verificar rapidamente que a diferença entre elas é extremamente pequena. Acho que basicamente no número adicional de conexões:

 

http://motherboards.specout.com/compare/777-909/GIGABYTE-GA-970A-UD3P-rev-1-0-vs-GIGABYTE-GA-970A-DS3P-rev-1-0) 

 

 

 

Resposta original:

 

Ao invés de cair nas usadas, estou pensando em aguardar a Black Friday ou a Cyber Monday pra ver se tenho a sorte de encontrar uma GA-970A-UD3P com preço bem mais em conta. Ou, quem sabe, alguma outra Gigabyte com qualidade similar.

Pelo visto, a concorrência topo de linha continua sendo Asus x Gigabyte. Mas enfim, se houve algum outro modelo bastante confiável, ainda que não seja Gigabyte, ficaria grato se pudessem elencar aqui pra que eu na fique de olho.

Obrigado mais uma vez a todos que estão lendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...