Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 7850 drop de fps


Posts recomendados

Olá,

Hoje fui jogar um pouco de Witcher 3 e ao abrir o jogo o fps estava absurdamente baixo (5-8fps). A última vez que joguei foi há 2 meses, aproximadamente, e ele rodava com um fps razoável, dado a placa. Reinstalei os drivers, mas não adiantou. Fiz os testes de temperatura e ela está na casa dos 75 graus sem nenhum jogo aberto e chega a 100 graus quando abro um jogo. Entretanto ela já esquentava "um pouco" antes. Pode ser algum outro problema além da temperatura?

Placa: HD 7850 XFX (é, eu sei) - Não fiz overclock.

8 GB RAM

Placa mãe: GA-78LMT-S2

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando a placa esquenta desse jeito ela diminui o desempenho para não queimar, processadores fazem o mesmo. Isso é chamado de throttling. Enquanto ela estiver atingindo essas temperaturas você não vai conseguir jogar e se continuar tentando estará arriscando queimar a placa.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou diminuir a resolução? Fechou todos os programas em 2 plano? Faça uma limpeza no PC, use otimizadores, desfragmente o disco e o The Witcher é um dos jogos mais cavalos na atualidade, coloque no low. Fica assim em outros jogos também? Se sim, tente por último uma formatação limpa e procure um sistema leve. Reinstale o driver da VGA com o Revo Uninstaller e o jogo também. Verifique como está o hardware por dentro, se está tudo no lugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini, Desinstalei os drivers usando o DDU e instalei a versão atual, mas não funcionou, nos primeiro 3 segundos ficou com um fps legal e depois despencou. Não consigo mais enviar imagens. Aparentemente há um limite de 5mb. (Parece que é cumulativo, não tenho certeza). Vou colocar as configurações gráficas aqui:

VSync: Off

1920x1080 Fullscreen

NVIDIA Hairworks: Off

Número de personagens de fundo: Baixo

Qualidade de sombras: Médio

Qualidade de terreno: Médio

Qualidade de água: Médio

Qualidade de grama: Médio

Qualidade de textura: Alto

Alcance de visibilidade da folhagem: Médio

Nível de detalhe: Alto

@pajuno, é que ele rodava com um fps decente há dois meses. Tive que dar um tempo por causa da faculdade e quando fui tentar jogar hoje aconteceu isso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Felipe2310 disse:

. Fiz os testes de temperatura e ela está na casa dos 75 graus sem nenhum jogo aberto e chega a 100 graus quando abro um jogo. Entretanto ela já esquentava "um pouco" antes. Pode ser algum outro problema além da temperatura?

Placa: HD 7850 XFX

 

A sua queda de FPS é em decorrência do Thermal Throttling, mecanismo de proteção do GPU que reduz a frequência de operação quando a temperatura excede determinado limite, o Thermal Throttling é acionado para que o processador gráfico não queime em condições atipicas, alguns modelos acionam essa proteção ao atingir 83°-85º. Na casa dos 100º você certamente irá danificar a placa se prolongar a sua utilização nessa condição, faça como já foi sugerido e verifique a limpeza do cooler / dissipador reaplicando uma pasta térmica à base de prata, a rotação da ventoinha pode estar menor do que deveria seja por desgaste da peça ou acúmulo de partículas de poeira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Felipe2310 disse:

 

@Ne0n É isso o que você está pedindo? Estou usando o Crimson.

witcher3_2015_12_20_12_14_40_935.thumb.j

 

 

 

Isso, mas faltou a frequência do processador da VGA.

 

Pela imagem, o valor da frequência das memórias estão incorretos, está marcando 150Mhz. Esse é um valor para a placa em Stock. O valor correto deveria ser entre 1000-1500MHz.

 

Isso é um erro no gerenciamento de energia da placa. O problema está no novo Driver da AMD chamado Crimson. Como alternativa você poderá voltar para o ultimo Catalyst estável, talvez resolva seu problema.

 

Outra alternativa seria trocar os clock das memórias e do processador da VGA manualmente.

 

Coso opte por trocar os valores manualmente, por favor, baixe o programa GPU-Z nesse site: GPU-Z, abra-o, não é necessário instalar,  e em seguida poste a tela com as informações da sua placa.

 

Após isso lhe ensinarei como alterar os valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Catalyst que você instalou é a versão BETA pré-Crimson. Experimente baixar esse aqui: Catalyst 15.7.1 Windows 8.1 64 que é o ultimo Catalyst estável. Desça a página e baixe o que tem escrito Catalyst 15.7.1

 

Baixe ele, e antes de instalar, passe o DDU e reinicie a máquina.

 

Volte aqui com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento abaixo irá forçar a placa a ficar com os valores de clock fornecidos abaixo. Não me responsabilizo, faça por conta e risco.

 

 

Feche o MSI Afterburner. Abra o Catalyst e vá na aba Desempenho -> Taxa de quadros. Deixe a caixa "Taxa de quadros máxima" desmarcada.

 

Vá em Desempenho -> AMD OverDrive.  Marque a caixa Ativar Graphics Overdrive.

 

Os valores padrões de fabrica da sua placa são: 860MHz de clock no processador e 1200MHz na memória.

 

Então para começar, no campo onde tem "Configurações de clock da GPU" coloque 800MHz, e em "Configurações de alto desempenho do clock da memória" coloque 1000MHz.

 

Por precaução marque a caixa "Ativar o controle manual da ventoinha" e coloque em 95%. Isso fará a fan da placa rodar a 95% para não esquentar a placa.

 

Clique em aplicar.

 

Abra o jogo e teste. Não use o MSI para monitorar o FPS, pois se você usá-lo irá sobrescrever as configurações do Catalyst.

 

Se não funcionar, ainda existe uma outra solução. Volte aqui com o resultado que eu lhe digo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me faz um favor, tenta jogar de novo e deixa no GPU Z na aba de sensors e da uma esticada na janela de modo que de para ver um pouco antes de abrir o jogo e 10 segundos depois de ter fechado o jogo. Tipo o exemplo abaixo.

 

teste.gif.93ae9e14569f908419a523a53ac995

 

Esse print eu fiz agora jogando um pouco de Shadow of Mordor. Peço também a gentileza de que você coloque o mouse no ponto mais alto da GPU Temperature quando tirar o print, para saber até onde ela está chegando. Diga também qual foi seu FPS máximo e se tiveram as quedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...