Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hyper TX2 no FX-8350


Posts recomendados

Tenho um Cooler Master Hyper TX2 parado aqui em casa que estava com o FAN quebrado e troquei o FAN dele por um Evercool Spider 92mm (41 CFM) que estava usando num Athlon x2 5600+.

 

Faz uma semana +/- fiz um upgrade no pc e comprei um FX8350, mas o cooler box dele é muito barulhento e percebi que ele fica bem quente. Ai veio a pergunta será que da pra usar o Hyper TX2 nele tranquilo?

 

Fico meio em duvida, por ser um cooler pra processadores mais antigos ele possa não aguentar o TDP do FX8350. Segue a configuração do PC, será que rola usar o TX2 ou parto pra outro cooler? Se for outro que cooler recomendam?

 

Processaor: AMD FX-8350

MB: Asus M5A97 PRO

VGA: XFX R9 280X Black Edit

Memória: 2 x 4GB DDR3 1600Mhz Kingston

PSU: Corsair 850W CS850M

HDD: 1000gb Seagate + 2000gb Seagate (breve SSD)

Gabinete: Thermaltake Chaser A21 + 4 Cooler Master XtraFlo 120mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não usaria esse cooler não. Ele tem pouco fluxo de ar, não tem controle PWM e a pressão estárica dele é meio baixa. A placa de cobre do TX2 que fica em contato com o CPU parece meio pequena, então sugiro fazer um teste pra ver se todo o CPU entra em contato com a placa de cobre. De qualquer forma, sugiro que você instale o cooler e faça alguns testes de estresse para ver como ficam as temparturas. Há dois coolers a ar que são populares e muito elogiados por aí: O Hyper TX3 Evo (para uso normal) e o Hyper 212X (para overclocks)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem 4 fans XtraFlo de 4-pinos e está usando algum cabo splitter?

 

Com relação ao ruído, posso sugerir um teste:

 

Ligue a fan Evercool na CHA FAN de 4-pinos.

Deixe as fans XtraFlo na CPU FAN.

 

A CHA FAN de 4-pinos deve controlar fans seja de 3 ou 4-pinos.

 

-----------

 

Não conheço o TX2, mas seu design faz lembrar do TX3, com a diferença de ter uma base de contato lisa sem os heatpipes expostos.

 

Você chegou a fazer algum monitoramento das temperaturas dos cores (núcleos) do processador?
Recomendo o HWMonitor aqui ou o AMD Overdrive aqui.
 

O Overdrive mostra a margem térmica, que são os graus faltantes para atingir o limite de temperatura.

 

-----------

 

Segundo o fabricante, o gabinete suportaria coolers até 155mm de altura.
Se a estimativa estiver correta, não seria possível a instalação de coolers melhores e mais populares como por exemplo o Hyper 212X.

 

Um outro detalhe para placas para AMD, seria o fato de nem todos os coolers permitirem a instalação convencional, com a fan virada para os slots de memória.
Sendo o caso, a fan ficaria virada para a placa de vídeo e dependendo da placa, o dissipador pode acabar bloqueando algum slot de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EdsonSM disse:

Você tem 4 fans XtraFlo de 4-pinos e está usando algum cabo splitter?

 

Com relação ao ruído, posso sugerir um teste:

 

Ligue a fan Evercool na CHA FAN de 4-pinos.

Deixe as fans XtraFlo na CPU FAN.

 

A CHA FAN de 4-pinos deve controlar fans seja de 3 ou 4-pinos.

 

Um dos XtraFlo está usando adaptador para ligar direto na fonte.

 

Faz tanta diferença assim usar o fan do processador de 3 ou 4 pinos? Qualquer coisa posso trocar o fan do hyper tx2 por um de 4 fios.

 

2 horas atrás, EdsonSM disse:

Não conheço o TX2, mas seu design faz lembrar do TX3, com a diferença de ter uma base de contato lisa sem os heatpipes expostos.

 

Você chegou a fazer algum monitoramento das temperaturas dos cores (núcleos) do processador?
Recomendo o HWMonitor aqui ou o AMD Overdrive aqui.
 

O Overdrive mostra a margem térmica, que são os graus faltantes para atingir o limite de temperatura.

 

É que não estou em casa para medir a base de contato, mas olhando por fotos tenho a impressão de ser do mesmo tamanho da do tx3.

 

As temperaturas em dias de calor em full chega a 65º, em dias normais fica uns 60º +/-. Mas a maior reclamação do cooler box é o barulho, ele chega a 7000 rpm e mesmo em idle ele ja fica na casa dos 3500 rpm e faz um barulho considerável.

 

Uso o Aida64, um aplicativo da asus e o overdrive da amd pra acompanhar as temperaturas.

 

2 horas atrás, EdsonSM disse:

Segundo o fabricante, o gabinete suportaria coolers até 155mm de altura.

Se a estimativa estiver correta, não seria possível a instalação de coolers melhores e mais populares como por exemplo o Hyper 212X.

 

Um outro detalhe para placas para AMD, seria o fato de nem todos os coolers permitirem a instalação convencional, com a fan virada para os slots de memória.
Sendo o caso, a fan ficaria virada para a placa de vídeo e dependendo da placa, o dissipador pode acabar bloqueando algum slot de memória.

 

O hyper tx2 cabe tranquilo dentro do gabinete e ele fica na posição certinha, fan do lado das memórias. Só não o coloquei no lugar ainda pra testar porque estou sem pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são todas as placas que controlam fans de 3-pinos pelo conector CPU FAN.

No caso o ideal seria o uso de uma fan de 4-pinos ou senão uma fan com ruído mais aceitável em sua máxima rotação.

 

O limite de temperatura para os núcleos é de 70C.

 

Pressundo que seu desempenho seja equivalente ao TX3, creio que vale a pena fazer um teste com ele antes.
O teste serviria de referência para decidir apenas pela troca da fan ou partir por um cooler melhor.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda galera!!!

 

Mas acabei mudado o gabinete hehehe. Vendi o Thermaltake com os XtraFlo e comprei um Cooler Master N400 + 2 fan Corsair AF120 Quiet Edition. Já aproveitei comprei a pasta térmica (DeepCool Z5) e já pedi um cooler de 92mm da Akasa, o AK-FN052, ele é 4 fios e tem PWM, custou 20 reais, se eu não usar ele no hyper tx2 vou usar em um outro computador que tenho.

 

Acredito que a ventilação desse novo gabinete seja melhor e ele me permite no futuro um WC, coisa que no Thermaltake dificilmente conseguiria colocar.

 

Assim que tudo chegar e eu instalar eu volto pra falar resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Conforme prometido que retornaria com o resultado, cá estou. Instalei o gabinete, coolers e pasta térmica e estou com o Hyper TX2 com o fan Akasa AK-FN052 + pasta térmica DeepCool Z5.

 

A temperatura diminuiu consideravelmente em teste de stress a temperatura dos núcleos fica em 55º quando muito chega a 57º contra os 65º/67º que ficava no cooler box. O barulho então acabou quase que completamente.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...