Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GRAVAÇÃO DE PIC 16F628A COM GRAVADOR K150


Posts recomendados

Amigos, bom dia.

Estou tendo uma certa dificuldade em gravar um pic 16f628a com um gravador usual de mercado o k150 via usb.

O programa do pic foi inscrito em ladder no ldmicro está tudo ok, funciona no simulador fiz a copilação para arquivo .hex , então abro o software do gravador o microburn fiz toda a configuração ajustei o clock, estou trabalhando com um cristal de 4mhz e 2 capacitores de 33pf este clock é chamado de XT.

Faço a gravação tudo parace normal, mas quando coloco o pic no protoboard o mesmo não faz nada, não executa nenhuma função estabelecida no ldmicro.

Já verifiquei a alimentação, troquei vários tipos de clocks e não funciona.

Será que alguém saberia o que pode ser?

Obrigado.

2016-01-11 12.25.08.jpg

2016-01-11 12.24.28.jpg

2016-01-11 12.24.54.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu coloquei as fotos do pic numa espécie de protoboard fixo.

Eu coloquei nessa placa somente para ver se funciona, está alimentado com 5vcc entre o pino - 5 e o + 14.

O clock está conectado entre o pino 15 e 16 com cristal de 4mhz e os capacitores de 33pf como nas fotos.

No meu software é assim eu dando um pulso positivo no pino 1 ele tem que oscilar no pino 6 e 7 e mais um pulso ele mantém em nível alto o pino 8 e mais um pulso desliga tudo.

Mas nada acontece, será que estou fazendo alguma coisa errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Talvez esteja faltando o circuito de reset ou alguma configuração dos fusíveis neste sentido

-Outra, tente configurar para osc interno

-+outra, solde o cristal e capacitores pertinho nos pinos

-+ainda, to achando falta de capacitor depois do regulador e perto do ci. Isto é quase condição sine qua non

-etc (isso deve resolver...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora tudo bem ?

Eu estou utilizando o gravador K150 com o software microburn.

No microburn, na parte dos fuse tem a configuração do oscilador.

está escrito desta forma:

RCCLK

RCIO

IRCCLK

IRCIO

EXTCLK

LP

XT

HS

Qual desses eu poderia utilizar, já tentei vários.

Na verdade como o meu projeto é muito simples eu gostaria de utilizar o clock interno, mas não sei qual destes seria.

Você poderia me ajudar ?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo!

A princípio você não deve se preocupar com isso pois as definições dos fusíveis já vêm no arquivo .hex. Per gentileza queira conferir no seu código fonte. Mas sim você pode 'forçar por fora'. Minha intuição diz que é o IRCIO Internal RC osclilator com pinos como IO. Neste caso, claro, pode dispensar o xtal e capacitores. Por gentileza queira rever as outras dicas supramencionadas por esta carcaça.

 

Paz do Senhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal obrigado pela ajuda.

Consegui resolver o caso do pic através de um professor de eletrônica o link dele está abaixo.

 

 

Mas agradeço a todos pelo empenho, o meu problema era na parte de gravação do pic.

No meu caso tem que configurar o oscilador de 4mhz em XT e desativar o MCLR ou master clear no Fuse.

No restante o software funcionou direitinho.

Segue a foto dele em funcionamento.

Valeu obrigado.

2016-01-14 21.13.04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...