Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc para de ligar e depois volta sem motivo aparente

Posts recomendados

E aí galera,

Tenho um PC com as seguintes specs:

Gigabyte GA-970A-UD3

AMD FX 8350

16GB RAM Corsair PC3-12800J

Geforce GTX 680

1 SSD 240

2 HDD 1TB

Fonter CoolerMaster Bronze GX 550w

O que ocorre é que vez ou outra (1 vez por mes mais ou menos) o PC simplesmente para de ligar e volta a ligar quase que aleatoriamente. Normalmente ele entra em espera e quando eu mexo no mouse, teclado ou mesmo no gabinete, o PC retorna da espera mas não ativa o video (dispositivos USB e a placa de rede onboard continuam funcionando). Neste momento o botão Reset e Power do gabinete param de funcionar, ou seja preciso desligar na fonte.

Ao religar a fonte, o PC para de ligar de vez, ou melhor, ele liga, HDs ativam, coolers também (inclusive da placa de vídeo), mas o PC em si não liga. Noto que a placa de rede não funciona e nem as portas USB, o vídeo obviamente também não liga. Agora vem a parte engraçada, nas primeiras vezes que isso ocorreu, bastava eu desligar e ligar a fonte algumas vezes que ele voltava a funcionar. Mas a cada vez que isso ocorre, fica mais difícil dele voltar a religar. Da última vez, cheguei a desligar todos os cabos seguindo o passo a passo que tem aqui no fórum (inclusive a parte de apagar contatos, resetar bios, desligar HDs, tirar memorias, tudo). Mesmo só com a placa de vídeo ligada e mais nada, ele não re-ligou. Fui ligando cada item por vez e testando, e nada. Já estava desistindo, quando novamente ao acaso (eu suponho) ele voltou a funcionar.

Na minha opinião ou é a placa-mãe ou a placa de vídeo (infelizmente não tenho outra placa de vídeo pra testar). Por isso peço aqui um help pra ver se alguém já passou por caso semelhante e possíveis soluções para verificar o que queimou.

Ah detalhe, quando está funcionando, o PC funciona perfeitamente, inclusive rodando jogos pesados.

Ps.: Caso seja a placa-mãe, qual placa nova vocês sugerem para esse processador (considerando que muito em breve também devo dar um upgrade na placa de vídeo)? E ainda, se for na placa-mãe, será que compensaria investir uns 2500 e pegar um combo de i7 com uma placa-mãe nova?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!