Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você está pensando em comprar uma fonte de 700w, 800w, 900w ou mais? Leia ANTES!


Posts recomendados

7 minutos atrás, Luiz Fernando do Nasciment disse:

@braconius A minha está na tomada direto.

Então não preciso me preocupar. Valeu!

Ligado na tomada, sem dúvida, é muito melhor que se usar estabilizador. Mas o mais recomendado é agregar proteção utilizando um bom filtro de linha, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, Dharos disse:

@Foxwalt

 

Qual fonte você usa?

Para a minha configuração mais potente, a da assinatura, com o Core i5-4670k e a GTX 760, é uma OCZ ModXStream Pro 600W.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-ocz-modxstream-pro-600-w/1916

 

Sim, tem potência exagerada e é modular, mas encontrei na época em uma oferta irrecusável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dharos disse:

@Foxwalt

 

Que interessante, eu achava que a OCZ só fabricava SSD, aliás você comprou a fonte nos EUA? Certo?

Provavelmente não, já que essa e outras fontes da OCZ eram bastante vendidas aqui no Brasil anos atrás. A esmagadora maioria delas com projeto de múltiplas linhas, o que na minha visão é um ponto negativo. Essa ModXStream de 600w, por exemplo, devido ao seu projeto só tem 300w disponíveis para alimentar a placa de vídeo e todos os demais periféricos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Dharos disse:

@Foxwalt

 

Que interessante, eu achava que a OCZ só fabricava SSD, aliás você comprou a fonte nos EUA? Certo?

Não, foi por aqui mesmo. Em uma loja física aqui de Belo Horizonte, inclusive.

 

A OCZ que temos hoje não é a mesma empresa de antes. Quando era uma empresa independente, fabricava fontes, e ótimas fontes. Foi comprada pela Toshiba, hoje não produz mais fontes.

 

De qualquer forma, não tenho nada a reclamar dela. Pelo contrário, só elogios. Não vou trocar de fonte tão cedo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 minutos atrás, braconius disse:

Provavelmente não, já que essa e outras fontes da OCZ eram bastante vendidas aqui no Brasil anos atrás. A esmagadora maioria delas com projeto de múltiplas linhas, o que na minha visão é um ponto negativo. Essa ModXStream de 600w, por exemplo, devido ao seu projeto só tem 300w disponíveis para alimentar a placa de vídeo e todos os demais periféricos.

Não vejo como uma distribuição ruim. Processador e placa de vídeo em linhas separadas.

 

Além disso, são até 375W para a placa de vídeo, pois 75W chegam através do próprio slot PCI-Express e são transferidos pela primeira linha, do cabo fixo da placa-mãe, sobrando 300W da segunda linha, a modular (que também alimenta drives e derivados). Considerando que placa de vídeo quase nenhuma chega sequer perto disso e que o resto puxa quase nada, acho que ainda tenho uma boa folga para instalar quase qualquer coisa nela.

 

Mas ter tudo junto em uma linha também poderia ser considerado como algum conforto, já que não há preocupações com respeito a isso.

 

De qualquer forma, só pretendo trocar se essa apresentar problema. É uma ótima fonte. E cuidando bem dela e usando um Clamper, acho bem difícil isso acontecer.

9 minutos atrás, Dharos disse:

Os melhores SSD's do mundo são fabricados por qual empresa?

 

Off Topic: To pensando em pegar uma R9 380 4 Gigas da PowerColor e gostaria de saber se dá pra usa o Geforce Experience nela?

Os SSDs Samsung são muito indicados.

 

Sobre a placa de vídeo, não né. O GeForce Experience é um programa da NVidia, e a R9 380 é uma placa de vídeo AMD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

Sobre a placa de vídeo, não né. O GeForce Experience é um programa da NVidia, e a R9 380 é uma placa de vídeo AMD

 Achei que ele fosse igual o MSI Afterburner, independente do seu Hardware ele pode ser instalado e usado.

 

 Na verdade eu iria usar o Geforce Experience só pra ajustar os gráficos, isso não problema já que posso ajustar manualmente mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Dharos disse:

 Achei que ele fosse igual o MSI Afterburner, independente do seu Hardware ele pode ser instalado e usado.

 

 Na verdade eu iria usar o Geforce Experience só pra ajustar os gráficos, isso não problema já que posso ajustar manualmente mesmo.

A AMD tem um programa equivalente ao GeForce Experience.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Marcio Paulo Ferreira das disse:

Comprei uma gtx 960 da galax, junto com i3 4360, 8gb ram, hd 500gb, e uma fonte de 430w da corsair (cx430w 80 plus pfc ativo) 

Minha fonte segura de boa ?

Sim, suporta com boa folga e essa fonte é de excelente qualidade. Veja as dicas neste tópico mesmo, irá perceber que fontes de 430W e 500W são suficientes para alimentar a esmagadora maioria das configurações.

 

Pode ficar tranquilo, você mal vai usar metade da capacidade da fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente temos a cultura do quanto maior melhor enraizada na mente do povo, isso que está sendo falado das fontes, se aplica em tudo, para não fugir do assunto, citarei apenas as máquinas fotográficas digitais, cada vez mais possantes e ninguém irá usar essas resoluções elevadas.

Agora fiquei surpreso com uma afirmação que li onde o autor alega que fontes aquém da necessidade é tão ruim como as além dessa necessidade, gostaria que alguém confirmasse se realmente uma fonte muito maior também não tem a mesma eficiência, não que eu esteja duvidando de ninguém, as as vezes as fontes de informação não são reais ou confiáveis ou contraditória.

Um grande problema para o usuário é saber a carga instalada, ai na dúvida ele acaba comprando uma além do que necessitaria então para evitar isso, o usuário pode através de um alicate-amperímetro medir a corrente elétrica consumida, para fazer isso é necessáriio inserir o mesmo em apenas um dos fios logo após a saida da tomada, assim pega a carga total, de posse desse valor, basta multiplicar pela tensão, assim terá a potência aparente por se tratar de uma carga indutiva, mas de posse desse dado, da para escolher uma fonte mais adequada a sua necessidade.

Veja mais detalhes sobre potência em watts ou va aqui: http://hardplus.com.br/blog/entendendo-o-que-e-va-nos-estabilizadores-e-nobreaks/

 

Se voce não conhece o alicate amperímetro veja na imagem abaixo, este é conjugado com o multímetro, é uma boa ferramenta para ter em casa, são instrumentos de baixo custo, e encontra-se fácil em qualquer lugar.

 

Alicate_Amperimetro_Digital_MT_43_08800_

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Acredito que antes de pensar em qualquer tipo de teste, as pessoas deveriam é pesquisar. Muitas vezes compram sem ter o interesse de procurar saber se o produto é adequado ou superdimensionado, simplesmente não dão a mínima, o que é algo bem triste. Ou simplesmente não sabem o quê e onde pesquisar mesmo. Há alguns sites que fornecem valores de consumo de cada componente de forma bem precisa.

 

O problema é que há muita informação que acaba por confundir e enganar, como a fonte recomendada que os fabricantes indicam para as placas de vídeo que, na maioria das vezes, apresenta valor muito exagerado. O consumidor muitas vezes nem pensa, apenas segue aquilo. Há também fóruns de jogos e similares com pessoas que não sabem do que estão falando e acabam instruindo outras de maneira errada (é fácil encontrar pessoas dizendo que uma configuração simples com uma GTX 960 precisa de uma fonte de 600, 700, 800W).

 

O problema todo é esse: desinformação. Somos uma nação de desinformados, com uma população constantemente bombardeada por afirmações descaradas e desonestas de fabricantes e vendedores que fazem o que querem sem quase nenhum controle. E a informação incorreta é passada para frente por pessoas que não entendem do assunto, completando um ciclo bem difícil de ser quebrado.

 

Edit: acontece muito também da pessoa comprar uma fonte de potência X porque espera que ela entregue na verdade X - Y, onde Y é o valor da palhaçada de potência mentirosa que só acontece por aqui mesmo. Isso é o que é mais triste.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

Acredito que antes de pensar em qualquer tipo de teste, as pessoas deveriam é pesquisar. Muitas vezes compram sem ter o interesse de procurar saber se o produto é adequado ou superdimensionado, simplesmente não dão a mínima, o que é algo bem triste. Ou simplesmente não sabem o quê e onde pesquisar mesmo. Há alguns sites que fornecem valores de consumo de cada componente de forma bem precisa.

 

O problema é que há muita informação que acaba por confundir e enganar, como a fonte recomendada que os fabricantes indicam para as placas de vídeo que, na maioria das vezes, apresenta valor muito exagerado. O consumidor muitas vezes nem pensa, apenas segue aquilo. Há também fóruns de jogos e similares com pessoas que não sabem do que estão falando e acabam instruindo outras de maneira errada (é fácil encontrar pessoas dizendo que uma configuração simples com uma GTX 960 precisa de uma fonte de 600, 700, 800W).

 

O problema todo é esse: desinformação. Somos uma nação de desinformados, com uma população constantemente bombardeada por afirmações descaradas e desonestas de fabricantes e vendedores que fazem o que querem sem quase nenhum controle. E a informação incorreta é passada para frente por pessoas que não entendem do assunto, completando um ciclo bem difícil de ser quebrado.

Falou tudo! Penso exatamente desta forma.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2016 às 12:23, misterjohn disse:

s.

Agora fiquei surpreso com uma afirmação que li onde o autor alega que fontes aquém da necessidade é tão ruim como as além dessa necessidade, gostaria que alguém confirmasse se realmente uma fonte muito maior também não tem a mesma eficiência, não que eu esteja duvidando de ninguém, as as vezes as fontes de informação não são reais ou confiáveis ou contraditória.

 

 

 

573x352px-LL-f4d70cf2_efficiency.jpeg

 

https://www.techpowerup.com/reviews/Corsair/AX650/5.html

 

 

Apenas um exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Dharos disse:

Seriam aqueles nobreaks pseudosenoidais que custam uns 3k?

Nobreak pseudosenoidal não custa este valor. Nobreaks de 3mil reais são soniodais puros, onlines e de dupla conversão.

 

Normalmente estes nobreaks de qualidade possuem proteção, porém, na maioria esmagadora das vezes é muito melhor (e mais barato) investir num bom protetor contra surtos, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, braconius disse:

Nobreak pseudosenoidal não custa este valor. Nobreaks de 3mil reais são soniodais puros, onlines e de dupla conversão.

kkkk brisei aqui.

 

10 horas atrás, braconius disse:

Normalmente estes nobreaks de qualidade possuem proteção, porém, na maioria esmagadora das vezes é muito melhor (e mais barato) investir num bom protetor contra surtos, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-transparente.html

Sim eu já sabia disso, só queria se saber se tem nobreak que presta mesmo. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@braconius parabéns pelo tópico. Dentro do contexto proposto, ficou excelente! Sabemos que dá para explorar diversas vertentes quando é abordado este tema (ainda mais eu que não sou muito conhecedor do assunto e poderia aprender bastante com o tema). Se a ideia era mostrar a importância de não investir numa fonte com a potência exagerada para uso de um computador "padrão" para games, por exemplo, ficou excelente! Isto sem dúvida nos ajuda a reforçar a ideia de quando recomendamos fontes de 500w para placas que utilizam 2 conectores pci-e e fontes de 430w para placas que utilizaram apenas 1 conector, como por exemplo a GTX 960.

 

Mais uma vez, parabéns pelo tópico! Sem dúvida indicaremos para os "amantes em gastar energia" :P

 

Show!

 

[ ] ' s

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...