Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá, primeiramente não sei se coloquei esse fórum em um tópico certo, seja como for, peço desculpas pelo engano.

Então, a minha história é meio complicada e estranha mas vamos lá.

Eu não gosto de programação. Tipo. Não desce sabe?

Eu quando fui entrar na faculdade acabei fazendo um tempo de cursinho e passei nas engenharias da vida, mas só Deus sabe o motivo resolvi não fazer nenhuma e ir pra Ciência da Computação, e comecei o curso em uma certa federal lá mas não me adaptei e retornei. Antes que perguntem, não gostei da programação lá, mesmo o professor ser muito bom.

Ao voltar eu optei por começar o curso novamente na cidade vizinha da minha cidade natal, e bem, estou indo para o 5° período, então já se podem imaginar o desespero que vai crescendo.

Eu não me adapto, de forma nenhuma a programação, eu pego códigos de colegas meus, os leio, entendo, mas quando eu pego, não sai , você já pode estar pensando:Aaaaa mas é falta de prática.

Sim, é sim. Mas eu não consigo sentar numa cadeira e fazer algo entende? Não tenho paciência, sem contar que sempre esqueço como se escreve tal código, aí começa os erros e aí eu já levanto e saio.

Antes que alguém já venha educadamente falar: porque começou então? 

Saiba que eu gosto do ramo, eu gosto de todas as matérias, amo Banco de Dados, gosto de Linux(o que eu mexi lá né?), sistema operacional, redes então, eu curto demais, e sabe... eu me dou bem nelas quando quero.

E o meu problema com a programação é tão tenso que o que eu faço em um Banco de Dados eu não fazia na matéria de Estrutura de Dados.

Sabe? Eu travo

E eu já tenho que começar TCC, e eu amo tecnologia, rede, sistemas, tudo

Menos a maravilhosa programação.

Se tu manja, meus parabéns mano(a), eu lhe invejo, mas pra mim não desce.

Se alguém aqui puder me dar  algum conselho eu realmente serei grato, de coração.Mesmo que sobre como aprender a amar programar.

Inclusive dicas de emprego e tal.

E atualmente eu trabalho como técnico na prefeitura e amo o que faço lá.

Obrigado e desculpe o texto meio longo.Abraços

Obrigado por qualquer ajuda ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente para você se formar você tem que, no mínimo, passar nestas matérias de programação. Veja pelo lado bom, o que ensinam na faculdade não é nem 30% das dificuldade que um programador passa de verdade... É chato? É sim! Porém, é essencial, pois te abre a cabeça, fazendo que teu raciocínio lógico cresça absurdamente e é um ponto muito legal que eu vi quando eu fiz análise de sistemas, eu comecei a fazer programação e via tudo em chinês e depois de tanta batalha e paciência (HAJA paciência) eu vi que você "desbloquea" no seu cérebro uma coisa fantástica que você pode imaginar as coisas com mais fluidez e raciocina igual lebre (viajei agora haha).

 

Não sei se eu motivei ou não, só quis desabafar um pouco também rs.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Moderador

Bom meu pensamento é o seguinte...Aprender programação requer estudo e atenção. 

Primeiramente começar com coisas ridículas.. para aprender a lógica. Por exemplo "as receitas de bolo" como dizemos..  o fluxograma...  

sempre escreva no papel antes de tentar fazer no computador..

Uma coisa que é errado, que você  e muita gente fez é pegar códigos prontos dos colegas e tentar entender...  não vai descer como você mesmo disse.

é crucial que você comece bem por baixo mesmo..  

É difícil? É... mas tens que ter persistência... não tem saco ou paciência? arranje ou pare de cursar... pois para o TCC você tem que saber... se não nunca vai se formar..

Eu sou formado em Análise e desenvolvimento de sistemas... tive colegas que nem sabiam ligar o computador e no final eles se formaram..  aprenderam.. por que tiveram persistência... com um pensamento tão negativo assim como o seu.. provavelmente se daria mal em qualquer curso.. seja  redes, ads, ciencias da computação... engenharia de software.. e etc.. 

 

Não pode ser assim!

O que o @Sr. Coxinha faz sentido... depois que você aprende, seu cérebro  "desbloqueia" e sempre que ver um código vai entender o que as linhas fazem. eu mesmo  por exemplo sou péssimo em matemática.. não faço absolutamente nenhuma conta de cabeça... mas aprendi a programar... hj eu me considero bom no que eu faço.

Obviamente cada pessoa tem uma curva de aprendizado diferente... em conjunto com afinidades diferentes de linguagem..

A minha facilidade de aprender php...  pode ser a sua facilidade de aprender java e assim por diante.

 

A questão é que tens que "cair para dentro" e estudar, leia livros, video aulas, peça para o professor comentar linha por linha do código e muita prática... só assim vais aprender.

 

aprender a programar é exatamente igual a qualquer outra coisa... qualquer um pode aprender a programar. em qualquer idade... assim como qualquer um pode aprender a falar um outro idioma...  

seja firme e persistente.. tente entender as palavras chaves da linguagem que você vai estudar.. 

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, o Sr.Coxinha realmente tem razão, a nossa cabeça realmente pensa de uma forma totalmente diferente e rápida, tanto que tudo que vejo hoje no trabalho é questão de vez uma vez só e sair fazendo, não só nisso, na questão de programas como Blender, AutoCad e redes em geral eu aprendi quase instantaneamente. E bem, eu realmente to me interessando por Analise de Sistema, quem sabe?

Obrigado pelo comentário.

Quanto ao dif, realmente cara, tem gente que começa sem saber nada e se forma, como tem gente na minha sala que começou ***** e tá ficando fraco, mas realmente, você tem razão mano....o errado é a falta de paciência.

Eu realmente me esqueço fácil das palavras e código, tanto que já fiz provas que errei uma palavra lá dentro e perdi a questão, e coisas como essas me desanimaram, e SQL e Oracle eu aprendi e amei por conta do professor, que sempre conversou comigo e me tirou dúvidas, realmente eu acho que aprendi da forma errada e vou investir em cursos de programação e ter paciência e persistência, não posso abandonar tudo agora, ainda mais depois de tudo que já aprendi e fiz.

Obrigado aos 2 pelos comentários, agora é a minha parte nessa luta u.u

Um singelo obrigado pelas dicas e apoio, realmente deu pra clarear algumas coisas.

Até mais

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Moderador

@Rafael de Carvalho Oliveir  Uma dica que eu te dou também é sempre escreva no papel coisas importantes.. eu fazia isso quando não tinha experiência em programação...  fazia o código no papel.. depois fazia no pc.. sem olhar no papel..  várias vezes até pegar a manha. 

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!