Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Novo Não Mostra Todo O Tamanho.


rzupa

Posts recomendados

Olá amigos!

Comprei um HD Baracuda de 200Gb e quando instalo o windows 2000 o programa reconhece apenas 130Gb!

O meu micro é um Pentium III 450 com 256M de Ram e Placa Asus off board.

Será que tem alguma incompatibilidade? Eu usava um HD de 80Gb sem problemas.

Será que a solução é usar o programa Fdisk para forçar todo o valor do HD? Como posso usar este programa no boot do win2000. Só tenho o CD de instalação e durante a inicialização não tenho acesso ao programa fdisk.

Socoro!!!! Alguém me ajude!

Valeu!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema. Acabei de instalar um HD SATA 160Gb da Seagate. A BIOS reconhece corretamente os 160 Gb, mas na hora de particionar o Windows só reconhece 137 Gb (criei uma partição de 20 Gb e restaram somente 116 Gb para a segunda partição). Tentei particionar através do DiscWizard (baixado do site da Seagate). Esse programa encontrou e criou uma partição para os 21 Gb perdidos. Agora essa nova partição aparece no Windows Explorer mas o Windows não consegue formatar. O processo de formatação vai até os 100%, como se estivesse tudo ok, mas então o sistema pára. Dá a impressão de que o Windows não consegue finalizar a formatação, talvez por um problema de configuração para reconhecimento de discos com capacidade maior do que 137 Gb.

Toda ajuda será bem-vinda.

Grande abraço,

Thelio

-----------------------------------------------

P4 2.4 Ghz

Asus P4P800

Windows XP

512 DDR 400

SATA Seagate 160 Gb

ATA Seagate 20 Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é a limitação da BIOS, há um tempo atras um amigo meu tinha comprado um HD de 20 GB para colocar em um pentium 100 e ele só reconhecia 8 GB.

Existem 2 soluções:

1- Atualizar a BIOS

2- Baixar o Disc Manager do fabricante e instalar um driver para reconhecimento

Recomendo a primeira opção, nunca testei mas ouvi dizer que esse metodo do DM fica mais lento, sem contar que você não poderá utilizar 2 sistemas na mesma maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@21 jul 2004, 08:58

se nãomeengano tem o lance do arrendondamento que as fabricantes de hd fazem (1GB=1000000bytes) ou algo assim, por isso acreditoque seu hd seja formatado como 120gb. esse lance do arrendodamento é a mo sacanegem desses fabricante @#$@$#%.

Caro milktank

Não é possível que todo esse valor seja arredontamento!

Veja, meu HD é de 200Gb e só foi particionado 130Gb. Para onde foram os 70Gb?

Não é possivel que 70Gb seja arredondamento.

Grato!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal

Eu achei uma atualização da minha placa ASUS mod. P3B-F. Vou tentar atualizar a BIOS hoje a noite. Vamos ver se vai dar certo! Vou será que joguei dinheiro fora comprando este HD de 200G?

Vou postar também o resultado que tiver.

Assim que alguém tiver alguma dica ou solução, por favor publique para todos. OK!

Valeu!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a toas as duvidas aqui postadas...

não existe como o fabricante arredndondar 60 Gb.

Provavelmente com uma atualizacao da Bios você ira conseguir que seja reconhecido toda a capacidade de seu disco.

Para algumas marcas como a Samsung existe um Programa para que seja reconhecido toda a capacidade.

então, Indco que todos que tiverem este problema atualize a bios antes de Tomar outra providencia.

Qualquer duvida Poste aqui pois estou monitorando o Topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Thelio@21 jul 2004, 13:22

Pessoal,

pesquisando na Internet, achei esse site que, creio, vai nos tirar essas dúvidas. Ainda não entrei nos detalhes pois estou no trabalho. Logo mais, quando eu chegar em casa, vou ler com mais atenção.

http://www.seagate.com/support/kb/disc/capacity/137/

Perfeito!

Posso me intrometer um pouco? :D

Partindo desse link que você passou, vi alguns outros sobre essa limitação de 137 GB:

http://www.seagate.com/support/kb/disc/faq/137_overview.html

The Windows 137GB Capacity Barrier is also known as 48-bit Logical Block Addressing Support for ATA (IDE), Serial ATA or ATAPI disc drives.

Pelo que eu li nesse link, o problema é a falta de suporte à LBA de 48bits, o que no caso do Windows 2000 é corrigido via Service Pack (SP3 ou posterior).

Esse outro link trata exclusivamente desse problema no Windows 2000:

http://www.seagate.com/support/kb/disc/faq/137_win2000.html

Se o Windows 2000 já tem o SP3 ou superior aplicado mas o problema persiste, então a atualização do BIOS será a próxima opção (precisa ver no site do fabricante da motherboard se tem atualização para o modelo específico, e como fazer a atualização)

...

rzupa, tome cuidado! Qualquer dúvida quanto à atualização de BIOS, poste um tópico na área Placas-Mãe, pois qualquer erro pode resultar na perda da placa.

Veja se seu Windows 2000 está com SP3. Se tiver, ele já tem suporte para drives maiors que 137 GB, bastando usar um programa para gerenciamento de partições (Partition Magic, por exemplo) para unir o novo espaço reconhecido.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que eu esteja enganado (vou descobrir isso logo mais), mas eu não creio que o meu caso seja a BIOS pelos seguintes motivos:

1) na BIOS o disco aparece com "SIZE: 160 Gb" (isso pode indicar que a BIOS tem suporte à LBA de 48bits?).

2) a minha placa mãe é relativamente recente: Asus P4P800 adquirida em março deste ano.

3) quando eu utilizei o DiscWizard, da Seagate, ele "descobriu" e criou uma partição (drive H:) para os 21 Gb que estavam "sumidos".

4) ao abrir o Windows, o drive H: foi exibido no Windows Explorer.

5) ao tentar formatar o drive H:, o programa de formatação começou o processo mas não terminou.

Nota: observei que na janela do programa de formatação a capacidade do disco estava 1,99 também (?????????)

6) reiniciei o sistema com o disco de instalação do Windows XP, deletei as partições e criei novamente; os 21 Gb sumiram "de novo".

Por isso eu acho que o problema, no meu caso, é o Windows XP.

Espero tirar essa dúvida ainda hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Thelio@21 jul 2004, 18:01

Pode ser que eu esteja enganado (vou descobrir isso logo mais), mas eu não creio que o meu caso seja a BIOS pelos seguintes motivos:

1) na BIOS o disco aparece com "SIZE: 160 Gb" (isso pode indicar que a BIOS tem suporte à LBA de 48bits?).

2) a minha placa mãe é relativamente recente: Asus P4P800 adquirida em março deste ano.

3) quando eu utilizei o DiscWizard, da Seagate, ele "descobriu" e criou uma partição (drive H:) para os 21 Gb que estavam "sumidos".

4) ao abrir o Windows, o drive H: foi exibido no Windows Explorer.

5) ao tentar formatar o drive H:, o programa de formatação começou o processo mas não terminou.

Nota: observei que na janela do programa de formatação a capacidade do disco estava 1,99 também (?????????)

6) reiniciei o sistema com o disco de instalação do Windows XP, deletei as partições e criei novamente; os 21 Gb sumiram "de novo".

Por isso eu acho que o problema, no meu caso, é o Windows XP.

Espero tirar essa dúvida ainda hoje.

Tente particionar usando o Partition Magic, e depois instale o Windows na partição pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá...

Eu consegui atualizar a BIOS do meu Pentium III e o problema continua. A formatação vai apenas até 130Gb.

Será que o prblema é do windows 2000 que não reconhece HD grandes?

Pelo que notei, alguns conseguiram mudar o registro do windows XP de forma que passou a reconhecer ATAPI LBA 48bits e deu certo. Não é?

Mais para isso tem que ter uma BIOS compativel com tal e não sei se o meu Pentium III tem. Como saber?

A nota da Microsoft diz que não tem como fazer o mesmo em OS a baixo do XP. Eu estou errado?

Vou ter que migrar para o XP, não é?

Vamos continuar este debate. OK!

Valeu!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rzupa@22 jul 2004, 00:05

A nota da Microsoft diz que não tem como fazer o mesmo em OS a baixo do XP. Eu estou errado?

Vou ter que migrar para o XP, não é?

Vamos continuar este debate. OK!

Valeu!

Ricardo

Essa sua configuração é boa, coloca o XP e faz a alteração do registro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X+22 jul 2004, 00:17-->
rzupa@22 jul 2004, 00:05

A nota da Microsoft diz que não tem como fazer o mesmo em OS a baixo do XP. Eu estou errado?

Vou ter que migrar para o XP, não é?

Vamos continuar este debate. OK!

Valeu!

Ricardo

Essa sua configuração é boa, coloca o XP e faz a alteração do registro.

Oi Alpha-X

Eu gostaria primeiro de testar isso no Pentium III. Vou esgotar todos os recursos. Se não tiver sucesso ai vou trabalhar no meu outro micro o Atlhon XP 2400.

Acho que no Atlhon a coisa vai ser mais fácil, pois é uma placa recente e acredito que vai suportar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The Windows 137GB Capacity Barrier is also known as 48-bit Logical Block Addressing Support for ATA (IDE), Serial ATA or ATAPI disc drives.

Pelo que eu li nesse link, o problema é a falta de suporte à LBA de 48bits, o que no caso do Windows 2000 é corrigido via Service Pack (SP3 ou posterior).

:aranha: de acordo com nosso clega owin2k comsp3 ou superir já suporta LBA de 48bits. acredito que todas as placas atuais possuem bios com suporte à LBA de 48 bits. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi milktank! Valeu o comentário.

Eu gostaria de saber se tem alguma maneira de ter a certeza.

Como saber pelo sistema, por linhas de comando a cituação da BIOS?

Como saber se está preparada para trabalhar com discos maiores de 137Gb.

No meu caso que tenho um Pentium III, será que a BIOS está preparada?

Quem pode com certeza detalhar isso?

Valeu!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...