Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de energia - preciso de ajuda


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui, este é meu primeiro tópico.

Preciso esclarecer algumas duvidas, faço técnico em Mecatrônica, mas tenho muitas dúvidas ainda em eletrônica.

Andei estudando muito sobre geradores de energia (está envolvido com meu TCC). Vamos lá

 

Precisamos desenvolver um projeto que gere energia, mas a maior dúvida é o gerador, vou separar em tópicos.

 

1° - Usar um motor de passo para gerar energia

Para gerar energia optamos por um motor de passo, precisamos gerar em torno de 110/220V, é possível com um motor de passo de uma impressora por exemplo? Ou precisa de algo maior, melhor para isso? 

2° - Os Circuitos

Sei que não é simplesmente pegar e ligar os fios e pronto, temos energia, fiz algumas pesquisas e observei que uns utilizam retificadores, pontes de diodo etc, não tenho muita noção disso, meu professor não chegou a nos passar isso, mas preciso ir adiantando tudo, e me a dúvida é: para gerar essa energia, qual circuito, e por que utilizar isso?

3° - Armazenar a energia

O que é recomendado para se armazenar essa energia? Ou é melhor fazer algo direto, sem armazenamento?

Banco de capacitores, baterias, o que usar?AC ou DC?

 

Bom, acho que por enquanto essas são as maiores dúvidas, se alguém que entenda melhor do que eu e possa ajudar, muito obrigado, se puderem indicar alguns livros para melhor pesquisar, sites, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1° motor de passo gera energia sim mas pouca. Mas se for só pra você entender/explicar  o conceito dá pro gasto. Dá pra acender altos leds que acendem com dc só que o motor gera ac o que nos remete para...

2° um retificador ponte de diodos já é suficiente para acender e você deve filtrar e/ou armazenar alguma energia o que remete para...

3° pode ser capacitor, bateria ou os 2 que armazenam DC claro

 

Claro, você já viu destas lanterninhas com dínamo que podem te dar alguma uma luz (nos 2 sentidos). Algumas tem um sisteminha para armazenar energia cinética. Alie-se isso à uma ponte+capacitor e terás luz por um pouco + de tempo (só pensei mas nunca fiz isso)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2016 às 21:48, FelipeZ. disse:

Bom, antes de começarmos a responder estas perguntas você tem que nos situar no projeto, e isso começa com uma pergunta básica: Onde você vai usar essa energia? e para que?

 

Nosso 1º objetivo sempre foi usar em uma maquete com alguns LEDS, mas pensamos em algo maior, por isso talvez fosse usado 110/220V, mas iriamos precisar aumentar muito nosso protótipo, então decidimos apenas carregar um celular e ascender alguns LEDS (Carregar  celular com 5V).

 

Em 07/03/2016 às 21:51, FunkyClearMen Cat disse:

Se você quer gerar 110/220, motor de impressora não serve

Qual poderia ser um bom motor para gerar em torno de 25V, 30V?

 

Em 07/03/2016 às 22:08, Isadora Ferraz disse:

1° motor de passo gera energia sim mas pouca. Mas se for só pra você entender/explicar  o conceito dá pro gasto. Dá pra acender altos leds que acendem com dc só que o motor gera ac o que nos remete para...

2° um retificador ponte de diodos já é suficiente para acender e você deve filtrar e/ou armazenar alguma energia o que remete para...

3° pode ser capacitor, bateria ou os 2 que armazenam DC claro

 

Claro, você já viu destas lanterninhas com dínamo que podem te dar alguma uma luz (nos 2 sentidos). Algumas tem um sisteminha para armazenar energia cinética. Alie-se isso à uma ponte+capacitor e terás luz por um pouco + de tempo (só pensei mas nunca fiz isso)

Qual motor mais indicado para gerar uns 30V? Fizemos alguns testes com um motor de passo, ele gerou em torno de 5V apenas, usamos retificadores de meia onda em cada bobina (2 bobinas) e 4 capacitores de 4700uF para armazenar essa energia, chegamos a ter um pico de 6 volts, e chegou a carregar rapidamente o celular, mas não passou muito mais do que isso, com os leds conseguimos manter alguns segundos aceso por causa do capacitor.

Bom qual melhor para se usar neste caso?

Precisamos gerar tensão, mas e a corrente, será muito fraca? Vi um vídeo que o cara de um tal de Ladrão de Joules, isso funciona? 

 

3 horas atrás, albert_emule disse:

Precisa de um motor de indução de 1.5CV e um motor estacionário a gasolina;

 

Acho que para o nosso protótipo não será mais que 30V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5v é o suficiente pra carregar celulares.

Um motor de impressora pode gerar até uns 12 volts com alguns redutores pra ficar mais fácil de girar.

Você pode optar por comprar um motor da tensão de sua escolha, veja um de 30v http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697235683-motor-spindle-30v-alemo-_JM

 

Porém, 30v é em pico provavelmente, acho que precisaria de uma rotação bem potente pra gerar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria esse negocio do albert ai, ou usaria um alternador, tirando o regulador de tensão do alternador e alimentando a bobina com 12v e uns 3A separadamente (e girando ele obviamente) ele da uns 30v, já fiz isso uma vez e por mais que eu aumentasse a tensão na bobina (cheguei a colocar 400W, 24v e uns 15A) e não passou dos 30v na rotação máxima de uma furadeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O do França é bem bacana e tá na milha lista. Mas pra maquete do garoto acho que tá 1/2 grandinho

 

@antonioosergio qualquer motor de passo de impressora acende leds. Escolha um -preferência pelo maior - , monte a parte mecânica do teu projeto, ponha a girar, retifique - diodos, filtre - capacitores, meça a tensão que dá, anote no relatório, coloque alguns leds em série de modo que a soma de suas tensões (geralmente 3v) dê uns 70...90% da tensão que mediste e seja feliz. p.ex. deu 15V em aberto? pode ligar 4 leds de 3V em série. você pode limitar a velocidade ou fazer uma fonte de corrente constante pros leds

=> + valor pro seu projeto e sabedoria pra você

você vai ver alguns conceitos bacanas: transformar energia mecânica em em elétrica e luminosa, limitação de potência. Com alguns adicionais, você pode até mesmo ligar um cooler e ver o trajeto inverso da energia mecânica à eólica

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FelipeZ. disse:

Eu faria esse negocio do albert ai, ou usaria um alternador, tirando o regulador de tensão do alternador e alimentando a bobina com 12v e uns 3A separadamente (e girando ele obviamente) ele da uns 30v, já fiz isso uma vez e por mais que eu aumentasse a tensão na bobina (cheguei a colocar 400W, 24v e uns 15A) e não passou dos 30v na rotação máxima de uma furadeira

 

O vídeo não é meu.

Achei na internet 

Em 07/03/2016 às 21:17, antonioosergio disse:

1° - Usar um motor de passo para gerar energia

Para gerar energia optamos por um motor de passo, precisamos gerar em torno de 110/220V, é possível com um motor de passo de uma impressora por exemplo? Ou precisa de algo maior, melhor para isso? 

2° - Os Circuitos

Sei que não é simplesmente pegar e ligar os fios e pronto, temos energia, fiz algumas pesquisas e observei que uns utilizam retificadores, pontes de diodo etc, não tenho muita noção disso, meu professor não chegou a nos passar isso, mas preciso ir adiantando tudo, e me a dúvida é: para gerar essa energia, qual circuito, e por que utilizar isso?

3° - Armazenar a energia

O que é recomendado para se armazenar essa energia? Ou é melhor fazer algo direto, sem armazenamento?

Banco de capacitores, baterias, o que usar?AC ou DC?

 

Bom, acho que por enquanto essas são as maiores dúvidas, se alguém que entenda melhor do que eu e possa ajudar, muito obrigado, se puderem indicar alguns livros para melhor pesquisar, sites, agradeço.

 

Alternativa melhor:

 

 

Veja que o ponteiro do amperímetro mostra uma média de 10 amperes nos 12V da bateria. 

 

Então temos uma média de 120 watts

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

11 horas atrás, antonioosergio disse:

Acho que para o nosso protótipo não será mais que 30V

Veja o que você escreveu:

" Para gerar energia optamos por um motor de passo, precisamos gerar em torno de 110/220V, é possível com um motor de passo de uma impressora por exemplo? Ou precisa de algo maior, melhor para isso?"

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule @albert_emule @Isadora Ferraz @FelipeZ. @FunkyClearMen Cat

 

Estão me ajudando muito obrigado, por enquanto no projeto estamos usando um motor de passo para estar gerando, quando conseguirmos mais rotação vamos ver qual será seu potencial.

Observei o vídeo que mandou, e percebi que utilizaram um inversor, pesquisei um pouco mais sobre isso e vi de 12V DC já iria sustentar os 220V, mas tudo tem um porém, para conseguirmos a tal feito (um inversor de 500W) iriamos precisar de mais corrente para funcionar? Não chegamos a medir a corrente nos testes ainda, mas sei que é baixa.

E para armazenar essa energia gerada (no caso que iria vir uma bateria antes do inversor certo?)

Desculpem, mas sou leigo nesses assuntos ainda kkkkk aprendemos apenas o básico no curso, ele é muito voltado para mecânica, estamos estudando mais a parte elétrica, algum livro para indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, antonioosergio disse:

@albert_emule @albert_emule @Isadora Ferraz @FelipeZ. @FunkyClearMen Cat

 

Estão me ajudando muito obrigado, por enquanto no projeto estamos usando um motor de passo para estar gerando, quando conseguirmos mais rotação vamos ver qual será seu potencial.

Observei o vídeo que mandou, e percebi que utilizaram um inversor, pesquisei um pouco mais sobre isso e vi de 12V DC já iria sustentar os 220V, mas tudo tem um porém, para conseguirmos a tal feito (um inversor de 500W) iriamos precisar de mais corrente para funcionar? Não chegamos a medir a corrente nos testes ainda, mas sei que é baixa.

E para armazenar essa energia gerada (no caso que iria vir uma bateria antes do inversor certo?)

Desculpem, mas sou leigo nesses assuntos ainda kkkkk aprendemos apenas o básico no curso, ele é muito voltado para mecânica, estamos estudando mais a parte elétrica, algum livro para indicar?

 

1- Pretende usar qual tipo de força mecânica para rotacionar o seu alternador? 

 

2-Você quer 500W?? Vai ser muito difícil de conseguir isso com motor de impressora.

Para você gerar 500W por uns 25 a 30 minutos, você teria que ficar rotacionando o seu motor de impressora por 10 horas carregando uma bateria de 12V por 40AH, de forma que o motor de impressora gerasse 4 amperes por 10 horas. 

 

3- 500W dividido por 12V igual a 41.66 amperes.

 

 

 

 

 

 

4- Uma bateria chumbo-ácida de 12V por 40AH só fornece os 40AH se a descarga for feita ao decorrer de 20 horas. 

Se fizer a descarga em menos tempo, a bateria fornecerá menos energia.

Por isso que 500W numa bateria de 40AH, só rende de 22 a 30 minutos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...