Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Missing operating system (windows no d:)


Posts recomendados

Boa tarde.

A situação pra mim é inédita, tentei dar uma garimpada no fórum e não achei algo parecido, lá vai:

Preciso instalar o windows em um ultrabook da Samsung (NP530U3B), formatei e instalei o Windows 7, mas na instalação já notei algo diferente. Existiam 4 partições, deletei todas, porém 2 eu não consegui, uma com 14GB e outra com o restante do HD. 14GB é insuficiente para instalar o Windows 7, logo instalei na outra partição restante, pensando não ter problema nisso. Após a instalação, aparece uma mensagem escrito "Missing Operating System", e essa mensagem fica em loop até ocupar toda a tela do notebook e ainda assim continuar em loop, como Matrix. Agora quando dou boot pelo pendrive para tentar instalar o windows novamente, não me aparece a opção de instalação logo após a tela onde escolho idioma e teclado, e sim um lugar para eu selecionar o "Driver", e aí eu consigo notar que o notebook possui o "C:", que está vazio, e o "D:", que possui os itens do Windows. Na ordem de boot só me aparece o HD, não consigo notar opções além das clássicas, USB, DVD, HD, etc... Não sei se consegui ser claro, mas, alguém pode dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que este note tem duas unidades (discos):

- Uma unidade SSD de 16GB

- Uma unidade HDD 

voce precisa visualizar as partições e nos informar:

Inicie o computador com o DVD/USB de instalação, na tela do idioma tecle SHIFT+F10
Digite diskpart
Digite list disk (listará os discos)

Caso tenha dois discos, entre nos discos e liste as partições de cada um:

Digite select disk x (onde x é o número do disco)

Digite list partition


 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, @Fernando Apratto. Vou atualizar um pouco a situação..

Meu boot era por um pendrive digamos que "nativo", pois não havia nenhum menu após a tela de Setup e ele bootava direto. Por indicação de amigos, fiz um pendrive utilizando o software YUMI, e esse cria um pequeno menu, me perguntando se quero dar boot pelo pendrive ou iniciar o Windows. Bom, o que consegui fazer foi ignorar o SSD na hora da instalação do Windows e instalar no HD dele. Agora o Windows funciona perfeitamente, porém, eu só consigo acessar o Windows usando o próprio pendrive feito pelo YUMI, pois se o pendrive não estiver conectado no notebook, ele vai ficar travado na tela inicial da máquina(aquela onde aparece parar apertarmos DEL, F2, F10, etc.). O que percebi é que, como o YUMI me permite, quando dou boot por ele, escolher se quero realmente dar o boot por ele, ou inciar o OS do HD, eu só consigo acessar o HD porque o menu do YUMI faz o computador entender que é o HD que ele precisa ler. A situação é bem chatinha, não sei se consegui ser claro novamente, espero que alguém possa ajudar. Creio que estou perto do fim dessa saga hahaha 

 

@Edit
Pelo list disk consigo perceber que o "disco 0" tem 14GB(SSD) e o "disco 1" tem os 465GB do HD. Provavelmente o notebook tenta iniciar pelo "disco 0", vazio, e não pelo "disco 1", certo? Teria como eu mudar a ordem disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que aconteceu o seguinte:

A instalação do Windows criou duas Partição Reservada ao Sistema(100MB) uma em cada disco.

Ao iniciar o computador o sistema busca a primeira Partição Reservada ao Sistema que está no SSD, voce tem excluir esta partição.

Mas é preciso confirmar a existência da Partição Reservada ao Sistema no HDD. Agora que voce consegue entrar no Windows vá no Gerenciamento de Disco e veja se ela consta no HDD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, @Fernando Apratto. No diskmgmt consigo ver que o "Disco 0" tem 100mb "Reservado pelo Sistema" e 14,81GB "Não alocado", já que a principio tentei ignorar o SSD e não dei nenhum formato. Já o "Disco 1" tem os 465 GB, porém não tem os 100mb "Reservado pelo Sistema". Como faço para apagar esse "Reservado pelo Sistema" do "Disco 0"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o HDD não tem a Partição Reservada ao Sistema que é responsável por iniciar o Windows, temos que copiar os arquivos de boot (bcdboot que tem cópia na pasta Windows) para a raiz do C, para depois excluir a Partição Reservada ao Sistema do SSD:

Abra o cmd como Administrador
Digite bcdboot c:\windows /s c:
O resultado desta operação deverá ser:"Os arquivos de arranque foram criados com êxito"


Abrir o Gerenciamento de Disco do Windows:
Tecla win+r
diskmgmt.msc

Procurar a partição C (ou aquela correspondente ao sistema), clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como Ativa.
Reiniciar o computador. Voltar ao Gerenciamento de Disco e excluir a partição “Reservado ao Sistema”. Para isso basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher Deletar Volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...