Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc só liga sem o processador :/

Posts recomendados

A situação é a seguinte:

Meu PC funcionava normalmente, até que deu um raio extremamente forte, perto da minha casa. Mesmo com o PC desligado (mas estando na tomada), queimou a fonte e a placa-mãe/processador.

Com a fonte original dele, não dá sinal de vida em hipótese alguma. Com uma outra fonte que eu sei que está funcionando (estou usando-a para escrever isso agora), acontece o seguinte: com o PC todo montado, ele liga por 2 segundos, acende o led do POWER, e desliga imediatamente. Se eu retiro apenas o processador da placa-mãe, o PC liga, acende o POWER, e ele se mantém ligado até que eu o desligue (obviamente não funciona nada, porque não tem processador).

Estou com receio de estar com apenas um dos dois queimados, e levar em uma assistência técnica e darem os dois como perdidos pra ganharem mais dinheiro. A minha dúvida é: alguém já passou por isso, e teria um bom palpite se o problema é na placa-mãe OU se é no processador?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP

Sua internet chega via ADSL, pela linha telefônica?

Se sim é por ai que adentrou a indução da energia do raio..

Por essas e por outras que se deve colocar proteção adicional na rede telefônica e na de TV a cabo..

Link para o post

Esta parecendo que o VRM da placa-mãe esta em curto, você já tentou ligar os cabos e não conectar o conector de 4 pinos próximo a CPU?

Link para o post
3 horas atrás, faller disse:

Sua internet chega via ADSL, pela linha telefônica?

Se sim é por ai que adentrou a indução da energia do raio..

Por essas e por outras que se deve colocar proteção adicional na rede telefônica e na de TV a cabo..

Minha conexão era ADSL por linha telefônica, mas desde antes do incidente já é NET Virtua, onde uso somente internet e telefone, sem TV. Porém, como você pode ver abaixo, o PC voltou a funcionar mas a placa de rede não acende led algum. Será que foi por aí que entrou a corrente? O roteador da NET está funcionando normalmente.

3 horas atrás, F4b10 disse:

Esta parecendo que o VRM da placa-mãe esta em curto, você já tentou ligar os cabos e não conectar o conector de 4 pinos próximo a CPU?

Não sei o que aconteceu, mas estou prestes a acreditar em milagres.

Obs: Tenho 2 PC's. Um "novo", i5-4590, que foi o que queimou com o raio. E tenho também um outro Intel MUITO velho, que demora 5 minutos pra abrir uma pasta do windows, e que eu estava usando desde que o meu mais novo queimou.

Quando o incidente aconteceu, testei por horas e horas, sem querer acreditar que havia perdido, além da fonte, a placa-mãe ou o processador. Colocando a fonte do PC velho no PC novo, o resultado era sempre o mesmo:

processador inserido: desliga sozinho em 2 segundos

sem processador: liga e mantém ligado

Pois bem. Desliguei o PC velho que eu estava usando para ler este tópico, e coloquei a fonte dele (a mesma com a qual fiz os testes no dia do ocorrido) no meu PC novo, para poder fazer o teste sugerido por você. E o PC novo simplesmente funcionou (obviamente não da forma que você falou, mas sim com tudo ligado). Estou usando meu PC novo nesse momento, com a fonte do velho.

A fonte do PC novo realmente queimou. Não dá sinal nenhum de vida. Um detalhe curioso é que a placa de rede onboard não está funcionando. Não acende absolutamente nada.

Existe alguma explicação "eletrônica" para uma placa-mãe/processador, supostamente em curto, voltar a funcionar apenas por ficar quase 2 meses parado?

Link para o post

Provavelmente algum mal contato ou erro na montagem do processador. Componentes danificados não se regeneram.

Se a descarga queimou a fonte, mas não queimou o modem, provavelmente ela veio da rede elétrica. É importante que sua instalação elétrica tenha aterramento.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!