Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de fps em jogos com amd


Posts recomendados

  Enquanto eu jogo, meu fps oscila drasticamente (dobrando ou caindo pela metade), isso não me incomodava tanto até eu passar a jogar um jogo de corrida (the crew) onde quanto menor o fps, mais lento é o seu carro em pvp.

  Achei q era o jogo simplesmente mal otimizado, mas em outros jogos o mesmo ocorre, no dota por exemplo, meu fps fica 70~80 e do nada cai para 35~40, quase que num padrão de tempo, a impressão que tenho é que minha maquina não está na potência máxima o tempo todo enquanto eu jogo, mas sim por pequenos períodos de tempo. Uso windows 7 atualizado, meus drives são atualizados, e meu AMD Catalyst Control Center, não abre.

 

-Placa de video amd r7 265 2gb powercolor

-Processador amd fx 6300

-Memória x1 kingston 8gb ddr3 1600mhz

-placa-mãe asrock n68-s3 fx

-fonte xigmatek calibre 600w 80 plus

-hd SATA 1tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. É possível essa fonte não prestar pra sua configuração. Apesar de não precisar de muito, essa fonte é muito instável em altas temperaturas e alta potência. O que acaba causando essa oscilação de FPS (PROVAVELMENTE)

 

Qual era a outra fonte que você tinha?

Eu recomendaria a CX-430w pra você

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos prints mostra quando está em 60 fps e o outro 20 fps, ao lado do jogo, está aberto o hw monitor. uma coisa que me chama a atençao quando o fps está alto, é o uso da gpu que fica cerca de 50% ~60%, quando o fps cai, o uso de gpu fica em torno de 20%~30%.

1.png

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vitor3a Amigo, o problema é sua placa-mãe, a N68 é a pior placa-mãe AM3+ que existe, ela causa vários problemas de desempenho por não fornecer a energia adequada para o processador, isso pode até danifica-lo. Para usar um processador FX, é altamente recomendado que use uma placa-mãe 970A pelo menos, nada de 78LMT, muito menos N68. Mas prepare o bolso...

 

Obs: The Crew é um pouco mal otimizado mesmo, típico da Bug$oft.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu um passo pra frente, mas não andou nada. Tinha uma fonte que não presta, e comprou uma 600w (um exagero tremendo), pra errar e comprar xigmatek.

 

Fonte boa não é a que é preta, ou que tem os cabos protegidos com um nylon escuro, ou que tenha uma ventoinha em laranja.

Cê tem que procurar qualidade. PFC Ativo. 

 

A CX-430w ou PCYES 430w te serviria muito bem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa placa-mãe não foi feita para trabalhar bem com os FX´s. há alguns relatos de mal funcionamento desta mobo com processadores FX. 

 

E é sempre bom dar uma olhada na saúde do HDD, baixe o HD tune ou o Crystal disk info e veja se o seu HD está normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, como é possível o processador oscilar entre a metade da potência e a máxima potência assim? e a atividade da placa de video ir de 90% para 30% o tempo todo? Essa placa-mãe e capaz de fazer isso mesmo? N tem uma maneira de controlar os clocks? o OverDrive da AMD parece não funcionar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, vitor3a disse:

galera, como é possível o processador oscilar entre a metade da potência e a máxima potência assim? e a atividade da placa de video ir de 90% para 30% o tempo todo? Essa placa-mãe e capaz de fazer isso mesmo? N tem uma maneira de controlar os clocks? o OverDrive da AMD parece não funcionar..

O que acontece é o seguinte:

 

Toda placa-mãe tem um circuito dedicado a alimentar a CPU, chamado VRM.. Ele é alimentado diretamente, por aquele cabo de 4 ou 8 pinos, que se liga próximo à CPU.. Essa energia é distribuída pra CPU, por circuitos menores denominados "fases".. Aqui vale dizer duas coisas: mais fases, significa menos calor gerado por fase e, por consequência, mais estabilidade.. Boas placas-mãe tem dissipadores nesse circuito, pra ajudar a resfriar melhor essa parte da placa-mãe..

 

Como sabemos, uma CPU quando esquenta demais, tem o seu clock reduzido pra evitar danos à CPU.. Chama-se Throttle.. O sistema diminui o clock da CPU, pra forçar uma queda de temperatura.. A placa-mãe, pode fazer isso com o seu VRM, caso ele esquente demais também.. Outra forma de proteção...

 

 

O que acontece com a sua placa-mãe é uma soma de vários problemas, que resultam nisso: o VRM dessa placa-mãe é muito fraco.. Se não me engano, são duas fases apenas pra alimentar a CPU e não tem nenhum dissipador pra ajudar a refrescar o mesmo.. Ou seja, esquenta rápido e entra em Throttle... E como você notou, vira um sobe e desce, pois o clock vai voltar ao normal, quando a temperatura do VRM, volta a condições aceitáveis.. E cai de novo, quando passa dos limites.. Some-se à isso, o barramento HT limitado e pronto.. A placa-mãe é um imenso gargalo..

 

A placa-mãe é "fisicamente" fraca, digamos assim.. Ela foi construída pra Athlons e Phenoms.. É uma placa de quase 10 anos atrás, que foi "reciclada" pela AMD, pra usar os FX.. Problemas eram esperados.. Software NÃO resolve os defeitos dela..

 

A placa-mãe estrangula sua CPU que, sem ter pra onde correr, acaba afetando o uso da placa de vídeo.. E seu FPS, vai do céu ao inferno em segundos..

 

O texto é grande, mas é pra explicar direito..

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obg novamente a vocês. Uma curiosidade: desliguei as opções de restrição de energia na BIOS como o cool n quiet, mas o problema permaneceu, 3.5 Ghz quando ligava o pc, e caía para 1.4Ghz durante os jogos repetidamente. Nenhuma temperatura acusada no hw monitor sobe acima do normal, as temperaturas quase n mudam, mas mesmo assim liguei o ventilador virado para o pc, dps disso, o processador não desceu de 3.5Ghz em nenhum momento e a gpu constante entre 60% e 100%. (o gabinete por si só tem uma boa circulação)

Conclusão, de acordo com o que @RS Faria mencionou, talvez seja uma parte da mobo sem monitoramento de temperatura que aquece e faz isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...