Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perguntas sobre gargalo


Posts recomendados

  • Membro VIP

@Pessoal

 

Estamos reabrindo este Tópico, devido as muitas dúvidas sobre gargalos, que vem sendo postadas no Fórum. Deste modo, os usuários passam a ter um local fixo, para que possam postar suas dúvidas e receberem ajuda mais rapidamente.

 

Porém, para que este Tópico possa ser realmente útil e servir ao seu propósito, que é de Ajudar. Pedimos, por gentileza, a coloboração de todos:

 

* Sejam cordiais nas respostas

* Não entrem e/ou iniciem discussões desnecessárias e infundadas. Como, por exemplo, preferências por Fabricantes e/ou Modelos de determinados componentes.

* Evitem argumentações e/ou réplicas ríspidas, as respostas de outros usuários. Denunciem, que a Equipe do Fórum, caso necessário, tomará as devidas providências.

* Ajudem de modo direto e objetivo, aos usuários que aqui postarem em busca de resoluções para seus problemas ou com dúvidas sobre gargalos entre Processador x e Placa de Vídeo y.

 

Lembrando:

 

* Sempre pesquise antes de postar, pois a sua dúvida pode ter sido respondida anteriormente e você ganhará bastante tempo com isso. Portanto, leia todo o Tópico antes de postar. 

 

* Recomendações, Problemas com Processador ou Placas de Vídeo e etc., devem ser tratados em seus devidos setores. Este espaço, somente deve ser utilizado para Dúvidas ou Problemas relacionados a Gargalos.

 

Agradecemos a colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera spu novo no fórum, e não sei se estou postando no lugar certo, c não for me corrigam.

O negócio é o seguinte comprei um XFX R7 260X que chega essa semana, porém eu tenho um processador FX 4100 a 4.5GHZ com over, e as memórias são hyper X 2x4gb 1600mhz..

Gostaria de saber se com essa configuração eu teria gargalo?

 

Desde já agradeco valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gargalo inexplicável

 

Acabei de comprar uma Shappire Radeon R9 280x Dual-X BF4  Edition para substituir uma Shappire Radeon 6870 no seguinte sistema:

 

Mobo M3A78-EM 8Gb DDR2-400 

Cpu X6 1090T @3,6Ghz (só pelo multiplicador)

Fonte Corsair HX-750

SSD Samsung 840 120gb e HD Seagate de 2Tb

testes feitos com o driver 14.1 beta e o 13.12

todos os testes com vsync desativado, 1680x1050 e opções default no catalyst (ou seja, tudo controlado pelo aplicativo)

Windows 7 64 bits

 

 

Eu até já esperava um pouco de gargalo, mas não dessa forma. Acontece que simplesmente o ganho de FPS foi praticamene NULO na maioria dos jogos.

 

Mas primeiro, rodei o 3dMark 1 Basic Edition (tudo no default) e tudo me pareceu perfeito, pois a placa simplesmente parecia um FOGUETE, conseguindo dobrar ou mesmo quase triplicar o FPS comparado à 6870, dependendo do teste. Em ocasiões que a 6870 dava uns 12 de FPS, a 280x obtinha 25 ou 30 ou até um pouco mais, e em outros o FPS passou de uns  20, 25 para uns 50 ou mesmo 65 ou seja, tudo perfeito.

 

Inclusive na página do 3DMark11 comparei o meu desempenho com outros sistemas equipados com a mesma placa de vídeo e processador e com outros processadores o FPS nos testes de GPU foi quase sempre muito próximo, mesmo quando o score dos testes de CPU foi bem diferente. Por exemplo, um I5 4670 @ 4,2Ghz conseguiu FPS de 54, 57, 72 e 31 nos Graphics Test enquanto eu consegui 51, 52, 66, 26, o que é ótimo considerando a diferença de potência da CPU.

 

Em todos esses testes, o uso de GPU ficou em 99% quase o tempo todo e o uso de CPU abaixo dos 50 ou 60%, ou seja, tudo ok.

 

Contudo, ao comparar os números de CPU test com outro sistema 1090T (ainda que a 4,0Ghz e o meu a 3,6Ghz) achei a diferença meio alta: Meu Score, Physic Test e Combined Test deram 6333, 9 e 14 contra 8396, 16 e 21. Porque uma discrepância tão grande só por conta de uns 12% a mais de clock e memórias DDR3 667? O que está amarrando aí? Lembrando que os GPU test foram quase idênticos.

 

 

Quanto aos jogos, a história foi complicada.... 

 

Começando com os jogos que considerei o comportamento ok ou razoável:

 

- Team Fortress 2, jogo leve para os padrões de hoje. O FPS varia muito entre uns 70 até 280 dependendo da situação, sendo que a 6870 ficava ficava entre uns 50 até uns 160 ou um pouco mais, e nesse caso me parece que o ganho foi proporcional, afinal em média quase dobrou.  O uso de CPU fica por volta dos 25 a 40% e o de GPU bem baixo, por volta dos 12 a 25%, o que me parece certo para um jogo que quase não exige nada dessa placa ou da CPU.

 

- No Far Cry 3 com quase tudo no máximo (Very High ou Ultra) e 2x de AA eu conseguia uns 20 a 35 de FPS na 6870 e agora consigo de 30 a 50. Houve um ganho, embora abaixo do que eu esperava, achei que conseguiria por volta de 40 a 60. Gozado é que mesmo o setup para High ou Medium, ganho pouca coisa. Só colocando no Low é que o FPS fica lá pelos 50, o que ainda me parece muito pouco. No Very High ou Ultra o uso de CPU fica entre 50 e 70% e o uso da GPU entre 85 e 98%, isso mesmo em situações onde o FPS fica pouco acima de 30, portanto, não me parecia estar havendo grande gargalho pois afinal a GPU está sendo exigida praticamente no seu máximo e a CPU na maioria dos momentos nem chega a 70%. O problema é que, DO NADA, o FPS cai para 18, 22, e o uso de GPU cai para os 35 ou 50%, em uma mesma situação onde o FPS tava 45, por exemplo, e fica assim por um longo tempo. Aí de repente "desencanta" e o uso de GPU volta para os 99%.. que diabos é isso?

 

Mas o mais ESTRANHO mesmo foram nos outros jogos onde o ganho foi ZERO:

 

- No simulador de vôo IL2, os FPS ficaram a mesma coisa!  Em uma situação, obtenho cerca de 140 a 160 de FPS em ambas as placas. Em outra situação bem mais complexa, fica em míseros 25 a 30 em ambas as placas, e o que não dá pra entender que o uso de CPU fica em cerca de 35% ou menos e o uso da placa de vídeo em míseros 25 ou mesmo 18%! Isso não dá pra entender! Porque um uso tão baixo de GPU ou mesmo CPU?

 

- No Company Of Heroes (o primeiro, de 2006), foi a mesma coisa: FPS de 20, 30 em algumas situações e tanto o uso de CPU e FPU por volta de 25, 30 ou no máximo 40%. Sem explicação!

 

- No X-Plane-10,  simulador de vôo realmente bem pesado,  o FPS fica em torno de 12, 15 ou no máximo 20 em um setup mais pesado (nem chega a ser tudo no máximo), e de novo: Uso de CPU por volta dos  25, 30% e a GPU com míseros 18, 20, no máximo 30% !!!

 

 

Bem, alguém me explica porque que DIABOS a GPU pode ficar limitada a valores tão baixos no caso  dos últimos jogos mesmo com a CPU não estando saturada? 

 

E porque, ao mesmo tempo, no FC3 a GPU tem hora que fica nos esperados quase 100% e com FPS razoável mas as vezes cai para uns 35% com FPS ridículo?

 

Parece que simplesmente há algo AMARRANDO o sistema o TEMPO TODO no caso do IL2, COH e especialmente X-Plane-10, neste último tanto o uso de GPU e CPU foi RIDÍCULO... Mas o contraditório é que isso NUNCA OCORRE no 3DMark11 ou seja, não me parece algo do hardware, senão afetaria 3DMark11 igualmente impedindo-o de usar quase 100% da GPU, certo?

 

Eu simplesmente não consigo entender isso. :confused:

 

Só fico cismado com aquela diferença enorme de cpu test comparada ao outro sistema 1090T, isso pode explicar algo?  

 

 

Outras informações:

 

- Em idle, a GPU fica em 0% e a CPU abaixo dos 10%, como esperado.

 

- As temperaturas sempre ficaram sob controle: Mesmo com esse calor infernal aqui em SP, a CPU nunca passou de 51 graus e GPU nunca passou de 68.

 

- Há alguns meses, comprei o SSD e reinstalei o windows do zero, e todos os drivers estão perfeitamente atualizados, inclusive da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, atualmente possuo um PC com a seguinte configuração que comprei à 4 anos rsrs

 

Processador: QuadCore Intel Core i5 750, 2866 MHz (22 x 130) (primeira geração :confused: )

Placa Mãe Intel DP55WB  (1 PCI 2.0 x16 )

Memória: 4086 MB OCZ 7-7-7-16 (DDR3-1066 DDR3 SDRAM)

GPU: ATI Radeon HD 5850 (Cypress)

 

A primeira pergunta é o seguinte, para jogos, qual a peça que está/vai dar gargalo?

 

Eu presumo que seja as GPU, por isso estou pensando em comprar uma GTX 660, pela placa mãe ser PCI-E 2.0 e a placa de vídeo ser PCI-E 3.0, irei ter perda de desempenho?

 

Obrigado!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira pergunta é o seguinte, para jogos, qual a peça que está/vai dar gargalo?

 

Eu presumo que seja as GPU, por isso estou pensando em comprar uma GTX 660, pela placa mãe ser PCI-E 2.0 e a placa de vídeo ser PCI-E 3.0, irei ter perda de desempenho?

 

Olá! Com essa sua 5850 dá "gargalo" em alguns jogos?

Sobre questão de tecnologia pcie, teoricamente há perda de desempenho, mas na prática não há nenhuma e se tiver é imperceptível; com isso não deve preocupar-se. Respondendo à primeira pergunta: não vai dar gargalo mesmo esse processador sendo primeira geração, mas caso der (depende do jogo), nada que OC não resolva.

Obs: Qual sua fonte? Essa GTX 660 tem um consumo mediano; na faixa de 140w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estava jogando The Witcher 2 e tive que baixar bastante a resolução para ficar jogável...

Minha fonte não lembro a marca mas é 600W reais (> 80%)

 

Entendi. Nesse e/ou em mais jogos? Acho que já vi muita reclamação desse jogo por ser mal otimizado. Esse processador pode subir o clock facilmente, caso tiver problema com uma possível nova placa de vídeo tipo a gtx 660. Sobre a fonte, se possível, abra a tampa do gabinete para ver.  ;)
Att;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvida sobre a GTX760! Gargalo

 

Eae guys beleza? Vim tirar uma duvida com vocês, pois chega sexta a minha GTX760 AMP! Edition (Substituindo minha Gt430)

Comprei a placa antes de um processador novo, O meu hj é um Core i3-550 de 3.2Ghz

A duvida é quanto meu processador vai usar da placa? ou quando +/- de gargalo vou ter

Sera que a minha 760 vai ficar tipo uma 650ti ?

 

Muito Obrigado por quem ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MeeTaFoXNTC

 

Olá amigo(a). Bem-vindo(a) ao Fórum do Clube do Hardware. Leia as Regras Gerais, utilize o Fórum com sabedoria         :)
 
Por gentileza, poste o máximo possível de informações sobre sua configuração, para que os usuários possam avaliar e lhe dar respostas condizentes.
Caso não saiba como verificar a configuração de seu PC, utilize o Tutorial do link abaixo:
 
Grato pela compreensão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@MeeTaFoXNTC

 

Olá amigo(a). Bem-vindo(a) ao Fórum do Clube do Hardware. Leia as Regras Gerais, utilize o Fórum com sabedoria         :)
 
Por gentileza, poste o máximo possível de informações sobre sua configuração, para que os usuários possam avaliar e lhe dar respostas condizentes.
Caso não saiba como verificar a configuração de seu PC, utilize o Tutorial do link abaixo:
 
Grato pela compreensão.

 

As minhas cfg do pc seu tudo não sabia que tinha que colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MeeTaFoXNTC

 

Cara gargalo você vai ter pode ter certeza, mais vai variar de jogo pra jogo, pode ser que uns seja impercepitivel outros podem aprensetar mais, ainda sim vai se sair bem na maioria em que o peso seja na GPU, enquanto você não troca da pra segurar, afinal é um I3, mesmo antigo deve segurar sem grandes problemas.

 

Obs: até uns dias atras eu usava um E2200 e jogava BF3, só pra você ter uma ideia, então fica tranquilo, mais troque esse I3 quando puder, assim usará o potencial da placa =)

 

Afinal intel segura melhor que AMD quando o peso vai pra CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Processadores AMD não conseguem segurar Crossfire nem SLI. Terá ganho de desempenho? Sim!, pórem não o ganho que deveria ter quando comparado a um intel, e em alguns jogos vai ficar como se tivesse apenas uma VGA devido ao gargalo.

 

Será desperdicio de dinheiro por não aproveitar melhor o desempenho total, alias sua placa já é otima e nova, por que ja queres mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu falei, as pessoas fazem e tudo mais, porém não é tão compensador, se você junta 2 r9 270x o desempenho dobra, dobra mesmo, fica igual uma r9 290, mais com processador intel, quem faz isso usando processors AMD não chega no mesmo desempenho haverá sempre uma perda, pequenas e grandes variando de jogo pra jogo.

 

Obs: tambem sempre quis um cross ou sli, mais só agora tenho um PC decente. Mais ter só por ter, sabendo que vai ter perda vai de você querer fazer o cross.

Mais a resposta tá ae, se não for Intel não vejo vantagem.

 

Sou fanboy AMD antes de mais nada, para nao tirar conclusões de que sou fan intel, mas essa é a verdade intel é melhor pra SLI ou Cross, são processadores mais estáveis..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se a palavra certa seria perda..

talvez seria não chegar no limite que poderia ser chego com um i7 3geração pra cima..

mais não acho que  a ponto de gargalos imensos com o CF..

porque falo isso ??
se tiverem 1 tempinho , assiste esse video , vale a pena. :>> 

( é meio antigo 2012 , mais ele fala algo interessante sobre Jogos > VGA > Proc )
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucaS_TI

baseando-se pelas dicas que obtive acima Sim , no seu caso COM CERTEZA terá... afinal as 280x são muito parrudas..

tenho o mesmo proc. que você e estou indo de CF 270x , há várias controvérsias que dá gargalo , mais aqui nesse nivel acredito que SEEE der é bem pouco.. já no seu caso tenho certeza que daria gargalo e forte ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se a palavra certa seria perda..

talvez seria não chegar no limite que poderia ser chego com um i7 3geração pra cima..

mais não acho que  a ponto de gargalos imensos com o CF..

porque falo isso ??

se tiverem 1 tempinho , assiste esse video , vale a pena. :>> 

( é meio antigo 2012 , mais ele fala algo interessante sobre Jogos > VGA > Proc )

 

Quando disse perda, era em relação a um processador que conseguisse empurrar a(s) suas VGAs a 100% de uso ou seja, perda do potencial das mesmas pelo processador não conseguir tal fato.

 

Quanto ao vídeo do Jr. é aquilo lá mesmo que ele falou, não assisti todo, apenas até a metade, mas não deve ter fugido muito do que eu cheguei a assistir.

 

Instale o MSI Afterburner no PC e configure pra mostrar o menu OSD. Dentre outras opções interessantes, marque a opção que mostra o uso da VGA. Abra alguns games e monitore o uso da mesma. Suba o clock do processador (overclock) e volte a realizar o teste.

 

Há jogos que dependem mais, e jogos que dependem menos de processador, portanto em alguns sentirá o gargalo, e em outros não.

@LucaS_TI

baseando-se pelas dicas que obtive acima Sim , no seu caso COM CERTEZA terá... afinal as 280x são muito parrudas..

tenho o mesmo proc. que você e estou indo de CF 270x , há várias controvérsias que dá gargalo , mais aqui nesse nivel acredito que SEEE der é bem pouco.. já no seu caso tenho certeza que daria gargalo e forte ainda.

 

Gargalo haverá, mas nada que um bom overclock na CPU não possa amenizar.

 

Se essa GS500 for a que imagino da Corsair, porque vai trocar a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViHunS

 

No caso do amigo ali de FX 8150 + 280X é mais provavel que ele tenha melhor desempenho e extraia quase todo o poder dá placa ou todo (variando de jogo pra jogo) do que um crossfire, apesar da dele ser mais parruda, se você usar 2 270x também terá muito poder de fogo que se equivale a uma r9 290 e como ja foi dito AMD são instaveis em cross ou sli, só que é melhor ter a r9 290 do que 2 r9 270x ou 2 r9 280x, é economia por desempenho. em Testes até o FX 6300 segurou uma r9 290 igual a um i5/i7 perda de 2 frames no maximo, a questão é como o amigo Dieg@o falou, a jogos que dependem mais da CPU e outros da VGA, mais em alguns casos não é que depende do processador, na verdade é que a placa de video é mais que suficiente pra suprir o jogo e ela não usa toda a capacidade, assim o processador AMD sofre. (Meu exemplo é o jogo Dark Souls, usa 2% da minha 270x as vezes sobe pra 30~40% de uso, mais fica maior parte do tempo baixo o uso da 270x devido o jogo ser leve e os FPS caem pra 25 as vezes. Os FXs conseguem segurar tranquilamente um jogo que pese total na GPU mais se a ocilações (partes mais pesada e leves no jogo onde o uso percentual da VGA caia) um jogo que nao faça um uso alto e linear da VGA haverar gargalos e perda consideravel de fps em determinados pontos. (1 placa ja existe "problema" imagine 2)

 

Processador AMD tem que ser bem casado com a placa de video. para evitar o maximo de gargalo possivel, sempre variando de jogo pra jogo, se jogo for leve é mais chanses de ter perda do que com um jogo mais pesado como crysis 3 por exemplo (no meu caso como podem ver na assinatura fx4350+r9 270x, BF4, Tomb raider, crysis 3, tudo sem problemas e o limite é a VGA), Inteis são estáveis e não tem esse problema e tem um otimo singlethread e mais desempenho por núcleo, até um I5 é mais que o suficiente para qualquer placa top de linha ou CROSS e SLI, ele segura perfeitamente igual a um I7, na verdade o I5 é basicamente um I7 sem Hyperthread e outras instruções irrelevantes a game e perde na parte de multiplas tarefas, porém dual e quad core que é a maioria dos jogos usam e o I5 é perfeito inclusive em crysis 3 que dizem usar 6~8 núcleos (na minha opinião ainda nao vejo isso acontecer) alguns jogos o I5 ultrapassa o i7 alguns frames 2~3)

 

Obs: HyperThread nao faz basicamente nenhuma diferença em game. (por enquanto)

 

Aos interessados veja como se comporta o FX-4350 (meu processador) no crysis 3 contra um i5 4670k, em configuração low onde o uso da VGA fica baixo e no uso maximo, no uso maximo não perde nem se quer por um frame contra um I5 quarta geração. As configurações usadas para testes, são Tops para os 2 processadores, chipset, memorias...http://www.ocaholic.ch/modules/smartsection/item.php?itemid=1117&page=6

 

Apesar de eu ter estudado bastante e sabendo de pros e contras, montei AMD por que gosto e não reclamo das coisas que acontece e estou feliz. Agora amigo se é seu sonho fazer um crossfire, vai fundo, eu sinceramente mesmo sabendo que deveria correr de SLI/Cross com processador AMD ainda farei um futuramente, (mais não será no fx 4350 rs, um outro mais novo quem sabe) ^^

 

Sei lá acho que falei demais, espero que entendam o que eu quis dizer sahuehaush

 

Desculpem qualquer coisa e alguem com mais experiência me corrija por favor caso haver erros por falta de informação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gargalo haverá, mas nada que um bom overclock na CPU não possa amenizar.

 

Se essa GS500 for a que imagino da Corsair, porque vai trocar a fonte?

Vou comprar uma fonte um pouco melhor uma Corsair, por exemplo uma da serie rm ou até mesmo ax.Que fonte vocês me aconselham até uns 800 reais?

Se eu fizer um over no meu CPU para 4.5 resolveria parcialmente o caso do gargalo com crossfire de R9 280x? Ou seria melhor comprar só uma mesmo e economizar o dinheiro que iria investir em outra placa de vídeo e em uma fonte melhor.

 

Obrigado pelas respostas. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recomendações de fontes, devem ser feitas no seguinte tópico: Fonte x Configuração. Poste a configuração completa do seu PC e pergunte qual a mais indicada para o cross. Se for ficar apenas com uma R9 não é necessária a troca.

 

De fato o over iria amenizar, mas isso varia muito. Conforme já dissemos aqui, tem jogos que demandam mais da CPU e outros da GPU, portanto em alguns talvez ainda sentirá um gargalo, em outros não. O que fará com que o cross não escale tudo o que poderia em alguns jogos. Mas nada que impeça a sua diversão e satisfação ao olhar pra dentro do gabinete e ver as duas VGAs. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Gostaria de saber se um AMD Fx-8150 daria algum gargalo utilizando um crossfire de R9 280x. Minhas especificações são essas da assinatura vou trocar a fonte e placa de vídeo.

 

 Pode melhorar com o processador nos 4,6-5Ghz. Mas lhe recomendo usar um i5 4650-4670k ou um i7 aí.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...