Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perguntas sobre gargalo


Posts recomendados

Podem suas coisas:

 

1 - Altas temperaturas de CPU e/ou GPU

 

2 - Ou gargalo nesse Phenom, o que eu acho meio improvável..

 

 

Já viu as temperaturas dos dois??

Obrigado por responder Faria.

 

Po eu achei a temperatura muito baixa de modo geral, Meu gabinete possui 4 ventoinhas, a CPU usa a ventoinha de fábrica, e a placa de vídeo trabalha com 2 ventoinhas.

Vou passar aqui a temperatura dos componentes mencionados.

 

post-647306-0-75725900-1410118515_thumb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou cogitando o fato de minha placa no programa catalyst estar mal configurada em relação a configuração de alguns jogos, Alguém sabe se isso influencia, deixar desativado o VSync (porque ele limita a taxa de quadros), ou mexer na configuração do Triple Buffering OpenGL ou de alguma configuração da placa que eu possa alterar, pra ver se melhora essa taxa de quadros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo BEM errado nessa imagem. 6 núcleos com a exata mesma temperatura? Mínima, Média e Máxima?? o.O

 

57ºC de mínima, seria alto demais, mas aumentar 2 graus em Full LOAD é impossível.. Vale o mesmo pra GPU..

 

 

Faz um teste com algum jogo e vê como está o uso da CPU, no Gerenciador de Tarefas do Windows (CTRL + ALT + DEL, guia "Desempenho")..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo BEM errado nessa imagem. 6 núcleos com a exata mesma temperatura? Mínima, Média e Máxima?? o.O

 

57ºC de mínima, seria alto demais, mas aumentar 2 graus em Full LOAD é impossível.. Vale o mesmo pra GPU..

 

 

Faz um teste com algum jogo e vê como está o uso da CPU, no Gerenciador de Tarefas do Windows (CTRL + ALT + DEL, guia "Desempenho")..

Deve ser algum erro de leitura do programa essas duplicatas de temperatura por cada núcleo então, usei o PC Probe II, um programa da Asus de monitoramento de temperatura, ficou em 61º C, (não consegui verificar de cada núcleo) também dei um print do System Explorer pra mostrar como o processador está trabalhando durante a execução do Diablo III.

post-647306-0-53057600-1410157344_thumb.

Obrigado por responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser algum erro de leitura do programa essas duplicatas de temperatura por cada núcleo então, usei o PC Probe II, um programa da Asus de monitoramento de temperatura, ficou em 61º C, (não consegui verificar de cada núcleo) também dei um print do System Explorer pra mostrar como o processador está trabalhando durante a execução do Diablo III.

attachicon.gifqwww.png

Obrigado por responder.

 

Tenho um processador da mesma família que o seu, só que é o modelo 1055T com uma GTX 460. O mínimo em idle é 30 ~ 35 graus (em dias não muito quentes) e no máximo 70 graus (com overclock de uns 20%) no cooler stock em full. Sem overclock é 50 ~ 60 graus no máximo.

 

Realmente tá estranha essa temp aí, ainda mais rodando Diablo III que não é tão pesado assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um processador da mesma família que o seu, só que é o modelo 1055T com uma GTX 460. O mínimo em idle é 30 ~ 35 graus (em dias não muito quentes) e no máximo 70 graus (com overclock de uns 20%) no cooler stock em full. Sem overclock é 50 ~ 60 graus no máximo.

 

Realmente tá estranha essa temp aí, ainda mais rodando Diablo III que não é tão pesado assim.

Engraçado que, desde q eu comprei ele, o PC Probe II, um programa da Asus que vem junto com a placa monitorava este processador e nunca deu problema de superaquecimento, (quando ultrapassa um limite de temperatura estipulado pelo programa, ele ficava vermelho e apita) então isso nunca foi problema pra mim, talvez seja porque a serie Black 1090T seja com núcleo destravado, que trabalha com uma frequência maior, mas o Diablo III roda liso, digo que em raras ocasiões ocorre a queda de FPS, (me refirindo a este e a outros jogos), tendo em vista a placa que eu utilizo, e com a configuração que eu tenho disponível, isso não deveria acontecer. Mas como você disse EFDarkSide, A temperatura dele oscila por volta de 50-60º graus aqui também, com alguns picos de um pouco acima disso, ou como agora, que está por volta de 45ºC.

post-647306-0-92361600-1410206988.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que, desde q eu comprei ele, o PC Probe II, um programa da Asus que vem junto com a placa monitorava este processador e nunca deu problema de superaquecimento, (quando ultrapassa um limite de temperatura estipulado pelo programa, ele ficava vermelho e apita) então isso nunca foi problema pra mim, talvez seja porque a serie Black 1090T seja com núcleo destravado, que trabalha com uma frequência maior, mas o Diablo III roda liso, digo que em raras ocasiões ocorre a queda de FPS, (me refirindo a este e a outros jogos), tendo em vista a placa que eu utilizo, e com a configuração que eu tenho disponível, isso não deveria acontecer. Mas como você disse EFDarkSide, A temperatura dele oscila por volta de 50-60º graus aqui também, com alguns picos de um pouco acima disso, ou como agora, que está por volta de 45ºC.

attachicon.gifSem título.png

 

Já tentou usar o MSI Afterburner e acompanhar em tempo real o CPU e GPU usage? Faz um teste e se em mais de um jogo der CPU 100% e GPU abaixo dos 90%, existe a possibilidade de gargalo sim. Aqui na maioria dos jogos os dois ficam em 100% ambos (exceto Arma 2/3 que usam mais CPU). O gargalo em si é complexo e varia de acordo com cada jogo, mas dá pra ter uma noção usando esse programinha.

 

Eu quase fiz a mesma coisa que você e iria upar somente a placa de vídeo (até procurei um CPU mais forte, como o teu ou o 1100t, mas não achei pra vender), porém fiquei com muito receio do gargalo, sem contar que existem outras variáveis como frequência da memória, versão do PCI-e (nossas mobos são 2.0, essa sua VGA é 3.0) e até nosso processador que é fraco pra aplicativos single core. Uma dessas variáveis não interfere muita coisa sozinha, mas juntas quem sabe...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@thiagopopper

Sem gargalo, a sua GPU é boa ainda, talvez não consiga rodar os jogos mais atuais com tudo no máximo + filtros (dependendo da resolução do seu monitor claro...), mas ela ainda "dá um bom caldo"


@LawdStalker

Acho que uma HD 7750 ou GTX 650(ou as correspondentes atuais), mas o gargalo terá em jogos multi-cpu(como o bf3/4, e alguns outros)...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou em dúvida se devo fazer um upgrade no meu computador atual, ou se devo montar um novo. Queria saber se haverá gargalo nas duas opções que seguem abaixo:

 

1°) Meu Pc atual:

- Processador Core 2 Duo E7400 2.8G

- Placa mãe Asrock G41m-vs3.

- Placa de video R9 270x.

- 4GB memoria ram DDR3 1333.

- Fonte Thermaltake 750w.

 

2°) Pc que estou pensando em montar:

- Processador core I5 4430.

- Placa mãe Asus B85m-e.

- Placa de video R9 270x.

- 8GB(2x4GB) memoria ram DDR3 1333.

- Fonte Thermaltake 750w.

 

Perguntas:

1°)Haverá gargálo nas opções acima? Entre que peças?

2°)Essa placa mãe "asus B85m-e" suporta bem o processador I5 e a placa de video R9 270x, ou ela os limitará?

3°)Vale mais a pena colocar DDR3 1600 no lugar de 1333?

4°) Na opção 1 se eu trocar o processador Core 2 Duo E7400 por um Core 2 Quad Q8300 2.5G haverá gargalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou em dúvida se devo fazer um upgrade no meu computador atual, ou se devo montar um novo. Queria saber se haverá gargalo nas duas opções que seguem abaixo:

 

1°) Meu Pc atual:

- Processador Core 2 Duo E7400 2.8G

- Placa mãe Asrock G41m-vs3.

- Placa de video R9 270x.

- 4GB memoria ram DDR3 1333.

- Fonte Thermaltake 750w.

 

2°) Pc que estou pensando em montar:

- Processador core I5 4430.

- Placa mãe Asus B85m-e.

- Placa de video R9 270x.

- 8GB(2x4GB) memoria ram DDR3 1333.

- Fonte Thermaltake 750w.

 

Perguntas:

1°)Haverá gargálo nas opções acima? Entre que peças?

2°)Essa placa mãe "asus B85m-e" suporta bem o processador I5 e a placa de video R9 270x, ou ela os limitará?

3°)Vale mais a pena colocar DDR3 1600 no lugar de 1333?

4°) Na opção 1 se eu trocar o processador Core 2 Duo E7400 por um Core 2 Quad Q8300 2.5G haverá gargalo?

 

1 - Você já está com gargalo entre a CPU e a VGA, na sua nova configuração isto não vai ocorrer

2 - Suporta sim, da até pra fazer um sli, só teria que ver se sua fonte daria conta, ela não precisa nem de overclock pra pegar os 1600 de memória

3 - Relação da 1600 para a 1333 em fps é baixo, você vai sentir mais diferença do 8gb mesmo

4 - Q8300 vai dar gargalo sim e você não vai estar utilizando toda sua vga, utilizando um i5 você vai poder desfrutar de todo o potencial da 270x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar o MSI Afterburner e acompanhar em tempo real o CPU e GPU usage? Faz um teste e se em mais de um jogo der CPU 100% e GPU abaixo dos 90%, existe a possibilidade de gargalo sim. Aqui na maioria dos jogos os dois ficam em 100% ambos (exceto Arma 2/3 que usam mais CPU). O gargalo em si é complexo e varia de acordo com cada jogo, mas dá pra ter uma noção usando esse programinha.

 

Eu quase fiz a mesma coisa que você e iria upar somente a placa de vídeo (até procurei um CPU mais forte, como o teu ou o 1100t, mas não achei pra vender), porém fiquei com muito receio do gargalo, sem contar que existem outras variáveis como frequência da memória, versão do PCI-e (nossas mobos são 2.0, essa sua VGA é 3.0) e até nosso processador que é fraco pra aplicativos single core. Uma dessas variáveis não interfere muita coisa sozinha, mas juntas quem sabe...

Brow, acho que você me deu uma luz aqui, a queda de FPS ocorre quando o Núcleo 2 do meu processador atinge picos de 90 a quase 100%, não consigo ver ele no 100% constante, apenas oscilando entre estes números, note que a GPU, tá folgadíssima (43%), tendo em vista de que é robusta demais para apenas um core trabalhando de forma constante, enquanto os outros trabalham descansados

post-647306-0-89926000-1410632155_thumb.

 

EFDarkSide, ou quem puder me ajudar, minhas perguntas são:

1ª: Existe alguma maneira, (através de um programa ou configuração do OS), de colocar todos os núcleos para trabalhar em conjunto? (já adiantando, já alterei as afinidades e prioridades do programa no gerenciador de tarefas).

2ª: Qual dos processadores e MoBos atuais vocês me sujerem comprar, para remover este provável gargalo vindo do meu processador? (Estou de olho em um da série FX com 8 núcleos da AMD, mas sinto que vou entrar em outra furada de ter apenas um core trabalhando, mas por outro lado, presumo que uma possível tecnologia dele faça com que todos os núcleos trabalhem, ou talvez eu esteja enganado), ou um Intel mesmo? (não compro pelo simples motivo: preço, mas compraria se deixasse de ter quedas bruscas de fps nos jogos e se eu visse a minha GPU trabalhando no 100% em conjunto com o meu processador)

A fonte do gargalo está confirmada tendo em vista estas informações? O que sugerem pra mim? Repassando a minha configuração, que estava lá atrás das postagens.

-----

OS: Windows 7 64 bits Professional SP1 - Direct X: 11.0

Processador: HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1090T

Placa Mãe: Asus M4A88TD-M/USB3

Chipset da Placa Mãe: AMD 760G/780G/780V/785G/790GX/890GX, AMD K10

Memória: Kingston 2x 4GB DDR3 1333 (8192 MB)

Placa de Vídeo: XFX R9 280A TDFD 3GB

Monitor: Samsung SyncMaster 2232BW Plus [22" LCD] (Utilizando-se da resolução 1680x1050)

Fonte: Corsair GS 600w Gaming Series

Armazenamento:

SSD: Plextor PX 128M3 (120 GB - OS e Programas Instalados)

HD: Western Digital WDC WD5000AAKX-003CA0 (465 GB - Jogos Instalados)

HD Externo: HitachiGSTT (931 GB - Somente Backup de arquivos)

 

Obrigado a todos pela atenção desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brow, acho que você me deu uma luz aqui, a queda de FPS ocorre quando o Núcleo 2 do meu processador atinge picos de 90 a quase 100%, não consigo ver ele no 100% constante, apenas oscilando entre estes números, note que a GPU, tá folgadíssima (43%), tendo em vista de que é robusta demais para apenas um core trabalhando de forma constante, enquanto os outros trabalham descansados

attachicon.gifScreenshot1195.jpg

 

EFDarkSide, ou quem puder me ajudar, minhas perguntas são:

1ª: Existe alguma maneira, (através de um programa ou configuração do OS), de colocar todos os núcleos para trabalhar em conjunto? (já adiantando, já alterei as afinidades e prioridades do programa no gerenciador de tarefas).

2ª: Qual dos processadores e MoBos atuais vocês me sujerem comprar, para remover este provável gargalo vindo do meu processador? (Estou de olho em um da série FX com 8 núcleos da AMD, mas sinto que vou entrar em outra furada de ter apenas um core trabalhando, mas por outro lado, presumo que uma possível tecnologia dele faça com que todos os núcleos trabalhem, ou talvez eu esteja enganado), ou um Intel mesmo? (não compro pelo simples motivo: preço, mas compraria se deixasse de ter quedas bruscas de fps nos jogos e se eu visse a minha GPU trabalhando no 100% em conjunto com o meu processador)

A fonte do gargalo está confirmada tendo em vista estas informações? O que sugerem pra mim? Repassando a minha configuração, que estava lá atrás das postagens.

-----

OS: Windows 7 64 bits Professional SP1 - Direct X: 11.0

Processador: HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1090T

Placa Mãe: Asus M4A88TD-M/USB3

Chipset da Placa Mãe: AMD 760G/780G/780V/785G/790GX/890GX, AMD K10

Memória: Kingston 2x 4GB DDR3 1333 (8192 MB)

Placa de Vídeo: XFX R9 280A TDFD 3GB

Monitor: Samsung SyncMaster 2232BW Plus [22" LCD] (Utilizando-se da resolução 1680x1050)

Fonte: Corsair GS 600w Gaming Series

Armazenamento:

SSD: Plextor PX 128M3 (120 GB - OS e Programas Instalados)

HD: Western Digital WDC WD5000AAKX-003CA0 (465 GB - Jogos Instalados)

HD Externo: HitachiGSTT (931 GB - Somente Backup de arquivos)

 

Obrigado a todos pela atenção desde ja!

 

Essa tela é fácil de decifrar, Gabriel... o jogo não foi otimizado para multicore, assim como a maioria de aplicativos e jogos hoje em dia. Não é seu CPU ou sua VGA e sim o jogo que só usa um core e isso delimita o processamento nessa tua CPU. Só quem resolve isso é quem desenvolveu esse jogo.

 

Essa é a grande falha de muita gente ao comprar um PC. O cara bate o olho em um FX 8350 e pensa: "*****, 8 cores, deve bater fácil um i7 que tem 4 cores" e acaba tomando naquele lugar, pois a eficiência por core dos Intel é muito superior e juntando a história da otimização dos games e softs atualmente, acaba deixando um gap gigantesco entre a performance dos AMD e Intel.

 

Não que a AMD seja descartável. Em um PC midend até compensa você colocar um FX6300 e ter um desempenho bacana por um bom custo x benefício. O limite para começar a ir de Intel começa justamente nesta tua placa de vídeo. Como seu PC está bacana e tem uma boa fonte (até SSD já tem), está fácil resolver. No Kabum:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=49722 (R$ 199,90)

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=52351 (R$ 589,90) - (Na Pichau tá uns 10 reais mais barato)

 

Total: R$ 789,90

 

Pra o combo Intel funcionar a pleno vapor as memórias deveriam ser de 1600mhz, mas você pode fazer isso depois. As suas já vão funcionar perfeitamente. Nessa config você ganha um desempenho que compensa o valor pago.

 

---

 

Agora se você ainda faz questão de AMD e quer economizar um pouco mais, segue config mais aconselhável abaixo:

http://www.kabum.com.br/produto/48426/placa-mãe-gigabyte-para-amd-ga-78lmt-usb3-rev-5-0-am3-box-  (249,90)

http://www.kabum.com.br/produto/35565/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-am3-black-edition-fd6300wmhkbox (329,90)

 

Total: R$ 579,80

 

---

 

São 200 reais de diferença, porém que irão te permitir trocar sua VGA futuramente sem causar gargalos, pelo menos nos próximos 1 ou 2 anos.

 

Esse cenário só muda se os jogos começarem a usar vários cores com mais frequência e mais otimizados, mas ouço isso desde o dia que eu comprei o PC abaixo há 4 anos atrás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade Dark, eu até entendi o que se passa em minha tela, mas ainda tinha esperança de que havia uma solução por meio de programas pra isso rs, pois ter que abrir mão de um processador como o Phenom 1090 é uma decisão difícil rs, quando montei meu PC há alguns anos e até os dias de hoje, não tinha conhecimento de que alguns desenvolvedores de jogos criava-os desprezando o processamento multi-core, isso ao meu ver é um erro gravíssimo. Eu até fico surpreso de que essa informação tenha chego até a mim somente nos dias de hoje, tendo em vista de que eu fui promotor de vendas da Intel por pouco mais de um ano aqui no Rio de Janeiro, além de ter contato com processadores da marca no qual eu trabalhava, sempre estudava sobe o concorrente, tal estudo me levou a comprar o Phenom, pelo custo e pelo seu alto poder de processamento na época.

A quarta geração da Intel é coisa nova pra mim, pois depois que larguei minha antiga profissão, deixei de estudar sobre processadores, mas sei o quão bom e superior é a Intel por meio das tecnologias em relação ao seu concorrente AMD e não há octacores AMD que batam um intel Quad com seus Turbo Boost e Hyper Threading. Mas, escolhi o AMD na época pelo seu custo/benefício e pela numeração agradável de desempenho que o site cpubenchmark.com me oferecia em relação ao preço, na verdade estava me iludindo enquanto a isto e desde que eu instalei o MSI Afterburner para monitorar meus hardwares, conforme foi solicitado por você, fiquei me enganando a fim de buscar uma solução para isso por meio de programas, em vão rs.

Sem dúvidas comprarei um Intel desta vez, a sugestão que você me ofereceu foi ótima, um Intel 4ª Geração, e a placa da MSI tmb me parece ser excelente, um muito obrigado pela grande ajuda amigo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade Dark, eu até entendi o que se passa em minha tela, mas ainda tinha esperança de que havia uma solução por meio de programas pra isso rs, pois ter que abrir mão de um processador como o Phenom 1090 é uma decisão difícil rs, quando montei meu PC há alguns anos e até os dias de hoje, não tinha conhecimento de que alguns desenvolvedores de jogos criava-os desprezando o processamento multi-core, isso ao meu ver é um erro gravíssimo. Eu até fico surpreso de que essa informação tenha chego até a mim somente nos dias de hoje, tendo em vista de que eu fui promotor de vendas da Intel por pouco mais de um ano aqui no Rio de Janeiro, além de ter contato com processadores da marca no qual eu trabalhava, sempre estudava sobe o concorrente, tal estudo me levou a comprar o Phenom, pelo custo e pelo seu alto poder de processamento na época.

A quarta geração da Intel é coisa nova pra mim, pois depois que larguei minha antiga profissão, deixei de estudar sobre processadores, mas sei o quão bom e superior é a Intel por meio das tecnologias em relação ao seu concorrente AMD e não há octacores AMD que batam um intel Quad com seus Turbo Boost e Hyper Threading. Mas, escolhi o AMD na época pelo seu custo/benefício e pela numeração agradável de desempenho que o site cpubenchmark.com me oferecia em relação ao preço, na verdade estava me iludindo enquanto a isto e desde que eu instalei o MSI Afterburner para monitorar meus hardwares, conforme foi solicitado por você, fiquei me enganando a fim de buscar uma solução para isso por meio de programas, em vão rs.

Sem dúvidas comprarei um Intel desta vez, a sugestão que você me ofereceu foi ótima, um Intel 4ª Geração, e a placa da MSI tmb me parece ser excelente, um muito obrigado pela grande ajuda amigo!

 

Só finalizando pra gente não ficar utilizando a área errada, você pode trocar a mobo se quiser também, por uma Asus B85M ou uma Gigabyte GA B85M ou até partir para chipsets com mais features, como H87/H97/Z87/Z97. Se tiver mais dúvidas, abra um tópico aqui mesmo que todos vão te ajudar. Essa mobo que eu sugeri é a mais barata desse chipset que já atende com tranquilidade.

 

Que bom que te ajudei! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um i3 4150 gargala com uma r9 280x seria melhor eu colocar uma 270x?? valeu..

 

Pode ser que aconteça, mas vai depender muito do jogo, se você pegar um jogo que exige mais do processador pode até dar um gargalo mas não vai ser perceptível, isto porque possui apenas dois núcleos.

Pegando por exemplo um i5-3330 que seria o mais básico quad-core já elimiaria por completo esta possibilidade de gargalo.

Encontrei este gráfico de um benchmark do BF4 com sua config, e os resultados foram bons :}

 

bf4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só finalizando pra gente não ficar utilizando a área errada, você pode trocar a mobo se quiser também, por uma Asus B85M ou uma Gigabyte GA B85M ou até partir para chipsets com mais features, como H87/H97/Z87/Z97. Se tiver mais dúvidas, abra um tópico aqui mesmo que todos vão te ajudar. Essa mobo que eu sugeri é a mais barata desse chipset que já atende com tranquilidade.

 

Que bom que te ajudei! ;)

Po Dark! Valeu mais uma vez! eu ia perguntar se poderia me indicar uma mobo com um desempenho um pouco melhor da que você me sugeriu, mas não queria ficar enchendo o saco com mais perguntas rsrs, vou procurar saber sobre estes modelos mencionados por você, Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...