Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A lenda do “monstro skylake”


Posts recomendados

Visando desmistificar todos os boatos e informações incorretas sobre os processadores de 6ª geração da Intel, conhecido como Skylake, decidi postar este texto. Criticas, opiniões e sugestoes são bem-vindas.

 

Já ouvi varias pessoas dizendo que os Skylake já saem com defeito de fabrica, outros mencionando que eles tem vários defeitos, e muitos “jogando pedra” neste processador pelo fato do mesmo possuir somente 10 a 15% de ganho em desempenho com relação aos processadores da 4ª geração. Fazendo uma analogia deste hardware ao mundo dos programas, a impressão que tenho ao ler todos estes comentários sem fundamento é como comparar o Skylake ao Windows 10, como se a Intel tivesse lançado o Skylake às pressas, com vários bugs, da mesma forma como ocorreu com a Microsoft ao lançar o Windows 10.

Analogias, devaneios e boatos à parte, vamos aos fatos:

 

1 – Os skylake sao frageis e entortam: O fato que ocorreu foi deles terem “entortado” após usarem parafusadeira elétricas para apertar o cooler de outros fabricantes que refrigera o processador. Realmente isto não acontecia com as gerações anteriores de processadores, mas honestamente, utilizando do bom senso, qual a necessidade de usar parafusadeira elétrica para apertar um cooler do processador? Não há necessidade NENHUMA disto, você não está apertando roda de caminhão;

 

2 - Intel admite bug em processadores Skylake que pode travar o PC em "cargas de trabalho complexas": Sim é um fato, a Intel realmente admitiu isto. Ao contrário do que o leitor pode ser levado a acreditar pela internet, este bug dificilmente afetaria a vida de usuários comuns. O problema poderia acontecer em computadores usados em cargas muito mais complexas até do que rodar jogos, como em pesquisas científicas ou na indústria financeira.

De qualquer forma a Intel diz ter corrigido o problema, com um fix na UEFI/BIOS da placa-mãe onde o processador esteja instalado. Isso significa que a fabricante ainda tem que entrar em contato com suas empresas parceiras para conseguir distribuir o patch;

 

3 – Desempenho: Na realidade esta é a reclamação que mais percebo, que o ganho em desempenho do Skylake (6ª geração) em relação ao Haswell (4ª geração) é muito pouco, somente 10 a 15% no caso dos I5 e no caso do I7, 10 a 29% (conforme este artigo https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-processador-core-i7-6700k/3199/11);

 

Eu não acompanhei a mudança de geração anteriores da Intel, pois eu usava AMD na época ( e fiquei uns 6 anos com um processador sem fazer upgrade), mas fazendo uma pesquisa rápida, peguei como referencia os processadores da 4ª geração que hoje é a referencia em desempenho. Pois bem, os Haswell quando foram lançados, apresentavam um ganho de somente 10 a 15% em relação à geração anterior (Ivy Bridge ou 3ª geração). E isto não é considerado um problema. De fato, os Ivy Bridge quando foram lançados, apresentavam um ganho de 7% em relação à 2ª geração.

 

Ou seja, porque o “monstro Skylake” é apedrejado por apresentar ganho de 10 a 15% no caso do I5 (10 a 29% no caso do I7) em relação à 4ª geração? Não faz sentido, são boatos que geraram este mito e lenda em torno do Skylake (note que a 5ª geração ficou apagada por conta da própria Intel ter lançado 5 e 6ª geração praticamente na mesma época e ter lançado poucos modelos do 5ª geração)

 

4 – Valor: Na historia do capitalismo, não existe nenhum produto que é lançado com valor inferior à geração anterior. Portanto é de se esperar que os Skylake sejam mais caros que os Haswell. Mas não vejo isto acontecendo com os processadores: O valor de um processador NOVO I5 6ª geração é o mesmo de um processador NOVO I5 4ª geração. A diferença ocorre quando se compara um I5 Skylake Novo com um I5 Haswell Usado, mas esta é a lei do mercado, qualquer mercadoria usada será mais barata que uma nova, não somente para processadores mas qualquer outro componente desde um avião a jato novo ou usado como um tomate novo no Pao de Açucar e um velho no final de feira.

 

5 - Outro mito: memorias DDR4 são bem mais caras que as DDR3. O valor hoje praticado das DDR4 são o mesmo das DDR3. O único componente que é um pouco mais caro são as placa-mãe, mas não é muito a diferença. Por 550,00 pode-se comprar uma placa-mãe B150 soquete 1151 DDR4, enquanto que por 770,00 pode-se comprar uma placa-mãe Z170 soquete 1151 DDR4.

 

Conclusoes:

O Skylake é a tecnologia de ponta da Intel. É um processador de excelente desempenho com baixo consumo. Um I5 6600 tem ganhos em desempenho de ate 11% com relação ao I5 4690 (http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-6600-vs-Intel-Core-i5-4690/3514vs2311) e TDP de somente 65W (contra um TDP de 84W do I5 4690). Litografia de 14 nm contra 22nm do 4ª geração.

 

Isto é o desenvolvimento tecnológico. Utilizar um espaço menor, com consumo menor MAS desempenho maior. A temperatura do I5 6600  não passa de 40°C em situações extremas. (considerando gabinete bem refrigerado, boa pasta térmica e air cooler “aftermarket”). Tenho um notebook com o antigo I7 4500U, que é de baixo consumo de energia, a temperatura dele em “idle” já é de 45°, maxima de 70°C, e o desempenho nem se compara com o I5 6600.

               

Realmente para quem já possui processadores da 3ª ou 4ª geração, não faz sentido em fazer um upgrade para os Skylake pois terá que trocar placa-mãe e memoria para pouco ganho em desempenho.

 

Mas para quem está entrando no mundo de PC Intel, ou esta buscando um upgrade onde não será possível reaproveitar componentes antigos (memorias DDR2, placa-mãe soquete 2ª geração), vejo pessoas indicando que não compensa ir de Skylake, melhor Haswell. Acho isto uma sugestão tendenciosa que cega a pessoa, quase uma irresponsabilidade na qual limita o investimento da pessoa para futuros upgrades (visto que o soquete 1151 foi lançado agora e deve durar ainda mais uma ou 2 gerações de lançamentos futuros Intel.)

 

"Relatos veridicos de um feliz proprietário Skylake!"

 

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, Lucio Erglis disse:

Mas para quem está entrando no mundo de PC Intel, ou esta buscando um upgrade onde não será possível reaproveitar componentes antigos (memorias DDR2, placa-mãe soquete 2ª geração), vejo pessoas indicando que não compensa ir de Skylake, melhor Haswell, acho isto uma sugestão tendenciosa que cega a pessoa, quase uma irresponsabilidade na qual limita o investimento da pessoa para futuros upgrades (visto que o soquete 1151 foi lançado agora e deve durar ainda mais uma ou 2 gerações de lançamentos futuros Intel.)

Concordo, mas provavelmente a plataforma 1151 só vai servir para apenas mais uma geração, a Intel trabalha com Tic Toc, a sexta geração foi a Tic e a sétima será a Toc, depois disso será uma nova plataforma, se analisar as gerações anteriores perceberá este padrão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_Tick-Tock

http://www.intel.com/content/www/us/en/silicon-innovations/intel-tick-tock-model-general.html

 

E sim, concordo que afirmar que é melhor ir de quarta geração do que de sexta é algo muito situacional, só vejo como sendo plausivel em casos de necessidade extrema de econimia onde a pessoa comprará um processador usado por exemplo, já que o valor dos processadores novos é muito semelhante assim como o preço das memorias e hoje até das placas mãe, é um pouco mais caro? É, porém é melhor e terá uma maior longevidade.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis ótimo texto! Concordo com tudo, investir em um Skylake tem mais custo benefício do que em um Haswell atualmente, já que os preços são basicamente os mesmos (produtos novos) e o desempenho é maior, não só do processador, como a frequência das memórias ddr4 são maiores também. o que não vale a pena mesmo, como tu mesmo disse, é fazer upgrade de um Haswell para um Skylake, seria desperdício (a não ser que seja entusiasta e queira ter tudo top de linha). Pra quem quer fazer upgrades, seria melhor esperar até a próxima geração!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis concordo contigo,man! E ainda preciso saber se as memórias DDR4,por trabalharem com altas frequências renderão mais com as novas placas de vídeo.

A GTX 1080 que saiu agora chega a 2GHZ e não sei se há alguma relação com a média de 1600 mhz(Intel) para melhor/pior ou nenhum efeito sobre o desempenho da VGA.

Não pelo fato de ser DDR3,mas pela frequência das memórias altas,se influem ou não.

Alguém sabe se há influência?

Boa sorte!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande diferencial dos Skylakes i3 i5 i7 está no elevadíssimo ipc e consequentemente mais desempenho single e multi  thread em relação a geração Intel ix 4xxx.

 

 

 

 

 

@Zucchini

 

Frequência das memórias influenciando em jogos e no Fallout 4? Fiquei curioso, pois pensava que o impacto maior só eram em gráficos integrados, existe resposta técnica para isto? 

 

Realmente estou curioso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei o quanto a velocidade da memória influência em jogos no geral, acredito que não muito, porém no Fallout 4 a diferença de desempenho é notável.

http://wccftech.com/fallout-4-performance-heavily-influenced-by-ram-speed-according-to-report/

http://www.gamespot.com/forums/pc-mac-linux-society-1000004/fallout-4-ridiculusly-high-performance-gained-by-f-32754964/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini


Deve ter alguma otimização para DDR3 e DDR4 na arquitetura SMT Intel.

 

No link no AMD FX mudou muito pouco trocando de DDR3 1333 para DDR3 2400 mhz, enquanto nos intel mudou consideravelmente.

 

Tecnicamente foge dos padrões que estamos acostumados, pois só é neste jogo que ocorreu isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, OCCT disse:

pois só é neste jogo que ocorreu isso.

Bem, até onde sabemos né. Alguns jogos já sabemos que não tem muita diferença de desempenho com a mudança do clock das memorias, porém existem varios outros que eu acredito ainda não terem sido testados. 

 

Também devemos notar que o teste foi feito com uma placa de video top de linha, uma Titan X e uma GTx 980 ti. Talvez quando você tenha uma placa de video top de linha a velocidade da memoria passe a ser um diferencial, o que pode não acontecer com placas top ou medianas (GTX 970 pra baixo).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini garoto bom!! Tem outro vídeo também,com o FX6300 incluído nesta lista!

E é por isto que eu perguntei,afinal com a TITAN e memos 2666mhz DDR4 o I3-6100 ficou 10 FPS mais rápido!! É muita coisa em jogos!!

Mas será que também é assim com a 1080 e as Polaris? Será assim com toda a série nova da Nvídia e AMD?

Se for,tá todo mundo lascado!! Quem comprou Haswell vai ficar P*&%$ da vida e com razão!

Quem tem grana,espere pra comprar depois...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, oldnoob disse:

Se for,tá todo mundo lascado!! Quem comprou Haswell vai ficar P*&%$ da vida e com razão!

Acho que todo mundo que comprou Core i5, independente da geração, foi pego no contra-pé, com esse salto das VGAs..

 

 

No vídeo acima, mostra uma comparação dos Core i5 "K" das últimas gerações.. Mesmo o 6600K, bateu 100% de uso nos testes.. Muito antes do que imagina, os Quad-Core bateram no teto..

 

Se tiver Polaris e Pascal Mid-End, com desempenho de placa TOP atual, a coisa vai ficar louca nesses próximos meses.. O que vai ter de gente desesperada trocando PC, vai ser uma grandeza...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão é quem for comprar uma placa de vídeo de 3k tem que gastar pelo menos 1.5k em um I7 o que é bem razoável, porém se o ser humano não for pegar a melhor placa de vídeo do mercado o I5 ainda é um opção com bom custo beneficio.

 

E uma observação, um I7 também é um Quad Core, Octa Core mesmo são esses da AMD. Hahahahahaha!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria ,tem razão,man!

Esse I5-6600K  rende mais que os outros,mas só ele usa as DDR4.Neste vídeo aí,não vejo a frequência das memórias.

No vídeo que falei(não postei) o i3-6100 usando memos ddr4 2666mhz rende 10 FPS a mais do que usando DDR3 21333mhz,taqui o vídeo:

Parece que os números da direita são as médias de FPS e os da esquerda a variação em cada jogo.Dependenod do jogo a Média chega a 10FPS com o mesmo 6100 e 2666mhz,só que estão usando a TITAN.

Minha pergunta é:

Se com esta VGA antiga as DDR4 aumentam o desempenho,será que com as novas 1070 e 1080 este ganho será incorporado,de sorte que quem usa DDR3 vai ficar com menos desempenho?

Por isso eu disse sobre o Haswell,porque ele usa só DDR3,vai ficar sem este ganho.De nada vai adiantar até mesmo ter uma 1080 com DDR3,se as DDR4 renderem mais COM TODOS os novos processadores!

É ou não motivo pra dar um chute no PC? ihihi!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob

 

Realmente fez diferença.

Nos videos seu e do amigo acima, do The Witcher 3, Far Cry 4, GTA 5 e Rise of Son Home.

Esta melhoria no uso da Ram em jogos, creio que na própria arquitetura, Haswell e Skylake já existe um diferencial quanto usar DDR3 e DDR4, em frequências maiores, sejam em jogos ou outras aplicações.

 

Notei nos vídeos que a diferença no Haswell DDR3 1600 para 2133 mhz é mais discreta já nos Skylake DDR4 2133 mhz para 2666 mhz é mais notável.

 

Nos FX o diferencial só vai ocorrer quando os jogos forem programadores para explorarem cpus com mais desempenho Multi Thread mesmo com um baixo ipc como é o caso dos FX.

Pois os FX tem ipc bem abaixo dos Intel e são fracos em single thread, mas tem bom desempenho Multi Thread.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, oldnoob disse:

 

Minha pergunta é:

Se com esta VGA antiga as DDR4 aumentam o desempenho,será que com as novas 1070 e 1080 este ganho será incorporado,de sorte que quem usa DDR3 vai ficar com menos desempenho?

Skylake se beneficia muito da RAM mais rápida.. O Core i5 6500 é outro exemplo.. E ainda dava pra fazer OC nesse chip..

 

 

 

Diria que daria um fôlego extra, pra essas CPUs aguentarem as novas VGAs.. Se vai ser o bastante, só com testes mesmo.. Com RAM padrão 2133MHz, dá pra ver que é quase a mesma história dos Haswell com DDR3

 

 

Nesse vídeo tem o famoso teste do Crysis 3...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Bingo! Esta aí as nossas respostas...a arquitetura Skylake se beneficia de DDR4 e do aumento da frequência delas e também em comparação desta arquitetura usando DDR4 vs DDR3.

 

Notei no vídeo do GTA 5, i5 6500 vs i7 6700k, em vários momentos algumas das 8 Threads do i7 6700k ficam ociosos e até chegam a ficar 0% de utilização, creio que faltou neste jogo otimização para usar HT.

 

Outro detalhe, você notou que nesta resolução 2560x1440p em nenhum momento dos vídeos em todos os jogos não ultrapassaram 8GB de ram principal?

Me surpreendi, pensei que 8GB de ram só segurava os jogos em 1080p.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT  e @RS Faria ,sim,mas a pergunta é se DDR3 já está sendo descartada porque SE as DDR4 tem melhor desempenho com as antigas,imagine com as novas VGA's 1080 e 1070,inclusive as AMD Polaris,que estão na boca pra sair?

E outra: se este desempenho for padrão,não só em DDR4 2666mhz,mas em toda a linha nova de VGA's,mesmo com DDR4 2133mhz.

@OCCT leve-se em consideração que o I3-4130 tem padrão de memória de 1600 mhz,com 2133mhz DDR3 ele está rodando em over de memória,portanto este conjunto não é oficial.Só com uma Z97 é que dá pra fazer isso,eu acho.

Então esta diferença tem pouco valor,pois ninguém vai gastar numa Z97 só para fazer over de memória.Quem tem grana vai preferir aplicar num I5 a diferença de preço,que é mais lucro,claro.

Fica o abismo de 1600 contra 21333mhz e a diferença ate 2666mhz nas DDR4,isto definido pelas placas mãe.E parece que algumas H170 permitem esta frequência.

Vamos ver!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, oldnoob disse:

sim,mas a pergunta é se DDR3 já está sendo descartada porque SE as DDR4 tem melhor desempenho com as antigas,imagine com as novas VGA's 1080 e 1070,inclusive as AMD Polaris,que estão na boca pra sair?

Não tô conseguindo ver a relação do DDR4, com as placas de vídeo.. Não diretamente..

 

Elas estão desafogando um pouco a CPU, ao meu ver.. Acho que fica ainda mais claro nesse vídeo abaixo, aonde o cara pareia um Skylake com DDR3.. Olha o uso de CPU..

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria ,a diferença de desempenho já existe entre DDR3 e DDR4 com VGA parruda,isto a gente ja sabe.

Como os vídeos mostram VGA's antiga (titan) rendendo bem mais,e com clock de memória muito mais baixo,que devemos esperar desta diferença com as novas VGA's?

Se VGA's com clock baixo melhoram muito com DDR4,as novas com clock alto e nova arquitetura não só devem rodar melhor,MAS também ter este ganho em DDR4 de forma geral,não apenas em 2666mhz ou maior.

É isto que eu quero saber.

Se isto se confirmar,todo mundo que comprou Haswell recentemente,e por isso usa DDR3,vai ficar uma arara com a Intel.

Já imaginou ter um I7 DDR3 e ver um I3 Skylake ser mais rápido em jogos,só por causa da memória,mesmo com VGA's medianas?

Seria um trambique a nivel nacional e internacional!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob

 

A diferença de DDR3 e DDR4 em maiores e menores frequência é mais notável nos Skylake, o restante só há ganhos discretos independente da vga que acompanha.

 

Os Skylake já tem ipc mais elevado que os Haswell e independente da frequência da ram os Skylake tedem a ser melhores, um i5 6600k fica a nivel de um i7 4790k, mas devido ao elevadíssimo ipc dos Skylake.


Engines atuais em DX 11 a maioria "gosta" de quad-core + ipc elevado, esqueça otimização para processadores de mais núcleos e mais fortes em Multi Thread, só futuramente em DX 12 e Vulkan com as apis amadurecidas no conhecimento dos desenvolvedores, pois em baixo nível é mais difícil programar que em alto nível com é no DX 11.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...