Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amd a10 7860k - overclock


Athlon_man

Posts recomendados

Em 10/07/2016 às 00:21, Athlon_man disse:

Saudações, amizades do fórum. Faz muito tempo que não posto por aqui. A verdade é que fazia muito tempo que eu não montava um desktop.
De volta, no entanto, trago para vosso deleite, em resumo, minhas aventuras com a APU A10 7860K da AMD. Uma APU extremamente competente para quem quer um PC capaz de rodar jogos "aqui-e-ali" sem ter de comprar uma VGA dedicada para tanto. Abaixo, uma breve descrição da peça e da configuração utilizada:

-AMD A10 7860K

--28nm
--Frequência: 3.6GHz

--Turbo: 4.0GHz
--Socket: FM2+ (906 pinos)
--Cores: 4/2

--Threads: 4

--Cache L1 Instruções: 2 x 96 KB 3-way (Compartilhados por 2 threads, cada)

--Cache L1 Dados: 4 x 16 KB 4-way

--Cache L2: 2 x 2 MB 16-way (Compartilhados por 2 threads, cada)
--Cache L3: Ausente
--iGPU Radeon R7 (Codenome Spectre)
---Shaders: 512

---TMUs: 32

---ROPs: 8

---Frequência: 720MHz

 

-Placa-mãe: ASUS A88X-Gamer

 

-Memórias: 2x Hyperx Savage 2133MHz 4GB

 

-Armazenamento: Seagate 1TB 64MB cache

 

-Alimentação: OCZ 500W

___________________________________________________________________

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Inicialmente, podemos dizer que esta APU é realmente uma maravilha mesmo para os mais inexperientes em overclocking mesmo com o cooler padrão - que é o relativamente novo e bastante competente "Nearly Silent", mas não o queridinho "Wraith" -, especialmente se sua placa-mãe tiver opções pré-definidas de fácil acesso como a A88X-Gamer da ASUS. Poucos clicks no setup e é fácil conseguir 4.0GHz constante - ao invés de tê-lo apenas no Turbo - junto a 850MHz nas unidades gráficas da APU.

[imagem pendente]

Indo um pouco mais a fundo, eu realmente queria algo mais para justificar este tópico - rs -, então pus meu longo histórico com overclock na mesa e fui brincar um pouco com opções e voltagens no menu avançado do setup. Aparte da frequência da CPU, que não é lá grande coisa uma vez que ainda estou com o cooler stock e o clima de Fortaleza realmente não favorece riscos, temos abaixo um registro de algo muito próximo do "estado da arte" para a minha configuração. Vejamos o print:

 

1.png

 

Overclock relativo:
-CPU: ~16,7%
-GPU: ~55,4%

-RAM: ~13%

-North Bridge: ~11,2%


Detalhe importante: Mesmo sem mexer na tensão da CPU, é possível atingir os 4.4GHz facilmente, porém não o faço por questões de temperatura.

 

Por enquanto é isso. Quem tiver experiências/ideias para compartilhar, fique a vontade. Rodarei testes e postarei assim que possível, porém é visível o quanto a RAM está limitando a performance do sistema, então teremos de ter isto em mente quando analisarmos os resultados. O plano é adicionar mais 2 x 4GB assim que possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...

Revivendo esse tópico. Então galera tenho um A10 7850k e o máximo que consegui de over nele foi 4.3Ghz com uma tensão de 5.20 estável, que achei alta por sinal. Queria baixar esse tensão mas toda vez que diminuo, o pc trava em jogos. Não sei como a galera consegue setar uma frequência na casa dos 4.4Ghz com uma tensão na casa dos 1.4, esse cenário aqui é impossível, sempre trava o pc. A temperatura máxima dele chega em 66 °C

Configuração:

A10 7850k

12Gb DDR3

GPU: GTX 960

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...