Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

ATUALIZAÇÃO SOBRE O BARULHO DA BOMBA DO CORSAIR H45

RMA fechado. Me reembolsaram o valor original do H45 (R$ 250,00) depois de eu gastar mais de R$ 100,00 de envios de water coolers com defeito (três) e pacotes. Não estou contando o tempo e a dor de cabeça que isso me deu, até de precisar entrar em contato com a Corsair global. Leia abaixo a novela.

 

Atualizado em 04/01/2017

----------------------------------------------------------------------

Sobre o barulho da bomba do H45 em si, vamos aos fatos: eu fiz o RMA do H45, eles jogaram a minha unidade fora e não analisaram o barulho da bomba. Depois eles testaram um H45 novo, passaram o visto de OK e me mandaram um vídeo do teste. Como vídeos são subjetivos e eles não tinham mais o meu H45 para comparar, disse a eles para enviar a unidade nova que eu ia avaliar aqui (vídeo abaixo). Como a unidade veio com o mesmo barulho, vão trocar por um H55 (vide as notas do RMA abaixo).

 

O que leva a crer, combinado a todos os depoimentos de consumidores reclamando de barulho, um que chegou a fazer o RMA e recebeu outro da mesma forma (assim como eu), que o Corsair H45 é assim mesmo - um water cooler com excelente desempenho, mas com uma bomba perfeitamente audível (chamo de 'bomba de aquário'). Provavelmente por ela ter uma rotação maior (do que tenho visto, na casa dos 4200rpm), mas ela pode também não ter isolamento acústico no invólucro por ser uma unidade de baixo custo. Ou então é por ser uma bomba forte, mas de construção barata e que sacrifica na operação silenciosa.

 

----------------------------------------------------------------------

Disclaimer: não sou loja, não sou comerciante, não sou funcionário de nenhuma empresa de informática, quiçá de refrigeração, e só estou postando o vídeo como usuário, consumidor e aficionado. Não levem tudo ao pé da letra e deixem margem para a possibilidade de um lote gigantesco ter vindo ruim e o mercado estar inundado com várias unidades apresentando ruído da forma que a minha, do vídeo (se bem que isso já faz seis meses e já passamos por um Black Friday e um Natal). Vídeos são subjetivos, mas o barulho é aparente e já foi mencionado por vários usuários, inclusive eu, que testei dois H45 seguidos, sendo que um deles foi testado antes pelo Suporte da Corsair Brasil (RMA). O ruído não é de desgaste ou vibração, bolha nem nada. As duas unidades que eu testei parecem perfeitamente normais, sendo que a primeira tem um desempenho excelente. A segunda eu só fiz o teste de ruído da bomba (vou trocá-la por outro modelo).

 

Como mostra o vídeo, a bomba foi testada a 12v (a recomendação da Corsair Global) em uma fonte AX750W e com as mangueiras para baixo, a maneira indicada quando se for instalar na parte de trás do gabinete.

 

Observação: pelo que tudo indica, o ruído é esse mesmo. Quem diz que a bomba do H45 é silenciosa pode ter caído em algumas armadilhas, a mencionar:

 

1 - está com a bomba variando de velocidade, geralmente usando apps de gerenciamento de fans e perfis. Então em repouso a bomba fica em rotação baixa (inaudível), e o barulho da bomba em carga é camuflado pelo barulho da ventoinha em alta rotação, que no caso do H45 também é atipicamente barulhenta. Ou seja, a impressão geral é de que a bomba é silenciosa, só que manter a bomba em rotações variáveis pode acarretar na quebra da mesma.

 

2 - a bomba estar plugada em um conector da placa-mãe que vem pelo default a 7v ou em silent, etc. (sim, algumas placas-mães são assim, inclusive a minha). Se a pessoa não seta no BIOS o conector para full speed / disable, etc., a bomba vai provavelmente rodar a 70% da carga, inaudível. Mas você perde 1-2ºC com isso e a unidade não vai trabalhar no potencial total, além de arriscar a quebra da bomba, pois elas precisam funcionar a 12v.

 

3 - ou pode ter pegado uma unidade que veio com a bomba mais fraca, com rotação mais baixa do que o normal. Em geral, a margem de variação para as especificações de fábrica do rpm é de 10%, mas não descarte a possibilidade de vir abaixo disso.

 

Como nota, water coolers como o H60, H75 e Maelstrom 120 tem bomba inaudível. Inclusive as bombas do H60 e do Maelstrom é preciso chegar a um palmo de distância para começar a ouvir o murmurinho da bomba. Instalado no sistema, não dá para ouvir a bomba do H60 e do Maelstrom nem se você colar o ouvido na grelha do gabinete.

 

----------------------------------------------------------------------

Abaixo o teste que eu fiz com o H45, enviado e testado antes pelo Suporte da Corsair Brasil.

 

 

 

----------------------------------------------------------------------

Notas sobre o RMA do H45, iniciado em outubro de 2016.

 

-------edit-------

Enviado para a Corsair Brasil no dia 31 de outubro.

 

-------edit-------

Recebido pela Corsair Brasil no dia 4 de novembro.

 

-------edit-------

Bomba nova testada pela Corsair Brasil no dia 14 de novembro. Me mandaram um vídeo, mas parece tão alto se não mais alto do que a unidade que eu mandei fazer o RMA. Como o vídeo pode enganar (microfones diferentes), perguntei a eles se as duas bombas estão com um barulho parecido. Vou aguardar uma resposta.

 

-------edit-------

24/11/2016 - pedi para eles compararem as duas bombas mas eles refizeram o teste apenas com o H45 novo. O que eu enviei já foi para o descarte, então não tem como comparar os dois. Como o vídeo é irrelevante (microfones enganam), eles vão me mandar o H45 novo e eu testo aqui em casa. Pode ser que chegue semana que vem. Vamos ver... Cenas do próximo capítulo!

 

-------edit-------

30/11/2016 - a Corsair Brasil postou ontem nos Correios, dia 29 de novembro, um Corsair H45 novo, já que eles descartaram o meu e não puderam comparar as bombas. Infelizmente incorre no risco de eu ter que fazer outro RMA se esse H45 vier igual ao outro. Já está a caminho nos Correios. Costuma ser rápido, então acho que amanhã, no máximo sexta-feira chegue aqui em casa. Assim que chegar eu confiro o barulho da bomba e posto aqui.

 

-------edit-------

Ufa, finalmente "saiu para entrega ao destinatário". Se chegar hoje mesmo (às vezes volta), vou tentar fazer o teste hoje para postar o resultado.

 

-------edit-------

O H45 do RMA chegou quinta (8/12/2016), mas estou atolado de trabalho. Talvez hoje eu consiga dar uma parada para ver isso! 

 

-------edit-------

A Corsair Brasil me mandou o H45 novo sem avaliar o barulho da minha unidade (eles disseram que jogaram fora). A unidade nova veio com o mesmo barulho, senão pior. Escrevi dizendo que queria trocar por outro modelo, pois considerava o barulho inaceitável e não poderia vender no Mercado Livre por preço de "water cooler com defeito".

 

-------edit-------

22/12/2016 - resposta deles ontem: "Agradecemos nos ter procurado e estamos felizes com a conclusão. atenciosamente Corsair Brasil". Fecharam o ticket. Vão me dar mais trabalho. De uma profunda falta de educação e profissionalismo. Estou virando habitué do RMA da Corsair...

 

-------edit-------

04/01/2017 - precisei escrever para a Corsair Global reclamando sobre o suporte da Corsair Brasil. Agiram de forma rápida. A filial brasileira foi contatada e eles reabriram o ticket. Mas o Suporte da Corsair Brasil me ofereceu um H55 pela troca... A unidade mais simples da Asetek e com fan de 3 pinos. O H55 (Pichau) está mais barato do que o H45. Nunca vi um suporte oferecer um modelo mais barato para o cliente, especialmente depois de dois RMAs seguidos. Aceitei porque não é do meu feitio pedir nada. Pelo menos a Corsair tem RMA, não é mesmo?

 

Depois eu posto para avisar se chegou tudo direito.

 

-------edit-------

13/01/2017 - o H55 chegou anteontem, mas está estranho. Parece ter vindo com o fluido metade preenchido. Talvez menos. Se eu virar o radiador, faz muito barulho. Também vi marcas de líquido na conexão da mangueira e na ranhura do radiador. Agora ele tem marcas de óleo (dedo) no radiador. Deve ter dado zebra na hora que ele foi preenchido na fábrica. Deixei à noite trabalhando fora do gabinete e não vi vazamentos pela manhã. Entrei em contato com a Corsair Global porque isso pode comprometer a bomba (trabalhar com pouco fluido) e comprometer o desempenho do water cooler. Realmente estranho. E inacreditável... Minha vida agora é entrar em contato com o RMA da Corsair. Fiz um vídeo contínuo do unboxing e do teste caso eles reclamem.

 

Cenas do próximo capítulo...

 

-------edit-------

14/01/207 - como é o meu 3º RMA (inacreditável) e estou gastando dinheiro e tempo com isso, pedi uma unidade melhor (não especifiquei o modelo). A Corsair Brasil disse que só tem em estoque o H45 e o H55 para substituir a minha unidade. Então a Corsair Brasil não está mais fazendo RMA de nenhum outro water cooler da Corsair? Como eles já tinham me oferecido um modelo mais simples no 2º RMA (H55), depois de eu ter que fazer uma reclamação para reabrirem o ticket (que eles tinham fechado achando que eu ia desistir), vou ter que fazer outra reclamação.

 

Já perdeu a graça.

 

-------edit-------

20/01/2017 - vou receber o reembolso pelo H55. Mas estou extremamente insatisfeito e irritado com o RMA da Corsair. Só tive problemas e entraves, isso desde o RMA do H60 (sim, já estou no meu 4º RMA com a Corsair de 5 produtos que coloquei a mão). 

 

-------edit-------

21/02/2017 - finalmente, após eu retornar dois H45 e um H55 para o RMA da Corsair, todos com problemas, gastar mais de R$ 100 reais de Correios e pacotes (o H45 original custou R$ 250), e a Corsair Brasil fechar o ticket na minha cara e ficarem de má vontade, me oferecendo o H55 duas vezes, um water cooler de 3 pinos mais barato do que o H45 que eu comprei, eles me reembolsaram os R$ 250 do produto original.

 

De tudo o que tenho visto, o controle de qualidade da Corsair é abaixo da média, tanto em relação aos produtos como no atendimento. Ainda tenho tickets abertos na Corsair Global para saber o rpm das bombas do H55 e H75 e ainda estou sem resposta (já faz mais de um mês). Chegou ao absurdo de um dos atendentes me informar a velocidade da bomba do H60, da CoolIT, sequer o mesmo fabricante do H55 e H75 (Asetek). Parece que nem eles sabem o que estão vendendo.

 

Atualização em 15/11/2017. Já fechei os tickets da Corsair Global. Ninguém sabe a rotação da bomba do H55 e H75, nem mesmo os representantes. Por ser OEM da Asetek e outros modelos como Thermaltake e EVGA serem de 3000-3400rpm, e por várias pessoas dizerem que essas bombas apresentam leitura de 1500rpm em certas placas-mãe (que leem o pulso da bobina errado), e a Asetek não tem bomba de 1500rpm, dá para dizer que o H55 e o H75, assim como o H115i, H80i e todos os modelos com bomba da Asetek tem rotação de por volta de 3000rpm (10% +-).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Contiusa disse:

ATUALIZAÇÃO SOBRE O BARULHO DA BOMBA DO CORSAIR H45

em andamento

 

Então, pessoal, agora que deu uma folga eu voltei a prestar atenção no caso do H45, principalmente porque eu achei este review, e segundo eles a bomba da unidade é bem silenciosa. Eu escrevi e o cara falou que a unidade foi testada fora do gabinete e em uma sala isolada acusticamente com som ambiente (na sala) de 19 dBA (como dito no teste). Então se ele diz que não dá para ouvir a meio metro de distância, e que a bomba só é ligeiramente mais barulhenta do que as outras (ele testou um H75), é porque ela é realmente silenciosa (ou ele deu sorte). Mas barulho é subjetivo, então eu só darei uma conclusão após fazer o RMA.

 

Enfim, deixo em suspenso o nível de ruído que a bomba tem. Se a Corsair fizer a troca e a bomba que vier for silenciosa, eu refaço a avaliação. O que seria uma boa notícia, pelo ótimo custo benefício dessa unidade.

 

Amanhã eu devo entrar com o RMA, então pode ser que em duas semanas eu já tenha um resultado. Vamos cruzar os dedos!

adicionado 7 minutos depois

 

-------edit-------

é bom lembrar que a bomba do H45 que foi testada não apresenta nenhum ruído de bolhas ou falha mecânica, desgaste ou vibração, apenas um zumbido agudo / baixo de "bomba", o que torna a avaliação de um possível defeito praticamente impossível. Só mesmo o RMA da Corsair ou quem lida com essas unidades o dia inteiro para saber se ela está fazendo um ruído anormal ou não. 

Isso será interessantíssimo saber, mesmo que eu não queira mais ele quando vim aqui neste tópico e decidi pelo o h80i V2 por sua possível maior durabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Charles Decker disse:

Isso será interessantíssimo saber, mesmo que eu não queira mais ele quando vim aqui neste tópico e decidi pelo o h80i V2 por sua possível maior durabilidade.

 

Pois é, também acho. Mas é uma loteria. Não me surpreenderia de ser assim mesmo, pois a bomba não aparenta estar com defeito. Se a bomba for realmente silenciosa, aí o ideal, nessa faixa de 200-300 reais, seria comprar o H45 e trocar o fan. Ele está custando 225, mas 50 de um bom fan, sairia por 300 com frete. Interessante para o desempenho que ele tem.

 

Mas o H80i é mais forte, pelo que tudo indica, então são dois water coolers em categorias diferentes.

 

Ah, já dei entrada com o RMA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico fantástico! Excelente trabalho aliado à considerações bem úteis sobre instalação e tudo mais. Não faço OC e sempre fiquei nos coolers stock, mas agora que estou montando algo de dimensões reduzidas a temperatura se tornou uma preocupação. Devo ir de watercooler para desimpedir o fluxo de ar dentro do gabinete, e um tópico com testes com vários coolers populares no Brasil era justamente o que eu precisava. Obrigada!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa Você saberia dizer se as dimensões do radiador do H45 são iguais às do H60? Estou quase certa de que pegarei o H45 (e aguardo com interesse o retorno da Corsair quanto ao ruído!), e preciso do tamanho de antemão para pegar uma GPU que caiba.

 

Fora isso o case dará poucas opções para montar o WC. Acha colocar de lado como esse cara ruim? Na melhor das hipóteses ficará no mesmo nível da bomba. Só saberei quanta ginástica precisarei fazer para tentar rotacionar o bloco quando tiver as peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Nihal disse:

@Contiusa Você saberia dizer se as dimensões do radiador do H45 são iguais às do H60? Estou quase certa de que pegarei o H45 (e aguardo com interesse o retorno da Corsair quanto ao ruído!), e preciso do tamanho de antemão para pegar uma GPU que caiba.

 

Fora isso o case dará poucas opções para montar o WC. Acha colocar de lado como esse cara ruim? Na melhor das hipóteses ficará no mesmo nível da bomba. Só saberei quanta ginástica precisarei fazer para tentar rotacionar o bloco quando tiver as peças.

 

ele é mais comprido do que o H60 por causa da bomba que fica no radiador. Nos gabinetes de torre o H45 vai bater em placas de vídeo que ficam no primeiro slot, colado ao painel traseiro da placa-mãe. Mas algumas placas-mãe tem o primeiro slot mais baixo. Outras tem aquele PCI pequeno primeiro e a VGA no segundo slot. Mas se for no primeiro slot, colado nas entradas de som, o H45 tem grandes chances de não caber.

 

Eu acho que de lado não teria problema, mas como a mangueira fica praticamente horizontal, eu não sei em relação ao H45, porque ele tem a bomba no radiador. Mas muito provavelmente o ar vai ficar um pouco acima da entrada da bomba. Eu cheguei a testar o H45 em algumas posições para conferir se o ar sempre entra na bomba (e sempre entra), mas não de lado. Se a Corsair devolver rápido, eu até posso testar. 

 

Mas ouvi de um membro aqui do fórum que ele é barulhento mesmo. À noite ele diz que dá para ouvir perfeitamente a bomba, e que outras pessoas já fizeram o RMA e a bomba voltou com o mesmo ruído. Vamos ver. Como eles vão testar lá, pode ser que demore.

 

Abaixo tem as medidas dele (tirei algumas fotos porque não tem na internet):

 

 

H45_specs_01.jpg

H45_specs_02.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leegados disse:

@Contiusa Boa tarde, beleza mano? Eu sei que o H45 cabe na parte traseira de um gabinte Corsair Spec 02...Minha duvida é se ele da em uma mobo micro atx(Gigabyte B85M-D3PH) sem bater na placa de vídeo, será que cabe?Valeu

 

Aí é que está - essa placa-mãe tem o slot da VGA colado nas entradas de áudio. Mas você pode ver as medidas pela foto que eu postei aí em cima. Dá para ver os 120mm do fan / radiador, e tem essa barriga extra da bomba e uma barriga em cima. No gabinete você pode medir aproximadamente e ver se cabe.

 

Pelas minhas contas, 120 do miolo, 13,3 da aba superior, e 168,5 do total. Daria 35mm da aba inferior, não é isso?

 

35+120+13,5=168,5 (medida total do H45). Acho que é isso.

 

Então você pode medir da extremidade do fan exaustor que está no gabinete (se for de 120mm) mais 40-45mm (para dar uma folga). 

 

Vê lá se dá.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas fotos, ajudaram muito! Estarei bem quanto à profundidade, vendo as fotos é essa aba lateral que me preocupa agora, haha. É maior o que imaginei, terei que medir o gabinete certinho para ver se cabe. Minha segunda opção de WC é o Seidon 120v, mas é meio antigo, e dou preferência à Corsair pela garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Nihal disse:

vendo as fotos é essa aba lateral que me preocupa agora, haha. 

 

Pois é, o H45 tem o problema da compatibilidade - sai um pouco do padrão dos water coolers de 120, que cabem em praticamente qualquer gabinete com exaustor de 120. Essa aba extra e a profundidade da bomba limita bastante.

 

Se você tiver um bom fan de 4 pinos de 120mm, pode até comprar o H55 e trocar o fan. Mas ele está um pouco carinho. Ou o Maelstrom 120T, que está por 200 na Pichau. Mas ele provavelmente vai ser de 1-2ºC mais quente do que o M120 e o H60. Mas se você não for fazer over, ou for um over mais leve, o 120T dá tranquilo. Ele tem radiador mais fino, de 22mm (igual ao do H75), e só um fan. Fica mais compacto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

 

Pois é, o H45 tem o problema da compatibilidade - sai um pouco do padrão dos water coolers de 120, que cabem em praticamente qualquer gabinete com exaustor de 120. Essa aba extra e a profundidade da bomba limita bastante.

 

Se você tiver um bom fan de 4 pinos de 120mm, pode até comprar o H55 e trocar o fan. Mas ele está um pouco carinho. Ou o Maelstrom 120T, que está por 200 na Pichau. Mas ele provavelmente vai ser de 1-2ºC mais quente do que o M120 e o H60. Mas se você não for fazer over, ou for um over mais leve, o 120T dá tranquilo. Ele tem radiador mais fino, de 22mm (igual ao do H75), e só um fan. Fica mais compacto.


O H55, é claro! Já pesquisei e re-pesquisei tanta coisa que esqueci dele. Está em uma faixa de preço bem próxima do H45, ainda dentro do meu orçamento, mas realmente é um pouco desconfortável pagar esse valor em um produto antigo, ainda mais tendo que investir em outra fan. O gabinete já vem com uma no local, mas duvido que sirva como substituta.

Não farei over, porém posso encarar uma temperatura ambiente de até 40ºC. Se esse verão for parecido com os passados a temperatura média será 35ºC. Isso em um mITX de 30x30. Terei uma perda de desempenho aí, à princípio me parece uma ideia melhor usar a fan do radiador para remover ar do que puxar de fora e soprar o ar então aquecido nos outros componentes; nenhum fabricante recomenda usar o radiador como exaustor.

 

Obrigada pelas indicações, tenho bastante no que pensar, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Nihal disse:

nenhum fabricante recomenda usar o radiador como exaustor.

 

Haha, nada, tamos aí :thumbsup: Mas o recomendado é usar como exaustor mesmo. Os manuais têm uma porção de coisas erradas, até fotos da Corsair com as mangueiras para cima. Esses gabinetes micro costumam ter muitas grelhas, então o radiador como exaustor não vai pegar o ar muito quente. Eu testei o meu gabinete aberto e fechado e deu uma diferença de 1ºC. Mas estava no inverno e o meu gabinete é ventilado, mas já é um indicativo que hoje em dia não é tão ruim. Antigamente as VGAs eram usinas de força, os processadores esquentavam muito e os gabinetes tinham fonte em cima. Hoje mudou tudo.

 

O fan não vai dar para pegar um do gabinete, pois eles costumam ser de 1000rpm. Teria que ser um de pelo menos 1600rpm. A melhor indicação seria um Akasa Piranha de 1900rpm. Muito bom cooler, silencioso e bonito. Está na faixa de 50 reais. Por isso que o H55 perde um pouco o sentido, pois com o fan extra vai para quase 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber!

Esse papo de fan extra me fez lembrar de procurar no boadica. Não tem esse modelo do Akasa lá, mas tem um H55 à 218. Taí outra coisa que esqueci de fazer, checar os preços dos WC por aqui no Centro. Até o H60 está com um preço mais simpático! Se fixasse bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, em termos de ruído, um WC como o h80i V2 em trabalho máximo se compara a um cooler padrão? Eu estava despreocupado quanto a isso na verdade, pois pegaria um gabinete com bloq acústico, mas... Como a configuração do meu futuro novo projeto de PC ta tão lindo estava afim de combinar com a estética do Noctis 450 white que não tem este bloq acústico. Alem de que, haverá 3 fans frontais e 3 superiores, mas que em rotações baixas não deverá ter grande ruído adicional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Nihal disse:

Até o H60 está com um preço mais simpático! Se fixasse bem...

 

Mas eu tenho visto pouca gente com esse problema. Obviamente que se for pesquisar, tem vários casos, e muita gente sequer sabe que está com problema. Se vier ruim, é só trocar. Mas eu compraria de uma loja mais reconhecida, porque os estandes podem criar confusão para trocar.

 

Esse Piranha só nas lojas mesmo ou mercado livre. Pode ser um Akasa Viper de 120 também.

 

11 minutos atrás, Charles Decker disse:

Gente, em termos de ruído, um WC como o h80i V2 em trabalho máximo se compara a um cooler padrão? 

 

Cooler padrão que você fala é o cooler box? Se for, nada se iguala ao cooler box em barulho, só os aviões da Varig :P 

 

Se o cooler padrão que você fala sã os air coolers, como o seu Hyper T4, os water coolers vão fazer mais barulho, não importa o modelo. Acredito que o H80i venha com fans de melhor qualidade, mas já vi gente que trocou por dois Akasa Piranha (eu tenho dois e eles são um veludo). Então pode ser que o H80i também venha com fans "OEM".

 

Vai comprar uma CPU desbloqueada?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa estou estupefato com esse post, é de um conteudo excelente e esclarecedor, coisa de cientista, parabéns...Vou aqui me manifestar apenas do ponto de vista sobre ruido provocado por Water cooler, falavam tão mal disso que quase desisto de comprar um, como voce sabe acabei comprando o H115-i e estou supersatisfeito com ele, e aqui no silêncio do meu quartinho de empregada, onde faço meu escritório, não ouço absolutamente nada, é como se não tivesse ventoinha...e olha que são duas no wc, uma traseira, duas no frontal e uma no solo do gabinete que é um monstro, o  750D da Corsair.

Lembra-se do Vulcano da Thermaltake??? Eu tinha um desses lá por 2000 e qualquer coisa, não lembro, eu morava em um sobrado e o pc ficava no andar de cima, quando eu descia tipo esse horário para beber agua por exemplo, do pavimento terreo eu ouvia o ruido dele parecia aquelas bombas de água de prédio de 3 andares...

Mais uma vez parabéns pelo artigo, eu não diria tutorial porque não está ensinando instalação de nada ou manuseio de algum programa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn valeu :thumbsup: mas essa questão do barulho é muito subjetiva. Os dois fans de 2000rpm do H115i em um radiador de water cooler vão fazer barulho, não tem jeito. E eles estão listados como de 40 dBA (bem agressivos no quesito audível). Acima de 1200-1400 qualquer fan se torna audível (dependendo do tamanho). Acima de 1600-1700rpm já incomoda para mim. Eu sequer usaria o NH-U14S a 12v (1500rpm) porque acho alto. Mas eu estou acostumado com coolers inaudíveis. Então silencioso para mim é não ouvir absolutamente nada à noite, e o meu quarto tem cortina superpesada e é silencioso.

 

Não é todo mundo que tem esse perfil, mas muita gente está no mesmo barco. Usuários que trabalham à noite, fazem edição, artistas, pessoal de arquitetura, etc, que não quer ouvir nada. Só mexer no trabalho e talvez ouvir um jazz de quebra :lol: Nesse sentido, os water coolers estão simplesmente fora da festa. A menos que você compre um H110i e coloque dois Noctua de 1200rpm. Ou um Noctua Industrial de 2000rpm rodando em silent. Talvez até em normal. Ou então o pessoal  mantém uma velocidade fixa pelo Corsair Link (boa opção).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Vou tentar fazer um pequeno vídeo com o celular, a noite, e coloco ele aqui para comprovar o silêncio dele.

 

Não pode ser feito dessa maneira. O celular não é uma boa referência. Testes de ruído também tem uma metodologia. O barulho das versões H100i e H110i (H115i) são conhecidos e muito discutidos na internet. 

 

40 dBA para o sistema é muito acima do que o mercado considera razoável. Mas é como eu disse, cada um tem a sua própria tolerância ao barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker vai depender muito do fan OEM, mas o fan tem sete pás largas, que costumam ser mais silenciosos do que os modelos do H115i e H45, de nove e onze pás, mas esse H105 tem fan de 2700rpm. Ou você coloca o PWM em silent ou ele vai abrir o bico em certas situações. Ou você pode manter em uma rotação constante, a seu gosto, se ele tiver o Corsair Link.

 

Ele também tem o radiador mais alto, então tem que ver se cabe no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...