Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telefunken 445 ch815 listras claras horizontais


Posts recomendados

Eu tenho essa telefunken antiga preta e branca que está com alguns problemas. Primeiro, ao ligar, a imagem não para de correr na horizontal e vertical, mesmo se mexer nos controles h/v na traseira. Ela se ajeita mas logo volta a correr. Depois de um tempo ela se estabiliza na horizontal e ai girando o controle de vertical ela para quieta. Mesmo assim tem várias listras claras horizontais na tela que ficam mudando de posição o tempo todo, o melhor jeito de descrever é uma névoa de linhas brancas que diminui bastante o contraste da imagem. Além disso, a imagem é meio ondulada, como uma bandeira (as ondulações não mudam de posição). As vezes, raramente, a imagem do nada pisca e fica perfeita por alguns minutos, depois pisca de novo e volta ao "normal". Se for ajudar eu posso postar fotos da imagem e dos circuitos dela. Como ela é muito antiga eu já troquei a maioria dos capacitores eletroliticos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas a ser verificadas são as famosas soldas frias. Ver se não há algum componente meio solto nas ilhas.

O sintoma realmente é de capacitor esgotado, mas tem de fazer uma revisão geral.

Se os resistores forem de massa carbônica, verificar se seus valores não estão alterados.

Vou ver se não tenho o esquema dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos 3 capacitores da fonte já troquei 2, um ainda não porque não achei em estoque nas lojas daqui. Alguns capacitores só achei com a tensão um pouco acima dos originais, tem algum problema nisso? Vou trocar os diodos em breve.. A propósito achei o esquema elétrico de uma "Telefunken chassis 815" na internet mas não acredito se tratar do mesmo aparelho. Tem alguma chance de o problema estar em algum transistor? Parece que vários já foram trocados antes dela chegar nas minhas mãos.

@Manjaro  Eu sinceramente prefiro essa do que os aparelhos mais novos. Questão de gosto mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da função do capacitor. Tensões um pouco acima normalmente não há problema.

Os capacitores mais críticos na fonte de alimentação são os C805, C806 e C807.

Todos eles de 100uF x 200V, à exceção do C807 que é de 380V.

Esses não podem em hipótese alguma serem de menor tensão.

Na saída do R805 deve ter a tensão de 318V se ligado em 127V, ou 278V se ligado em rede de 220V. pode alterar em 6V.

Os diodos da fonte (D801 a D804) são os 1N4005 ou os 5K 1/08.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou comprar o capacitor da fonte que ainda não troquei (um dos de 100uf x 200V, na primeira vez só tinha um no estoque) e os diodos amanhã. Se não tiver os 1N4005 pode ser os 1N4006 ou 1N4007, correto? Não entendi a parte de 5K 1/08, isso é valor ou código? Porque os diodos da fonte dela são de 1A x 600V, certo?

A propósito, uma dúvida: Em amplificadores eu uso o chassi de metal como terra pra medir tensão em corrente continua, nessa televisão qual parte seria mais adequada pra isso? Posso usar a saída negativa do alto falante?

 

@Ricardo S Ferreira Tem como me passar o esquema elétrico dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os diodos que o Ricardo mencionou é SK 1/08, eles são equivalentes aos da linha 1N4XXX.

 

Os terras do primário e do secundário são separados, o do primário você usa no negativo do capacitor de filtro principal, no secundádio você pode usar a malha de aterramento do tubo ou o negativo do +B...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei os diodos D801 a D804 e o C805 que era o capacitor que faltava. Não houve nenhuma mudança. A tensão no R805 flutua entre 240V e 250V, às vezes baixa até 230V. Posso deduzir que o problema está em algum lugar da fonte? Com o esquema elétrico eu poderia medir a tensão nos componentes e achar onde ela começa a ficar abaixo do normal pra saber onde está o problema, correto?

A propósito, o que significam todos esses furos que não são usados embaixo dos capacitores de filtro? Ah, e esse Fu 801 já foi trocado antes, ele é um fúsivel e a resistencia através dele deve ser nula, certo? (A foto dele é mais antiga, ao redor dele tem o capacitor de filtro principal, um grandão da siemens, e alguns diodos antes de serem trocados)

 

IMG-20160909-00027.jpg

IMG-20160817-00014.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os vários furos sobre o capacitor era porque existiam vários modelos diferentes do mesmo capacitor, ai o fabricante já deixava os furos prontos nas placas para comporta-los...

O FU é um fusível mesmo.

Uma dúvida, na mesma foto do fusível tem dois diodos acima do capacitorzinho praticamente coberto por uma fuligem, Por acaso, isso não seria um zinabre?

Sugiro fazer uma boa limpeza nessa placa antes de continuar trabalhando nesse TV!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu estava limpando ela conforme ia trabalhando, qual a melhor forma de fazer uma boa limpeza? De preferência desconectar a placa.. A propósito a foto é de antes de eu trocar os diodos, aquilo era zinabre mesmo, a perna de um deles inclusive caiu quando removi, não sei como ainda funcionavam. Enfim, os únicos componentes da fonte que não troquei foram os resistores (dois comuns e três de fio), os capacitores cerâmicos e a chave 110/220. É muito difícil que eles falhem, certo? Pode ser que o problema não esteja na fonte, considerando que a saída está com a tensão baixa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Ricardo S Ferreira Muito obrigado pelo esquema, ajudou muito mesmo! Se lembrar do site onde o conseguiu por favor me indique, tenho muito interesse em aparelhos dessa época..

Eu dei conta da fuligem e do zinabre, não foi difícil já que o outro lado da placa estava impecável e só havia zinabre em alguns poucos componentes.. Achei e arrumei uma solda fria num dos resistores da fonte, agora a saída da fonte consta 280V, perfeitamente aceitável de acordo com o esquema dela.. Porém os problemas dela persistem. Medindo a tensão em um transistor do horizontal notei que aquele zunido que as tvs de tubo fazem normalmente muda muito quando faço contato da ponta de prova com o transistor, isso é normal? 

Edit: Acho que a fonte estava boa o tempo todo e eu que cometi um erro de medição antes.. Vou prosseguir seguindo as tensões pelo caminho do sinal e ver onde sai fora do normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que encontrei o problema dela, enfim. No esquema elétrico consta uma tensão, chamada "U4", de 12V, que deve sair do seletor de canais e ir então pro circuito vertical. Ela está chegando ao circuito com apenas 8V. O sinal de vídeo sai do módulo FI e chega ao vertical com 4.1V, sendo que no esquema consta 3.9V, até ai tudo bem, acredito eu. Mas dos nós em que essa U4 chega ao circuito em diante, todas as tensões ficam bem abaixo do esperado. Concordam que esse deve ser o problema? No esquema não mostra de onde exatamente vem essa tensão, apenas que sai do seletor de canais. Eu removi o seletor, abri e limpei ele bem e achei um cerâmico com uma perna completamente quebrada onde o sinal da antena chega, não sei se o problema está ali porque ainda estou por trocá-lo. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Então, eu achei um trimpot na área do flyback (R711) que ajusta algumas tensões que alimentam o horizontal e o vertical. Ajustei ele confome o esquema e todos os problemas dela sumiram, porém meio que deu um zoom na imagem, deixando boa parte pra fora da tela. Ela tem um controle de altura e deu pra ajustar por ele, mas acredito que não possui controle de largura. Tem algum resistor que eu possa aumentar ou adaptar um trimpot pra ajustar a largura? Ou algum outro jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigos, primeiramente quero pedir desculpas por não ter dado retorno antes, demorei tanto pra achar um equivalente ao C712 que acabei não postando. Agradecimentos ao @BCP, o televisor ficou funcionando, porém depois de um tempo começou a dar um problema na imagem que fica difícil explicar, como se a deflexão não estivesse correta. Quando der eu posto foto.

Porém, eu abri ela de novo e removi a placa completamente pra limpar. O problema é que eu esqueci de marcar a ordem dos cabos que vão pra defletora. No esquema postado pelo Ricardo mais acima, eles estão marcados como Cb02/1 a Cb02/4. A defletora aparece no esquema acima da parte marcada como "Osc. Horizontal".

Pra dificultar, eles não tem um conector compartilhado, cada um tem seu conector individual. Os cabos que saem da defletora tem as cores vermelho, verde, laranja e preto.

Como o cabo vermelho está ligado diretamente ao C711, então podemos deduzir que ele seja o Cb02/4. O cabo verde também está ligado a bobina horizontal, então ele só pode ser o Cb02/3.

Mas e o cabo preto e o laranja, como descobrir qual é o Cb02/1 e qual o Cb02/2? Tá bem difícil ver onde exatamente eles estão ligados, se eu conectar trocado dá ruim? Estraga alguma coisa? Ou simplesmente não funciona?

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...