Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos amperes sai da tomada 110 ou 220?


Blumer Celta

Posts recomendados

Oi pessoal, dei uma pesquisada na internet para saber quantos amperes sai da tomada (110 ou 220)

mas as respostas que encontrei formam confusas... o pessoal pensava se tratar da tomada (dispositivo físico que se compra nas lojas de materiais de construção)

Mas não é isso, o que quero saber é a corrente que sai dos fios da tomada... (e não quanto aguenta uma tomada vendida)

Obrigado pessoal.

 

adicionado 21 minutos depois

Obs: Onde aparece escrito corrente eu tinha escrito 4mperagem (mas parece que o forum corrige automaticamente) estou escrevendo esta ressalva pois apesar de acreditar que corrente e 4mperagem são a mesma coisa) pode ser que gere confusão sobre o que estou realmente perguntando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quantifica a corrente suportada é a bitola dos fios, ou seja se você ligar um radio qq bitola serve, 0,5mm, já se você ligar um ferro elétrico, necessitara de fio de 1,5mm, um chuveiro dependendo da potencia e tensão da rede fio de até 10mm e assim por diante é natural q a tomada terá que suportar a corrente ou corrente, com queira. existe uma tabela padronizada pela ABNT. Por padrão as tomadas usam fios de 2,5mm que em 220v, suportam até 3.200watts.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender da bitola do fio da tomada, suponhamos que ele seja grosso o suficiente para passar qualquer corrente, aí o valor máximo dessa corrente será determinado pela potência do transformador instalado na sua rua.

 

E 4mperagem não existe, assim como tensão e wattagem também não.

O que existe são suas unidades amperes, volts e watt e suas medidas corrente, tensão e potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, você quer saber a corrente máxima que pode sair de uma tomada. 

No caso a corrente máxima dos transformadores de rua. 

A maioria desses transformadores fornece 50KVA. 

Isso quer dizer que ele pode fornecer aproximadamente 450A em 110V ou 220A em 220V. 

Essa corrente é limitada em 50 ou 60A através dos disjuntores. 

Lembrando que a corrente é relacionada com a resistência da carga.

Cargas com maior resistência consomem menos corrente e vice-versa. 

  • Curtir 4
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Se curto-circuitar uma tomada, a corrente tende ao infinito.

Simples assim.

Por isso os vários sistemas de proteção como os disjuntores, fusíveis etc.

 

Isso só em teoria. 

Se realmente fosse ao infinito, a casa dora iria pelos ares. 

 

Vamos ser mais modesto:

Digamos que apenas curto-circuitasse toda a rede elétrica da rua: 

A pessoa que provocou o curto-circuito iria pro hospital com queimaduras graves da explosão provocada. 

 

O que ocorre é que os próprios fios da rede elétrica da casa limitam a corrente. 

Os adjustores não tem velocidade suficiente para evitar uma explosão.

 

 

Num curto-circuito em rede domestica, a corrente não deve passar de 200A.

 

Se estivesse limitada ao valor de potência da rede elétrica da rua.... Seriam mais de 2000 amperes numa explosão muito grande. 

 

 

adicionado 6 minutos depois

Na verdade ele quer saber a capacidade de potência de uma resistência: 

Gira em torno de 6Kva

 

Isso dá 27 amperes em 220V

Ou 47 amperes em 127V.

 

Se consumir mais que 6Kva, os disjuntores desarmam. 

 

Contudo numa tomada só, só é possível consumir até uns 20 amperes, quando a tomada é de 20 amperes.

A maioria das tomadas são de 10 amperes. 

 

Mas a suma de todos eletrodomésticos ligados juntos em vários cômodos da casa, não pode ultrapassar 47A em 127V e nem 27A em 220V. 

 

Este valor serve para uma rede domestica residencial, do tipo monofásica. 

  • Curtir 6
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off on topic... faz parte de minha vida elétrica 3 chuveiros em 220 bifásico (e eram 5... sério!. 2 coloquei em outro padrão). Torço pra que não liguem os 3 simultaneamente no inverno. Até hoje tem dado certo mas certa feita quando eram 5 realmente o disjuntor do padrão caiu

3 horas atrás, albert_emule disse:

27A em 220V

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BloodCeltics Lopes Sua pergunta já foi respondida, um pouquinho em cada post.

Agora minha versão juntando tudo.

 

Geralmente, na maioria das casas, uma tomada pode prover 21 Amperes de acordo com a NBR-5410.

Agora eu explico por que: Imagine que a hidrelétrica de Itaipu pode gerar 100 milhões de amperes (na verdade é mais que isso) "sua corrente máxima é dada pela usina Itaipu"

porém da usina o que sai é alta tensão, então essa energia passa por vários estágios de rebaixamento de tensão em vários transformadores até chegar ao transformador da sua rua, onde será transformado em uma tensão utilizável nas residenciais.

 

Como já foi dito, o transformador da rua geralmente fornece +/- 450 Amperes

"Agora a sua corrente máxima é dada pelo transformador da rua" (450A) de onde sai cabos 35mm² que suportam 111 Amperes

"Agora a sua corrente máxima é dada pelo cabo 35mm²" (111A)

que chega ao "relógio" da sua casa que usa cabo 16mm² e suporta 68 Amperes.

"Agora a sua corrente máxima é dada pelo cabo do "relógio" (68A)"

 

Depois disso só depende dos fios que foram usados do "relógio" até a sua tomada.

O fio padrão para tomadas é 2,5mm² que suporta 21 amperes, se você descartar a tomada e ligar uma carga diretamente nos fios, e esse fio for o 2,5mm²,  sua "tomada" suportará 21A.

 

Isso tudo baseado no padrão de normas técnicas Brasileiro para cabos e fios.

Acho que não da para ser mais detalhado explicando de maneira simples.

Abraço

 

 

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Meu caro colega, o consumo será o mesmo sempre. Apenas a rede elétrica que poderá possuir ligação diferente de acordo com o modelo de sua resistência, ou seja, se for 110v, toda a corrente solicitada pelo aparelho passará por um fio e se for 220v, metade da corrente solicitada pela resistência sairá de cada fio. Exemplo. Digamos que você precise de 1400w, neste caso ela precisará de 13 amperes no fio fase para trabalhar em 110v (que solicita fio de bitola 1,5mm) e 6,5 amperes para trabalhar em cada fase em 220v (que solicita fio com bitola de 0,75mm), incluindo se for 220v monofasico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Um off-topic ao estilo da @Isadora Ferraz:

Lá pelos 13/14 anos comecei a ficar curioso sobre a eletricidade e pra me auxiliar comprei um multímetro, desses amarelinhos bem baratos, e tinha essa mesma dúvida "quantos amperes essa tomada pode me fornecer?" resolvi medir, perdi o multímetro e uns fios das sobrancelhas!

  • Curtir 1
  • Haha 4
  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membro VIP

Efeito corona... responder tópico de anos atrás... kk

sinistro... alguém que não o França pode o ter reaberto mas não aparece pra mim... alguém confirma...? faz um print... apareceu só uma linha azul... 🤔

 

Mas tentando somar... a tomada simples residencial só pode fornecer sua capacidade máxima que geralmente é impressa nela.

 

modulo-de-tomada-20a-250v-delta-aluminio

 

As de furo maior pra plug pino grosso são 20A. Ou seja, não conte com mais que isso...

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida original se referia ao seguinte:

Eu achava que os Ampreres queimavam as coisas...

tipo se eu tivesse uma fonte de 12v e 100A ela não poderia ser utilizada em um aparelho que originalmente usasse uma fonte de 12v e 850ma pois queimaria o aparelho... por exemplo...

 

Mas depois aprendi aqui que estes amperes é quanto a fonte pode "suportar", por exemplo a de 12v e 100A poderia suportar mais aparelhos de 12v ligados ao mesmo tempo, enquanto que a de 850ma arriaria se ligasse mais de um...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os A a+ podem queimar sim  e + coisas. P.ex. se algum dano ocorre ou se você ligar invertido um carregadorzin de celular 5V de 1,99 a chance de pifar seu arduíno é bem menor do que se você ligar nos 5V de uma fonte de pc. Por isso há a necessidade de no mínimo um fusível pra cada situação.

 

caixa-fusiveis.jpg?resize=1280,640&ssl=1

 

Dica: pra arduínos e cia use fusível de 0.1A

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2020 às 03:11, Renato.88 disse:

Dependendo do trafo lá do poste pode passar de 500A se os disjuntores suportarem essa corrente e tiver uma carga a altura. 

Veja que tem muitas casas ligadas ao mesmo transformador. 

 

Geralmente os próprios cabos que ligam a rede da rua até a casa, ajuda a atenuar a corrente máxima. 

 

Se ao invés de cabos finos, viesse um barramento de cobre maciço direto do transformador do poste, qualquer curto-circuito em casa, explodiria igual uma bomba 

adicionado 3 minutos depois

Outra curiosidade é que aqui no Brasil a capacidade dos quadros de energia residenciais geralmente são de 40 amperes no máximo.

 

Nos estados unidos os quadros das residencias chegam a ser de 200 amperes. 

Mas lá eles tem tudo elétrico.

Ao invés de lareira, é aquecedor elétrico e tem que ser potente para aquecer a casa toda. Pois tem épocas do ano que faz frio abaixo de zero. 

Fogão elétrico. Sistemas que aquecem água.....

Até piso com aquecimento elétrico eles costumam ter

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou levar para um nivel desnecessário...

 

se considerar a impedância do ponto de entrega até a tomada como sendo de 5% (0,05 ohms) você terá na tomada:

em 220V: 4,4kA

em 127V: 2,54kA

 

este nível de impedância é exageradamente baixo, em residências costumamos ter algo em torno de 7-10% o que leva o nivel de CC (curto circuito) para menos de 3kA (capacidade de ruptura de disjuntores de distribuição usados em residências.

a impedância depende, claro, da fiação e da distância dos encaminhamentos. Mas não espere obter uma corrente de 3 mil amperes numa tomada convencional, vários dispositivos de proteção vão desarmar no meio do caminho antes disso acontecer, e ainda, se acontecer, será por uma fração de segundo, tempo suficiente para os mecanismos de proteção contra CC atuarem.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, albert_emule disse:

Se ao invés de cabos finos, viesse um barramento de cobre maciço direto do transformador do poste, qualquer curto-circuito em casa, explodiria igual uma bomba 

Me fez lembrar os vários transformadores que tem na empresa onde eu trabalho. 

Alguns tem mais de 2 metros de altura. 

Cheguei perto de um e li a plaquinha:

Entrada: 13800V

Saida: 220/380V - 2500A

Potência: 950KVA

 

São usados pra alimentar várias máquinas de solda e os motores das esteiras que transportam as peças. 

 

Por cima se vê os barramentos de cobre maciço que vão pelo teto e descem as caixas de distribuição com fusível de 150A.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 14/09/2016 às 11:15, caolne disse:

Isso vai depender da bitola do fio da tomada, suponhamos que ele seja grosso o suficiente para passar qualquer corrente, aí o valor máximo dessa corrente será determinado pela potência do transformador instalado na sua rua.

 

E 4mperagem não existe, assim como tensão e wattagem também não.

O que existe são suas unidades amperes, volts e watt e suas medidas corrente, tensão e potência.

Mas no caso Se eu pegar um fio de cobre fino curto-circuitar, a tensão será limitada pela resistência interna do fio, usa-se a segunda lei de ohm certo?

Mas quando você curto-circuita, leva questão de segundos (ou mili segundos) para o fio de cobre derreter, certo ?

Mas se tivéssemos um fio de cobre com a bitola 100m² ou um fio de cobre sem "resistência interna", ai a corrente seria a máxima que o transformador suporta certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Joao Batista Dos Santos Junior disse:

Mas no caso Se eu pegar um fio de cobre fino curto-circuitar, a tensão será limitada pela resistência interna do fio, usa-se a segunda lei de ohm certo?

Mas quando você curto-circuita, leva questão de segundos (ou mili segundos) para o fio de cobre derreter, certo ?

Mas se tivéssemos um fio de cobre com a bitola 100m² ou um fio de cobre sem "resistência interna", ai a corrente seria a máxima que o transformador suporta certo?

Certo para as três perguntas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...