Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando roteador linksys e900 como repetidor


Posts recomendados

Bom dia.
Tenho algumas dúvidas em relação a usar roteador como repetidor e gostaria de pedir ajuda aqui, para esclarecê-las.
Recentemente, adquiri, no exterior, um novo roteador, Linksys WRT1900acs, que lá é muito mais barato do que aqui, e que é de banda dupla (2.4 e 5 Ghz), tem processador interno, entrada pra USB e SATA, pra compartilhar arquivos pela rede a partir de dispositivo externo, etc... Foi eleito o roteador do ano por alguns sites americanos e tal...
Eu tenho celulares, tablet e um desktop que detectam a rede de 5 Ghz e, assim, resolvi comprar um novo roteador, com banda dupla.

Eu já tinha um outro roteador Cisco-Linksys, o E900, que vinha funcionando bem e atendendo os dois pavimentos da minha casa.
Resolvi deixar o novo, WRT1900acs, como principal, no pavimento superior da casa, e usar o velho (E900) como repetidor, no pavimento de baixo, onde tenho um desktop rodando com Windows 8.1, com adaptador de rede PCI sem-fio TP-Link N900 TL-WDN4800, que também é de banda dupla.
Depois de ler sobre como configurar roteador como repetidor de sinal, configurei o Linksys E900 como repetidor, colocando-o no modo "Bridge" e escolhendo um mesmo canal para os dois roteadores (canal 11).
Li, nas instruções, que seria recomendável deixar os dois roteadores com IP's diferentes, pra não haver conflito, mas não consegui fazer isso, de modo que ambos estão com o mesmo IP - gatway padrão (192.168.1.1).
Assim, agora aparecem três redes aqui em casa, que vou chamar de "1", "2" e "3".
A rede 1 é do roteador principal, de 2.4 Ghz, a rede 2 também é do roteador novo, mas de 5 Ghz, e a 3 é a do roteador velho, a rede "repetida", de 2.4 Ghz também.
Eu liguei o roteador velho ao novo por um cabo de rede, pelas portas Ethernet de ambos, pois, segundo a própria Linksys, o E900 não recebe o sinal por wi-fi, mas só o transmite.
Eu tenho instalado, no desktop, como driver de adaptador de rede, o Qualcomm Atheros AR938x, que tem um utilitário de diagnóstico de rede.
Rodando esse utilitário para cada uma das 3 redes e também verificando a velocidade de cada uma delas pelo Status de Wi-Fi do Windows mesmo, o resultado foi esse:

rede 1 (2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de  450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows quase todas cheias (4 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -60 dBm, taxa de recebimento 324 Mbps e de transmissão de 450 Mbps;

rede 2 (5Ghz) - o Windows indica velocidade de  450 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows com 3 das 5 barrinhas cheias. O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal bom, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -80 dBm, taxa de recebimento de 108 Mbps e de transmissão de 162 Mbps;

rede 3 (a "repetida" - 2.4 Ghz) - o Windows indica velocidade de  300 Mbps, com as barrinhas do ícone de conexão perto do relógio do Windows todas cheias (5 das 5). O utilitário do Qualcomm Atheros indica força de sinal excelente, com qualidade de sinal de 100%, força de sinal -42 dBm, taxa de recebimento e de transmissão de 300 Mbps.

Sei que essas taxas de transmissão e recepção de sinal variam um pouco, dependendo do momento.

Gostaria de saber o seguinte:

 

1. está certo deixar os dois roteadores com o mesmo gatway padrão, como eu fiz, e usando o mesmo canal?


2. será que, analisando os dados acima, pode-se dizer que valeu a pena criar essa rede "repetida" no pavimento de baixo da casa?

Não sei interpretar esses dados aparentemente contraditórios, que em determinada rede apontam velocidade menor, mas com força (dBm) maior e tal...

Se alguém puder esclarecer essas dúvidas, fico muito agradecido desde já.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...