Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto panificadora britania multipane touch - sova e pára, e não sova mais


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

É isso aí pessoal. Estou tentando relatar-lhes o defeito dela.

 

Ela ao sovar realiza 2 processos. Um ela gira trechos de 1/4 o agitador, mexendo os componentes (etapa 1/4). O ciclo dura 5 minutos. Após ela agita mais rápido, de modo contínuo, por uns 40 segundos, para, volta mais 40, para (etapa 1/2)... e após ela "sova direto" (completo)_. Daí ela entra em parada, e o pão deve crescer, após ela sova novamente, bipa e entra em assar.

 

Esse é o processo normal

 

A minha faz tudo, até a etapa de sovamento (a primeira contínua em 40/40) após isso parece que o motor perde força... Ela continua, e faltando cerca de 8 minutos para o termino do ciclo, ela para de soldar. Houve-se um "tec" bem baixo quando ela faz isso, e não sova mais. Em dados momentos ela dá um estalo, e até sova, mas para logo. É como se o motor ficasse fraco.

 

Quando ela para de sovar, se você "empurrar" o batedor, até dá umas 2 voltas, mas para novamente. Se você tirar a massa, ela fica "sovando". Colocou a massa, para novamente. 

 

Detalhe: Isso no primeiro ligar. Se você desligar, ligar novamente, repetir o processo, o motor vai trancar/parar desta forma logo após a etapa "1/4".

Estou pensando, seriamente, em ser o motor o vilão

 

Já enfrentaram esse problema? no caso de vocês era motor? compensou a troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio  não sei... na verdade como ela já foi para a manutenção, e voltou de lá... eu não julguei ser solda fria. Vou aguardar mais informações, e testes, antes de abrir ela... até porque só farei isso no sábado.

 

Mas a solda fria, iria afetar "a força" do motor? que eu entendi ligaria, ou não ligaria. 

 

Os programas, em si. funcionam e acionam o motor, mas... ele acaba ficando fraco.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! O processador comanda o tempo e sentido de giro! O motor deve ser DC!, se o motor estivesse fraco, de cara na primeira "ordem" do processador, ele já começaria a falhar!, como só falha depois de algum tempo, o problema não deve ser nele e sim no circuito de controle dele...

Como você disse que ele já foi a uma autorizada, sugiro não desmonta-lo pois perderia a garantia!, Leve-o novamente na oficina e deixe eles se virarem com o problema....

adicionado 3 minutos depois

Dê uma de "joãozinho sem braço!" Hehehehehe!!!!... (completamente leigo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa tem uma dessas com um defeito parecido com esse, só que no meu caso era a polia do motor que trincou.

O batedor girava no vazio, mas com massa parava e o motor continuava girando, acho que não é o seu caso né. 

O motor usado é AC do tipo indução mesmo.                                                             

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz  não. Se não ao tirar a massa e "girar" ele, ele não giraria, entraria em proteção. E outra, "varia" o defeito.

 

Existe algum método de detectar solda fria? ou só ressoldando mesmo?

 

@Mestre88 não... porque eu ouviria o motor. Motor AC? vixe, achei que fosse motor de passo, mas não AC

 

 

Em tempo, vi umas gambiarra na internet que os malucos puseram catraca e correia de bicicleta nessas multipane.... não sei pão pra quantos estão fazendo, kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, ilkyest disse:

tirar a massa e "girar" ele,

Penso que isso é sim um sintoma de proteção defeituosa - sensível d+. Tirar a massa e girar você exclui a corrente de pico inicial.

Mas enfim.. tentei né. Não vou considerar o complexo "varia" que pode ser sintoma de ...

 

Solda fria: até que no visual (treinado) até que é possível sim. Algo como contorno vazio entre pad e terminal, pequenas trincas, partes enegrecidas, etc. No seu caso, sugiro ressoldar as ilhas-trilhas + grossas que têm contato com correntes altas/motor

 

Em tempo off topic quase on: este treco é bom mesmo? O pão fica gostoso? é "zero" trabalho? basta colocar os ingredientes? é muitas vezes mais caro do que comprar um pão pronto? Quanto tempo durou o seu antes de dar este problema? Quero comprar 1 mas gosto de saber sobre experiências bem sucedidas pra não cometer mesmos erros...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz

Spoiler

Sim, fica bom

 

ela durou 1 ano, antes de dar esse problema. Mas eu não pegaria Britania. Ela tá dando muito problema. Falam no reclame aqui e no busca pé em "descartável após um ano"

 

seguindo a receita, e cuidando para que a massa fique "uma bolinha", o pão sai bem certo.

 

Eu vou dar mais umas olhadas no youtube, para aprender a abrir ela. Vou lidar no FDS. Pelo menos não tem capacitor/cinescópio para descarregar :P

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha uma e digo-vos. Não tem proteção. Fiquei algum tempo sem usa-la, quando resolvemos fazer um pão...

A hélice, ou o batedor estava travado e desmanchou a correia dentada. Nao houve santo que desencravasse o batedor e a forma estava mais de 50% de uma nova. Comprei outra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Talvez ajude fazendo o processo que fiz:

[Panificadora multipane 2 Britânia]

Toda vez que ia sovar, ela ficava parando e isso pode forçar o motor. Então eu abri a panificadora, retirei o capacitor (uma peça que dá arranque no motor) e coloquei um novo igual ao original. Isso resolveu o problema de ficar parando.

Anexo vai a foto do capacitor. Se não tiver o conector, é só emendar o fio e aproveitar esse conector. 

Ele funciona assim: é como uma caixa dágua que guarda água pra que a sua torneira não diminua o fluxo quando o vizinho usar a torneira dele. Se ele não funcionar, seu motor não tem força pra ficar dando arranque.

A correia, depois de um tempo fica ressecada, então tem que trocar mesmo.

Quanto à fôrma da panificadora britânia, melhor guardar com a haste retirada. Se tiver resíduos de pão, ela cola e nem cristo consegue soltar. Tive que colocar água com detergente, depois água quente e puxar com duas colheres grossas até sair. Deu muito, muito trabalho. Feito isso, você tem uma máquina novinha.

Comente se meu relato te ajudou.
WhatsApp Image 2017-10-27 at 10.42.08.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Renato.88

@Renato.88

Oi tudo bem? .. aqui em casa to com esse mesmo problema. E o pior que eu vendo pães caseiros. Como conseguiu resolver? A minha maquina bate, mas sem força. Se estiver vazia bate normal ou se levantar um pouco a massa bate bem fraco. Preciso muito de ajuda. 

adicionado 3 minutos depois
Em 13/10/2016 às 08:07, Renato.88 disse:

Aqui em casa tem uma dessas com um defeito parecido com esse, só que no meu caso era a polia do motor que trincou.

O batedor girava no vazio, mas com massa parava e o motor continuava girando, acho que não é o seu caso né. 

O motor usado é AC do tipo indução mesmo.                                                             

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Nao sei se ajuda , mas a minha multipane começar a ter esse mesmo comportamento . Não sei se é porque o motor que ficou fraco ou se a correia é que está indo para o saco  ou se só agora me atentei a esse detalhe . Mas durante esses poucos meses de uso percebi que quando ela trava eu desligo da tomada e adiciono água cerca de 200ml  ou mais . Percebi que se a consistencia da massa ficar igual a de uma pizza com certeza irá travar . Desde então tenho ficado de olho nesse detalhe e sempre deixo a massa ficar com aquela consistencia de massa de panetone bem úmido .  Vi alguns tutoriais no youtube que pode ser a correia , mas só de ver o processo de desmontar já me desanimou .   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos90 essas máquinas dão muitos problemas e polias e correias mesmo. Dificilmente será problema com o motor. 

 

Como eu comentei acima, acabou trincando a polia. 

Não encontrei outra pra colocar no lugar e a maquina acabou indo pro lixo. 

E realmente, é meio chato pra desmontar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 29/10/2017 às 17:12, catalana disse:

Talvez ajude fazendo o processo que fiz:

[Panificadora multipane 2 Britânia]

Toda vez que ia sovar, ela ficava parando e isso pode forçar o motor. Então eu abri a panificadora, retirei o capacitor (uma peça que dá arranque no motor) e coloquei um novo igual ao original. Isso resolveu o problema de ficar parando.

Anexo vai a foto do capacitor. Se não tiver o conector, é só emendar o fio e aproveitar esse conector. 

Ele funciona assim: é como uma caixa dágua que guarda água pra que a sua torneira não diminua o fluxo quando o vizinho usar a torneira dele. Se ele não funcionar, seu motor não tem força pra ficar dando arranque.

A correia, depois de um tempo fica ressecada, então tem que trocar mesmo.

Quanto à fôrma da panificadora britânia, melhor guardar com a haste retirada. Se tiver resíduos de pão, ela cola e nem cristo consegue soltar. Tive que colocar água com detergente, depois água quente e puxar com duas colheres grossas até sair. Deu muito, muito trabalho. Feito isso, você tem uma máquina novinha.

Comente se meu relato te ajudou.
WhatsApp Image 2017-10-27 at 10.42.08.jpeg

 

A minha finalmente arregou de vez .  Troquei esse capacitor por um novo , porém , o problema persiste .   Ela começa a sovar e pára , e aí tenho que girar "manualmente" o misturador para começar a sovar de novo ,  só que isso acontece a -/-  a cada 30 segundos , então imagina o trabalho de ficar girando manualmente .  Reparei também que os números do visor desaparecem depois de algum tempo aquecendo o pão .   Alguma ideia ?

Em 15/04/2021 às 15:47, Blumer Celta disse:

a minha fazia tudo, só não assava... a tela tinha LCD com números fracos... bastou trocar um capacitor grande da placa por outro de "listrinhas" que tirei de uma sucata e problema resolvido.

O visor do meu  fica  fraco e chega a desaparecer por completo   ,  principalmente na função aquecer , mas depois volta ao normal quando desaquece   !  Esse capacitor que você citou é o mesmo do capcitor de partida ? ou é algum outro da placa de circuito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mãe tem uma há uns 10 anos. Há uns 5 anos começou a ficar difícil pra bater e depois parou. Quando desmontei (e como é chato, cheio de parafusos e travas) a correia dentada estava desfiando e os fios enroscando, não lembro se na polia do batedor ou do motor. Comprei uma nova correia no M livre e voltou ao normal. Outro problema é que de repente os pães começaram a ficar com gosto de “óleo velho”, um gosto rançoso. Aí descobri talvez um dos motivos pra correia desfiar: no furo do batedor na massa de pão havia infiltrado massa velha e não tem como , a princípio, desmontar o eixo pra limpar, lembro que tinha uma arruela presa de teflon de um ou dos dois lados. Eu desmontei na marra e, teflon por teflon, comecei a fazer uma gambiarra que deu muito certo: eu enrolo uma fita veda rosca (que é de teflon) começando pelo encaixe de cima do batedor até chegar perto na base onde deixo mais grosso fazendo um cone pra vedar e amarrando um fiozinho de fita nos encaixes. Aí é só colocar o eixo no furo e travar com o batedor no encaixe pelo lado de dentro da forma.

image.png.41b3e6661552ebf7b6f0bb6f39298948.pngimage.png.03a3fab937c62d866add109f3cb19854.png

image.png.2943216d82b545e734856addb05acd41.png

 

!image.png.02335298609f58263456b0e0a9593997.png

image.png.64500e7b7c074768fc4466bb52612b63.png

 

 Dura alguns pães e depois faço de novo, com prática é cinco minutos e assim dá pra lavar o eixo e o furo e não junta mais massa velha. Agora já tem um tempo que ela tá com um problema, a resistência fica no meio da forma e a tampa já meio deformada e ainda não entendi como funciona o fluxo de ar, tem furos na tampa, na base e o pão torra mais embaixo da resistência e fica mais cru em cima. Já botamos peso na tampa, toalha, melhorou um pouco mas não resolveu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...