Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tabelas de Placas 3D: Clocks, pipes, shaders,


Rostev

Posts recomendados

Parabens pelo topico muito bom e com certeza deve ter dado bastante trabalho. Tenho mais uma placa.. como estamos citando tudo que for diferente tem a 5900SP/SE/XL que a unica diferença dela em relação a 5900XT é a GPU de 400Mhz contra 390Mhz da XT, qualquer coisa, tem os seguintes links. AQUI e AQUI espero poder estar sempre colaborando. t+

EDIT: o Pixel e o Textel Fillrate tambem sao superiores. 3200 contra 3120.

EDIT2: Se for fazer diferenciação dos clocks, há modelos da FX5200 com clocks de 550Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, eu tenho uma placa GeForce FX 5200 128MB DDR, da Mercury, e ta escrito que ela é 128bits na caixa, e tb no programa Everest Home Edition 1.51 diz isso. No entanto gostaria de saber como faz pra identificar quais são as principais características dela, tais como Clock, Clock da Memoria, principalmente. Tambem queria saber o que é RAMDAC??? Li a respeito sobre clocks e soube que os fabricantes costumam diminuir o clock padrão do chipset de algumas de suas placas, por isso estou com duvida sobre qual o clock da minha placa, uma vez que o padrão da nVidia é Clock de 250Mhz e Clock de Memoria de 400Mhz. Mas usando o programa Everest 1.51, vi álgumas informações sobre clocks da placa de vídeo mas eu não sei qual clock é qual, hehehe, porque tem clocks diferentes em cada lugar. A seguir copiei as informações captadas pelo programa Everest:

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico nVIDIA GeForce FX 5200

Número de código NV34

Dispositivos PCI 10DE / 0322

Transístores 47 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 0.15u

Tipo de Bus AGP 8x

Tamanho da memória 128 MB

Velocidade do clock 250 MHz

Clock RAMDAC 350 MHz

Pixel Pipelines 4

TMU por Pipeline 1

Vertex Shaders 2 (v2.0)

Pixel Shaders 1 (v2.0)

Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v9.0

Pixel Fillrate 1000 MPixel/s

Texel Fillrate 1000 MTexel/s

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus DDR

Largura de bus 128 bits

Clock real 133 MHz (DDR)

Clock efetivo 267 MHz

Banda 4272 Mb/s

Fabricante do Processador Gráfico

Nome da empresa NVIDIA Corporation

Informação sobre o produto http://www.nvidia.com/view.asp?PAGE=products

Download do controlador http://www.nvidia.com/drivers

------------------------------------------------------------------------------

Ai tem outra parte que diz isto:

Propriedades do processador gráfico

DirectX 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)

Adaptador gráfico nVIDIA GeForce FX 5200

Número de código NV34 (AGP 8x 10DE / 0322, Rev A1)

Velocidade do clock 250 MHz

Clock da Memória 133 MHz

O que cada um desses clock representa? não deu pra entender, porque tem nomes diferentes e valores tb.... Então, afinal, qual é o Clock da placa e o Clock da Memória??? Aproveitando o embalo, como faço overclock e atualização de BIOS nessa placa (a marca é Mercury e no site não tem nada a respeito www.mercury-pc.com)???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por DigaumATI@28 dez 2004, 12:10

Volto a elogiar o tópico, excelente, mas se não me engano algumas Geforces estão com os pixel fillrate calculados errados, acho que um exemplo são as Fx 5900, me corrijam se eu tiver errado, valeu....

Quem fez os calculos de pixels e textels foi o hmaqueda...

Vou pedir pra ele ver isso...

Agora, respondendo a todos sobre a atualização:

Não poderei fazer isso tão cedo, porque perdi todo o banco de dados.

Deu uma pane aqui, acabei perdendo um HD e muita coisa foi para o espaço.

Portanto, não será tão cedo que irei adicionar as novas placas, por isso, peço que vão quebrando o galho com a tabela atual, até eu resolver isso...

Outra coisa, pelo menos as placas mais antigas estão lá e são essas que geralmente possuem informações escassas na internet.

As novas em qualquer Digit Life ou THGs da vída se consegue dados.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, eu tenho uma placa GeForce FX 5200 128MB DDR, da Mercury, e ta escrito que ela é 128bits na caixa, e tb no programa Everest Home Edition 1.51 diz isso. No entanto gostaria de saber como faz pra identificar quais são as principais características dela, tais como Clock, Clock da Memoria, principalmente. Tambem queria saber o que é RAMDAC??? Li a respeito sobre clocks e soube que os fabricantes costumam diminuir o clock padrão do chipset de algumas de suas placas, por isso estou com duvida sobre qual o clock da minha placa, uma vez que o padrão da nVidia é Clock de 250Mhz e Clock de Memoria de 400Mhz. Mas usando o programa Everest 1.51, vi álgumas informações sobre clocks da placa de vídeo mas eu não sei qual clock é qual, hehehe, porque tem clocks diferentes em cada lugar. A seguir copiei as informações captadas pelo programa Everest:

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico nVIDIA GeForce FX 5200

Número de código NV34

Dispositivos PCI 10DE / 0322

Transístores 47 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 0.15u

Tipo de Bus AGP 8x

Tamanho da memória 128 MB

Velocidade do clock 250 MHz

Clock RAMDAC 350 MHz

Pixel Pipelines 4

TMU por Pipeline 1

Vertex Shaders 2 (v2.0)

Pixel Shaders 1 (v2.0)

Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v9.0

Pixel Fillrate 1000 MPixel/s

Texel Fillrate 1000 MTexel/s

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus DDR

Largura de bus 128 bits

Clock real 133 MHz (DDR)

Clock efetivo 267 MHz

Banda 4272 Mb/s

Fabricante do Processador Gráfico

Nome da empresa NVIDIA Corporation

Informação sobre o produto http://www.nvidia.com/view.asp?PAGE=products

Download do controlador http://www.nvidia.com/drivers

------------------------------------------------------------------------------

Ai tem outra parte que diz isto:

Propriedades do processador gráfico

DirectX 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)

Adaptador gráfico nVIDIA GeForce FX 5200

Número de código NV34 (AGP 8x 10DE / 0322, Rev A1)

Velocidade do clock 250 MHz

Clock da Memória 133 MHz

O que cada um desses clock representa? não deu pra entender, porque tem nomes diferentes e valores tb.... Então, afinal, qual é o Clock da placa e o Clock da Memória??? Aproveitando o embalo, como faço overclock e atualização de BIOS nessa placa (a marca é Mercury e no site não tem nada a respeito www.mercury-pc.com)???

Por favor, respoda minha pergunta...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dracko_X

Todas as informações estão muito bem explicadas aí.

Os clocks, que por sinal estou achando estranho esse clock de 266Mhz nas memórias. O menor valor que vi para as memórias de uma FX 5200 foi de 333Mhz.

Está parecendo que ele está lendo essa memória como sendo SDR... Está estranho.

O RAMDAC (Random Access Memory Digital to Analog Converter) é um chip da placa grafica que converte os dados digitais guardados na memoria, para dados analogicos que podem ser enviados diretamente para um monitor (analogico também).

Sobre atualização de bios esqueça por enquanto... Ao contrario das placas mãe não ficam saindo assim para as Placas de vídeo.

Geralmente quem faz isso são overclockers, que gostam de trabalhar com bios modificadas. De qualquer forma você tem que ter um bom conhecimento para poder estar mexendo com isso.

Sobre overclocks, procure por programas como o PowerStrip, Riva Tuner ou o add-on Coolbits, que adiciona ao registro uma entrada que passará a mostrar no seu driver de vídeo, a aba de manipulações de clocks.

Para saber mais de overclocks em PVs, passe acessar esta área do fórum: Overclock em Placas de vídeo.

Vá lendo os comentários do pessoal e depois poste suas dúvidas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rosted, valeu mesmo pela ajuda, brigadão!

Mas eu queria saber exatamente qual é o clock da minha placa e o clock da memória dela, porque tem tantos clocks descritos pelo programa (Everest) que eu nem sei identificar qual é qual. Se o padrão da nVidia é 250Mhz o clock do chip e 400Mhz o clock da memória, qual são esses respectivos clocks da minha placa, com base nas informações que eu te passei anteriormente? Me diga tb o que é "ns"? É a latência da memória?

Ah, e o que você acha da minha placa, com base nessas descrições que eu te passei, em comparação ao padrão da nVidia e outras FX 5200 no mercado? porque, sinceramente, não estou muito satisfeito com os benefícios que essa placa me trouxe, até que quebra o galho em jogos pois ficam mais rápidos logico, mas nada de extraordinário em rapidez, embora sim os gráficos ficaram melhores e mais detalhados.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Ctenaglia@28 jan 2005, 14:29

Não é estranho não Rosted. A Mercury tem o péssimo hábito de utilizar memórias com tempo de acesso muito alto.  Para operar neste clock é provável que a placa esteja com memória de 7.5ns.

P-Q-P!!!! :wow::wow::wow:

Eu fiz de tudo pra não pensar nisso...

Cheguei a calcular isso mas quando tinha chego num número desses, eu achei que só poderia ter algo errado!!! :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Dracko_X@28 jan 2005, 17:52

Rosted, valeu mesmo pela ajuda, brigadão!

Mas eu queria saber exatamente qual é o clock da minha placa e o clock da memória dela, porque tem tantos clocks descritos pelo programa (Everest) que eu nem sei identificar qual é qual. Se o padrão da nVidia é 250Mhz o clock do chip e 400Mhz o clock da memória, qual são esses respectivos clocks da minha placa, com base nas informações que eu te passei anteriormente?

Bom, vamos lá...

O clock da GPU (Unidade de Processamento Gráfico) da sua placa é de 250Mhz.

Já o clock da sua memória é de 266Mhz (nos seus dados mostra 267, que é a mesma coisa). Aqui entra um adendo: Quando vocë vê clock real de 133Mhz quer dizer que esse é o valor original do barramento, mas as memórias por serem DDR (double data rate - taxa dupla de dados), esse valor é multiplicado por 2, o que vai dar os 266Mhz que eu comentei logo acima.

O clock do seu RAMDAC (que eu já te falei o que é) é de 350Mhz e isso mostra que a sua placa dá suporte apenas a 1 monitor. Geralmente, placas com RAMDAC de 400Mhz conseguem suportar dois monitores, porque estas placas costumam ter duas saídas, sendo uma analógica (para conexão de monitores CRT - que são os comuns) e a DVI (para conexão de monitores digitais). Nesta saida DVI, geralmente pode ser utilizado o adaptador (vem com esta placa) que o transforma em outra saída analógica, habilitando o uso de outro monitor CRT.

Então... O que tinha para falar de clocks mesmo era isso. O restante diz respeito a dados basicos, como quantidade de memória (128Mb), Largura de Bus (128bits), banda (quantidade de Gbs que a memória consegue transportar no barramento), etc...

Me diga tb o que é "ns"? É a latência da memória?

Nanossegundo (ns)= Um bilionésimo (10-9) de segundo. O nanossegundo é uma medida de tempo usada para representar a velocidade de computação, particularmente a velocidade na qual os sinais elétricos percorrem os circuitos dentro do computador. (netpédia)

Só pra você ter uma ideia, aqui vão alguns dados de tempos de acesso:

=> 5,0ns = 400Mhz

=> 4,0ns = 500Mhz

=> 3,6ns = 550Mhz

=> 3,3ns = 600Mhz

=> 2,8ns = 680Mhz

=> 2,5ns = 730Mhz, etc..

Isso é só pra citar os mais comuns...

Com isso você começa a tomar por base que quanto menor for o "ns", mais rápido será o tempo de acesso da memória.

A sua por exemplo, (segundo o próprio Ctenaglia, que é um dos caras que mais entendem de VGA aqui no CDH), é de 7,5ns (266Mhz)...

Infelizmente só posso dizer que a sua memória é extremamente lenta e para os jogos atuais, acaba trazendo baixo rendimento. :(

Ah, e o que você acha da minha placa, com base nessas descrições que eu te passei, em comparação ao padrão da nVidia e outras FX 5200 no mercado? porque, sinceramente, não estou muito satisfeito com os benefícios que essa placa me trouxe, até que quebra o galho em jogos pois ficam mais rápidos logico, mas nada de extraordinário em rapidez, embora sim os gráficos ficaram melhores e mais detalhados.

Eu geralmente não gosto de falar esse tipo de coisa, mas como você está pedindo minha opinião, sou obrigado a dizer que vocë tem uma placa bem fora do que poderia ser uma boa FX5200.

O fato de ser de 128bits ajuda muito pouco no seu caso, justamente por ter memórias com tempo de acesso bem abaixo do normal (geralmente costumamos ver as mais fracas com memórias de 6ns = 333Mhz).

Diante disto, seria melhor você procurar uma placa mais forte, que garanta mais tranquilidade para os jogos... Pense numa boa 9600Pro ou XT (melhor ainda) ou uma FX5600 pure, que são as placas que considero com bom custo/benefício.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal...

Acabei de atualizar a lista hoje...

Inseri desta vez os barramentos usados (PCI / AGP / PCI-E).

Bom, nestes barramentos podem ter alguns dados que não batem (principalmente de placas antigas) e se acharem, basta dar um toque por aqui.

Com as placas mais novas foi fácil achar as PCI-E e AGP.

IMPORTANTE: Tenho visto várias pessoas falando que a sua placa não está aparecendo na tabela...

Mais uma vez volto a dizer: Esta tabela é para APENAS placas de referência...

Baseados nos modelos que os fabricantes dos chips criaram (ATi, Nvidia, SiS, XGI). O que acontece é que os fabricantes das placas (MSI, Asus, Sapphire, Gecube, etc) modificam o projeto original e colocam a venda.

Se eu fosse montar uma tabela com todos os clocks que existem para cada placa, eu ficaria louco, pois cada qual inventa uma diferente da outra. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Umas dúvidas: Eu tennho uma XFX GeForce FX 5200 e o everest mostra os seguintes dados sobre ela:

Propriedades do processador gráfico:

Número de código: NV34 (AGP 10DE / 0322, REV A1)

Velocidade do clock: 132 MHz

Clock da memória: 88 Mhz

Um colega meu disse que esse 88 não deve está certo (eu também achei estranho). E esse 132 é 132 mesmo?

Caso os valores estejam errados, como posso corriji-los? Por enquanto não vou mexer na placa de vídeo, mas pretendo trocar o gabinete e quando fizer isso pretendo corrigir esses valores caso estejam mesmo errados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Amaral@04 de fevereiro de 2005, 01:33

Umas dúvidas: Eu tennho uma XFX GeForce FX 5200 e o everest mostra os seguintes dados sobre ela:

Propriedades do processador gráfico:

Número de código: NV34 (AGP 10DE / 0322, REV A1)

Velocidade do clock: 132 MHz

Clock da memória: 88 Mhz

Um colega meu disse que esse 88 não deve está certo (eu também achei estranho). E esse 132 é 132 mesmo?

Caso os valores estejam errados, como posso corriji-los? Por enquanto não vou mexer na placa de vídeo, mas pretendo trocar o gabinete e quando fizer isso pretendo corrigir esses valores caso estejam mesmo errados.

Olha, o Everest anda pisando na bola informações de algumas placas.

Procure por um programa chamado Riva Tuner... Ele é bem melhor pra ver os clocks.

qual o clock da memoria e do chipset de uma radeon9600 pro da gexcube

Olha, isso é muito relativo...

Pode ser que seja 400/650Mhz, 400/500Mhz ou até mesmo 400/400Mhz (:()

Instale o programa que recomendei acima e certifique-se disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por blaze@26 de fevereiro de 2005, 20:42

me diz se é paranoia minha! no site a minha placa (assinatura) tá como 128 bits...e aqui no everest marca 64..... :blink:

Leia com mais atenção o texto que escrevi poucos posts acima:

IMPORTANTE: Tenho visto várias pessoas falando que a sua placa não está aparecendo na tabela...

Mais uma vez volto a dizer: Esta tabela é para APENAS placas de referência...

Baseados nos modelos que os fabricantes dos chips criaram (ATi, Nvidia, SiS, XGI). O que acontece é que os fabricantes das placas (MSI, Asus, Sapphire, Gecube, etc) modificam o projeto original e colocam a venda.

Se eu fosse montar uma tabela com todos os clocks que existem para cada placa, eu ficaria louco, pois cada qual inventa uma diferente da outra. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@27 de fevereiro de 2005, 03:41

Leia com mais atenção o texto que escrevi poucos posts acima:

IMPORTANTE: Tenho visto várias pessoas falando que a sua placa não está aparecendo na tabela...

Mais uma vez volto a dizer: Esta tabela é para APENAS placas de referência...

Baseados nos modelos que os fabricantes dos chips criaram (ATi, Nvidia, SiS, XGI). O que acontece é que os fabricantes das placas (MSI, Asus, Sapphire, Gecube, etc) modificam o projeto original e colocam a venda.

Se eu fosse montar uma tabela com todos os clocks que existem para cada placa, eu ficaria louco, pois cada qual inventa uma diferente da outra. ;)

então é arriscado comprar uma placa que não a especificada na nvidia...pelo menos teoricamente eu to certo pois a nvidia ou seja la qual for...elas lançam no site um padrão mas se os fabricantes inventam...fica difícil comprovar o real desempenho...ou seja...não existe uma marca X fudidona em que todas as placas sao otimas...é na sorte mesmo...é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com uma placa de vídeo Sapphire Radeon 9250 de 64 bits. Bem eu pretendo fazer graficos para 3D profissional com ela. Mas ela só tem directX 8.1, Vertex shader 1.1, pixel shader 1.4, open GL 1.3

Eu gostaria de saber se é fundamental ter uma plada mais moderna em termos de recursos para poder processar gráficos profissionais com alta qualidade e nõ velocidade.

Uma placa moderna tem:

directX 9, Vertex shader 2, Pixel shader 2, Open GL 1.5

eu sei que essa placa é muito lenta mas eu não posso pagar muito. Para mim é usar a placa apenas para criar 3D não animações, mas sim desenhos em 3D, com qualidade profissional.

Porque eu posso instalar directx 9 numa placa que é directx 8.1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por blaze@27 de fevereiro de 2005, 12:10

então é arriscado comprar uma placa que não a especificada na nvidia...pelo menos teoricamente eu to certo pois a nvidia ou seja la qual for...elas lançam no site um padrão mas se os fabricantes inventam...fica difícil comprovar o real desempenho...ou seja...não existe uma marca X fudidona em que todas as placas sao otimas...é na sorte mesmo...é isso?

Sorte não!!!

Trata-se de pesquisa, ou seja, você é que deve se informar para garantir que não está comprando gato por lebre.

Para comprar uma placa de video, existe um ritual simples para não se arrepender da compra depois:

1º) Escolher a placa - Análise do custo x benefício do modelo pretendido e nessa primeira etapa ver se a grana que você tem pode comprar uma placa com bom suporte para os jogos atuais.

2º) Analise da placa - Depois de ter escolhido a placa (modelo padrão), como por exemplo: 9600XT. A partir daqui você passa a procurar na internet informações sobre quais fabricantes disponibilizam a mesma para começar a escolher.

É nessa etapa que você procura se informar sobre os clocks da placa, extras, acessórios, etc... Aqui vale consultar tabelas como as que montei ou sites de review da internet. Só pra elucidar a ideia, se o modelo pretendido é a 9600XT, sabemos que os melhores clocks para essa placa são os de 500/600Mhz (tirando é claro os modelos Ultra, que são um caso a parte - clocks maiores).

3º) Compra da placa - Com o vendedor, compete a você dizer o que quer. Se você encontrou Sapphire 9600XT com os clocks citados, é o que você vai procurar com eles e fazer valer o seu direito de consumidor de ter aquilo que você quer, afinal você está devidamente informado para não se enganado.

Simples não???

Agindo desta forma eu garanto que você nunca vai errar na compra da sua placa. E isso não serve só para placas de vídeo não, mas todo e qualquer hardware do seu PC.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por e-psYco@27 de fevereiro de 2005, 13:56

Eu estou com uma placa de vídeo Sapphire Radeon 9250 de 64 bits. Bem eu pretendo fazer graficos para 3D profissional com ela. Mas ela só tem directX 8.1, Vertex shader 1.1, pixel shader 1.4, open GL 1.3

Eu gostaria de saber se é fundamental ter uma plada mais moderna em termos de recursos para poder processar gráficos profissionais com alta qualidade e nõ velocidade.

Uma placa moderna tem:

directX 9, Vertex shader 2, Pixel shader 2, Open GL 1.5

eu sei que essa placa é muito lenta mas eu não posso pagar muito. Para mim é usar a placa apenas para criar 3D não animações, mas sim desenhos em 3D, com qualidade profissional.

Isso depende do quanto profissional vai ser a sua necessidade.

Se é trabalho pesado 3D, como renderizações em programas feras como Maia, 3D Studio, etc e você necessitará de alta qualidade, nenhuma placa gamer vai te servir.

Placas para jogos tem aplicações distintas àquelas usadas em aplicações profissionais de alto nível.

Nesse quesito se enquadram placas como Matrox, Quadro, etc, que por sinal custam bem caras, podendo ser 3x mais onerosas que a mais top das placas de vídeo para jogos (X850XT PE, por exemplo).

Se o seu caso não é esse, você terá que se contentar com a sua placa para o trabalho proposto... Infelizmente não tem segredo para isso.

Porque eu posso instalar directx 9 numa placa que é directx 8.1?

Você só não pode como deve...

Mesmo que a sua placa não consiga emular os efeitos do DX9, os jogos atuais pedem o mesmo instalado para poder funcionar, por isso você é obrigado a ter ele na máquina.

A sua placa rodará esses games, apenas não reproduzirá efeitos produzidos pelo hardware de uma placa com DX9 nativo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Rosted@01 de fevereiro de 2005, 15:10

Caro Sombra...

Se quiser me passar os dados das S3, eu monto a tabela... ;)

Abraços.

Ah ha, você pensou que eu não tinha levado a sério sua sugestão, não é?

Pois eu levei e procurei, mas infelizmente não encontrei.

É super difícil achar dados mais específicos das placas da S3 antigas, até cheguei a encontrar uma lista com todas as placas (e são muitas), mas os dados que são bons, nada, só mesmo do modelos mais novos, mas o interessante seria ter os antigos também.

De qualquer forma, desisti de continuar procurando, a tabela vai ter que ficar sem elas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do topico parabens :palmas:

Vai uma duvidazinha se alguem souber por favor responda :P

Habilitei os 16 pipes da minha 6800NU pelo RIVA TUNER

Mas não tive ganho nenhum em FPS isso é normal??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...