Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan(s) é obrigatório?


Posts recomendados

Vou montar um PC e gostaria de saber se é super necessário e obrigatório, de maneira nenhuma - como dizem por aí - deve faltar FAN(s) ao montar um PC.

 

A vida útil dele diminui?

 

Pode queimar na hora?

 

Posso não aproveitar todo o desempenho que o PC tenha a oferecer?

 

Caso uma das perguntas acima seja sim, posso colocar este(s) FAN(s)? Se sim, só 1 já esta bom? Ou precisa de mais?

 

Pessoal, por economizar, irei montar o PC no meu gabinete da positivo, ele tem um local para adição de um FAN atrás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara é assim , seu pc esquenta enquanto você usa muito ( obvio ) e o seu processador e placa de video ( e outras peças mais essas sao as principais ) estão constantemente esquentando , o cooler delas refrigera elas , mais o calor nao some , o calor vai pro ar q está dentro da sua maquina , se você nao colocar nenhum cooler em um pc , e deixa esse gabinete feixado é extremamente perigoso , porque as peças dele vão estar aquecendo , e resfriando através do cooler , mais o ar q o cooler pucha pra resfriar as peças é o ar q está dentro do processador , então se você nao tem nenhuma fan pra repor esse ar , o seu cooler vai estar sendo '' refrigerado '' com um ar estão quente quanto a temperatura q ele está , dependendo do desempenho do seu desktop , isso pode ser muito perigoso , ou nao , mais pra um PC gamer , eu recomendo q você tenha no minimo duas fans no gabinete , uma pra tirar o ar ( em cima por motivos fisicos ) e uma em baixo ( pra jogar ar frio dentro do pc ) , se seu pc é mais normalzinho mesmo , coloca um cooler na parte de cima ( pra tirar o ar quente pelo menos ) , mais sem nenhum cooler nao é bom cara , vale mais você gastar 30 - 50 - 60 reais em cooler , q perder peças do seu PC por super aquecimento , nao vai queimar instantaneamente claro , mais diminue mt o tempo util delas , podendo gerar problemas de desligamento do nada , tela azul , etc ... e consequentemente perda das peças . ou então se nao quiser colocar de jeito nenhum , deixa o gabinete aberto e coloca um ventilador jogando ar frio dentro ( gambiarra , mais funciona ) , qualquer duvida só falar 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Rosendo Bom, então... Tenho um 'negócio que roda' - que não chamo de ventilador porque foi retirado de outro lugar que não recordo agora -, que gira numa velocidade muito rápida e gera um vento bem grande, por isso utilizo como ventilador. Acho que ele mede 12x12cm ou 14x14cm, será um PC com um i3 6100 Skylake e uma GTX 950, basicamente.

 

Se eu arrumar um jeito de fixar este 'negócio que roda' atrás do meu gabinete, ficará de boa? Só com ele ali na parte traseira interna do meu gabinete?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielM0210 bom , o i3 6100 é um processador q aquece pouco , a gtx 950ti por ser do modelo mais basico da seria também tem um consumo baixo e esquenta pouco , mais nao tenho como dizer q isso garante porque nao tenho nenhuma especificaçao nem dados de como esse ventilador funciona , então cara , nao tenho como garantir , mais se ele gira , e como você ta dizendo faz mt vento , coloca ele na parte 

superior do seu gabinete e em uma posiçao q ele jogue o ar para fora da CPU ( cuidado pra nao trocar o lado e jogar ar pra dentro com o cooler na parte de cima ) e testa q é o unico jeito de saber , tem programas q monitoram a temperatura do pc em jogos , tu baixa e vai vendo como ta , o i3 deve ter a temperatura saudavel até a casa dos 60 e poucos graus , a gtx 950 também deve ta por ae , se você ver chegando a 70 graus , se liga q ta esquentando mais  doq devia ,ae tu pode tentar partir pra um cooler mais legalzin tipo esse aqui http://www.kabum.com.br/produto/38426/cooler-fan-casemall-12cm-hurricane-cas-cf-12std , nao é caro , tem modelos um pouco mais caros com mais desempenho e tal , mais um basico ja ajudaria bastante , saber isso com exatidao  , só testando mesmo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielM0210

 

Obrigatório, não é.. Mas é conveniente ter.. Pause o vídeo abaixo em 11:52..

 

 

Veja a diferença que faz.. Claro, é um sistema que gera mais calor que o seu.. Mesmo assim, veja a diferença que faz, por em prática o que o @Pedro Rosendo disse acima..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Rosendo @RS Faria Ele tem 4 hélices grandes (12x12cm  ou 14x14cm somando tudo), 120V. Atrás de um tubinho de cobre enrolado com uns 3cm de altura e 2 de largura. Poderia especificar melhor a maneira que deixo ele posicionado e em que local dentro do gabinete?

 

Também sabe me dizer qual gabinete é mais recomendado pra montar o PC? O meu da Positivo ou um da Semp Toshiba de 10 anos que tenho aqui?

 

Então posso ligar a máquina sem FAN apenas para ver a temperatura?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Ele tem 4 hélices grandes (12x12cm  ou 14x14cm somando tudo), 120V. Atrás de um tubinho de cobre enrolado com uns 3cm de altura e 2 de largura. Poderia especificar melhor a maneira que deixo ele posicionado e em que local dentro do gabinete?

Nem imagino que trem seja esse.. Coloque uma foto disso aí..

 

 

4 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Também sabe me dizer qual gabinete é mais recomendado pra montar o PC? O meu da Positivo ou um da Semp Toshiba de 10 anos que tenho aqui?

Dos gabinetes, também seria interessante..

 

 

4 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Então posso ligar a máquina sem FAN apenas para ver a temperatura?

Claro.. Só a da CPU que é obrigatória..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Certo, não consigo as fotos de ambos agora, mas hoje ainda acho que consigo mandá-las.

 

Ok, só não posso jogar sem FAN, certo?

 

Posso utilizar a pasta térmica e o cooler que vem no box do i3 6100 Skylake?

 

Você me disse que DDR3 com este processador tem problemas, mas vi num tópico seu que pode se usar DDR3L, posso então usar essa RAM?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielM0210 quanto a pasta termica e o cooler do i3 6100 ta tranquilos , ele vai refrigerar bem , você nao precisa se preoculpar com a refrigeraçao individual dele ( claro , considerando q você tenha seu cooler box , e a pasta termica q nao seja creme dental kk ) e quanto a ligar pra ver a temperatura você pd fazer isso , o perigo de super aquecimento q eu flaei nao é instantaneamente , vai acontecer quando você for jogar algum jogo , ou usar pra atividades q exijam mt do hardware e com um tempo consideravel de uso , porque ae o gabinete como é fechado e sem fans nao vai jogar ar pra fora , nem puxar pra dentro , então ao longo do tempo o ar q está dentro dele vai esquentar , e ae vai comprometer a refrigeraçao das peças , quanto a memoria você PODE usar DDR3 no skylake ,mais nao é o ideal , eles sao feitos pra trabalhar com ddr4 , você vai ta limitando consideravelmente seu processador , e ela também nao é um modelo mt bom como os da kingston , nao tem dissipador e tal , então pode ser q você tenha problema de tela azul , mais nada q vá queimar seu pc de um dia pro outro , mas se for usar o pc sem nenhuma fan , mesmo q nao seja pra jogar , deixa a tampa do gabinete aberta , se tiver algum ventilador tipo esses aqui http://www.shoptime.com.br/produto/11758060/ventilador-mondial-ultra-30cm-v-1?opn=GOOGLEXML&loja=77941490022558&WT.srch=1&epar=&epar=bp_pl_00_go_sch_pla_rlsa_novos_gmv&gclid=Cj0KEQjwnKzABRDy2pb7nPSazdsBEiQAI4lZQIReGaQoa6matNnUzVAZ5-R0laVV5HTnLz-om-_NfTAaAhv98P8HAQ , liga , e coloca ele virado pro seu pc ( com a parte lateral aberta ) ae vai funcionar estão bem ou até melhor q varios fans , se nao tiver o ventilador , deixa só aberto mesmo , mais fica sempre ligado nas temperaturas , se começar a passar dos 65 melhor nao insistir , nao tenho como dar tantas informaçoes sobre o cooler q você disse ter , nao sou nenhum tecnico cara, nao sei caucular a ventilaçao pelo comprimento dele nem nada kkk , sei ler nos foruns , ou na descriçao do produto o quanto ele ventila e saber se é bom , assim é difícil , quanto a posiçao q você coloca ele é basicamente assim , aula de fisica 9 ano , AR quente Sobe então se você for colocar o cooler em uma parte mais pra perto do topo do gabinete coloca ele em uma posiçao q ele esteja jogando o ar pra fora ,como você só vai usar um , coloca pra jogar ar pra fora mesmo , então liga ele na parte de cima do gabinete , nao tenho como te dizer qual é sem descriçao do produto , mais você consegue descobrir fácil , liga ele , e coloca a mao na frente dele , se você sentir o ventinho batendo na sua mao , significa q ele ta tirando ar da parte de tras e jogando pra parte da frente ( onde ta sua mao ) ae você coloca o lado onde tava sua mao ( onde o ar tava batendo , virado pra fora do gabinete , e o lado q sua mao nao tava ( ele tava puchando o ar ) você coloca virado pra parte de dentro do seu gabinete , ae ele vai fazer o mesmo q fez com sua mao com o gabinete ,vai pegar o ar quente do gabinete e jogar pra '' sua mao '' , é impossivel eu te dar uma resposta exata de como vai funcionar o pc , ou se vai esquentar ou nao , porque tem mts variaveis , basicamente tenta colocar pelo menos um cooler no pc jogando ar pra fora ( na parte de cima ) q nao deve '' superaquecer '' mais pra saber mesmo só testando , e vendo as temperaturas , qqr coisa s´ofalar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...