Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vu somente com ci 4017 e amplificador transistorizado


Posts recomendados

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Ué eles não tem de piscar !

 

Repare que você ajusta a tensão no potenciômetro, ajuste por exemplo para 1.5 volts, e rode a simulação.

Vai ver o 555 gerar o clock, vai ver os contadores contarem vai ver o 4017 ir mudando a saída ativa, e de repente o led correto vai acender.

 

Não tem como você fazer isso funcionar muito rápido. Você pode diminuir o capacitor do 555 para um valor 10 vezes menor, e vai ver que a simulação vai rodar mais rápido. experimente ir mudando o valor do potenciômetro e ver como o Led que vi ficar aceso vai mudando.

 

Lembre que eu falei que isso é um display tipo PONTO, não tipo BARRA. Só acende um Led indicando o pico de tensão.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk entendi consegui fazer eles acenderem =) muito interessante mas como você falou, tem q ser mazoquista pra montar isso so pra ver led piscar kkkkkkkkkkkk  vou aguardar o maldito 3915 pra facilitar o aprendizado kkk

 

OBG por me ajudar mano @aphawk

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva ,

 

Hehehe o que é legal é ver o funcionamento do conversor D/A, indo ao comparador LM339, e ao mesmo tempo o CD4017 vai contando também.... quando a saída do comparador aciona, ocorre o latch da saída do CD4017 que é levada aos leds. 

 

Com clock baixo dá para ver isso quase passo a passo.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk pois eu to esperando o video do mestre88 kkk com o circuito funcionando ai se for o que eu to pensando eu faço kkkk

 

falando nisso passa no meu outro topico la e ve se me ajuda com aqueles amplificadores mono la eu preciso de um circuito pra utiliza-los =P  valeu

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi´s...

Com uma motivação ligeiramente diferente da do amigo paulão @aphawk (kk) senti vontade fazer isso. Como não gosto de passar vontade...

 

z1ZxFR.gif

Spoiler

 


#include <ioavr.h>

#define ADC_VREF_VCC 0x00 //5V

//*********************************************************************************
unsigned int read_adc(unsigned char ch)
{
ADMUX=ADC_VREF_VCC | ch;
ADCSRA|=0x40;
while (!ADCSRA_Bit4);
return ADC;
}
//*********************************************************************************

void main( void )
{
unsigned int a,b;
DDRA=0xfe;// PA.0=entrada analógica
DDRB=0xff; //tudo saída
DDRC=0xff; //tudo saída
DDRD=0xff; //tudo saída
PORTC=PORTD=0;

ADCSRA=0xc7;

for(;;)
{
a=read_adc(0);
a=(a*64)/4096; 
a=1<<a;
PORTC=a;
PORTD=a>>8;

PORTB=(b++)>>4;
}
  
}

 

Como sempre o alvo é o minimalismo e com zero lib´s prontas.  Convenhamos que há uma mínima conexão com o tópico. Relativamente simples, versátil (melhorável) , pode ser mais barato do que com lógicos, e pode não ser totalmente inútil pr´algum navegante errante do futuro

Ah sim, cometi um errinho mas acho que nem dá pra perceber.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz nossa essa manja dos arduinos kkk eu n possuo arduino para programar o atmega =P futuramente quando eu sair da parte analogica eu partir para digital eu compre =) ainda estou no inicio do curso isadora kkkkk mas obrigado pela postagem será muito util obrigado mesmo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...