Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de audio(aparelho auditivo)


Prologica

Posts recomendados

  • Membro VIP

De fato pensei nisso há algum tempo pois tenho problemas de audição na família:

uma alternativa 'tecnologicamente correta' é um foninho bluetooth e um aplicativo qualquer no smartphone. Recentemente vi na china um foninho destes beeemmm baratinho. Estou com vontade comprar. E você caro leitor, sente vontade criar um aplicativo destes? Se não taí a semente. (sr google, se já existe perdoe por não procurar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tambem tenho, numa faixa de audição, me deparei com varios aparelhos de valores altissimos, até poderia comprar no cartão, mas como não me incomoda muito, mas penso em melhorar este circuito e disponibilizar ele em um site gratuito para que todos possam baixar e construir seu proprio aparelho se necessario, a bateria de 1,5v é excelente pois viabiliza uma Lr44 ou Ag13, 3 transistores e até pode substituir todos os elementos por smd em uma placa de fenolite ja desenhada, miniaturização, o protótipo foi montado em uma protoboard mas sinto que, ou por causa do mic ou do fone a amplificação ficou baixa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Prologica disse:

eu tambem tenho, numa faixa de audição, me deparei com varios aparelhos de valores altissimos, até poderia comprar no cartão, mas como não me incomoda muito, mas penso em melhorar este circuito e disponibilizar ele em um site gratuito para que todos possam baixar e construir seu proprio aparelho se necessario, a bateria de 1,5v é excelente pois viabiliza uma Lr44 ou Ag13, 3 transistores e até pode substituir todos os elementos por smd em uma placa de fenolite ja desenhada, miniaturização, o protótipo foi montado em uma protoboard mas sinto que, ou por causa do mic ou do fone a amplificação ficou baixa

 

Ficou baixa porque este esquema tem erro... vamos achar outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amiguinho, sua ideia é muito boa e louvável mas eu recomendaria que, depois de pronto, esse aparelho fosse usado com muita moderação. Vou me explicar:

Meu avô tem sérios problemas de audição e usa aparelho. Por isso me sinto bem a vontade pra falar sobre isso: Ao contrário do que as pessoas pensam, um aparelho de ouvido não é um simples amplificador de áudio, ele é também dotado de um equalizador.

O ouvido humano não responde da mesma forma à todas as frequências da faixa de áudio. Normalmente nosso ouvido é mais sensível às faixas intermediárias e menos sensível às faixas agudas e graves. Todavia, essas características podem mudar e mudam dependendo de vários fatores tais como o tempo (envelhecimento), doenças etc.

Nesse sentido, certas pessoas podem ter dificuldades para escutar certas frequências (para as quais o ouvido deveria ter muita sensibilidade) e, no entanto, escutar bem outras frequências (é o que ocorre com meu avô). O equalizador do aparelho dele amplifica somente as frequências que ele tem dificuldade de ouvir, as outras não são amplificadas. Obviamente, as frequências que uma pessoa tem dificuldades de ouvir são descobertas através de exame médico adequado, feito pelo fonoaudiólogo.

Se o aparelho amplificasse toda a faixa de frequências, além de desconforto por ter aumentado o som de frequências que ele já escutava bem, meu avô também poderia deixar de escutar bem essas frequências. Portanto, seria nocivo...

Exatamente por isso, aparelhos caseiros sem equalizador podem ser perigosos. E como somente um fonoaudiólogo poderia dizer quais frequências poderiam ser amplificadas, um aparelho caseiro que não fosse nocivo é extremamente difícil...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...