Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio


Posts recomendados

Olá Fórum. Não sei se é aqui o local para falar de osciloscópio...mas não encontrei outro assunto mais próximo.... bem, preciso fazer uma verificação do comportamento da rede (tomada) com osciloscópio. Sou engenheiro mecânico e não conheço muito a parte de medidas em elétrica, conheço só  aparte de instalações elétricas, mais precisamente a industrial.

Para saber se uma máquina está funcionando bem uma das solicitações que tenho é verificar a conformidade da rede, ou seja, ver se a senóide é uma senóide realmente.

  Como não sou versado na área de medições em elétrica, necessito de uma sequencia que posso usar para ver o comportamento da senóide da rede SEM QUEIMAR o osciloscópio. Antes que alguém diga para eu contratar um profissional já digo que não é tão fácil... a proposta não é tão bem vista pelos profissionais, não sei porque... Por isso preciso eu mesmo fazer.

   Logo minha dúvida é:

   1 - Qual a sequencia a ser seguida (lembrando que sou eng mecânico e quase leigo em medidas elétricas)?

   2 - Preciso de transformador isolador? Como é a ligação?

   3 - Preciso de um disjuntor para precaução? Como ligar? Em série com as pontas de prova?

   4 - E por último, qual uma marca ou modelo que posso comprar para esse fim, sendo que pode ser que utilizarei em outros elementos, como, por exemplo, sensores automotivos?

 

      Fico no aguardo da ajuda dos amigos porque não sei muito bem o que fazer e se fizer, vais ser meio 'às cegas mesmo'.

 

   Abraço.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi sua necessidade é avaliar a qualidade da energia fornecida. Uma forma mais adequada de fazer essa medição é medir a distorção harmônica da senóide. Existem equipamentos que fazem isso: são os medidores de qualidade da energia, que darão um resultado quantitativo da distorção e de outros parâmetros.