Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio


Posts recomendados

21 horas atrás, aphawk disse:

@Fabiano Valente Nunes.

 

A tal pessoa que o Juiz possa querer indicar tem de ser um perito qualificado, ou a outra parte vai invalidar. Já presenciei um processo desse tipo. Não é tão simples como parece... A acusação tem o direito de apresentar os seus laudos, e a defesa também, e se houver dúvida para o juiz ( e sempre tem pois ele não entende disso... ), ele convoca um perito judicial, cujo laudo ajudará o juiz em sua decisão. Tá certo que aqui no Brasil tem brechas de monte, mas bons advogados costumam tampar elas...

 

Assumindo que você já tenha um osciloscópio moderno, digital, do tipo com memória, tem de usar um transformador isolador para isolar ele da rede elétrica, e sim, a ponta de prova vai medir a rede elétrica, pode usar um divisor resistivo adequado para minimizar possíveis choques. Ah, importante lembrar que é muito importante conseguir medir tanto a tensão como a corrente, cada uma em um canal, para poder acompanhar problemas de fase ( fator de potência ). Existem instrumentos adequados para isso, mas em ultimo caso um resistor de baixo valor adequado para a corrente utilizada e uma ligação adequada das pontas de prova em relação ao GND do osciloscópio pode resolver isso.

 

Seu osciloscópio tem de capturar transientes, durante a partida do compressor, e depois já em regime normal. Um osciloscópio digital moderno já permite também fazer a decomposição do sinal por Fourier e apresentar o espectro das harmônicas.

 

Lembre-se de que a concessionária de energia é responsável apenas até a entrada de energia do local. Daí em diante, a parte interna da fiação não é responsabilidade deles, e sim do usuário dessa energia.

 

Se durante os testes você detectar alguma coisa errada no ponto de ligação do motor, teria de repetir o teste mas colocando o osciloscópio direto após o relógio de medição de energia.

 

Se ocorrer algo fora do normal nesse ponto, aí sim existe uma boa chance de conseguir provar a culpa da concessionária.

 

Já trabalhei com um compressor que meses depois explodiu, com um prejuízo de US$ 1.8 milhões, em 1987 . Mas não foi por causa da rede elétrica, e sim por fatores humanos, enriquecimento ilícito....

 

Se você precisar, conheço alguns amigos engenheiros eletricistas que  trabalharam na CESP e na Eletropaulo, posso perguntar para eles e ver se algum deles pode fazer esse trabalho.

 

Paulo

Quero sim a indicação de profissionais... como podemos fazer isso?

adicionado 3 minutos depois
13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

@aphawk fala com sua tradicional sabedoria. Permita-me repetir... Pra medir a qualidade da energia da concessionária, meça logo na saída do relógio de luz. Pra qualidade da instalação, no "ponto final" ou seja no motor mesmo. Pra qualidade do motor, hás de medir tensão e corrente talvez temperatura e vibração do mesmo. Ou seja, o buraco é + em baixo.

 

Mas nada impede de você deixar o oscilo registrando o comportamento elétrico do motor . Trifásico complica 1 pouco mas monofásico ou bi: 1 canal você registra V e no outro I com um resistor shunt qualquer. Estimo uns 0.01R x 10W seja suficiente.

Não ouso invadir a esfera legal portanto não sei o valor legal disso mas pelo menos você vai adquirir algum conhecimento legal... Ou 2 (!)

 

 

Beleza... aprendi muito com as respostas dos fóruns... Valeu!

adicionado 10 minutos depois
9 horas atrás, Ricardov disse:

@Fabiano Valente Nunes existem equipamentos chamados registradores da qualidade de energia. Ficam coletando diversos parâmetros da rede durante horas ou dias para formar um histórico. O Senai pode te ajudar com essa questão. E concordo com o aphawk, um laudo de engenheiro mecânico para problemas elétricos será facilmente contestado.

Senai... realmente...já acionei o Senai para um empréstimo de um instrumento para medidas mecânicas e me ajudaram. Uma boa ideia acionar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2016 às 20:04, Fabiano Valente Nunes disse:

Beleza... é que passei uma semana fora.

Aguardo seu amigo entrar em contato pela segunda-feira. Grato pela ajuda. Abraço!

adicionado 0 minutos depois
Em 17/11/2016 às 21:39, aphawk disse:

@Fabiano Valente Nunes ,

 

Te mandei mensagem pessoal, por favor responda ok ?

 

Paulo

Aguardo seu amigo entrar em contato pela segunda-feira. Grato pela ajuda. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 03/12/2016 às 10:25, aphawk disse:

@Fabiano Valente Nunes ,

 

Opa, que isso, na verdade será um amigo de meu amigo, e ele vai te procurar na data e horário combinado ( pelo menos espero kkkk ) .

 

Paulo

Valeu pela ajuda, mas o engenheiro não entrou em contato...

 

Fui intimado para realizar a dita cuja análise em início de janeiro. Fiz uma 'pós-graduação' com um técnico com 20 anos de bancada.

 

Agora vou meter as caras e ver no que dá... não explodindo o osciloscópio já é meio passo,kkkkk.

 

  Abraço.

 

   Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...