Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS A7V8X-X: Drivers, BIOS e bugs conhecidos


dohko

Posts recomendados

Tenho uma placa a7v8xx, há um ano e meio, nunca me deu problemas. Até agora.

Ela agora resolveu que quando quer a placa de rede extra que eu tenho entra, às vezes ela resolve não deixar entrar. Aparece na configuração de hardware mas com uma exclamação! Aí eu tiro e simplesmente coloco de novo e ela volta ao normal. A mesma coisa tá acontecendo com a placa de vídeo, às vezes ele fica bipando e eu tiro e recoloco várias vezes a placa de vídeo até que ela volta a funcionar. O que será isso?

Mas o mais importante é resolver o que está acontecendo agora. O meu pc quando eu ligo no início do dia, normalmente depois de ter passado umas 8 ou 10 horas desligado. Eu toco no botão de ligar e ele demora pra acionar a placa, ele demora até pra ligar o cooler. Começa assim: eu ligo, ele demora uns 10 a 30 segundos, dependendo de quanto tempo ele passou desligado, e ele funciona normalmente.

O que pode ser isso? a placa mãe está ruim? ou será outro componente? O que eu devo fazer? Tudo parece normal, foi medido os capacitores, visto tudo o que podia na placa, mas não encontramos solução.

Processador, memórias, hds, dvd-roms, placa de vídeo, placa de rede, tudo ok! Configurado corretamente.

Não sei mais o que fazer, não estou em condições de trocar o equipamento agora, por isso preciso de ajuda urgente.

Obrigado a todos e aguardo uma ajuda pra solucionar o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, comprei minha A7V8X-X na metade de 2004. A revisão dela é 1.01. O serial: 44MM6M6393.

Utilizo ela junto com uma Geforce FX 5200, como podem ver na assinatura. Ela (a placa mãe) já deu diversos problemas: tela azul, problemas no som, congelamento e travamento, problemas com a memória (sendo que os pentes estavam bons pois foram testados em outro pc).

Atualmente utilizo a bios 1014.002 beta, mesmo assim ainda tive problemas de travamento/congelamento o pc. Não sei se é algum bug por causa da fx 5200. Acabei de trazer hoje da assistencia. O tecnico flo q foi so um problema no Windows e por enquanto p pc parece estável. O detalhe é que quando chego vi que ele ajusto o clock do meu athlon xp pra 1250 Mhz! sendo que o padrão é 2083, e eu utilizo em 2250 (os problemas aconteciam antes de eu ter feito over). Reajustei o clock pro default. Ou ele acha que vou sacrificar quase 1GHz de processamento pra corrigir defeito de placa mãe. Bem, tomara que ela continue funcionando.

Ahh, pelo manual o chipset é o KT400, pelo cpuz é o KT400A. Pelo número de série dela parecer mais recente to mais propenso a acreditar no cpuz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera, to com uma A7V8X-X há 6 meses, até agora nenhum problema de travamentos, resets ou incompatibilidades como diria o mestre Gabriel Torres, eu acho que varia com a config e a sorte de cada um, vou passar as infos da minha placa-mãe e gostaria de tirar umas duvidas bastante simples, a serie dela é 54VM032469, usa KT400A, as duvidas sao as seguintes:

- O USB 2.0 é reconhecido automaticamente pelo WinXP SP2 ou precisa instalar drivers?

- Eu uso 2x 256 DDR333 e quando seto na BIOS a opção By SPD as latencias ficam em 2.5-5-4-9 e quando seto manualmente para 2.5-3-3-7 elas aparecem 2.5-3-4-7, alguem já viu algo sobre isso? quanto ao desempenho é legal... faz 2410Mb/s na leitura e 670Mb/s na escrita do Everest...

- Como faço pra tirar os estalos do som? é quase nada mas é bastante chato esse som estalando... e eu vi um link ali que direcionava pra o AD1888, o da A7V8X-X não seria AD1980?

Por enquanto é so isso :) desde já agradeço a ajuda e espero contribuir com o serial :) até mais...

Obrigado

Nossa mlk, achei que isso so acontecia comigo. Minhas latências ficam exatamente assim, e não tem como abaixar aquele 4 do ras precharge delay. Será que tem como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal,

Tentei fazer um upgrade de memória, trocando um pente de 512Mb genérico (333Mhz) por dois pentes Samsung, também de 333 Mhz. Meu processador é um Athlon XP 2.600+ com FSB também de 333 Mhz...

Não funcionou de jeito nenhum! A BIOS está na versão 1013. Se atualizar para a BETA será que resolve? Tem mais algum macete ou configuração (deixei as velocidades todas em AUTO na BIOS)...

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tentei fazer um upgrade de memória, trocando um pente de 512Mb genérico (333Mhz) por dois pentes Samsung, também de 333 Mhz. Meu processador é um Athlon XP 2.600+ com FSB também de 333 Mhz...

Não funcionou de jeito nenhum! A BIOS está na versão 1013. Se atualizar para a BETA será que resolve? Tem mais algum macete ou configuração (deixei as velocidades todas em AUTO na BIOS)...

Abraços,

Fernando

Fiz a atualização para a versão 1014 Beta, e aceitou dois modulos de 512 Mb DDR 400. Acredito que possa aceitar o seus modulos.

Quando atualizei a bios para o 1014 fiquei com o pé atrás, com receio por ser Beta, mas obtive melhoras.

No seu caso, pode ser defeito nos modulos, você já testou os mesmos em outra máquina?

Abraços,

Fcardozo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a atualização para a versão 1014 Beta, e aceitou dois modulos de 512 Mb DDR 400. Acredito que possa aceitar o seus modulos.

Quando atualizei a bios para o 1014 fiquei com o pé atrás, com receio por ser Beta, mas obtive melhoras.

No seu caso, pode ser defeito nos modulos, você já testou os mesmos em outra máquina?

Abraços,

Fcardozo.

Pois é Fcardozo,

Eu comprei os dois módulos para o upgrade. Como não haviam funcionado, comprei uma A7V600, na qual os módulos estão funcinando normalmente...

Eu acho que o problema todo é o FSB a 333 MHz, que parece que apresenta vários problemas... :-( De qualquer forma, vou atualizar a BIOS pra ver se resolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo beleza,

o link de atualização da Bios está quebrado, minha asus A7V8X-X está com o famoso problema de chiado no som.

o chipset VIA KT400

Como faço p resolver isso?

Obrigado.

Opa. atualizei o link de downloads da placa...

Sobre o chiado, tente pegar o drive mais atual da VIA..

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma A7V8X-X trabalhando com um AthlonXP 2800+ Barton e gostaria de saber o seguinte:

Segundo manual da placa ela suporta memórias PC3200 e no caso estou usando dois módulos de 512 genéricos.

A dúvida é a seguinte, de acordo com o manual ela suporta dois módulos de memória PC3200 e que se o módulos tiverem chips dos dois lados seriam duas bandas portanto apenas um módulo deste tipo de memória poderia ser usado nesta placa mãe.

No meu caso as memórias possuem chips dos dois lados e consequentemente a placa estaria "pensando" que estou usando quatro módulos (2 bandas em cada memória)

Como posso estar usando esta configuração?

Nos programas como Everest, Sandra, AIDA ... o computador apresenta uma memória "computada" de 1GB ... ela está toda efetiva ?

Tive sorte e no meu caso a placa permitiu avançar seu limite ?

Estou "achando" que tenho 1GB mas na verdade o sistema está usando apenas a metade?

Como faço para saber qual é a verdade nesta situação?

O computador está funcionando bem porém, se descobrir que estou desperdiçando hardware, no final a dúvida vem a calhar pois poderei usar um dos módulos em outra máquina.

Ou então fazer como recomendam os mais entendidos para esta placa mãe, usar módulos de memória PC2700 que aí sua capacidade é de quatro módulos e em desempenho a diferença não seria grande pois sendo o processador 333, a máquina força a memória 400 a nivelar seu clock em 333 de qualquer forma. :help:

PS: Aproveitando o gancho, qual a melhor opção para um processador Barton como o meu, esta placa que estou usando ou uma A7V400-MX em termos de desempenho e aproveitamento das memórias PC3200 pois tenho esta placa com um AthlonXP 2600 Tbred.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo uma edição antiga da PC&Cia - no.39 de Outubro de 2004 que trás uma matéria sobre as placas mãe P4P800 e a A7V8X-X.

Além do GARGALO trazido pelo processador às memórias como você já confirmou lá diz também haver problemas com os módulos de memórias RAM suportados pela placa de acordo com a organização dos seus chips.

Eles afirmam na matéria que em um módulo DDR cada conjunto de chips de um lado representa um BANCO, portanto memórias com chips dos dois lados teriam dois bancos.

Neste caso a placa A7V8X-X suporta no máximo dois BANCOS de memórias PC3200 e quatro de PC2700, não tendo limitação para as demais.

Aí surgiu minha dúvida pois tenho dois módulos de 512MB (genéricos) PC3200 com chips dos dois lados - portanto 2 BANCOS, no total 1GB em quatro BANCOS. Nos programas de teste aparece o total de memória do sistema 1GB (Everest, Sandra ...)

E gostaria de saber, tenho um caso de exceção destas placas, já que segundo a regra no meu sistema estão trabalhando 4 BANCOS sendo que a placa suportaria apenas dois de memórias PC3200.

Ou se apesar dos programas mostrarem a memória total instalada, se neste caso toda ela está disponível para o sistema e como faço para testar isto.

PS: Aproveitando o gancho, qual a melhor opção para um processador Barton como o meu, esta placa que estou usando ou uma A7V400-MX em termos de desempenho e aproveitamento das memórias PC3200 pois tenho esta placa com um AthlonXP 2600 Tbred, que no caso uso memórias PC2700.

No manual da placa, página ix no sumário podemos encontrar uma nota na parte referente à memória informando o número máximo de dois bancos de PC3200. Informação que se repete na página 1-4, na página 1-6, na página 1-11.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

galera,

na luta contra o BUG de chiado no som da placa mãe Asus A7V8X-X, atualizei minha BIOS p versão "1013", atualizei o VIA para "via_hyperion 4 in 1_v453v".Começou a aparecer uma advertência no "DISPOSITVO DO SISTEMA"

"PnP BIOS Extension"

o q será isso?

como faço p resolver?

ah, ia esquecendo tentei a versão da BIOS 1014 BETA, mas não adiantou nada

post-27653-13884922143034_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

meu processador é um athlon 2600+ e rodava a 1917mhz... fui testar um processador Sempron 2.3ghz, apos alguns segundos o pc desligou, coloquei meu processador devolta, e agora o pc so funciona com clock 1.1gHz, se aumento o clock ou coloco no normal o pc desliga sozinho apos poucos segundos

o drive já estava atualizado pra 1013, atualizei novamente, resetei a bios, mas de nada adiantou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

ai galera eu no sei mas o que eu faço com essa placa,,,,

ela resnicia solzinha,,,, e quando resnecia ,,não aparece imagem,,,,,

vou nem digita mas ,,vocês já sabem as ###### dessa placa

meeerrrrrdddddaaaaaa desa plca adrem

athilon xp 2600+ trabalhando em 1600 so assim pra ele da uma parada de resnicia

geforce4 mx 440 64

thoroughbreda

eu já desitie dessa placa assim q eu pega uma grana eu compro outra placa

q não seja da maldita asus ######,,,to querndo compra uma soyo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera,

estou com um novo problema com essa placa..

estou tendo problema com conflito de memoria, eu tenho uma de 512Mb e outra de 256Mb da mesma marca. Já mudei de Slot, atualizei a BIOS e atualizie o Chipset e ainda não resolveu.

O que posso fazer pa ra resolver isso?

Valeu!!!

Depende da freqüência da sua memoria.Se for DDR 400 a a7v8x-x so aceita 2 bancos.Portanto se seu pente de memoria tiver bancos dos dois lados, voce só poderá usar 1 pente.Se você. der uma olhada no manual ou no teste desta placa que o Clube do Hardware fez você. poderá sanar suas dúvidas.Boa sorte!

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera é o seguinte:

tenho esta placa-mãe e comprei uma placa de video geforce 6200 ddr2 256 mb dvi+tv.

o problema éh o seguinte...

não está reconhecendo de jeito nenhum os graficos nos jogos. principalmente no need for speed.

a imagem fica completamente distorcida.

o que pode ser isto. a versão da bios que estou utilizando éh a 1010.

alguem poderia me dar um help???

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...