Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso adaptar HD em notebook


Zenon

Posts recomendados

Olá. Eu queria pedir ajuda com um problema.

 

O notebook estava funcionando perfeitamente, quando de uma hora para outra o HD do notebook começou a ficar muito lento. Se eu tentar iniciar o PC, demora mais de meia hora.

Fazendo boot de um SO (Lubuntu 14.04) instalado no pendrive e tentando acessar o HD, demora muito tempo para montar e uma simples listagem de arquivos demora mais de 10 segundos, mas os arquivos estão todos lá. Não sei se é problema no próprio HD ou no barramento do HD.
 

Então eu queria saber como descobrir a causa do problema da lentidão e a solução.

Se o HD do notebook não puder mais ser usado, eu queria fazer uma gambiarra para usar um HD que sobrou de um antigo PC grande que está há anos sem ser usado e nem sei se ainda funciona. O cabo para HD do notebook encaixa perfeitamente no HD grande, mas não funcionou ao testar. Só o de notebook que funciona assim.

 

Coloquei umas fotos mostrando os tipos de conectores que os HD aceitam. A primeira foto é o HD de PC grande (320 GB). A segunda foto é o HD do notebook. A terceira foto é o cabo que liga o HD ao notebook (não sei o nome, isso é Sata?).

 

O notebook é muito velho, não tem bateria e é usado só em casa. Não temos dinheiro para comprar um novo. A USB é 2.0 e SO instalado no pendrive é lento e trava muito. O notebook tem uma porta USB chamada eSata que parece ser bem mais rápida que USB. O pendrive tem só 4 GB e não tem espaço para mais nada.

 

Eu queria sugestões se o problema da lentidão do HD de notebook não puder ser resolvido. Devo comprar um case para o HD grande com suporte a eSata? Devo comprar um adaptador do formato do HD grande para encaixar diretamente no cabo do notebook (não sei o nome dos formatos)? Ou um case comum para USB (pelo menos tem muito mais espaço)?

 

Obrigado pela ajuda.

Desculpe o tamanho do texto, mas sou péssimo para resolver problema da hardware.

 

DSC_0795.thumb.JPG.53b8a2b6453b6f29973ee21d54a6d5e6.JPG

 

DSC_0796.thumb.JPG.76ee863e91c1b5e7bc77c5947679822c.JPG

 

DSC_0797.thumb.JPG.e51e3feefbcd4d9a42b1d4324afb6648.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dinossauro Baiano disse:

Tamanho do hd não inflencia em nada (só a velocidade).

É só encaixar ali se a entrada é a mesma e já foi

Encaixei o HD de PC grande e ele nem vibrou e o sistema nem reconheceu.

Pode ser que esse HD nem funcione mais.

Ou pode ser problema no cabo do notebook, como energia insuficiente, já que o HD pequeno está lento e o grande nem liga.

Não sei o que fazer para descobrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Zenon disse:

Encaixei o HD de PC grande e ele nem vibrou e o sistema nem reconheceu.

Pode ser que esse HD nem funcione mais.

Ou pode ser problema no cabo do notebook, como energia insuficiente, já que o HD pequeno está lento e o grande nem liga.

Não sei o que fazer para descobrir.

 

O HD comum de desktop (grande) não vai ligar mesmo no notebook pois eles trabalham com alimentação de 5V para a parte lógica e 12V para a mecânica. Já os HDs de notebook, trabalham apenas com 5V para tudo e por isso, o conector SATA do seu notebook não possui os pinos referentes à alimentação 12V, necessárias para fazer o seu HD grande funcionar. É normal que ele não dê nenhum sinal de vida mesmo nestas condições.

 

O seu HD que está lento, pode ser que esteja com defeito físico, especialmente setores defeituosos (bad blocks) que fazem com que quando uma leitura ou gravação seja solicitada nesta região defeituosa do disco, o sistema apresente uma lentidão enorme e até trave. Infelizmente, se for esse o caso, não há conserto para o HD, é correr para fazer backup enquanto há tempo e substituir por outro.

 

Quanto à usar o HD grande em substituição do atual dele, isto não é possível a menos que seu notebook tenha uma porta eSATA inicializável, ou seja, que você consiga na BIOS do notebook definir o boot para ela e que você tenha uma fonte de alimentação SATA externa que forneça os 12V e 5V necessários para seu HD. Não é muito prático, mas funcionaria desta forma.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, caioattili disse:

O seu HD que está lento, pode ser que esteja com defeito físico, especialmente setores defeituosos (bad blocks) que fazem com que quando uma leitura ou gravação seja solicitada nesta região defeituosa do disco, o sistema apresente uma lentidão enorme e até trave. Infelizmente, se for esse o caso, não há conserto para o HD, é correr para fazer backup enquanto há tempo e substituir por outro.

 

Não sei se é bad block. Ele está lento até para detectar as partições (ao tentar formatar ou olhando com o gparted).

 

O HD estava funcionando normalmente sem problema. Dê repente ficou muito lento enquanto eu estava usando o notebook e agora o HD não boota mais.

 

8 horas atrás, caioattili disse:

Quanto à usar o HD grande em substituição do atual dele, isto não é possível a menos que seu notebook tenha uma porta eSATA inicializável, ou seja, que você consiga na BIOS do notebook definir o boot para ela e que você tenha uma fonte de alimentação SATA externa que forneça os 12V e 5V necessários para seu HD. Não é muito prático, mas funcionaria desta forma.

Então se eu usar um desses, poderei usar o HD grande na USB e instalar o SO?

http://www.shoptime.com.br/produto/14433256/adaptador-conversor-usb-ide-sata-i-e-sata-ii

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para confirmar se é realmente bad block, teria que rodar algum programa de diagnóstico neste HD e ver o resultado. Mas como você não consegue iniiciar o sistema nele, teria que dar boot neste notebook com um DVD de instalação do Windows e através dele rodar um Checkdisk completo ou ainda através de outra instalação do Windows... Bem mais complicado...

 

O link que você passou é de um adaptador para ligar seu HD grande via USB no seu notebook. Se vai ser possível usar esse HD USB como boot, vai depender da BIOS dele aceitar, isso varia muito, mas há grandes possibilidades. De qualquer forma, mesmo que aceite e funcione corretamente, o desempenho do sistema será bem fraco devida à baixa velocidade de transferência do USB 2.0. Pra não perder desempenho, teria que usar um adaptador igual a esse que você colocou o link, porém ao invés de ser de SATA para USB, tem que ser de SATA para eSATA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui confirmar que o HD pequeno está com defeito.

Arranjei um adaptador USB para o HD grande, instalei o sistema operacional e tudo está funcionando normalmente. Não está lento.

O problema é que o HD está desprotegido em cima da mesa. Não sei se a parte debaixo precisa de ar.

O cabo de energia está ligado numa régua de tomadas. Quando ligo a régua antes de ligar o notebook, o HD já começa a vibrar. Quando desligo o notebook, o HD continua vibrando e quando desligo a régua, ele para de uma vez. Queria saber se tem um jeito melhor de desligar o HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que não ficou lento. Se conseguir usar assim, não vai ter problema algum.

 

Quanto ao fato do HD estar solto em cima da mesa, não há muito o que fazer, somente evitar que ele sofra impactos ou desligamentos acidentais. O calor gerado por ele é normal e não tem necessidade de circulação de ar por todos os lados.

 

Como a alimentação deste HD é externa ao notebook, é normal também que este HD seja ligado imediatamente ao ser energizado e que fique ligado constantemente até que sua fonte seja retirada da tomada (ou a régua desligada). O sistema operacional não vai mesmo conseguir desligá-lo corretamente pois você teria que "ejetá-lo com segurança" da mesma forma que faria com um HD externo normal, só que é impossível ejetar um HD que contém o próprio sistema operacional rodando, por isso ele sempre vai ficar ligado mesmo. Mas também não tem problema de você desligá-lo depois que o notebook já estiver desligado. Isso não vai prejudicar o funcionamento dele.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...