Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como formatar um SSD da melhor forma?


thallesaguiar

Posts recomendados

Boa tarde. Queria saber se tem algum jeito de formatar o SSD de uma melhor forma ou formatar um SSD é igual a um HD pelo CMD.

 

Eu formato meu HD desse jeito aqui:

 

  1. No Prompt digite DISKPART, quando ele abrir aparecera escrito DISKPART a esquerda.
  2. Digite LIST DISK, esse comando ira listar os HD's instalados na máquina, preste muita atenção para não escolher o HD errado.
  3. Digite SELECT DISK "X", no lugar do X colocar o número referente ao HD que deseja formatar, colocar sem aspas.
  4. Agora basta digitar os comandos abaixo.
  5. CLEAN
  6. CREATE PARTITION PRIMARY
  7. SELECT PARTITION 1
  8. ACTIVE
  9. FORMAT FS=NTFS QUICK  (O Quick é uma formatação mais rapida mas eu sempre faço sem ele, só coloco o Format FS=NTFS)
  10. ASSIGN
  11. EXIT

Essa forma é correta para formatar o HD? E o meu SSD posso formatar da mesma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas no seu exemplo voce está formatando a Tabela de Partições no formato MBR.
Eu faria quase a mesma coisa mas com pequenas modificações, também formatando em MBR:

> diskpart
> list disk
> select disk x (onde x é a unidade desejada)
> clean (para zerar a Tabela de Partições, isso elimina as partições)
> convert mbr (gera uma nova Tabela de Partições no formato MBR)
> create partition primary align=4096 (alinha em 4K e pega todo o espaço da unidade)
> format quick fs=ntfs 
> exit (para sair do diskpart)
> exit (para sair do cmd)

No comando convert voce pode formatar a Tabela de Partições em MBR ou GPT.

Não precisa usar o comando Active, ao instalar o sistema a partição fica Ativa.

 

Em SSD nunca utilize formatadores de baixo nível como o Zero Fill ou o Clean All.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

Pessoal, boa tarde.

 

Também tenho esta dúvida. Assim que meu SSD chegou, fiz a formatação mas ele leva 33 segundos para abrir tudo. Sei que tem algo errado.

 

Baixei nova versão do Windows 10 e gostaria de saber como formatar corretamente.

 

Acho que esse é um tempo normal, o meu inicia tudo em 29s (contando com a inicialização do Avira), sem o Avira ficaria entre 23~24s, o HD normal antes carregava em 1:10m, já é uma boa diferença, pelos vários testes que vi no YouTube, o pessoal também tem mais ou menos essa média de 25~40s.

 

Qual a marca do seu SSD? Você usa Sata I, II ou III?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto Quando eu formatei eu não coloquei esse código de alinhamento 4K? Agora só tem como na próxima formatação correto?

 

Tem como eu já deixar meu SSD e HD convertido para GPT ou sempre que eu formatar tenho que converter?

adicionado 2 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior Meu pc liga em 15 segundos ou menos! E tem como ativar na placa-mãe o boost para ligar mais rápido ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, thallesaguiar disse:

@Fernando Apratto Quando eu formatei eu não coloquei esse código de alinhamento 4K? Agora só tem como na próxima formatação correto?

 

Tem como eu já deixar meu SSD e HD convertido para GPT ou sempre que eu formatar tenho que converter?

adicionado 2 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior Meu pc liga em 15 segundos ou menos! E tem como ativar na placa-mãe o boost para ligar mais rápido ainda.

 

@thallesaguiar, alguma dica de como fazer isso na placa-mãe Gigabyte H110M-H DDR3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, thallesaguiar disse:

@Mario A. Paglia Junior Tem que ver se sua placa tem suporte. Isso ativa na Bios. Tenta procura algo na aba Boot.

 

Eu habilitei agora uma opção na BIOS chamada "Inicialização Ultra Rápida", não modificou nada o tempo de carregamento do Windows e agora eu não consigo mais acessar à BIOS, pois quando inicia não da a opção de apertar o DEL para ir para BIOS, como será que faço para voltar ao normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, thallesaguiar disse:

@Fernando Apratto Quando eu formatei eu não coloquei esse código de alinhamento 4K? Agora só tem como na próxima formatação correto

Sim, mas não se preocupe o Windows sempre coloca o valor padrão, eu só gosto de garantir.

 

3 horas atrás, thallesaguiar disse:

como eu já deixar meu SSD e HD convertido para GPT ou sempre que eu formatar tenho que converter?

Não, é somente a primeira vez.

 

1 hora atrás, Mario A. Paglia Junior disse:

Eu habilitei agora uma opção na BIOS chamada "Inicialização Ultra Rápida", não modificou nada o tempo de carregamento do Windows e agora eu não consigo mais acessar à BIOS, pois quando inicia não da a opção de apertar o DEL para ir para BIOS, como será que faço para voltar ao normal?

Na tela de logon, clique no ícone do Power, pressione a tecla SHIFT e clique em Reiniciar.

Ele irá voltar no Ambiente de Recuperação.

Vá em Soluções de Problemas, Opções Avançadas, procure algo relativo a Configurações Firmware UEFI

Ele irá reiniciar e voltará na tela da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Sim, mas não se preocupe o Windows sempre coloca o valor padrão, eu só gosto de garantir.

 

Não, é somente a primeira vez.

 

Na tela de logon, clique no ícone do Power, pressione a tecla SHIFT e clique em Reiniciar.

Ele irá voltar no Ambiente de Recuperação.

Vá em Soluções de Problemas, Opções Avançadas, procure algo relativo a Configurações Firmware UEFI

Ele irá reiniciar e voltará na tela da BIOS.

 

Fernando, muito obrigado, fiz aqui e deu certinho como mencionou. Aproveitando, você tem alguma dica para fazer o Windows iniciar mais rápido? O meu está dando 29s.

 

Já desabilitei os programas que iniciam junto com o Windows, já desabilitei o Superfatch, desabilitei a desfragmentação de disco, mudei as pastas TEMP e TMP para o disco E: que é meu HD 1TB e desabilitei também a memória virtual e as páginas de indexação entre várias outras dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior Infelizmente não, eu não me importa com esse tempo de inicialização, pois tenho muita coisa configurada para iniciar junto com o sistema. Aliás, também tenho o Zorin  Linux instalado e nesse caso o menu Grub vem antes dos sistemas. Enfim, é muita coisa, por isso não me importo, também nem sei qual é o tempo que meu PC está levando até chegar em um dos sistemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

@Mario A. Paglia Junior Infelizmente não, eu não me importa com esse tempo de inicialização, pois tenho muita coisa configurada para iniciar junto com o sistema. Aliás, também tenho o Zorin  Linux instalado e nesse caso o menu Grub vem antes dos sistemas. Enfim, é muita coisa, por isso não me importo, também nem sei qual é o tempo que meu PC está levando até chegar em um dos sistemas.

 

Sem problemas, de qualquer forma obrigado pela ajuda para restaurar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Apratto disse:

Sim, mas não se preocupe o Windows sempre coloca o valor padrão, eu só gosto de garantir.

 

Não, é somente a primeira vez.

Atah, entendi. Pensei que mudava algo.

 

Mas sempre que eu formato tenho que converter para GPT. Como faço então para ele ficar GPT direto? Pois sempre que formato tenho que converter depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, thallesaguiar disse:

Mas sempre que eu formato tenho que converter para GPT. Como faço então para ele ficar GPT direto? Pois sempre que formato tenho que converter depois.

É porque voce utilizou o comando clean e este comando zera a Tabela de Partições que está no formato GPT ou MBR.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.
Tecnicamente não 'formatamos' um disco, nós 'formatamos' partições.
Para limpar um disco, inclusive de partições ocultas, mas preservando a Tabela de Partições nós deletamos todas as partições e depois criamos uma partição (create ...) e depois a formatamos (format ...)

01-diskpart
02-list disk 
03-select disk X
04-list partition
05-select partition X
06-delete partition X (ou forçando: delete partition override)
(Repita os comandos 05 e 06 acima para deletar todas as partições)
07-create partition primary align=4096 (isso pega todo o espaço da unidade)
08-format quick fs=ntfs
09-exit

 

Editado: Tem algumas partições que não aceitam o comando de delete ou delete override, nestes casos é necessário o uso do clean para zerar tudo, inclusive a Tabela de Partições.

adicionado 7 minutos depois

Para mais detalhes veja neste link:

https://postsinfo.blogspot.com.br/2016/02/instalacao-do-windows-e.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, bom dia.

 

Hoje tenho tempo para formatar o SSD. Basta inserir o cd do W10 e dar o boot? Li que tem um lance de mbr e gpt, como verifico isso? Também li algo sobre usar uefi e não a bios normal. Minha placa-mãe tem este suporte de uefi.

 

No mais, fico no aguardo dos amigos. Ah, minha placa já está com as portas em ahci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Lendo todas as postagens, meu PC com um SSD Intel nvme de 256gb, leva 5 segundos pra iniciar tudo, desde passar pela tela da bios, 2 sec, e carregar o win 3 sec, e já fica tudo pronto, aba dos aplicativos carregada, disco a 0%, clico para abrir qualquer coisa é só soltar o dedo e já está na tela, sem loading. Win 10 PRO com licença atualizado.

Tive problemas em instalar o win na unidade já em gpt pelo modo normal, só foi via UEFI, que fui saber somente depois que no modo gpt só funciona em maquinas que já tem a nova interface, por uma sorte depois de todas tentativas conhecidas, li na inicialização "aperte a tecla F11 para... UEFI..." e foi.

adicionado 6 minutos depois
Em 20/02/2017 às 08:09, BrunoGuimarães disse:

Opa pessoal, bom dia.

 

Hoje tenho tempo para formatar o SSD. Basta inserir o cd do W10 e dar o boot? Li que tem um lance de mbr e gpt, como verifico isso? Também li algo sobre usar uefi e não a bios normal. Minha placa-mãe tem este suporte de uefi.

 

No mais, fico no aguardo dos amigos. Ah, minha placa já está com as portas em ahci.

Opa, na tela de inicialização da bios, no canto abaixo diz os comandos de boot e o referente a fazer pela UEFI, depois é só trocar o tipo de partição e formatar, se tu tem licença do win, aconselho a fazer um pendrive bootavel, porque já instala o win mais próximo do atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...