Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soquete 1151 Intel - Skylake, Kaby Lake, Chipsets e Placas-Mãe


RS Faria

Posts recomendados

Como virou "trend" no Fórum nas últimas semanas, acho viável a criação deste tópico, afim de informar uma questão simples, mas que tá deixando muita gente confusa..

 

Sim, Skylake e Kaby Lake compartilham o mesmo soquete, o LGA 1151.. Sendo assim, a maioria das pessoas logo pensa que, qualquer placa-mãe com o mesmo soquete, aceitará qualquer uma dessas famílias de CPUs.. Isso está certo e errado, ao mesmo tempo..

 

Porque está certo? - Como vem sendo praxe da Intel, desde a era dos Sandy Bridge, ela utiliza o mesmo soquete em duas gerações de CPU.. Ela também lança uma linha nova de chipsets, toda santa geração lançada.. Isso fez com que, geralmente, placas de uma geração anterior, sejam compatíveis com CPUs de uma geração mais nova.. Foi assim entre Sandy Bridge e Ivy Bridge, está sendo assim, com Skylake e Kaby Lake.. Entre Haswell e Broadwell não foi bem assim, mas isso não vem ao caso, nesse tópico..

 

Porque está errado? - Apesar de usarem o mesmo soquete, ainda há uma incompatibilidade, a nível de BIOS.. Como dito antes..

 

Citação

Ela também lança uma linha nova de chipsets, toda santa geração lançada..

 

A linha Kaby Lake é nativamente compatível com placas-mãe de chipsets B250, H270 e Z270.. Elas são compatíveis também, com CPUs Skylake.. Já as placas-mãe que foram lançadas originalmente com as CPUs Skylake (chipsets H110, B150, H170 e Z170), realmente precisam de uma atualização de BIOS, para que possam reconhecer as CPUs Kaby Lake..

 

A atualização, na maioria esmagadora dos casos, requer uma CPU Skylake pra tal.. Algumas placas-mãe topo de linha da ASUS (ASUS USB BIOS Flashback) e da Gigabyte (Gigabyte Q-Flash Plus), tem ferramentas que dispensam a CPU Skylake mas, como dito, é um recurso quase que exclusivo de placas-mãe mais caras..

 

As fabricantes de placas-mãe, como ASUSMSIGigabyte e ASRock, disponibilizaram as atualizações necessárias, para que as placas para Skylake, tenham compatibilidade com Kaby Lake, bem como ferramentas pra facilitar o processo..

 

É mais um alerta, já que muita gente anda quebrando a cara com isso.. Se for comprar Kaby Lake, prefira as novas..

 

Abs

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@RS Faria  Primeiramente obrigado pelo post.

Quase fiz besteira comprando uma placa H110 pro Core i3-7100 7° geração.

Obrigado mesmo. :thumbsup:

 

Agora meu problema é encontrar um placa com chip B250 disponível em estoque; Já revirei essas lojas atras dessa bendita, e nada.

 

Na Kabum achei essa:

http://www.kabum.com.br/produto/84277/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-b250-pro-4-x-ddr4safe-slotaudio-gamerusb-3-0-frontal-led2-m-2-cfx-vga-dvi-hdmi

 

Chip B250  e tal, seguindo essa lógica ela deveria ser nativa 7°geração intel,

Mas no anuncio do produto em letras miúdas está escrito que precisa da atualização pra ultima geração.

Fiquei confuso.

(foto em anexo)

Já estou desistindo de montar meu pc por enquanto; Porque não vou pagar 800 a 1.000 R$ em uma placa-mãe,

por esse motivo.

Pensei em comprar um processador 6 geração, mas também tá difícil encontrar em estoque.

Não vou apelar pro mercado livre (não confio).

 

Frustrado com isso...

 

 

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Apolo.

 

TODAS as placas da série 200 são nativamente compatíveis com 7ª Geração.. Se tiver dúvidas, vá no site da fabricante.. Nunca se baseie apenas, nas informações da loja..

 

https://www.asus.com/Motherboards/PRIME-B250-PRO/overview/

 

Vendo o anúncio todo, acho que se refere só à essa tecnologia Optane, não à CPU, em si...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, minha primeira pergunta aqui, eu peço perdão se eu estiver fazendo ela no local errado...
Seguinte, eu comprei uma placa-mãe (GA-H110M-H ddr4 da gigabyte) e um processador i5 da 7 geração
eu não tenho outro processador, da 6 geração, porém nas especificações, diz que a placa tem suporte Q-flash, que pode ser usado para atualizar a bios... o que eu preciso saber é: eu realmente tenho como baixar essa atualização de outro computador e atualizar na placa direto sem outro processador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ian Fontoura disse:

Olá pessoal, minha primeira pergunta aqui, eu peço perdão se eu estiver fazendo ela no local errado...
Seguinte, eu comprei uma placa-mãe (GA-H110M-H ddr4 da gigabyte) e um processador i5 da 7 geração
eu não tenho outro processador, da 6 geração, porém nas especificações, diz que a placa tem suporte Q-flash, que pode ser usado para atualizar a bios... o que eu preciso saber é: eu realmente tenho como baixar essa atualização de outro computador e atualizar na placa direto sem outro processador?

Tem dois tipos de Q-Flash, se não me engano.. O que faz isso, seria o Q-Flash Plus, que seria exclusivo das placas topo de linha.. Acho que não seria o caso da sua..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Apolo. a minha é quase a mesma placa que a sua, porém é a PLUS (acredito que a unica diferença são os slot´s PCI, que a minha não tem) e peguei um Pentium G4560. Liguei e foi normal, não precisei fazer absolutamente nada na placa.

 

Aparentemente, é apenas a Memoria Optane, mencionada pelo @RS Faria !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Em 2017-4-7 às 10:12, Apolo. disse:

@RS Faria  Primeiramente obrigado pelo post.

Quase fiz besteira comprando uma placa H110 pro Core i3-7100 7° geração.

Obrigado mesmo. :thumbsup:

 

Agora meu problema é encontrar um placa com chip B250 disponível em estoque; Já revirei essas lojas atras dessa bendita, e nada.

 

Na Kabum achei essa:

http://www.kabum.com.br/produto/84277/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-b250-pro-4-x-ddr4safe-slotaudio-gamerusb-3-0-frontal-led2-m-2-cfx-vga-dvi-hdmi

 

Chip B250  e tal, seguindo essa lógica ela deveria ser nativa 7°geração intel,

Mas no anuncio do produto em letras miúdas está escrito que precisa da atualização pra ultima geração.

Fiquei confuso.

(foto em anexo)

Já estou desistindo de montar meu pc por enquanto; Porque não vou pagar 800 a 1.000 R$ em uma placa-mãe,

por esse motivo.

Pensei em comprar um processador 6 geração, mas também tá difícil encontrar em estoque.

Não vou apelar pro mercado livre (não confio).

 

Frustrado com isso..

 

Pois é amigo ta ***** eu to quase caindo na besteiro de importar uma Z270 junto com o i7

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera eu comprei uma placa-mãe da gigabyte essa aqui:

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-h110m-gaming-3-ddr4-lga-1151-micro-atx-ga-h110m-gaming-3

Mas so depois que eu vi sobre as atualização da bios, vi falando que se a placa tem a opção de Qflash da para atualizar por pendrive.

Que o site oficial da gigabyte mostra que tem essa opção:

http://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-H110M-Gaming-3-rev-10#sp

Vocês sabem me dizer se essa da pra fazer isso comprei um G4560 7 geração.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Eric Antenor disse:

Eu li o topico e tenho quase certeza que fiz ********** mais para tirar a duvida eu vou perguntar.Eu comprei a placa-mãe H110M-C/BR eo Processador i5 7400 ai quero saber se vai funcionar ou tenho que atualizar a bios. Obrigado 

Precisa atualizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estão falando sobre quais placas comprar, vou inserir aqui a minha duvida e qualquer coisa mudo para um novo topico. Estou montando um pc pra mim e nao queria gastar muito em placa-mãe. Estou em duvida entre duas placas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-860158484-placa-me-msi-b150m-pro-vh-s1151-vgahdmiusb30som-_JM ou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772540683-placa-me-asus-h110m-a-m2-ddr4-lga-1151-_JM e o processador é um g4560 7ª geraçao. vocês acham q compensa comprar uma dessas ou juntar +150,00 e pegar uma b250m-plus da asus por motivos de Bios e td mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, comprei um PC, e ele veio com a placa Gigabyte H110M-S2H-CF, que parece me atende perfeitamente, o processador é de sexta geração, até aí tudo bem. Porém eu possuo 2 memórias Corsair Vengeance Lpx ddr4 2400 Mhz novinhas e no site da asus a minha memória não aparece nas compatíveis com a placa. Porém a ultima atualização dessa lista é de 2015. Preciso me preocupar? Ou as atts provavelmente já atualizaram a placa e minhas memórias irão funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Igor Luiz disse:

Como estão falando sobre quais placas comprar, vou inserir aqui a minha duvida e qualquer coisa mudo para um novo topico. Estou montando um pc pra mim e nao queria gastar muito em placa-mãe. Estou em duvida entre duas placas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-860158484-placa-me-msi-b150m-pro-vh-s1151-vgahdmiusb30som-_JM ou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772540683-placa-me-asus-h110m-a-m2-ddr4-lga-1151-_JM e o processador é um g4560 7ª geraçao. vocês acham q compensa comprar uma dessas ou juntar +150,00 e pegar uma b250m-plus da asus por motivos de Bios e td mais?

Se você conseguir achar algum lugar que atualize a BIOS dessas placas, beleza.. Deve até ficar mais barato..

 

Se não, vai de B250 mesmo e se poupe da dor de cabeça...

 

 

15 minutos atrás, PilotodeRapa disse:

Olá pessoal, comprei um PC, e ele veio com a placa Gigabyte H110M-S2H-CF, que parece me atende perfeitamente, o processador é de sexta geração, até aí tudo bem. Porém eu possuo 2 memórias Corsair Vengeance Lpx ddr4 2400 Mhz novinhas e no site da asus a minha memória não aparece nas compatíveis com a placa. Porém a ultima atualização dessa lista é de 2015. Preciso me preocupar? Ou as atts provavelmente já atualizaram a placa e minhas memórias irão funcionar?

Se tá funcionando, não tem problema, certo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, RS Faria disse:

Se você conseguir achar algum lugar que atualize a BIOS dessas placas, beleza.. Deve até ficar mais barato..

 

Se não, vai de B250 mesmo e se poupe da dor de cabeça...

 

 

Se tá funcionando, não tem problema, certo??

 O pc não chegou ainda, por isso a duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Amigo, é minha primeira vez aqui no Fórum e estou com uma dúvida que está me matando, me perdoe se estiver escrevendo em um local errado, caso necessário crio um novo tópico.

Bom, é o seguinte: Irei montar um fazer um Upgrade no pc trocando processador, placa-mãe e memória ram. Já comprei o processador e as memórias que são: processador I7 7700K (Kaby Lake)2 pentes de memoria Kingston HyperX FURY 8GB(cada) 2400Mhz DDR4.

Até ai tudo bem, mas agora estou com uma dúvida tremenda em relação a qual placa-mãe pegar e de compatibilidade também e também pela grana que restou. Como você explicou anteriormente eu não devo apenas me atentar ao socket (nesse caso LGA1151) mas também ao chipset. Pra mim, até antes de ler este tópico, qualquer socket que fosse igual (placa e processador) já estaria funcionando normalmente, não sabia deste problema com o chipset. Gostaria de uma sugestão para uma placa-mãe gaming, se possível, de até R$ 700,00 ou nessa faixa, não muito mais do que isso, mas todas que vejo são bem mais caras. Tinha visto essa aqui https://www.kabum.com.br/produto/85055/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1151-ga-gaming-b8-b250-ddr4 mas não sei se esse processador iria funcionar bem nesta placa. 

 

Por favor, se você tiver alguma sugestão, me mande pf. Estou muito perdido em relação a qual placa-mãe comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danielgaspar94

 

Como disse lá em cima, TODAS as placas com soquete 1151 serão compatíveis.. A ÚNICA ressalva é que as placas da série 100, devem ter a BIOS atualizada, pra funcionar com Kaby Lake.. As das série 200, com essa que escolheu, já são compatíveis de fábrica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, danielgaspar94 disse:

Obrigado amigo, vi isso que você falou logo após ter comentado aqui. Vi uma Gigabyte z270 gaming K 3 para essa máquina, o que acha?

Você não precisa de nada "Gamer", pra ter um PC "Gamer"..

 

Dito isso, você planeja overclock? Já tem ideia do cooler que vai usar nesse 7700K??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim, te entendo, estou apenas tirando algumas dúvidas.

 

O Cooler escolhido foi um CoolerMaster Hyper 212x.

 

Uma outra dúvida... na descrição da placa está escrito o seguinte:

"Multi Gráficos
Suporte para AMD Quad-GPU CrossFireX™;; e 2-Way AMD CrossFire™;; (PCIEX16 e PCIEX4)"

 

isto significa que além de suportar placas de vídeo da nvídia esta placa também suporta placas AMD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danielgaspar94

 

Placas-mãe, independente se for pra processador AMD ou Intel, suportam qualquer placa de vídeo, desde que, tenha o slot certo, no caso o PCI-Express..

 

Essa descrição diz que a MOBO é compatível com SLI e Crossfire, ou seja, usar mais de uma placa de vídeo, ou da AMD ou da NVIDIA..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-23 às 21:53, RS Faria disse:

Ele vai vir montado? Se vier, você nem deveria estar se preocupando, pois a loja que monta, vai testar o PC antes de te mandar.. Se tiver algum problema, você deve ser avisado..

Vou explicar melhor rss...Eu mesmo ia montar o pc, então fui comprando algumas peças, entre elas as memórias. Comprei duas Corsair vengeance LPX DDr4 2400MHz de 8 gb cada. Eis que então achei um PC usado para venda em outro fórum, e que me atende super bem, além de estar uma pechincha, logo comprei ele, porém, o mesmo ainda não chegou, somente semana que vem. Ecomo ele vem com apenas 8 Gb de ram, gostaria de utilizar minhas DDr´s nele(16Gb), então, fui ao site da fabricante da placa-mãe(gigabyte) para verificar se a mesma é compatível com as memos, e dei com os burros n´agua, pois pela lista do site, essa memória não aparece. Porém essa lista é de 2015, e imagino estar desatualizada. O modelo da placa é o GA-H110M-S2H.

 

A pergunta é, devo me preocupar? Verifiquei que as placas mais novas tanto da Asus quanto da Gigabyte aceitam essa memo(com esse número de série), e que a Asus atualiza as listas, a Gigabyte não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, PilotodeRapa disse:

A pergunta é, devo me preocupar? Verifiquei que as placas mais novas tanto da Asus quanto da Gigabyte aceitam essa memo(com esse número de série), e que a Asus atualiza as listas, a Gigabyte não.

A ASUS também não atualiza as listas dela.. Uso uma RAM que nunca foi listada, na lista da minha MOBO..

 

Mas, acho mais fácil você ligar algo errado no PC, do que a RAM dar problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...