Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exemplos reais de Multiplexadores/Demultiplexadores


Posts recomendados

Salve Galera, Tudo bem com vocês?

 

Humildemente peço a ajuda de vocês.

 

Estou fazendo um trabalho para faculdade sobre Multiplexadores/Demultiplexadores, e preciso de uns 5 exemplos reais de equipamento, aparelho, produto final ou ferramenta que seja, usem ou possuam como seu componente um Multiplexador/Demultiplexador.

 

Aguardo.

 

Valeuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2017 às 23:00, GuNNeRz MX disse:

Salve Galera, Tudo bem com vocês?

 

Humildemente peço a ajuda de vocês.

 

Estou fazendo um trabalho para faculdade sobre Multiplexadores/Demultiplexadores, e preciso de uns 5 exemplos reais de equipamento, aparelho, produto final ou ferramenta que seja, usem ou possuam como seu componente um Multiplexador/Demultiplexador.

 

Aguardo.

 

Valeuu

aqui esta um exemplo  pratico http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe7iwAF/multiplexadores-decodificadores

adicionado 1 minuto depois

e aqui outro 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

O multiplexador é um circuito que a seleciona um entre vários sinais de entrada e o envia para a saída. O demultiplexador é um circuito que executa a operação inversa do multiplexador, ou seja, distribui informações de uma única entrada para uma entre diversas saídas.
aplicações 

multiplexador 
Roteamento de Dados Em um relógio digital que mostra hora:min ou Dia:mes
Conversão Paralelo-Série Com um contador de 3 bits  podemos gerar os bits de seleção e teremos na saída do multiplexador o dado serializado
Demultiplexador 
Sistema de monitoração e segurança Várias portas devem ser monitoradas Não queremos uma grande quantidade de fios (Porta Fechada – entrada mux baixo – saída alto – seleciona e desabilita demux – apaga Led Porta Aberta – entrada mux alto – saída baixo – seleciona e habilita demux – acende Led)

Sistema síncrono de transmissão de dados Queremos transmitir serialmente palavras de dados de quatro bits Quatro palavras serão transmitidas totalizando 16bits Reduzir o número de fios entre transmissor e receptor

https://www.ufjf.br/fabricio_campos/files/2011/03/cap09_parte_2.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, gui-o-filosofia disse:

O multiplexador é um circuito que a seleciona um entre vários sinais de entrada e o envia para a saída. O demultiplexador é um circuito que executa a operação inversa do multiplexador, ou seja, distribui informações de uma única entrada para uma entre diversas saídas.
aplicações 

multiplexador 
Roteamento de Dados Em um relógio digital que mostra hora:min ou Dia:mes
Conversão Paralelo-Série Com um contador de 3 bits  podemos gerar os bits de seleção e teremos na saída do multiplexador o dado serializado
Demultiplexador 
Sistema de monitoração e segurança Várias portas devem ser monitoradas Não queremos uma grande quantidade de fios (Porta Fechada – entrada mux baixo – saída alto – seleciona e desabilita demux – apaga Led Porta Aberta – entrada mux alto – saída baixo – seleciona e habilita demux – acende Led)

Sistema síncrono de transmissão de dados Queremos transmitir serialmente palavras de dados de quatro bits Quatro palavras serão transmitidas totalizando 16bits Reduzir o número de fios entre transmissor e receptor

https://www.ufjf.br/fabricio_campos/files/2011/03/cap09_parte_2.pdf

Amigo

Tua resposta está boa
Mas observe que o Post é de 2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Foi mais um conselho. 100% proibido não é, mas as próprias regras do forum pedem para não fazer isso.
Nesse caso até não atrapalhou muito (creio eu). Mas é algo que deve-se cuidar. Não reabrir coisas paradas a 1, 2 anos, ou até mais.
Não faça isso com 2, 3 tópicos parados a mais de 1 ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De minha parte eu acho fofo respostas a tópicos antigos visto que quem responde teve boas intenções e eventualmente quis se livrar da solidão 😁 Portanto seja bem vindo 🙂

Não é exatamente o tema multiplex mas é um primo dede: agora há pouco estava a pesquisar sobre uma forma de trafegar dados na linha ac quando me deparei com isso

1590333224_769_controle-remoto-via-comun

https://www.axtudo.com/controle-remoto-via-comunicacao-principal-por-linha-de-forca/

e senti muita vontade fazer pra colocar em alarmes e campainhas lá em casa ... e é quase semi totalmente coerente com o título do tópico 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, .if disse:

me deparei com isso

1590333224_769_controle-remoto-via-comun

Esse tipo de circuito eu já conhecia, tenho várias revistas com esses controles remotos via rede. 

Mas pra mim nunca achei alguma utilidade. 

Nesse circuito em específico duas coisas me chamaram a atenção:

Utilizar um trafo 1:1 no LM567 e a maneira como aproveitaram os flip flops do 4017.

 

Eu faria diferente:

Usaria um trafo de 110/220 pra 12V, assim já alimento o circuito e se pegar antes do diodo já tem o sinal de tom do LM567. 

No 4017 é só ligar o transistor no pino 2 e jumpear o 15 com o 4. Economiza diodos! 

12 minutos atrás, .if disse:

senti muita vontade fazer pra colocar em alarmes e campainhas lá em casa

A campainha da minha casa foi colocada depois que a casa tava feita. 

Como não gosto daquelas campainhas sem fio a pilha, adaptei uma campainha comum em um sistema de RF desses que vendem por aí, coloquei o controle remoto com uma fonte de 12V e um interruptor comum no muro da rua. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Renato.88 disse:

Esse tipo de circuito eu já conhecia, tenho várias revistas com esses controles remotos via rede. 

Mas pra mim nunca achei alguma utilidade

Então vá um pouco mais a fundo e conheça um roteador power line (clique) 😁

Pra quem for (ou achar que eu ia) montar o circuito acima, tenha em mente que foi só uma generalização da curiosa função do lm567 que no caso age como um filtro passa faixa bem estreita. No entanto o + legal mesmo - pelo menos pela "cara" do circuito - é que ele precisa de um sinal de alta freq beeemmm baixinho captado da rede.

 

Focando no título, a aplicação prática que vislumbrei pra ele pra mim é um sensor de presença que tenho em casa que fica no portão há uns 60M. Havia um par de fios que levavam o sinal pra eu ouvir  e depois ver gente chegando. Este fio arrebentou no caminho só Deus sabe onde. Então se este sinal de xereta passar pela rede até minha central de alarme... entendeu né? Outra coisa que ainda quero fazer é colocar vários deste, cada um com sua frequencia, no trajeto do meliante. Cada um um som diferente ou até falar com o meu ainda na caixa dfplayer mini😁 Assim sei se ele está subindo... Altos projetos pra pós aposentadoria iminente!! urrulll!

Aliás.. ideia 100% original mas permito ctrl-c ctrl-v pra um tcc qualquer ok?😜

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Então vá um pouco mais a fundo e conheça um roteador power line (clique) 😁

Esse eu só conheci depois que já tinha passado vários metros de cabo de rede em meio às paredes de minha casa. 

Acabei passando junto com os fios da rede mesmo, há quem diga que dá interferência, mas tá funcionando há mais de 10 anos conexões entre computadores, roteadores e smartTV (essa veio depois e o cabo está junto com o da antena que é menos pior). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K.e.V. T.a.G estou com duvida em como faz isso na seguinte questão 
poderia me ajudar 
Explique, com a ajuda de circuitos com diagramas de blocos, como funciona a Multiplexação de Displays de 7 Segmentos para exibir caracteres alfanuméricos (números e letras, por exemplo, do sistema de numeração hexadecimal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gui-o-filosofia a multiplexação em displays desse tipo ocorre quando se tem mais de um dígito. 

Consiste em acender um display de cada vez para representar os algarismos. 

Num exemplo onde precisamos representar o número 15, acende-se o número um em um display e o outro fica apagado. Em outro momento se acende o número 5 no outro display e o primeiro fica apagado. 

Se isso é feito em uma frequência alta, nossos olhos não percebem que estão piscando os números. 

Repare no exemplo abaixo:

images?q=tbn:ANd9GcQ6zEihJc7ETys3RXxw1l5

Os segmentos iguais de cada display estão ligados juntos, mas é possível escolher qual display vai acender através do pino comum que é mostrado abaixo. O uControlador através dos transistores pode escolher qual display vai acender com seu devido número. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...