Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Scripts essenciais pós instalação do Windows


Rei da Low

Posts recomendados

 

Essa é uma coleção de scripts que venho coletando e desenvolvendo para tornar o windows 10 mais amigável, principalmente após a remoção de vários controles que eram disponíveis para o usuário nas versões antigas.

 

Coisas tipo a verificação do windows defender que diz: " Você pode desativar essa opção temporariamente, mas se ficar desativada por muito tempo, vamos reativá-la automaticamente" mostra o quanto a Microsoft não se importa em fornecer controle ao usuário.

 

Melhorias esperadas:

  • Mudança do plano de energia para alto desempenho;
  • Desativação do Windows Defender;
  • Desativação do iphelper por utilizar a internet pra transferir quantidade massiva de informações suspeitas e desnecessárias, provavelmente atualizações do windows onde usuário desativou;
  • Desativação do atualizador do windows;
  • Desativação do firewall do windows;
  • Desativação de serviços que minam o desempenho do windows ou apresentam ações ou tráfego de rede suspeito;
  • Remoção do pacote de programas inúteis que vem em algumas versões do windows;
  • Desativação dos alertas;
  • Desativação do fast boot por causa conflitos com algum serviços;
  • Desativação do shadow copy, pela sua inutilidade por natureza;
  • Desativação da restauração do sistema, devido a sua inutilidade natural e nunca funcionar quando precisa;
  • Desativação do Xbox Dvr por causar problemas de fps em jogos;

 

Uso (script):

  • Abrir o powershell em modo de administrador;
  • Executar Set-ExecutionPolicy unrestricted;
  • Confirmar tudo;
  • Baixe o arquivo de texto do anexo e renomeie para script.ps1;
  • Copie o arquivo para pasta raiz c:/
  • Executar C:/script.ps1 dentro do powershell

 

Uso (executável):

  • Descarregue o arquivo script_$versao.rar;
  • Descompacte o arquivo script_$versao.rar;
  • Execute como administrador o arquivo script_$versao.exe.

 

Download:

 

script_0.3.txt

script_0.3.rar

  • Curtir 7
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Raul Melo disse:

@gordonbay Posso dizer que te amo?

adicionado 1 minuto depois

O cara simplesmente escreveu um script que resolve o problema de 99% dos Posts aqui sobre Windows 10 e 8. Você é simplesmente maravilhoso, tem minha benção!

 

Geralmente junto com esse script eu instalo todos os pacotes do Visual Studio desde 2005-2015 mas depois eu envio isso pra nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gordonbay Eu sempre quis elaborar um script que fizesse essas e outras alterações. É possível também inserir códigos para que o Script remova toda e qualquer animações do Windows?

 

Normalmente eu faço isso de forma manual:

 

Botão direito em Este Computador>Propriedades>Configurações Avançadas do Sistema>Aba Avançado>Guia Desempenho e botão Configurações>Aba Efeitos visuais e desmarcar todas as opções, exceto

  • Mostrar conteúdo da janela ao Arrastar
  • Mostrar miniaturas em vez de ícones
  • Usar fontes de tela com canto arredondados
  • Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, bngomes disse:

beleza algumas funcionalidades do script eu entendo como util.. mas porque desativar os updates e o firewall? 

 

Os updates estão cada vez mais desrespeitosos, ja recebi várias intimações do windows me forçando a reiniciar o mesmo em pleno horário de trabalho, além de popups chatos para adiar reinicialização. Quando reinicia, demora muito para aplicar as atualizações que por muitas vezes terão impacto nulo na experiência do usuário. Já monitorei trafego de pacotes do windows ignorando a opção de não atualizar do usuário. Mas principalmente, em algumas versões do windows 10 o windows não tem o controle sobre essa opção, apenas a função "adiar atualização" que não tem significância alguma. Resumindo, a funcionalidade desse serviço caiu muito nos últimos anos, atingindo um ponto intolerável na minha crítica pessoal.

 

Eu não utilizo firewall nem antivírus no meu computador pessoal, primeiro que eu prefiro monitorar o trafego de pacotes no meu computador usando wireshark, segundo que o firewall do windows é burro e carece de funcionalidades e se eu quisesse um firewall, instalaria um profissional tipo zonealarm. Mas principalmente, eu não vejo a necessidade de firewall para usuário comum, hábitos são muito mais importantes.

adicionado 7 minutos depois
18 minutos atrás, Dinei disse:

@gordonbay Eu sempre quis elaborar um script que fizesse essas e outras alterações. É possível também inserir códigos para que o Script remova toda e qualquer animações do Windows?

 

Normalmente eu faço isso de forma manual:

 

Botão direito em Este Computador>Propriedades>Configurações Avançadas do Sistema>Aba Avançado>Guia Desempenho e botão Configurações>Aba Efeitos visuais e desmarcar todas as opções, exceto

  • Mostrar conteúdo da janela ao Arrastar
  • Mostrar miniaturas em vez de ícones
  • Usar fontes de tela com canto arredondados
  • Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho

 

Provavelmente isso é regulado no registro, tem que encontrar as entradas que são alteradas ao marcar essas opções.

Provavelmente estão aqui:

HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\WindowMetrics

Particularmente eu não vejo os efeitos do windows um problema. Eu fico mais preocupado com aquilo que interfere no tempo de bot, trafego de rede e uso de processamento inútil.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, gordonbay disse:

 

Os updates estão cada vez mais desrespeitosos, ja recebi várias intimações do windows me forçando a reiniciar o mesmo em pleno horário de trabalho, além de popups chatos para adiar reinicialização. Quando reinicia, demora muito para aplicar as atualizações que por muitas vezes terão impacto nulo na experiência do usuário. Já monitorei trafego de pacotes do windows ignorando a opção de não atualizar do usuário. Mas principalmente, em algumas versões do windows 10 o windows não tem o controle sobre essa opção, apenas a função "adiar atualização" que não tem significância alguma. Resumindo, a funcionalidade desse serviço caiu muito nos últimos anos, atingindo um ponto intolerável na minha crítica pessoal.

 

Eu não utilizo firewall nem antivírus no meu computador pessoal, primeiro que eu prefiro monitorar o trafego de pacotes no meu computador usando wireshark, segundo que o firewall do windows é burro e carece de funcionalidades e se eu quisesse um firewall, instalaria um profissional tipo zonealarm. Mas principalmente, eu não vejo a necessidade de firewall para usuário comum, hábitos são muito mais importantes.

adicionado 7 minutos depois

 

Provavelmente isso é regulado no registro, tem que encontrar as entradas que são alteradas ao marcar essas opções.

Provavelmente estão aqui:


HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\WindowMetrics

Particularmente eu não vejo os efeitos do windows um problema. Eu fico mais preocupado com aquilo que interfere no tempo de bot, trafego de rede e uso de processamento inútil.

 

Aqui onde trabalho, tenho algumas maquinas da Positivo, com processadores Core i3 e 4GB de RAM. Se eu não desativo estes efeitos e desativo todas as opções de privacidade, os usuários vão a loucura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gordonbay Ta concordo com você no quesito incomodo, mas realmente não acho legal desabilitar os updates , nem o firewall ,por questôes de segurança.. Principalmente pra um usuario leigo, embora não é o objetivo do script...

 

Mas uma dica.. tem como fazer o computador parar de fazer o windows update.. basta clicar no icone da rede (ou Wi-FI) na barra de status, clicar na conexão, escolher propriedades e dizer que essa conexão é limitada (de limite de trafego mesmo).. 

 

Ele para de fazer os updates...

 

O que MS devia mesmo era voltar como era no 7, voce pode escolher se queria só ser notificado dos updates

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, bngomes disse:

@gordonbay Ta concordo com você no quesito incomodo, mas realmente não acho legal desabilitar os updates , nem o firewall ,por questôes de segurança.. Principalmente pra um usuario leigo, embora não é o objetivo do script...

 

Mas uma dica.. tem como fazer o computador parar de fazer o windows update.. basta clicar no icone da rede (ou Wi-FI) na barra de status, clicar na conexão, escolher propriedades e dizer que essa conexão é limitada (de limite de trafego mesmo).. 

 

Ele para de fazer os updates...

 

O que MS devia mesmo era voltar como era no 7, voce pode escolher se queria só ser notificado dos updates

 

Tudo no windows 7 era muito mais paramétrico, tinha que voltar mesmo. Quanto a dica, eu nunca testei mas provavelmente deve funcionar, porém o objetivo do script é essa automação mesmo e garantir que seja cumprido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, President of United States disse:

@gordonbay achei bacana para PC's de baixa performance, pois como faço para desativar o maldito windows defender de vez?

 

Isso eu ainda não consegui pelo powershell, de todas as formas ele continua ativo mesmo que a interface diga que não. Até mesmo com outro antivirus instalado ele continua consumindo recursos. Outras formas de desativá-lo tendem a resultar em tela azul eu algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gordonbay sim pelo powershell também não consegui más pelo há um método na internet diferenciado más não consigo fazê-lo por culpa de um erro.

Veja aqui o tutorial:

https://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/776998-desativar-permanentemente-o-windows-defender/

Quando eu puder eu posto o erro.

Seria legal, você adicionar isto também, pois ele é uma desgraça e não serve para nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O script é bom para sua finalidade mas para quem não quer desativar calculadora, fotos, segurança do firewall (eu uso as regras) e os updates não é viavel , principalmente para leigos .

Eu já uso o que um MVP daqui me coloca na máquina e mas quem não tem sofre, quer fazer acerta ou bagunça tudo e vem desesperado pedir socorro.

Exaltando que a iniciativa é perfeita e quanto ao CHATO "Defender" poucos usam mas seria perfeito ter algumas opções de script desativando só o que o leigo entende e principalmente deixando o Firewall e o Update funcionando.

Lá em Uso: seria bom ilustrar com os prints dos  passos a fazer , o usuário comum tropeça nos passos e não sabe como "Executar C:\script.ps1 dentro do powershell" . 

Mas é só sugestão pois não conheço bem registro do Win e não sei o quanto de trabalho daria criar estas opções e como criar backup do registro atual e retornar se quiser , UFA ...

Desculpe mas é o que todo leigo sofre quando vê a chance de customizar um sistema usando coisas que precisa ou não e deixar a maquina mais aliviada, seria de fato um tutorial com opções muito desejadas .

Desde já lhe agradeço Mr Gordonbay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, President of United States disse:

@gordonbay sim pelo powershell também não consegui más pelo há um método na internet diferenciado más não consigo fazê-lo por culpa de um erro.

Veja aqui o tutorial:

https://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/776998-desativar-permanentemente-o-windows-defender/

Quando eu puder eu posto o erro.

Seria legal, você adicionar isto também, pois ele é uma desgraça e não serve para nada.

 

Eu implementei a solução de desativar o windows defender via registro no meu script, aparentemente está funcionado mas eu irei monitorar com o tempo.

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, RogerMecanic.Br disse:

O script é bom para sua finalidade mas para quem não quer desativar calculadora, fotos, segurança do firewall (eu uso as regras) e os updates não é viavel , principalmente para leigos .

Eu já uso o que um MVP daqui me coloca na máquina e mas quem não tem sofre, quer fazer acerta ou bagunça tudo e vem desesperado pedir socorro.

Exaltando que a iniciativa é perfeita e quanto ao CHATO "Defender" poucos usam mas seria perfeito ter algumas opções de script desativando só o que o leigo entende e principalmente deixando o Firewall e o Update funcionando.

Lá em Uso: seria bom ilustrar com os prints dos  passos a fazer , o usuário comum tropeça nos passos e não sabe como "Executar C:\script.ps1 dentro do powershell" . 

Mas é só sugestão pois não conheço bem registro do Win e não sei o quanto de trabalho daria criar estas opções e como criar backup do registro atual e retornar se quiser , UFA ...

Desculpe mas é o que todo leigo sofre quando vê a chance de customizar um sistema usando coisas que precisa ou não e deixar a maquina mais aliviada, seria de fato um tutorial com opções muito desejadas .

Desde já lhe agradeço Mr Gordonbay.

 

Já estou implementando as condicionais para seleção do que o usuário deseja ou não desativar. Em breve um tutorial mais leigo também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho desativado o Windows Defender pelo Registro da seguinte maneira:
- Reinicio em Inicialização Segura pelo msconfig
- No regedit vá até este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend
- À direita dê dois cliques em Start e mude o valor de 2 para 4
- Desmarque a Inicialização Segura no msconfig e reinicie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, President of United States disse:

@gordonbay vou testar agora e já posto o resultado :) 

@Raul Melo Fico lhe devendo uma por me mostrar esse tópico, mereceu um Joínha kkk :thumbsup:

adicionado 3 minutos depois

@gordonbay erro ao realizar a remoção:

 

Sem título.png

 

Você copiou e colou o código no console, o que deveria funcionar, porém tente baixar o arquivo .txt renomear para .ps1 e executar c:/Users/Gabriel/Desktop/script.ps1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu tenho desativado o Windows Defender pelo Registro da seguinte maneira:
- Reinicio em Inicialização Segura pelo msconfig
- No regedit vá até este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend
- À direita dê dois cliques em Start e mude o valor de 2 para 4
- Desmarque a Inicialização Segura no msconfig e reinicie

 

Acabei de aplicar essa mudança do valor do registro no script também, só não entendi a inicialização em modo seguro. Seria para o windows defender não restaurar o valor padrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, President of United States disse:

@gordonbay já fiz isto, baixei apenas a parte do código sobre o windows defender, renomeei e até agora nada, ele executa o arquivo "ps1" com bloco de notas.

 

Eu teria que saber qual parte do código você está copiando pois pelo erro provavelmente não copiou até o fim da condicional / parênteses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Eu tenho desativado o Windows Defender pelo Registro da seguinte maneira:
- Reinicio em Inicialização Segura pelo msconfig
- No regedit vá até este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend
- À direita dê dois cliques em Start e mude o valor de 2 para 4
- Desmarque a Inicialização Segura no msconfig e reinicie

 

Interessante.

 

Eu costumo fazer de outra maneira.

 

-Uso o "NoDefender" pra parar o serviço.

-Depois vou no registro HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Polices\Microsoft\Windows Defender

-Aqui eu crio uma DWORD 32 bits nomeada como "DisableAntiSpyware" com valor 1.

 

Também funciona.

 

Uma outra coisa que gostaria de desabilitar de forma efetiva, é o serviço de telemetria do Windows. É um dos causadores do uso de 100% do disco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gordonbay Eu copiei esta parte aqui:


 

Set-MpPreference -DisableRealtimeMonitoring $true
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Defender Current Session Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Defender Current Session not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender" /v DisableAntiSpyware /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Anti Spyware Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Anti Spyware not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableBehaviorMonitoring /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Behavior Monitoring Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Behavior Monitoring not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableOnAccessProtection /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows On Access Protection Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows On Access Protection not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableScanOnRealtimeEnable /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Real Time Protection Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Real Time Protection not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend" /v Start /t REG_DWORD /d 4 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Defender Startup Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Defender Startup not Disabled" } 
}

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-12 às 12:42, President of United States disse:

@gordonbay Eu copiei esta parte aqui:

"


Set-MpPreference -DisableRealtimeMonitoring $true
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Defender Current Session Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Defender Current Session not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender" /v DisableAntiSpyware /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Anti Spyware Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Anti Spyware not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableBehaviorMonitoring /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Behavior Monitoring Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Behavior Monitoring not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableOnAccessProtection /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows On Access Protection Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows On Access Protection not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender\Real-Time Protection" /v DisableScanOnRealtimeEnable /t REG_DWORD /d 1 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Real Time Protection Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Real Time Protection not Disabled" }
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend" /v Start /t REG_DWORD /d 4 /f | Out-Null
if($?){   write-Host -ForegroundColor Green "Windows Defender Startup Disabled"  }else{   write-Host -ForegroundColor red "Windows Defender Startup not Disabled" } 
}

"

 

Não funcionará dessa forma por causa das condicionais. O certo é apagar da #DISABLE USELESS SERVICES pra frente e executar o script.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...