Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma caixa multi RCA?


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Gostaria de sugestões de como eu poderia fazer uma caixa multi RCA (uma saída AV e várias entradas AV), vi esse modelo que anexei, em um vídeo do youtube, já procurei por projetos, mas os poucos que encontrei, achei um tanto confusos, e pouco explicativos, e bem diferentes do que eu queria.

 

Já testei utilizando alguns jacks fêmea que tenho aqui, fazendo uma ponte entre três jack RCA, e outros 3 jacks ligados por fios flexíveis, com um fio soldado a ponte, interligando os jacks, porém sem sucesso. A finalidade do projeto é conectar vários consoles a mesma tv.

 

Poderiam me dar alguma dica, sugestão?

 

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você quer é uma espécie de seletor onde através de uma chave se faz a seleção de qual fonte de sinal vai para a TV?

Se for com somente os cabos de video composto e audio analógico, e muito simples fazer com integrados CMOS do tipo 4066, 4051, 4052 e 4053. E um 4013, 4017 ou até mesmo um PIC pra fazer a sequencia.

Tudo depende da quantidade de entradas que você quer, se é só video ou precisa do audio também.

Explique isso melhor e posso projetar algo no estilo desse aí da foto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Mestre88 disse:

O que você quer é uma espécie de seletor onde através de uma chave se faz a seleção de qual fonte de sinal vai para a TV?

Se for com somente os cabos de video composto e audio analógico, e muito simples fazer com integrados CMOS do tipo 4066, 4051, 4052 e 4053. E um 4013, 4017 ou até mesmo um PIC pra fazer a sequencia.

Tudo depende da quantidade de entradas que você quer, se é só video ou precisa do audio também.

Explique isso melhor e posso projetar algo no estilo desse aí da foto.

 

 

Isso mesmo Mestre88, essa da foto, o criador disse que não dava interferência ligando apenas o console que ia usar, ai acredito que por isso ele não adicionou uma seletora. Meu objetivo é conectar vários vídeogames a caixa multi rca, logo precisarei do vídeo e também do áudio, minha intenção era fazer uma caixa com 8 entradas, para eu poder conectar 8 vídeos games diferentes, assim só precisando ligar a fonte do que eu for jogar, não precisando ficar colocando e tirando cabos da tv., que é o que tenho feito atualmente.

 

No caso só preciso que tenha as entradas padrões (amarelo, vermelho e branco), sem vídeo componente.

adicionado 3 minutos depois
53 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

 

Olá, obrigado pela dica Bcpetronzio, já tive um chave seletora dessas de 3x1 que durou bem pouco tempo, e recentemente comprei uma 4x1 no mercado livre, exatamente como essa do cirilocabos, e a mesma veio quebrada, daí partiu minha ideia de fazer uma caixa multi rca, vi o preço de uma seletora 8x1 aqui no Brasil, e é um grito, para importar ela sai por um bom preço, mas com a certeza que será taxada (e ai nunca sabemos quanto será taxado, já tive produto de 5usd taxado em 25...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Douglas Valentim Na mesma linha "mecânica" tem ela pronta, só que o preço não esta agradável!

Mas vamos analisar?

 

Seguindo a dica do colega @Mestre88, você pode comprar um lote de 10 CI CD4066 por 9 Reais:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680969618-lote-com-10-cis-cd4066-cd-4066-100-originallote-certif-_JM

Você precisará de 6 deles para comutar 8 entradas...

Um Teclado de 8 teclas conjugadas para selecionar a entrada desejada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693849767-teclado-8-teclas-conjugado-_JM

Não esta no preço os knobs para acabamento:

http://www.soldafria.com.br/knob-para-chave-tecla-c-100_461.html/knob-tecla-ad-8x10-preto-para-chave-tecla-p-7006.html

Uma fonte de alimentação para o circuito:

Pode ser de 5V:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820522083-fonte-5v-1a-plug-p4-bivolt-automatica-_JM

Ou pode ser de 9V:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780962885-fonte-chaveada-9v-x-1a-uso-geral-_JM

Precisará dos bornes de entrada e saída, seriam 9 deles:

https://e-dualcom.com.br/componentes-eletronicos/conectores-e-soquetes/pth/con-jack-rca-av-pth/

Precisará de uma caixa de plastico:

https://www.eletropecas.com/Produto/caixa-plastica-sem-furo-da-chave-patola-pb-600

E fios....

Totalizará em algo em torno de 160 a 200 Reais dependendo do frete para sua Cidade.

Tem ele pronto com garantia por 299 Reais no mercado livre...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697307615-chaveador-seletor-de-video-e-audio-composto-rca-av-8x1-_JM

Mensurando o trabalho para confeccionar a placa e fazer a montagem, furação da caixa e ligações para a placa, eu compraria um pronto sem dúvidas!!!!....

 

PS: Esqueci de colocar um KIT para confecção da placa de fenolite!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776731554-kit-para-fazer-placas-de-circuito-impresso-suekit-ck-10-_JM

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio olhando por esse lado realmente compensa pronto. 

Para simplificar um pouco podemos usar 3 circuitos integrados 4051 e um 4024 para fazer a contagem. 

Os mais caros são os conectores, se o @Douglas Valentim ainda tiver a chave antiga da pra aproveitar dela, inclusive a caixa. 

Para a Fonte se pode aproveitar um carregador de celular mesmo. 

Em lugar de circuito impresso, poderia usar placas padrão, a montagem não é das mais bonitas, mas vai economizar com um kit de circuito impresso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 10/06/2017 às 10:39, Mestre88 disse:

@Bcpetronzio olhando por esse lado realmente compensa pronto. 

Para simplificar um pouco podemos usar 3 circuitos integrados 4051 e um 4024 para fazer a contagem. 

Os mais caros são os conectores, se o @Douglas Valentim ainda tiver a chave antiga da pra aproveitar dela, inclusive a caixa. 

Para a Fonte se pode aproveitar um carregador de celular mesmo. 

Em lugar de circuito impresso, poderia usar placas padrão, a montagem não é das mais bonitas, mas vai economizar com um kit de circuito impresso. 

Também tenho interesse em montar este mesmo aparelho para ligar vários tape deck e cd player no mesmo receiver. Você teria o esquema do circuito amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2019 às 11:54, Mestre88 disse:

Explica melhor com quantas entradas quer, se é estéreo, se precisa de entrada de vídeo para ficar o mais simples e barato possível. 

Eu preciso com 8 entradas estereo e uma saida tambem estereo, nao precisa conexão de video apenas audio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fabiospfreitas disse:

Eu preciso com 8 entradas estereo e uma saida tambem estereo, nao precisa conexão de video apenas audio.

Certo, aí está:

imagem543.thumb.GIF.b40850ffb97c1ca503cbde8748932ab7.GIF

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

 

Outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  ficou muito bom e simples, você substituiu a opção de usar o teclado com 8 teclas por uma simples chave de toque que é fácil de achar para comprar ou até mesmo  em sucata,  acrescentou os leds para dar um toque na estetica e ajudar a saber qual entrada ta selecionada. Parabens e Obrigado pelo projeto. Vou providenciar os componentes e montar. Assim que fizer dou um retorno.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Certo, aí está:

imagem543.thumb.GIF.b40850ffb97c1ca503cbde8748932ab7.GIF

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

 

Outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

Qual foi o software que você usou para fazer este esquema?  Eu uso o Cad EAGLE.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 20/01/2019 às 20:29, Renato.88 disse:

Certo, aí está:

imagem543.thumb.GIF.b40850ffb97c1ca503cbde8748932ab7.GIF

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

 

Outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

 

Ressuscitando esse tópico...  Eu tenho uma pergunta que me deixou na dúvida  sobre o esquema.. Se desligar a energia, ao ligar de volta, ele mantém a ultima posição que o seletor estava ou ele volta para a primeira posição ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, zex disse:

 

Ressuscitando esse tópico...  Eu tenho uma pergunta que me deixou na dúvida  sobre o esquema.. Se desligar a energia, ao ligar de volta, ele mantém a ultima posição que o seletor estava ou ele volta para a primeira posição ? 

 

Pode voltar em uma posição qualquer, de maneira aleatória. Sendo a maioria das vezes na primeira mesmo. 

 

A energia que esse circuito consome é tão pouca que fica bem viável alimentar com baterias. 

Uma daquelas 18650 ou uma bateria de celular velho da de sobra. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 20/01/2019 às 20:29, Renato.88 disse:

Certo, aí está:

imagem543.thumb.GIF.b40850ffb97c1ca503cbde8748932ab7.GIF

Os conectores vermelhos são um canal e os brancos são o outro. J9 e J19 são as respectivas saídas.

O CI U3 (4028) com os leds são opcionais, coloquei porque fica mais interessante pra saber qual entrada está selecionada.

A cada aperto de S1 o circuito seleciona uma saída, ao chegar na última ele volta pra primeira.

Se tiver conexões das tomadas RCA para os CIs use cabos blindados, porém é melhor que tudo seja num único circuito impresso.

onde está a bateria de 5V pode ser com carregador ou mesmo uma bateria de celular. Também vale 4 pilhas AA em série, bateria de 9V ou fonte de até 12V.

A corrente exigida para o circuito é mínima, pode ser uma fonte com corrente de 100mA ou mais.

 

Outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

Para fazer um completo com entradas e saidas de audio e Vídeo, pensei ja emprementar  uma saida HDMI...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Erika Lellis disse:

Para fazer um completo com entradas e saidas de audio e Vídeo, pensei ja emprementar  uma saida HDMI...

O HDMI envolve frequências muito altas, esses CIs são muito antigos, não servem pra isso. 

Existem CIs próprios pra chavear o HDMI. A dificuldade é que são do tipo smd, logo não dá pra fazer uma montagem amadora com eles. 

Compensa mais comprar um projeto pronto. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...