Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Video + VRAM


Posts recomendados

Boa noite,

 

Não sei se estou no tópico certo mas vamos lá:

 

Minha configuração atual:

 

FX 6300 + 7850 1GB + 8GB 1800mhz + Monitor de 144hz (1080p). 

 

Minha fonte é uma Seven Team 550w.

 

Uso o PC para jogos e não faço questão de rodar tudo no talo mas ao menos em medio/high.

 

Até o final do ano pretendo migrar para o Ryzen, então o foco aqui é a VGA.

 

Tenho interesse em gastar até uns 700 reais em uma nova VGA e queria saber opções a respeito e também se vale a pena investir (no meu caso em 1080p) em 4GB VRAM.

 

Não ligo de pegar placas de gerações anteriores (achei uma gtx 970 da Zotac usada -1a por 900 reais).

 

Vi uma R7 370 de 4GB saindo por 715 reais mas não me parece mt interessante em termos de ganho de desempenho. (Comparei no gpuboss e hwcompare)

 

Ou vale a pena mante-la ? 

 

Não sou entusiasta então não tenho vontade de juntar 1000~1200 reais pra comprar uma VGA. (Costumo trocar as peças a cada 2~3 anos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@romulocm Cara, nessa faixa de preço o ideal seria uma RX 470, 570, com 4GB de VRAM. Porém as mesmas estão escassas no mercado, e deve normalizar só em uns 3a 4 meses. Dessa forma, tem a GTX 1050 TI, que você encontra por 650 reais (é o que vale a pena pagar). Ela tem 4GB de VRAM, e roda jogos em FuLL HD no alto a 60FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ian Cabral disse:

@romulocm Cara, nessa faixa de preço o ideal seria uma RX 470, 570, com 4GB de VRAM. Porém as mesmas estão escassas no mercado, e deve normalizar só em uns 3a 4 meses. Dessa forma, tem a GTX 1050 TI, que você encontra por 650 reais (é o que vale a pena pagar). Ela tem 4GB de VRAM, e roda jogos em FuLL HD no alto a 60FPS.

 

Até onde me informei, com 1GB de VRAM há 4 anos era suficiente para segurar até resolução FULLHD. 

 

Hoje, com 4GB de VRAM, é para quem usa resoluções acima de 1080p (que não é meu caso), e uma com 2GB de VRAM seria o suficiente. 

 

Mas estou procurando alguem que manja do assunto para entrar em detalhes da vantagem de ter 4GB de VRAM pois há alguns jogos que exigem por causa dos "enfeites" e que pra mim é desnecessário. Joguei o Witcher 3 com medio/high de boa e a qualidade era satisfatória.

 

Sobre a VGA citada, a diferença de desempenho realmente vale a grana ?

 

Só pra deixar um gosto pessoal, NVIDIA pra mim é mt "careira" e as AMD são mais custo/benefício. 

 

De qqr forma não estou com pressa mas estou sondando já pra eu ter uma noção.

 

EDIT: Achei uma rx 470 de 4GB usada por 1050 reais, vale a pena ? Foi comprada em 11/2016 e ainda ta na garantia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@romulocm Olha, os títulos mudaram muito, e em jogos AAA, 4 GB de VRAM é MUST HAVE. Claro que desativando texturizações placas com menos VRAM rodam bem, como a RX 460 2GB da AMD, que por sinal é uma ótima placa de entrada, encontrada na casa dos 450 reais.

A RX 470, 570 vale no máximo, em tempos normais, 750 reais, então não, não vale 1050. Por esse preço você compra a GTX 1060 6GB usada da mesma forma, com uns 30% de performance a mais.

A 1050 TI é 25% melhor que a R7 370, e custa nova 650 reais, hoje. Comparação detalhada

Eu não indico pra ninguém essa placa, mas a GTX 1060 3GB, é uma que tem poder demais, e VRAM de menos. Ela aguenta texturizar até o limite da VRAM, sendo assim uma potência desusada.

A tendência é que com o avançar da tecnologia, todos os jogos tenham mais detalhes, que pesam na VRAM. Não é à toa que a 1070 tem 8 GB e a 1080 TI 11GB. 

Só o fato de você alterar um jogo pro ultra, significa detalhar mais a imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ian Cabral disse:

@romulocm Olha, os títulos mudaram muito, e em jogos AAA, 4 GB de VRAM é MUST HAVE. Claro que desativando texturizações placas com menos VRAM rodam bem, como a RX 460 2GB da AMD, que por sinal é uma ótima placa de entrada, encontrada na casa dos 450 reais.

A RX 470, 570 vale no máximo, em tempos normais, 750 reais, então não, não vale 1050. Por esse preço você compra a GTX 1060 6GB usada da mesma forma, com uns 30% de performance a mais.

A 1050 TI é 25% melhor que a R7 370, e custa nova 650 reais, hoje. Comparação detalhada

Eu não indico pra ninguém essa placa, mas a GTX 1060 3GB, é uma que tem poder demais, e VRAM de menos. Ela aguenta texturizar até o limite da VRAM, sendo assim uma potência desusada.

A tendência é que com o avançar da tecnologia, todos os jogos tenham mais detalhes, que pesam na VRAM. Não é à toa que a 1070 tem 8 GB e a 1080 TI 11GB. 

Só o fato de você alterar um jogo pro ultra, significa detalhar mais a imagem.

 

Obrigado pela explicação ! 

 

Vou aguardar por outras opiniões e se não aparecer ninguém com outra ideia peço pra fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...