Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: como recuperar arquivos apagados/HD formatado no Windows


Você conseguiu recuperar o que queria?  

24 votos

  1. 1. Você conseguiu recuperar o que queria?

    • Sim!
      11
    • Parcialmente.
      4
    • Não!
      9


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

este tópico tem como objetivo ser um tutorial rápido e fácil para aqueles momentos difíceis em que você apagou algo por engano e precisa recuperar. Também vale para HD formatado por engano, seja ele interno ou externo. O material é voltado a iniciantes e seu nível de complexidade é baixo.

 

Você acidentalmente formatou o disco errado? Não se desespere. Dizendo de forma simples, o HD é como se fosse uma reunião de caixas organizadas com um índice que informa a posição dos arquivos em cada uma das caixas. Formatar é simplesmente apagar o índice, os arquivos continuam lá.

 

"Mas é possível recuperar esses arquivos já que eles continuam lá?"

 

Sim! Imagine uma situação real, supondo caixas. Se você perdesse a lista que informa o que está em cada caixa, bastaria abrir cada uma delas e anotar novamente o que está lá. O que você precisa fazer no HD é, de forma bem simplificada, semelhante. Sorte nossa que há diversos programas que conseguem fazer isso, sendo muitos deles gratuitos e bem intuitivos.

 

Passo 1: não se desespere!

 

Apagou algo importante por engano? Calma! Respire fundo. É possível recuperar grande parte ou a totalidade dos arquivos. Não dá para garantir a recuperação de tudo, mas com estes passos simples você certamente tem boas chances.

 

Passo 2: evite sobrescrever arquivos no disco onde está o que você pretende recuperar!

 

Suponha que você formatou um HD por engano. Como já discutido, o "índice" sumiu, mas os arquivos continuam lá. Se você continuar usando o HD, novos arquivos poderão acabar sendo escritos por cima daqueles que você quer recuperar. Ou seja, faça o possível para deixar esse disco parado.

 

Passo 3: escolha um software de recuperação de dados!

 

Há vários no mercado. Neste tutorial será exemplificado o Recuva, por ser gratuito e, geralmente, bem eficaz. Ele pode ser baixado do site oficial por aqui: https://www.piriform.com/recuva

 

Será necessário instalar o software. Não entrarei em detalhes sobre isso, é do mesmo jeito que com qualquer programa. Apenas evite fazer isto no mesmo disco onde estão os arquivos a serem recuperados.

 

Nota: existem dezenas de programas do tipo no mercado, muitos deles podem ser até mais eficientes em diversas situações. Você pode procurar por outros programas caso o que foi citado não atenda. Novamente, é um exemplo, escolhido por ser gratuito, eficiente e popular. É relativamente fácil encontrar dicas sobre outros programas pesquisando. Você também pode perguntar abaixo. Participe em nosso Fórum. ;)

 

Passo 4: pense em onde salvar o que será recuperado!

 

O software irá ler os arquivos e, para recuperá-los, precisará salvar em algum lugar. Pode ser no próprio disco afetado ou em outro local (ideal que seja em outro local). Tenha noção do tamanho do conteúdo a ser recuperado e prepare outro dispositivo caso necessário.

 

Passo 5: configurar a varredura.

 

Abra o programa. É recomendável que seja como administrador. Você verá a tela inicial. Clique em "Avançar". Em seguida, o programa irá perguntar que tipo de arquivo você está tendo recuperar. Ele identifica conforme o formato. É interessante selecionar corretamente para ter precisão no que você quer e não recuperar arquivos quaisquer que não façam sentido:

 

image.png

 

Escolha o tipo de arquivo a ser recuperado. A opção "All Files" revela tudo o que for encontrado (até mesmo coisas nada a ver, como arquivos de instalação daquele jogo que você deletou há uns 5 anos, daí a importância de selecionar especificamente o que você quer encontrar). Clique em avançar.

 

Em seguida, o programa irá perguntar onde procurar. Você deve selecionar o dispositivo ou local onde estava o material que você quer recuperar:

 

image.png

 

A opção "Em um local específico" te permite navegar livremente e selecionar uma pasta ou mesmo o disco inteiro. Tente ser o mais preciso possível, indicando o caminho mais próximo do que você quer recuperar (para evitar que o programa encontre coisas nada a ver e que você tenha que ficar filtrando mais para achar o que quer no meio dos arquivos recuperados). Clique em "Avançar".

 

Você verá a janela final do painel de configurações do programa. Haverá uma opção "verificação profunda", mas não marque por enquanto. Essa opção só será usada depois, se a procura normal não encontrar o que você quer. Demora muito mais tempo e vai achar todo tipo de arquivo ou pedaço de arquivo pelo caminho. Clique em "Iniciar", deixando isso desmarcado por enquanto.

 

Passo 6: executar a varredura.

 

O programa irá executar a varredura. Aguarde o término:

 

image.png

 

Em discos, dispositivos ou mesmo pastas grandes, pode demorar um pouco. Daí a importância, novamente, de ter precisão nas opções selecionadas anteriormente.

 

Passo 7: analisar o que foi encontrado.

 

O programa irá terminar a análise e lhe mostrar uma lista do que encontrou. Alguns arquivos podem estar com nome correto, outros não, depende de seu estado.

 

Itens em verde estão em excelente estado e devem ser recuperados sem problemas. Itens em amarelo foram sobrescritos em parte ou parcialmente corrompidos e estão em estado ruim, podendo ou não ser recuperados (às vezes inteiros, em outras apenas partes). Itens em vermelho estão em estado crítico e provavelmente não serão recuperados (nem em parte). Selecione o que quer recuperar e clique em "Recuperar".

 

Se o que você deseja recuperar não apareceu em totalidade, tente a verificação profunda.

 

Passo 8: recuperar arquivos.

 

O programa pedirá para escolher um local para salvar o que for recuperado:

 

image.png

 

Atente-se para o tamanho dos arquivos ao selecionar. Selecione um local para salvar (em outro dispositivo ou pasta e não onde está o material a ser recuperado) e clique em "OK".

 

O programa irá executar a recuperação de arquivos (pode demorar, dependendo do tamanho, estado e quantidade de arquivos) e fornecerá estatísticas do que foi recuperado:

 

image.png

 

Clique em "OK" e verifique seus arquivos no local de salvamento. Pronto! Acalmou agora? Não deixe de comentar. :D

 

Para não passar por isso novamente, lembre-se: faça sempre o backup de seus arquivos importantes!

  • Curtir 9
  • Obrigado 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Azarack disse:

Beleza. Aproveita e faz um tutorial ensinando o contrário: a apagar definitivamente os arquivos. 

formatar como lowlevel, tem programas com esse nome ou zerofill, ajuda para zerar de vez o HD e se não me engano alguns programas bloqueiam os cluts ruins.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal instalei o programa HD Speed para testar meu HD, prq  estava pensando  em comprar  um Melhor, fiz o teste na unidade C e na D e para minha surpresa a unidade D foi totalmente apagada, achei  q tinha  só  desfeito Ela, fui no painel de controle e a realoquei para minha surpresa estava lá os 500Gb e sem nada de arquivo, reiniciei o pc para ver se voltava ao normal  e agora  o pc nem liga mostra o erro Reboot select Proper boot device *

Ser a que foi apagado minhas 2 unidades e terei que formatar tudo? E não  tem como recuperar os arquivos? Tinham coisas  muito importantes  nele, minha dúvida  é, não  consigo acessar o Windows  pois na tela inicial mostra  que o HD não  está sendo  localizado, no caso precisaria  formata  a unidade C teria  algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2017 às 05:57, Gabriel Terres disse:

Bom dia pessoal instalei o programa HD Speed para testar meu HD, prq  estava pensando  em comprar  um Melhor, fiz o teste na unidade C e na D e para minha surpresa a unidade D foi totalmente apagada, achei  q tinha  só  desfeito Ela, fui no painel de controle e a realoquei para minha surpresa estava lá os 500Gb e sem nada de arquivo, reiniciei o pc para ver se voltava ao normal  e agora  o pc nem liga mostra o erro Reboot select Proper boot device *

Ser a que foi apagado minhas 2 unidades e terei que formatar tudo? E não  tem como recuperar os arquivos? Tinham coisas  muito importantes  nele, minha dúvida  é, não  consigo acessar o Windows  pois na tela inicial mostra  que o HD não  está sendo  localizado, no caso precisaria  formata  a unidade C teria  algum problema?

O recomendado seria você instalar o windows nesses HD's quanto menos você mexer mais fácil a recuperação dos arquivos, arruma um outro computador e coloca esses HD's nele e faz o processo de recuperação como foi explicado, depois salva em algum lugar e ai sim instala o Windows no seu HD antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...

O Recuva é uma excelente ferramenta de recuperação de arquivos, também uso o Photorec e o GetDataBack, todos são ótimos. Mas a minha redenção em relação a perda de arquivos foi o WTI Backup, ele faz backup em tempo real e agendado dos meus arquivos pessoais e do meu servidor, tudo na nuvem. www.wtibackup.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Em 23/05/2018 às 19:13, Wevertonsoares disse:

O Recuva é uma excelente ferramenta de recuperação de arquivos, também uso o Photorec e o GetDataBack, todos são ótimos. Mas a minha redenção em relação a perda de arquivos foi o WTI Backup, ele faz backup em tempo real e agendado dos meus arquivos pessoais e do meu servidor, tudo na nuvem. www.wtibackup.com.br

 

O GetDataBack me salvou em 2010 quando tive esse problema de perder arquivos. Era um HD de 160GB, achei o programa muito simples de usar e me permitiu que eu encontrasse os arquivos com seus nomes e suas respectivas pastas.

 

Atualmente uso sistema Linux, mais precisamente o Kubuntu 14.04. E no mes passado isso aconteceu novamente em outro HD, desta vez um de 2TB.

Saí na Internet a procura de como recuperar os arquivos gravados pelo sistema de arquivos EXT, o sistema nativo dos computadores UNIX.

E tudo que eu encontrava é que não é possível, que é difícil, que não se recupera nomes, pastas, etc.

 

Quando eu já imaginava que tudo tinha ido para o espaço encontrei o PhotoRec, este tem até versão para Linux. Instalei e comecei a procura, percebi que ele ia encontrando os arquivos da maneira que foram gravados no HD, de maneira lenta, sem seus nomes e pastas. O que pra mim não ia servir, pois tem quase 60000 arquivos gravados lá, acabei deixando de lado pois a maioria dos arquivos encontrados eram inúteis, coisas como arquivos de sistema ou miniaturas de fotos, acabei deixando de lado.

 

Foi que me lembrei do GetDataBack, que na época só tinha versão pra NTFS e FAT32. Até tentei usar essas versões que eu já tinha pra recuperar a partição EXT, mas sem sucesso.

Então decidi visitar o site do fabricante desse programa:

https://www.runtime.org/data-recovery-software.htm

Percebi que eles lançaram uma versão do programa chamada "GetDataBack Simple" que promete recuperar partições EXT perdidas.

Então baixei pra ver, realmente funciona. Recupera tudo, com suas devidas pastas e ainda tem como salvar pra caso precise desligar o PC, pois o scaneamento dos arquivos demora bastante.

Faz uma semana que estou copiando os arquivos do HD, pois a cópia é um pouco lenta.

Como não tenho muito tempo e não posso deixar o PC ligado a noite toda, vou fazendo aos poucos.

Claro que alguns arquivos que estavam nos lugares que foram corrompidos no HD não puderam ser copiados, mas tá valendo os mais importantes eu encontrei.

 

Pelo jeito esse é o único programa que recupera os arquivos de uma maneira mais rápida e com nomes corretos e pastas. Antes eu tentei o R-Studio, vi varios relatos na Internet de que promete a mesma coisa, mas achei muito lento. O PC teria que ficar dias ligado para que recuperasse tudo e parece que não tem a opção de salvar o scaneamento.

 

Fica a dica pra quem procura como recuperar partições Linux perdidas, pois não há muitos relatos disso na Internet e que seja possível fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Boa! Tem alguma maneira similar de recuperar dados de um HD portátil que quebrou? Mais especificamente, tenho um WD My Passport faz anos guardado numa gaveta devido a que caiu e custava mais caro arrumar do que comprar um novo... porém as fotos já eram.

A falha e bastante conhecida... cada vez que tento usar fica clicando e a pasta não abre, o que me leva a pensar que e um problema físico. Tentei levar a alguns lugares pra arrumar mas os preços eram ridículos, e me disseram que tinham que recuperar os dados de maneira forense? Tem algum programa que possa ajudar com isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, fessenden disse:

Tem algum programa que possa ajudar com isto?

Talvez com os programas que citamos acima seja possível. Alguns deles insistem em abrir o arquivo, já que eles olham para os dados de outra maneira. 

 

De maneira forense fica pra HDs que não são reconhecidos pelo sistema do computador, eu tive um que aconteceu isso, esse de 160 Gb que eu citei, infelizmente perdi minhas fotos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Excelente tutorial, muito explicativo o passo-a-passo para iniciantes do ramo.

Cuidado ao escanear o Disco Rígido se ao longo do processo encontrar erro de "verificação cíclica de redundância" ,ou se o HD está danificado e fica travando por causa de bad blocks.

Se for esse caso (e seus dados forem importantes), recomendo levar seu HD a um profissional de recuperação de dados de sua confiança.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Antes de me chamarem de burro...bom eu estava querendo reinstalar o Windows e peguei meu pendrive para formatar,no pc tem um hd de 500gb e duas partições cada uma com 250,eu coloquei o pendrive e justamente apaguei a minha partição com meus arquivos!! cara,eu disse que tinha duas partições? pois é o pendrive era para aparecer em terceiro lugar e justamente na hora ele apareceu em segundo empurrando os dados para terceiro e eu apaguei sem querer o mesmo,foi muita falta de atenção minha...más cara! ele sempre apareceu em terceiro! sempre! tipo,eu não fiquei desesperado más mano...senti uma dor no coração! caramba 100 gb de foto jogos programas musicas drivers sumindo assim! Tô triste...vou ver se consigo recuperar aqui provavelmente não,obrigado por lerem até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

@KairanD Usei o Hirens Boot para formatação, que alguns chamam de "zero fill". Alguns amigos disseram que isso não é possível e que existem meios para recuperar os arquivos, mas não sabem como. De toda forma, os arquivos do bakcup (rar) estão corrompidos e não estou obtendo sucesso ao tentar recuperar do HD e nem restaurar os arquivos rar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

@Thadeu Carlos Desculpe pela demora. Bem, esse tipo de formatação complica sim bastante a situação. Ainda há possibilidade de recuperar, mas são necessárias, em geral, ferramentas pagas e bem mais complexas. O Recuva, programa gratuito e simplificado sugerido neste tópico, dificilmente será eficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...