Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino apagar bootloader arduino do atmega328


Posts recomendados

@BrunoMT  ,

 

 Você vai precisar de um gravador para isso, sugiro um USBASP , baratinho, e zerar o CI, regravando os Fuses. 

 

Mas dá sim para fazer rodar o programa feito no Bascom, mesmo mantendo o bootloader do Arduíno. Eu faço isso toda hora, e muitos usuários do Bascom também...

 

Veja aqui :

 

https://wiki.mcselec.com/Getting_started_with_Arduino_UNO

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

estou com um problema aqui para usar a serial com um AVR.

O Attiny2313 no pino RX precisa de um Pullup?

A tensão do pino fica baixa quando medido em aberto,eu ativei a interrupção de recepção,quando encosto o dedo no pino,minha rotina fica doida e se ligo direto ao PIC,no TX do PIC,além de não funcionar a rotina também fica doida.

A simulação no Proteus funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx ,

 

No RX não precisa de nada, quem tem de se preocupar com os níveis corretos é quem está enviando os dados, não quem está recebendo eles ..... no caso é o lado do PIC.

 

Mas no TX sim ....voce pode ativar o resistor interno de pull-up ( em torno de 80 Kohms ) , ou usar um resistor externo de no máximo 4K7 ligado ao +5V ( é o que eu faço para garantir maior imunidade a ruidos ) .

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Cara,muito muito obrigado!

Sobre o problema do RS232 que citei...neste projeto eu não prestei atenção em 4 coisas,e uma delas era que o PIC envia os dados pela serial,mas o firmware do PIC tinha uma linha,que eu usava para testes e esqueci de comentar(//) que se recebesse algo pela serial,enviava de volta e como meu Hardware de testes é uma bagunça,o pino de entrada RX do PIC estava no 'ar',então antes dele enviar algo quando eu mandava,ele estava enviando dados aleatório sem parar,deixando o Attiny louco...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma placa pro-mini Atmega328,é uma nano 'crua'.

Estou com problema ao ligar a saída Tx de um PIC na entrada Rx do AVR(USART).

O PIC não 'dispara ' a interrupção no AVR,o código funciona ok no Prtoteus usando o terminal no AVR,não simulei usando PIC.

Existe alguma incompatibilidade em ligar direto esta comunicação entre PIC e AVR?

As duas placas são alimentadas com 5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, vtrx disse:

não simulei usando PIC.

Pois simule...

 

1 hora atrás, aphawk disse:

Proteus não sabe como o Atmega está configurado, clock real, se tem divisor, se tem boot, nada disso ....

Acho que Paulão quis dizer que as configurações de fuses não estão no arquivo .hex e o proteus usa o default dele. Pra configurar [no proteus] tem que ser na unha. Só chute... não testei...😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Acho que Paulão quis dizer que as configurações de fuses não estão no arquivo .hex e o proteus usa o default dele. Pra configurar [no proteus] tem que ser na unha. Só chute... não testei...😁

 

Sim, isso mesmo. Não me lembro mais no caso dos Pics se tem de usar resistor de pull up ,mas sei que nos Atmegas, embora configurado como saida, existe a possibilidade dessa saída ser tipo open-coletor, ou seja, sem um resistor externo de pull-up, não vai ter os +5V na saida .... depende da programação dessa saida, e neste caso não tem nada a ver com os Fuses ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos os dois mas o erro,novamente,foi meu🥺

Ando muito concentrado nestes micros e estou deixando 'escapar' muita coisa...(idade?).

Para não ficar no ar e talvez ajudar alguém,posto minha excelentíssima distração.

Na rotina de recepção da UART(int),eu espero 16 caracteres e disparo uma rotina.

Existe uma variável que é incrementada a cada recepção,e se for igual a 16,dispara a rotina e volta a ser zero,para recomeçar tudo novamente.

Quem disse que lembrei de inicializa-la com zero?

Como não inicializei,logo ela tinha algum valor qualquer,se ela iniciasse com 17 em diante,imagine quantas vezes ela teria que ser incrementada para ficar igual a 16?

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx ,

 

KKKKK pois é ....  deve ser a idade mesmo, meu amigo ..... está chegando a hora de passarmos o bastão para a nova geração !

Mas uma coisa a @.if tem razão, se você simulasse junto o Pic com o Arduino, ia pegar esse erro na hora !

 

Eu ganho muito tempo com o Proteus. Crio um hardware mínimo para a simulação, ligo o periférico na porta serial virtual do Proteus, e faço as simulaões,

recebendo e enviando dados para um hardware real, ganho muito tempo acertando o software todo.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveriam fazer compiladores com Inteligência Artificial,assim quando alguém esquecesse de inicializar algo,como foi meu caso,o compilador poderia emitir um áudio perguntando "Gostaria de inicializar a variável x,que voce não inicializou e vai gerar resultados imprevisíveis?".

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...