Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Navi - Sucessora do Vega


Posts recomendados

  • 7 meses depois...

Forbes: AMD criou o Navi para o PlayStation 5 da Sony

 

playstation-logo-1200x675.jpg

 

Falando a fontes da indústria nesta semana sob condições de anonimato, eu aprendi que o PS5 usará tanto o núcleo Zen + da AMD quanto as arquiteturas gráficas Navi. O que não está claro é se o PS5 irá incorporar um SoC robusto (sistema em um chip) ou usar componentes separados baseados em Ryzen e Navi.

 

No momento, pouco se sabe sobre a arquitetura gráfica Navi da AMD, além do fato de usar o processo de 7nm. Esse detalhe, no entanto, é importante. Como já fez várias vezes com seus clientes semi-personalizados, a AMD tem um sólido histórico de desenvolvimento de GPUs integradas e discretas com envelopes de baixa potência perfeitos para um console.

 

O que nos traz, aos meus olhos, a revelação mais interessante. De acordo com minhas fontes, Navi não está apenas dentro do Sony PS5; foi criado para a Sony. A grande maioria da colaboração entre a AMD e a Navi da Sony ocorreu enquanto Raja Koduri - chefe e arquiteto-chefe do Radeon Technologies Group - estava na AMD.

 

O outro aspecto interessante de tudo isso é que minhas fontes nunca mencionaram a Microsoft nas conversas Navi. Isso é pura especulação, mas talvez os próximos dispositivos da Microsoft - codinome "Scarlett" - não usem a Navi. Talvez ele use uma solução semi-customizada incorporando o Vega, ou algo totalmente diferente do qual não tenhamos acesso. De qualquer forma, as conversas que eu havia referido a Navi no passado, como se já estivesse terminado.

 

Talvez a Sony esteja mais próxima de um PS5 do que a Microsoft é para um Xbox de próxima geração?

 

A AMD construiu VEGA para a Apple e está construindo o NAVI para o Sony PlayStation 5 - que deve ser lançado em 2020

 

Roteiro: O Navi 10 da AMD chegará no final de 2019 e será o primeiro GPU não GCN, não Vega 7nm para gamers

 

Vega 7nm não estará chegando aos jogadores.

O Navi 10 será a primeira parte Navi a chegar e chegará às 2H 2019 ou no início de 2020, dependendo de alguns

fatores. O nível de desempenho desta parte será equivalente ao Vega e será um pequeno GPU baseado em 7nm.

O Navi 14 seguirá o Navi 10 logo em seguida.

O Navi 20 será a verdadeira GPU topo de linha construída no nó de 7nm e, como as coisas estão agora, você está, provisoriamente, olhando para o pouso por volta de 2020 - 2021.

O Navi também será a primeira arquitetura a sair do GCN (e, junto com ele, o limite da UC 4096 SP / 64 que é inerente à implementação do uArch).

A arquitetura 'Next-Gen' é o antigo KUMA codinome internamente antes de a AMD decidir que não gostava muito desse nome (oops) e se basearia na mesma grande arquitetura que a AMD lança com a Navi.

 

Textos completos nos links abaixo:

 

https://wccftech.com/exclusive-amd-navi-gpu-roadmap-cost-zen/

 

http://www.pcgameshardware.de/Vega-Codename-265481/News/7-nm-Samples-Gamer-Grafikkarten-1257865/

 

https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2018/06/12/sources-amd-created-navi-for-sonys-playstation-5-vega-suffered/#29b48b6b24fd

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link com informações (rumores) mais completas é o da Wcctech, e eles basicamente dizem que a Lisa Su decidiu focar nos CPUs Zen e GPUs para consoles pois são mais lucrativos, deixando para trás o desenvolvimento de GPUs para VGAs high-end.

Não ponho muita fé nesses rumores ainda, mas se forem verdade então a AMD conseguirá superar as placas Pascal da Nvidia somente em 2021 quando voltarão a ter VGAs high-end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dick Trace disse:

O link com informações (rumores) mais completas é o da Wcctech, e eles basicamente dizem que a Lisa Su decidiu focar nos CPUs Zen e GPUs para consoles pois são mais lucrativos, deixando para trás o desenvolvimento de GPUs para VGAs high-end.

Não ponho muita fé nesses rumores ainda, mas se forem verdade então a AMD conseguirá superar as placas Pascal da Nvidia somente em 2021 quando voltarão a ter VGAs high-end.

 

Eu não entendi que vai ser a PASCAL, mas somente em 2020 - 2021 que vai competir no setor high-end contra a NVIDIA, no caso o segmento das GTX 1080 TI / GTX 1080

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Não quis dizer que a Nvidia ainda estará usando a Pascal em 2021, mas sim que AMD iria levar todo esse tempo para ter uma VGA que supere com certeza o desempenho das melhores placas Pascal que já existem a dois anos (chips GP102 e GP100).
Hoje a Vega 10 perde para uma 1080ti (GP102). A Vega 20 será uma Vega 10 com mais RAM e clocks mais altos, e deve alcançar o GP102 mas não o GP100, só que a Vega 20 será lançada apenas em VGAs profissionais. Depois vem o Navi 10, usado no PS5 e por isso apenas um GPU mid-end, assim como o Navi 14 que virá depois. Então de acordo com o texto apenas o Navi 20 em 2021 será um GPU high-end de verdade, capaz de oferecer com certeza melhor desempenho que qualquer chip Pascal, incluindo o GP100.
Só que até lá a Nvidia evidentemente já estará usando outra arquitetura.
Usar a Pascal como base era só para mostrar o quanto a AMD está atrás, caso os rumores sejam verdadeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Navi da AMD será um GPU monolítico tradicional, não um módulo multi-chip

 

Ao contrário do que a maioria de nós na imprensa de tecnologia esperava, as placas de vídeo AMD Navi da próxima geração usarão um design familiar de GPU monolítico ao contrário do layout multi-chip que esperávamos poderia oferecer uma placa de jogos de alta tecnologia.

 

A maioria de nós achava que a AMD começaria a usar sua interconexão Infinity Fabric para unir GPUs menores em um único pacote para criar um módulo multi-chip (MCM) de alto desempenho com o novo silício gráfico Navi. Mas conversamos recentemente com David Wang, o novo vice-presidente sênior de engenharia do Radeon Technologies Group (RTG) da AMD, e há praticamente zero de chance de ser trabalhado nas GPUs Navi do ano que vem.

 

Textos completos nos links:

 

https://www.pcgamesn.com/amd-navi-monolithic-gpu-design?tw=PCGN1

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

@Atretador @Flávio Santana Lima @GabrielLP14 @Phoenyx @brender @ClinkLinck @RS Faria @Dick Trace

 

RX navi 3080 com performance para concorrer com rtx 2080 será? 

 

AMD Navi 10 pode ser lançada em meados de 2019 para concorrer com GeForce RTX 2080

https://www.tudocelular.com/rumores/noticias/n134625/amd-navi-10-meados-2019-concorrer-geforce-rtx-2080.html

 

Rumor: o AMD Navi 10 oferecerá o desempenho do GeForce RTX 2080 pela metade do preço( usem o tradutor do google):

https://ithardware.pl/aktualnosci/plotka_amd_navi_10_oferowac_ma_wydajnosc_geforce_rtx_2080_za_polowe_ceny-7999.html

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo TDP dessas placas não duvido que a AMD consiga competir com as RTX, mas duvido que RX 3080 = RTX 2080 em desempenho, deve ser mais próximo da RTX 2070 (até pelo leak dizer Vega 64 + 15%). Talvez lancem uma RX 3090 ou RX 3080 Ti (seja lá qual for a nomenclatura que vão usar) com TDP de 200-250W no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Tô torcendo para as Navi competirem com rtx 2070 e 2080, com preço menor, consumo menor, boa performance.

 

@RafaelCLP

 

Pelo contrário se a Navi rx 3080 vier do nível de rtx 2070 e vier com tdp de 150 watts vai ter tdp menor que rtx 2070 que é 175 watts e o pior é que se a Navi rx 3080 vier competindo com rtx 2080 que tem tdp de 205 watts, a AMD vai estar melhor ainda.

 

Supondo-se uma rx navi 3080 com tdp 150 watts , preço menor, performance de rtx 2070, mesmo assim vai ser um chute na cara da Nvidia e um passe para nós consumidores fazermos o gol comprando as Navi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Placa gráfica AMD Radeon RX 590 e Radeon RX 580 supostamente recebendo cortes de preços - novos preços entre US $ 199 e US $ 229, a partir de algumas semanas

 

https://wccftech.com/amd-radeon-rx-590-and-rx-580-polaris-price-cuts-229-and-199-usd-rumor/

 

Em breve, a AMD estaria oferecendo cortes de preços em sua linha principal de placas gráficas baseadas na arquitetura da GPU Polaris, se os rumores contiverem alguma verdade. As principais placas da série Radeon RX 500 seriam as próximas a receber cortes de preços nas próximas semanas, conforme mencionado em um tweet da Bits and Chips.

 

https://twitter.com/BitsAndChipsEng/status/1098988749046906880

 

AMD Radeon RX 590 e Radeon RX 580 rumores de obter cortes de preços nas próximas semanas - Preços para US $ 229 e US $ 199, respectivamente

 

O rumor afirma que os cartões a serem atingidos com os novos cortes de preços seriam os cartões principais baseados na AMD Polaris. Isso inclui a Radeon RX 590 e a Radeon RX 580. A Radeon RX 580 foi baseada na arquitetura da GPU Polaris 20, enquanto a Radeon RX 590 é baseada na arquitetura da GPU Polaris 30. Recentemente, rumores de que a AMD poderia estar introduzindo suas GPUs Radeon Navi em julho visando o segmento mainstream, por isso é altamente provável que eles estejam limpando o inventário de cartões Polaris antes da chegada das peças da próxima geração.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Exclusivo: A GPU Navi de 7nm da AMD será lançada aproximadamente um mês depois da Ryzen 3000

 

https://wccftech.com/exclusive-amds-7nm-navi-gpu-will-launch-roughly-a-month-after-ryzen-3000/

 

Eu tenho comigo a primeira informação concreta sobre o lançamento do 7nm Navi. 

 

A GPU Navi de 7nm da AMD será lançada em meados do terceiro trimestre, um mês depois do Ryzen de 7nm - evento mais provável: Gamescom 2019

 

Ao contrário de detalhes concretos, como especificações, etc., eles estão à mercê do gerenciamento da AMD e podem mudar sem qualquer indicação. As informações que estou fornecendo (até onde os roadmaps são) estão corretas no momento em que o artigo é publicado, mas podem mudar no futuro. Além disso, esta será uma peça bastante curta, já que só há muito o que discutir com apenas uma janela de lançamento. Com esse pequeno aviso, vamos entrar nos detalhes.

 

Fui informado de que a GPU Navi da AMD está pelo menos um mês atrás do lançamento da AMD de 7nm Ryzen, então se a empresa lançar os processadores de desktop da série 3000 na Computex como eles planejam, você não deve esperar que a GPU da Navi chegue antes do início de agosto . Os candidatos mais prováveis para o lançamento durante esta janela são Gamescom e Siggraph. Eu pessoalmente me inclinaria para a Gamescom simplesmente porque é um produto de jogos e é o candidato mais provável, mas qualquer coisa pode acontecer com a AMD!

 

Alguns rumores já haviam sugerido um lançamento em outubro, mas a partir de agora, a AMD está dizendo aos seus parceiros que esperem o lançamento exatamente um mês após o lançamento do Ryzen 7nm. Aqueles que lerem meu exclusivo original irão lembrar que eu falei sobre como a Navi será a primeira GPU não-GCN e a primeira placa a se libertar do limite de 4096 SP imposto pela macro-arquitetura de GCN.

 

Os rumores sobre a série RX 3000 já vinham girando há algum tempo, com alguns dizendo que a empresa poderia até mesmo lançar os cartões na CES no início de 2019. Isso é algo que eu não incluí no artigo anterior à CES AMD, e isso porque Disseram-me que os rendimentos ainda não são bons o suficiente para uma carteira de consumidores - e é aí que entra a Radeon VII. Agora que já passou tempo suficiente para melhorar os resultados, pudemos ver o primeiro lote de GPUs Navi de 7nm chegar às prateleiras antes do terceiro trimestre de 2019.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CryTek mostrou uma Demo de RT na nova atualização da engine: a CryEngine 5. E pasmem, usaram a Vega 56 para o RT em tempo real, ou seja, mesmo que a Navi não tenha a aceleração via hardware, muito provavelmente terá features RT para software e vai ser compatível pelo menos na CryEngine 5 [suposição].

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...