Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2010 com atividade de CPU a 98% em qualquer aplicativo


Posts recomendados

Bom dia,

Se alguem puder ajudar...

Macbook pro meados 2010

memoria 8GB /// ssd e hd (com espaço suficiente)

Quando abro qualquer aplicativo, navegador etc... ele esquenta muito, e faz muito barulho, da ventoinha rodando sempre no máximo! Quando olho o monitor de atividades, aparece:

nome de processo: core

98%

usuário: root

Como faço para corrigir isso? O que seria o processo "core"? Quais os possiveis motivos para estar com esse uso tão elevado?

Desde já agradeço!

Att,

Captura de Tela 2017-10-24 às 10.41.52.png

Captura de Tela 2017-10-24 às 10.41.57.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!
 

O fato de esquentar muito é normal, a ventoinha roda no maximo mesmo para resfriar os componentes do pc. A sua maquina é de 2010, ela ja tem quase 8 anos. Trata-se de uma maquina antiga mesmo com ssd e 8gb de ram. Se o sistema funciona normal, não trava pode utiliza-la normalmente. O processo core imagino que seja o processador. Na sua imagem você está utilizando 58.21% do processamento da maquina ainda resta  34,73. Se a maquina não está travando apenas esquentando pode prosseguir. Se a ventoinha não funcionar e ela esquentar e não ligar a ventoinha ai é caso de se preocupar ou o sistema travar constantemente. Outra coisa ideal é usar a maquina em uma mesa lisa não em cima de travesseiros colo ou lugares que esquente a maquina.  Tem que deixar ela em local arejado mesmo utilizando e não tampar possiveis saidas de ar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Chrome é uma praga. Usa um monte de memória e consome um monte de CPU. 

Creio que o "core" deve ser o "kernel" na versão em inglês. Uma as possíveis causas do alto consumo de CPU pelo kernel é  excesso de I/O. Isto pode seer causado pela sincronização do Icloud ou o uso de um cliente torrent.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

VIVi, estou tendo o mesmo problema, meu mac é de meados de 2012, porém isso não ocorria com o mountain lions, mais quando atualizei para o Sierra começou a aparecer esse processamento core, bom pelo menos passei a notar. Com tudo é justamente quando esse processo entra que o mac começa a esquentar, assim eu acredito que esse processo é padrão mesmo, até porque se você mudar a visualização dos processos para mostrar os prioritários do sistema, verás que esse processo é do Kernel mesmo, processamento. Bom peguei um link do próprio suporte para você analisar. https://support.apple.com/kb/PH19642?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR

O que faço para manter a temperatura mais controlada é interromper o processo do core quando atinge 99%, mais ele sempre volta, depois de um tempo, e isso nunca atrapalhou o desempenho para uso normal do equipamento. Espero ter ajudado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vivi... 

 

Passo por esse mesmo problema depois da atualização pro High Sierra (estou usando a versão 10.13.1 num Macbook pro Retina, Mid 2012) e isso não tem nada com o tempo de uso do computador, ou nada disso que disseram...

Pelo que percebo no meu o Andreas foi o que deu uma pista do problema do cliente torrent, mas mesmo sem estar usando nenhum o processo volta...

ele acusa uso (as vezes de mais de 100% :o da CPU) na listagem, o engraçado é que no gráfico lá embaixo ele diz que o sistema está usando menos de 5% e o usuário menos de 20%... como assim?! 80% de CPU "ocioso"?! então porque o sistema diz que o processo CORE usa todo o processamento?! O Sistema interpreta como uso real, porque o computador esquenta e as ventoinhas ficam no máximo... é só interromper o processo que ele vai voltando ao normal... mas... pouco tempo depois ouço os ventiladores e quando vou conferir... lá está o processo de novo...

 

Vejo que muita gente tem esse problema e ninguém sabe do que se trata...

Primeira vez que me arrependo de atualizar o sistema....

 

Meu computador é um i7 2,7GHz, 16Gb RAM, SSD 750Gb (300Gb livres).

Captura de Tela 2017-12-07 às 17.21.13.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Encontrei esse artigo falando sobre o problema....

 

https://macmagazine.com.br/2017/11/18/o-modulo-de-segurança-de-bancos-pode-estar-detonando-o-seu-mac-saiba-como-so-ativa-lo-quando-necessario-neste-tutorial/

 

Segundo o autor, é um problema ocasionado pelo módulo de segurança dos bancos, fiz no meu e funcionou... "matou" o core e o computador cpu/ventoinha voltaram ao normal.

 

Antes durante o uso a ventoinha disparava, as vezes até sem fazer nada, e consequentemente a bateria drenava... depois disso o computador voltou a rodar liso, sem "exageros" da ventoinha e a bateria voltou a durar o tempo normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, tuchedsf disse:

Encontrei esse artigo falando sobre o problema....

 

https://macmagazine.com.br/2017/11/18/o-modulo-de-segurança-de-bancos-pode-estar-detonando-o-seu-mac-saiba-como-so-ativa-lo-quando-necessario-neste-tutorial/

 

Segundo o autor, é um problema ocasionado pelo módulo de segurança dos bancos, fiz no meu e funcionou... "matou" o core e o computador cpu/ventoinha voltaram ao normal.

 

Antes durante o uso a ventoinha disparava, as vezes até sem fazer nada, e consequentemente a bateria drenava... depois disso o computador voltou a rodar liso, sem "exageros" da ventoinha e a bateria voltou a durar o tempo normal.

Exatamente @tuchedsf , normalmente é devido aos app de banco que ocorre isso, eu mesmo prefiro não usar esses apps no Mac, pois fica com a internet lenta.

O que acabo fazendo, faço uma VM de Windows e uso o banco dentro dele.

Isso também ocorro no Windows 10, com o app do Banco do Brasil.

@vivi.100 , você tem algum aplicativo de banco instalado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@tuchedsf e  @LiveSorcerer, realmente o processo foi desligado, valeu pela dica. De fato como mencionado no artigo aconteceu pela retirada do java mais eu achava que era nativo do High. Bom vou testar e ver se acontecerá a magica esperada, mais só não ter que olhar mais para o CORE, já está valendo. 
Apesar de ter que ficar ligando e desligando o processo, melhor que ficar com a maquina pirando nos processos. 

Obrigado a todos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...

Estou com o mesmo problema. Tentei todas as soluções aqui descritas e não funcionou. Pensei ate em instalar o Windows pra ver se melhorava. Eu usava o CleanMyMac e achei que fosse ele. desinstalei e o processador continuou com o problema. Formatei meu mac e comecei a instalar os programas vigiando o monitor de processos. PARECE que eu descobri o problema. Como minha maquina tem SSD é comum as ventoinhas ficarem no talo. Pra resolver isso a maioria usa o MAC FAN Control. ( eu sempre usei). Pois bem, formatei a maquina e fui instalando os meus programas de trabalho e sempre de olho no monitor de processos. Eis que acabo de instalar o mac fun e o processador começa a ir no talo....desinstalei e voltou ao normal...porque sera que ele ta fazendo isso? Vou deixar as ventoinhas trabalharem loucamente...ou vocês me recomendam usar outro programa? Segue uma imagem da config da minha maquina.

Captura de Tela 2021-09-08 às 19.41.22.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...