Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor CRT, como cuidar?


Visitante

Posts recomendados

DELL-M992.jpg

Olá, eu sou o proprietário de um DELL M992 de 18" e preciso de ajuda!

 

Essa é a primeira vez que eu tenho um Monitor CRT por conta própria e eu realmente estou muito feliz com ele, ele é muito flexível com resolução e taxa de atualização eu consigo fazer tudo nele! Mas eu não sei que cuidados eu tenho que ter com ele, vocês podem me ajudar? Até agora eu só sei que ele precisa de um certo nível de calor pra poder aquecer os tubos e funcionar normalmente, mas quais cuidados eu preciso ter além disso? E se ele esquentar demais? (aqui na minha cidade faz 40ºC em média toda semana). As vezes eu percebo que ele 'vaza luz', é como se ele piscasse mas em vez de escurecer a tela ele dá um claro bem forte e a sensação é de que a imagem projetada vem pra frente, como proceder?

 

Usar um monitor de tubo é melhor que eu imaginava, no dia a dia, eu queria que tivessem explorado mais esta tecnologia. São monitores com uma flexibilidade enorme de resoluções e com uma ótima taxa de atualização, hoje em dia os monitores digitais você não só tem que procurar um monitor com frequência boa mas também a maioria tem pelo menos 5ms de resposta o que eu acho ridículo, sem contar nos preços, esse monitor que eu possuo agora eu comprei por um preço ótimo e ele funciona muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses monitores CRT basicamente só tem 2 problemas fatais, um seria o envelhecimento do tubo, que faz o monitor "apagar" com o tempo, o outro é a queima do fosforo da tela por imagem estática, o que deixa um fantasma desagradável na imagem do monitor...

 

O primeiro problema é inevitável, mas a vida útil do monitor pode ser aumentada (ou encurtada)  simplesmente evitando usar o brilho no talo, o segundo problema se resolve com uma proteção de tela, ou configurando o windows para desligar a tela quando inativo, de qualquer forma evite deixar jogos ou filmes pausados por muito tempo...

 

A e também nesse monitores é recomendável trabalhar com taxas de atualização acima de 85Hz, devido ao efeito flicker que cansa a visão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10

 

No momento eu estou usando meu monitor em 75hz, eu vi no manual que vem dentro dele que o ideal seria 80hz mas meu computador pula de 75 pra 85, tem problema? Quanto ao brilho eu já tinha visto algo sobre mas o contraste influência também? Uso o brilho no 0 e contraste em 100 (6500K sRGB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe é você não usar com contraste e brilho muito alto,ele como se fosse uma tv de tubo comum,eles tem grande durabilidade e fácil o conserto,mas se você deixar o contraste nos 70 e o brilho nos 50 durará bastante anos,agora se for deixar o brilho e o contraste muito alto assim há um bombardeio nos filamentos do tubo tanto para monitor tanto para tv,e isso causa uma saturação levando a ele perder sua capacidade de condução e assim a imagem ficando sem brilho sem definição como conhemos tubo fraco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DustStiker A questão da taxa de atualização e resolução tem a ver com a largura de banda do monitor,  que é o que limita as resoluções e taxas de atualização suportadas... Por exemplo um monitor de 18" tipico com banda de 150Mhz pode suportar uma resolução ate 1600x1200 a 60 ou 70Hz mas se quiser usar 85Hz você acaba tendo que baixar a resolução, tipo para 1280 x 1024 a 80Hz ou mesmo 1024x768 a 85Hz... 

 

Como o @Luancce falou, não é recomendado usar nem o brilho nem o contraste no máximo pois força o tubo. O brilho alto ainda traz o agravante de aumentar o risco de efeito burn in, que é quando uma imagem estática fica queimada no  fosforo do tubo gerando uma imagem fantasma residual...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2017 às 21:55, F4b10 disse:

@DustStiker A questão da taxa de atualização e resolução tem a ver com a largura de banda do monitor,  que é o que limita as resoluções e taxas de atualização suportadas... [...]

 

Como o @Luancce falou, não é recomendado usar nem o brilho nem o contraste no máximo pois força o tubo.[...]

 

 

Obrigado de verdade pelo feedback de vocês, agora só me falta achar o sweet spot entre brilho e contraste, eu queria que a tecnologia dos monitores crt tivesse sido explorada a fundo, se eu fosse atrás de um monitor com especificações parecidas com a do meu dell ele sairia por no mínimo uns R$600 (novo) e acredito que mesmo assim ainda não seria a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Quando aparece uma imagem com bastante preto a imagem da tela da uma aumentada e quando aparece uma imagem branca a tela encolhe um pouco é normal mesmo. 😉

Já a temperatura, o monitor é bom ficar em um lugar fresco.

Experimente colocar algo que resfrie o lugar onde o pc está e veja se ocorre o mesmo problema :-)

É bom usar a tela não muito clara, a minha por exemplo:

Eu uso contraste 80 e brilho 40

O contraste é tipo que o brilho da tela e o brilho clareia a parte mais escura da imagem tornando possível ver o escuro e o claro.

A taxa de atualização do meu monitor em 60Hz cansa a vista depois de algumas horas olhando para a tela, já em 70Hz não percebo minha vista cansar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Observação: (Voltando ao tópico) Recomendo que utilize o Contraste até o 70, quando for realmente necessário aumente até uns 80 para conservar a vida útil.

e vale a pena lembrar de evitar ficar ligando e desligando o monitor, utilizar proteção de tela por um período de no máximo 10 minutos para evitar manchas na tela (mesmo que alguns tubos tenham proteção pra isso é bom não confiar 😁) e também ajustar a geometria da tela de forma quase perfeita (Dependendo da placa de vídeo ou da Resolução da tela, taxa de atualização a tela pode não se ajustar até as bordas)

e tenha cuidado com ele hehe, ainda é um bem precioso 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...