Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais simples receptor FM


codigo rapido

Posts recomendados

Olá pessoal!
Primeiramente tenho que felicitar todo mundo aqui pelo natal. Feliz natal pra todo mundo e feliz ano novo.
Mor, Isadora, Emule... todo mundo aqui é gente boa e me ajudou de mais nestes ultimos anos. Abraços a todos e muito obrigado.

 tenho procurado estudar transmissão e recepção de rádio. Muito legal. transmitir e receber AM e transmitir FM é bem facinho, mas receber o FM... Em que difere o funcionamento do AM pelo do FM: pelo que entendi uma é a amplitude (AM) que muda enquanto a outra é a frequência (FM). Até ai... ok...  Mas se aproveitarmos tudo de um radio AM, apenas reduzindo o capacitor e o indutor do circuito tanque para se adequar a frequência da faixa de 88Mhz e 108Mhz, teoricamente era pra funcionar. Mas não é bem assim. nem chiado consigo captar. Penso adicionar 2 novos estágios amplificadores pra ver se consigo captar qualquer sinal...

 

pelo que entendi a transmissão AM é necessário menos energia e é possível captar a longas distancias enquanto que em FM, precisa-se de mais energia e o alcance é bem menor.

Pensando em tudo isso, venho aqui perguntar aos mais experientes qual é o circuito mais simples utilizando apenas os componentes simples como capacitor cerâmico, eletrolítico, resistor, diodo (se preciso), transistor e transdutor?

Pensando aqui, sozinho com meus botões, imagino que os circuitos sejam bem simples de se abstrair. Algo mais ou menos assim: Se quisermos enviar, devemos inverter o sentido das ações no circuito.. .assim, tendo como base o transmissor, substituo o microfone pelo circuito tanque que está no coletor do transistor e no lugar do tanque no coletor, coloco o transdutor (alto-falante).

Para que serve o capacitor de 4p7 apontado no desenho? sem ele, um transmissor poderia funcionar?






 

radio.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor serve pra fazer o circuito oscilar, em determinado momento ele coloca tensão positiva no emissor do transistor, isso faz com que o transistor entre em corte. 

Esse circuito só serve pra ondas curtas no máximo, FM não dá, é outra pegada. 

O circuito mais simples que conheço, é este:

https://goo.gl/images/e3xUmk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Obrigado pela atenção!

 

Massa o circuito... ele tem um LM386 que substitui os possíveis vários estágios de amplificação com transistores.

Estou com estas duvidas pois pelo que entendo, apenas o circuito ressonante seria o suficiente para receber o sinal. Como aprendido nos radios de galena.  

 

Agora veja só: C3 e L1 como circuito ressonante estão em paralelo entre uma fonte (video de R6) e o emissor do T1. Qualquer oscilação deve refletir pela malha e chegar a base do T1. Até ai Ok! Mas não consigo explicar como esta forma possa ser a melhor forma de amplificar o sinal, sendo que se eu quero o máximo de ganho qualquer sinal que deve ser amplificado para o melhor ganho deveria estar bem mais perto da base. Assim, por que C3 e L1 no lugar de R2 não provocaria uma melhora da recepção?

 

Como disse no segundo paragrafo, pelo que entendi, a transmissão e a recepção se concentra no circuito ressonante e no caso da recepção, bastando apenas amplificar o sinal que vem do circuito ressonante. Se vermos a combinação posta ai em C3 e L2 com o T1, ela é muito semelhante ao que temos no transmissor. Nesse caso, qualquer sinal que reflita pela malha na chegada, ligar esse circuito poderia servir também como repetidor do sinal?

 

Essas duvidas e esses exemplos faz me sentir como se meu conhecimento teórico fosse uma *****.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A intenção de se entender pormenores do receptor fm é boa. mas k entre nós, já viu quanto custa um radinho fm de 1,99? E mas longe: quanto custa um velho celular funcionando que você deve ter uns 2 ou 3 na gaveta que tem rádio fm?

Acho que o objetivo dele é somente entender como um rádio funciona, em outros tempos montei esse circuito pra entender também, até rádio de galena eu já montei, depois que entendi passei a usar somente os receptores prontos. 

 

@codigo rápido um rádio FM como o nome diz tem a FREQUÊNCIA modulada e para se ter uma frequência é preciso de um oscilador, é exatamente por isso que o circuito tanque é ligado no coletor do transistor, e não na base. 

Dessa forma a bobina oscila, mas ao mesmo tempo recebe a interferência do transmissor que deve estar em mesma frequência. Assim cada vez que a frequência do transmissor é alterada pelo microfone a frequência do receptor altera de maneira igual, meio que interrompendo a oscilação em um curto espaço de tempo. 

Aquela bobina junto ao emissor do transistor, elimina as altas frequências deixando passar somente o áudio. 

Os estágio de amplificação foi necessário porque o autor do projeto preferiu ligar um alto-falante comum, ao invés do fone de cristal do rádio de galena.

Um receptor de FM nunca vai funcionar sem alimentação elétrica igual acontece no galena, pois precisa do circuito oscilador pra determinar a frequência que será modulada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A intenção de se entender pormenores do receptor fm é boa. mas k entre nós, já viu quanto custa um radinho fm de 1,99? E mas longe: quanto custa um velho celular funcionando que você deve ter uns 2 ou 3 na gaveta que tem rádio fm?

Kkkkk.... verdade... Mas lembra de uma propaganda mais ou menos assim? Olha:

radio fm: preço R$ 1,99
Saber como um rádio funciona: Não tem preço

 

Eu realmente quero entender bem a coisa.

A teoria fundamenta a física e a matemática.

As vezes me perco nessa teoria. E sem ela... não adianta matemática e física.

Dinheiro e tempo são realmente muito massa. Gostaria de ter a rodo, mas eu dou valor a uns detalhes que pra mim parecem mais relevantes. Como aprender. Com bagagem, posso poupar tempo e mesmo ganhar muito dinheiro, se eu quiser. A real e que estou em constante desenvolvimento interior.

 

adicionado 23 minutos depois
1 hora atrás, Mestre88 disse:

@codigo rápido um rádio FM como o nome diz tem a FREQUÊNCIA modulada e para se ter uma frequência é preciso de um oscilador

 


Sim. Isso é bem claro, mesmo em AM é necessário um oscilador. O circuito tanque. Isso é bem claro pra mim.

 

O que estou apanhando é nisso mesmo que citou acima: é necessário alimentação, pois a energia vinda de uma transmissão AM é suficiente pra excitar o circuito ressonante sem essa alimentação, enquanto que no FM, preciso de várias amplificações que exigem alimentação.

 

Nesse caso, o que tenho achado estranho é isso, a formação de um receptor FM (combinação tanque e transistor) é idêntica à de um transmissor! (combinação tanque - transistor - capacitor de 4p7) Isso é surpresa pra mim diante do conhecimento que tenho sobre o funcionamento (apenas) dos circuitos ressonantes.

Agora outra duvida que surgiu: O sinal que vem do microfone cria um sinal com frequência idêntica a do som. O sinal que entra no circuito vindo do mic tem variação na intensidade do sinal. Não na frequência. Se a frequência da transmissão muda com a redução da intensidade do sinal original, isso é FM. Mas se o que muda é a amplitude, então é AM. isso é característica do circuito ressonante combinado com o amplificador e não do sinal vindo do microfone.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, codigo rápido disse:

O que estou apanhando é nisso mesmo que citou acima: é necessário alimentação, pois a energia vinda de uma transmissão AM é suficiente pra excitar o circuito ressonante sem essa alimentação, enquanto que no FM, preciso de várias amplificações que exigem alimentação

Aí entra outra coisa: o tamanho da bobina. 

No AM ela é grande, tem fio suficiente pra gerar energia elétrica e acionar o fone de cristal ou excitar o amplificador. 

No FM ela tem somente 4 voltas, não gera energia elétrica suficiente nem pra carregar o capacitor. Por isso precisa do transistor e da energia elétrica externa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Mestre88 disse:

Aí entra outra coisa: o tamanho da bobina. 

No AM ela é grande, tem fio suficiente pra gerar energia elétrica e acionar o fone de cristal ou excitar o amplificador. 

No FM ela tem somente 4 voltas, não gera energia elétrica suficiente nem pra carregar o capacitor. Por isso precisa do transistor e da energia elétrica externa. 

 

 

Sim... pelo meu calculo, uma bobina com fio de 0.8 mm de diâmetro enrolado num raio de mais ou menos 5mm e passo de 1mm dão a indutância de mais ou menos 0.9uH. Para o capacitor, algo que varie entre 2pf a 25pf. Estes cálculos eu fiz em javascript e postei aqui:
http://tivideotutoriais.blogspot.com.br/2015/03/um-pouco-sobre-circuitos-ressonantes.html

 

meu lance mesmo é na teoria. A combinação tanque transistor ta meio confuso pra mim. agora vou fazer outras experiências pra fixar estas ideias. valeu! obrigado e sucesso pra vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, codigo rápido disse:

 

Sim... pelo meu calculo, uma bobina com fio de 0.8 mm de diâmetro enrolado num raio de mais ou menos 5mm e passo de 1mm dão a indutância de mais ou menos 0.9uH. Para o capacitor, algo que varie entre 2pf a 25pf. Estes cálculos eu fiz em javascript e postei aqui:
http://tivideotutoriais.blogspot.com.br/2015/03/um-pouco-sobre-circuitos-ressonantes.html

 

meu lance mesmo é na teoria. A combinação tanque transistor ta meio confuso pra mim. agora vou fazer outras experiências pra fixar estas ideias. valeu! obrigado e sucesso pra vocês!

Amigo, se pretende trabalhar com Rádio o osciloscópio indicado é o Rohde & Schwarz.

 

Já adianto que não é nada barato. 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, codigo rápido disse:

Saber como um rádio funciona: Não tem preço

Neste caso você não tem muita opção: faça um bom curso de eletrônica e foque na teoria do radinho. E como menciona o amigo @Meca Insights se achar que deve, pode investir (pesado) em equipamentos.

 

Ah sim tenho curso técnico com diploma, crea e tudo o + mas como nosso amigo ...,

38 minutos atrás, Mestre88 disse:

aprendi foi com a prática

..., por isso quando pertinente, sugiro alguma visão prática da coisa.

Creia-me .. na prática há outra teoria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

O meu nem tanto... 

Tudo que eu aprendi foi com a prática, então com teoria eu fico meio confuso. Passo o bastão para outro que entenda melhor a teoria desses circuitos. 

 

 

Opa! Opa! Desculpa, mas acho que me expressei mal nesse ponto... "meu lance aqui" (é duvida na teoria), pois se eu tiver problemas com a matemática e a pratica, é por falha minha em conhecer algo da teoria. Realmente não adianta teoria sem pratica. Algo que pareceu que estava fazendo. O que não é verdade. Se vasculharem o que ando fazendo e mesmo postando, verão que só venho aqui porque estou com duvidas trazidas da pratica. Se eu tivesse pegado apenas a teoria e os cálculos, não teria nem descoberto que precisaria estar aqui.

De qualquer forma muito obrigado pela ajuda. sucesso a todos.

adicionado 30 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Neste caso você não tem muita opção: faça um bom curso de eletrônica e foque na teoria do radinho. E como menciona o amigo @Meca Insights se achar que deve, pode investir (pesado) em equipamentos.

 

Ah sim tenho curso técnico com diploma, crea e tudo o + mas como nosso amigo ...,

..., por isso quando pertinente, sugiro alguma visão prática da coisa.

Creia-me .. na prática há outra teoria

 

Sim. Acredito que a pratica possa trazer conhecimentos novos. Principalmente em como os sinais podem refletir por toda a malha. O que realmente é difícil de prever apenas com a teoria. Pelo menos para mim no atual nível de conhecimento.

 

Agora, Sra Isadora, só por curiosidade pode existir algo a mais que não tenha uma explicação escrita em livro ou artigo que só acontece na pratica? Eu não sinto confiança pra fugir da teoria porque pode dar *****.... Quer ver um exemplo do que me refiro e que não dá pra prever por justamente não conhecer como funcionavam exatamente os componentes? é esse:
O oscilador mais simples com transistor sem ter base ligada e invertido. A explicação é bem recente. Tunelamento quantico. (Oscilador de 1 transistor de Leo Esaki).
Bem... mas agora... não é algo que se vê apenas na teoria... não é assim que meus livros ensinam o uso do componente... e para ser bem sincero, eu não esbarraria nisso apensas na pratica. Pra encontra algo assim, eu teria que ficar colocando componente aleatoriamente e ligar pra ver o que acontece. Só que as coisas aqui não funcionam assim... eu to buscando certezas conhecidas para entender... ainda não tenho conhecimento para desvendar sozinho como funcionam os tunelamentos em componentes. Da forma que expressou, nem num curso fodastico eu teria esse conhecimento como o do exemplo. Ou seja... esse conhecimento pratico a medida que o tempo vai passando vai entrando para os livros.


Não tenho dó de grana se ela me trazer conhecimento. Mas osciloscópio, para o caminho que to seguindo ainda não é tão necessário. consigo fazer um montão de coisas só com um multímetro e um capacimetro.
 

Abraços a todos e muito obrigado pelas explicações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, codigo rápido disse:

Pra encontra algo assim, eu teria que ficar colocando componente aleatoriamente e ligar pra ver o que acontece. Só que as coisas aqui não funcionam assim... eu to buscando certezas conhecidas para entender... ainda não tenho conhecimento para desvendar sozinho como funcionam os tunelamentos em componentes. Da forma que expressou, nem num curso fodastico eu teria esse conhecimento como o do exemplo. Ou seja... esse conhecimento pratico a medida que o tempo vai passando vai entrando para os livros.


Não tenho dó de grana se ela me trazer conhecimento. Mas osciloscópio, para o caminho que to seguindo ainda não é tão necessário. consigo fazer um montão de coisas só com um multímetro e um capacimetro.
 

Abraços a todos e muito obrigado pelas explicações

 

Sinto muito amigo. 

Isso que você quer, não é  da área de técnico em eletrônica, onde o cara mau sabe analisar esquemas para achar defeitos. 

Tão pouco engenharia eletrônica onde o profissional engenheiro sabe quantificar e calcular fenômenos eletromagnéticos.

Engenheiro também é treinado para saber buscar informações em folhas de dados de componentes, para poder usá-los em projetos.

 

Mas essa área não é nem dos técnicos e nem dos engenheiros. 

Isso é área de física nuclear avançada

adicionado 2 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sr. Albert! beleza? Então... como eu ia dizendo somente na pratica deve ser possível encontrar aberrações que não estão na teoria. Por isso, no caso do receptor, como não sei tudo, penso que podem existir um explicações teoricas já prontas.

 

O oscilador que apresentei é apenas um dos exemplos que poderiam me pegar de surpresa e que não tem explicação. No caso da recepção, ainda estou no nivel de ser surpreendido. Para eu ir diminuindo estas supresas, tenho que ir perguntando, praticando, fazendo até umas merdinhas de vez em quando pra encontrar algo novo... O lance é que a gente não sabe quando tem e quando não tem explicação (aquilo que somente se vê na pratica, mas a explicação ainda não existe). Só perguntando mesmo...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, codigo rápido disse:

Olá Sr. Albert! beleza? Então... como eu ia dizendo somente na pratica deve ser possível encontrar aberrações que não estão na teoria. Por isso, no caso do receptor, como não sei tudo, penso que podem existir um explicações teoricas já prontas.

 

O oscilador que apresentei é apenas um dos exemplos que poderiam me pegar de surpresa e que não tem explicação. No caso da recepção, ainda estou no nivel de ser surpreendido. Para eu ir diminuindo estas supresas, tenho que ir perguntando, praticando, fazendo até umas merdinhas de vez em quando pra encontrar algo novo... O lance é que a gente não sabe quando tem e quando não tem explicação (aquilo que somente se vê na pratica, mas a explicação ainda não existe). Só perguntando mesmo...
 

 

Estes osciladores e estes receptores super regenerativos estão muito bem documentados em livros de engenharia da área. 

 

Coisas que ainda não existem muita explicação são assuntos de física quântica. Coisa muito avançada e que dá nó na cabeça de nós que somos leigos. 

https://www.youtube.com/watch?v=ieZjg1eM9Ow

 

 

adicionado 14 minutos depois

O fenômeno descrito no vídeo a partir dos 3 minutos de vídeo é o que faz os chamados processadores quânticos funcionarem.

Isso que chamam de superposição. 

 

Eu nunca entendi isso.

Isso que dá um nó na minha cabeça. 

A mesma partícula ocupa dois lugares ao mesmo tempo e faz duas coisas diferentes e depois volta ao seu estado normal. 

Se não me engano, foi para poder explicar este fenômeno que surgiu a teoria "Multiverso"

 

Segundo esta teoria, estaríamos meio que imerso em uns 7 universos que estão sobrepostos. Só que só nos manifestamos em apenas um deles. 

Daí a princípio algumas partículas teriam a liberdade de viajar entre estes 7 universos, dando a impressão que as vezes ocupam dois lugares ao mesmo tempo no espaço. O exemplo de partícula com este poder seria o elétron.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, codigo rápido disse:

Por isso, no caso do receptor, como não sei tudo, penso que podem existir um explicações teoricas já prontas.

Sim, existe.

 

Receptores Super Regenerativos são um dos circuitos mais explorados na área de eletrônica, e por incrível que pareça são usados até hoje.

Só que não em rádios para ouvir música, ele é usado em Rádio Controle. Brinquedos de controle remoto, alarmes, portões de garagem e aqueles kits de RF para Arduíno usam esse tipo de receptor por empregar poucos componentes se tornam baratos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, existe.

 

Receptores Super Regenerativos são um dos circuitos mais explorados na área de eletrônica, e por incrível que pareça são usados até hoje.

Só que não em rádios para ouvir música, ele é usado em Rádio Controle. Brinquedos de controle remoto, alarmes, portões de garagem e aqueles kits de RF para Arduíno usam esse tipo de receptor por empregar poucos componentes se tornam baratos.

 

 

Eles consomem muito pouca bateria também. São excelente para sensores movidos a bateria. 

Mas não tem seletividade. Eles sintonizam tudo numa faixa maior que 300Khz 

Um rádio de telecomunicação consegue separar estações com até 3Khz de diferença. 

 

São difíceis de sintonizar. Por isso não dá para fazer um rádio comercial prático com este circuito. 

Mas sabendo projetar, você faz coisas bem interessantes: 

Em 27Khz você pode fazer fácil um comunicador para se comunicar em distâncias de mais de 10Km

https://www.youtube.com/watch?v=Wt3qwqk8RaM

 

 

O projeto: 

http://pu2xlb.blogspot.com.br/p/radio-trx-ssb-40m-15w-ararinha.html 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, albert_emule disse:

Eles consomem muito pouca bateria também. São excelente para sensores movidos a bateria. 

Mas não tem seletividade. Eles sintonizam tudo numa faixa maior que 300Khz 

Um rádio de telecomunicação consegue separar estações com até 3Khz de diferença. 

Sim, o objetivo deles é transmitir/receber uma frequência fixa, como por exemplo o padrão de 433,92MHz.

Num rádio comum, precisa de boa seletividade para captar as dezenas de estações que existem em determinadas regiões.

 

12 minutos atrás, albert_emule disse:

Em 27Khz você pode fazer fácil um comunicador para se comunicar em distâncias de mais de 10Km

Não seria 27MHz?

Sim, Ondas Curtas vai longe com circuitos bem simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não seria 27MHz?

Sim, Ondas Curtas vai longe com circuitos bem simples.

Isso mesmo. 

Digitei errado. 

 

Se bem que transmissões na faixa dos 27Khz também existem. Mas são específicas para submarinos.

Só frequências mais baixas penetram fundo na água.  

https://en.wikipedia.org/wiki/Very_low_frequency

 

Esta faixa penetra até uns 40 metros em água salgada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que o amigo esta ligado nisso, tenta queimar estapas

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110071112

e

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=menor-radio-do-mundo&id=010165161219

 

Albert o que endoida mesmo é o universo em expansão já teve tamanho quase zero.

E a última....Já ouviu falar no Gato de Schrödinger? pois é ... teoria muito lôca que entendo ela totalmente e não entendo nada ao mesmo tempo

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, albert_emule disse:

Se bem que transmissões na faixa dos 27Khz também existem. Mas são específicas para submarinos.

Só frequências mais baixas penetram fundo na água.  

https://en.wikipedia.org/wiki/Very_low_frequency

 

Esta faixa penetra até uns 40 metros em água salgada. 

Sim. É o famoso Ultrassom.

Me lembrou que os morcegos usam isso para voar a noite sem trombar nas árvores.

E também que o primeiro controle remoto para TV foi feito usando essa tecnologia, usavam transdutores piezoelétricos. Isso foi nos anos 50 ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! O post cresceu muito e rápido! Kkkk.... beleza! Muito material pra gente se perder nos estudos. O conhecimento é lindo. tomara que dê tempo de aprender tudo antes de eu morrer.
Pessoal, eu não sei se nesse forum é necessário dar como concluido. Por mim, ele continuaria crescendo indefinidamente. Esses circuitos para carinho de controle remoto já tive oportunidade de construir, mas no caso da transmissão, usei circuito tirado da internete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim. É o famoso Ultrassom.

Me lembrou que os morcegos usam isso para voar a noite sem trombar nas árvores.

E também que o primeiro controle remoto para TV foi feito usando essa tecnologia, usavam transdutores piezoelétricos. Isso foi nos anos 50 ainda.

Mas neste caso não é usado som.

São realmente ondas eletromagnéticas de 27Khz

Existem ondas eletromagnéticas até em freqüência menor, se você quer saber. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@codigo rápido ,

 

Se quiser aprender na prática coisas que a teoria não explica direito.... começe por este pequeno pisca-pisca :

 

https://goo.gl/images/dZVCHg

 

É o mesmo efeito de tunelamento que cria o famoso ( e difícil de entender ) Negistor utilizado pelo Leo Esaki....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, aphawk disse:

@codigo rápido ,

 

Se quiser aprender na prática coisas que a teoria não explica direito.... começe por este pequeno pisca-pisca :

 

https://goo.gl/images/dZVCHg

 

É o mesmo efeito de tunelamento que cria o famoso ( e difícil de entender ) Negistor utilizado pelo Leo Esaki....

 

Paulo

Opa! beleza? Não sei se leu o meus post, mas por ai acima eu cito esse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...