Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

reconhecimento de ssd e hd em placa-mãe asus x99


crrob

Posts recomendados

Comprei o tão sonhado M2 de 120 Gigas. Afinal a propaganda da ASUS da placa X99 (LGA2011) prometia uma velocidade superior a dos SSDs convencionais. Instalaria lá o meu SO Windows 10 e então o Micro iria voar de tão rápido. Desembalei, pluguei no slot que existia na própria MOBO, coloquei o disco de instalação do windows 10 e DECEPÇÃO. A instalação não reconheceu a existência do M2. Coloquei então um SSD convencional, que eu já tinha instalado de outras vezes, e ai ele foi reconhecido na BIOS e na instalação, mas decepção o sistema recusou-se a instalar o SO no SSD. Procurei informações na internet. Não encontrei. Algumas informações sobre um driver mas o Windows 10 já deveria vir com suporte a essa tecnologia. Nada. Bem além disso a Instalação do Windows não instala em HDs com menos de 2 terabytes, e a maioria dos meus HDs são de 4 terabytes. Para que a máquina desse sinal de vida tive que instalar o SO em um HD que tinha aqui de 200 Gigabytes. Depois de muito pesquisar consegui finalmente instalar o SO no SSD, mas no primeiro boot ele não foi mais reconhecido, e provavelmente terei que iniciar todo o processo. Reparo automático, nada disso deu certo, mas como consegui instalar o SO no SSD? Primeiro mudei o MODO DE INICIALIZAÇÃO para LEGACY BIOS. Como é notório os modos de inicialização modernos são "UEFI" que segundo os especialistas é justamente para reconhecer HDs com mais de 2 Terabytes e outros avanços mais, como boot mais rápido etc... Essa mudança na placa ASUS X99 não é algo simples e nem está explicado no manual que eu baixei pela internet, mas o caminho é o seguinte: Depois de entrar na interface da BIOS (Apertando "F2" depois da que aparece o logotipo depois de ligar o computador), navega-se até a aba "BOOT". Selecione a opção CSM/Lauch CSM/ . Mude para "ENABLED". A seguir escolha a opção "BOOT FROM STORAGES DEVICES". Escolha a opção "Legacy only". As outras opções podem continuar como "UEFI".

Salve, reinicie a máquina, entre na instalação do windows 10 (Por pen-drive ou disco) mude o idioma para português e a seguir pressione "SHIFT "+ "F10"

Vai aparecer o prompt de comando.

digite "diskpart"

a seguir digite "list disk"

Vai aparecer uma lista dos discos instalados, cada um com um digito numérico identificador.

digite "select disk x" onde "x" é o digito que aparece ao lado do disco que se quer habilitar.

O sistema vai informar que o disco pretendido está selecionado.

digite "clean" ( Para limpar o disco de toda e qualquer informação que esteja lá ).

O sistema vai informar que está limpando o disco e vai retornar para a linha de comando.

digite "convert MBR" 

O disco irá ser convertido para o formato "MBR", pois o formato GPT não é aceito pelo WINDOWS 10 para instalação do Sistema operacional.

digite "create partition primary"

digite "active" para tornar a partição ativa

digite "assign" para atribuir a unidade uma letra e habilita-la para inicialização. Se não for especificada uma letra, a primeira letra disponível será atribuida.

Reinicie o PC, Entre na instalação do Windows 10 e formate a unidade além de proceder a instalação.

 

QUALQUER AJUDA ESTOU ACEITANDO.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...