Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade: Sugestões de procedência


Posts recomendados

INTRODUÇÃO

Este tópico tem por objetivo indicar a hora mais adequada para pensar em realizar um upgrade, assim como algumas dicas que podem ajudar a resolver certas questões e evitar fazer um gasto absurdo e/ou desnecessário.

Lembre-se que são apenas sugestões e não regras a se seguirem.

 

Upgrade, ou melhorias com peças novas em um PC é um fator muito importante para garantir um bom desempenho e não lhe deixar na mão quando mais precisar. A situação financeira para muitos é complicada, acabando que grande parte acaba optando por ir ficando com as peças que já tem até ver aonde vai.

Ao perceber que chegou a um estado limite que é obrigatório um upgrade, a pessoa se depara com preços absurdos quanto ao montante necessário para se atualizar, e acabam pegando qualquer peça mesmo que ultrapassada só para suprir por um pouco mais as necessidades de desempenho, assim cometendo um dos piores erros do custo/benefício.

Ninguém gosta de passar a vida comprando coisas por obrigação, mas o melhor seria sempre trocar alguma peça periodicamente para não precisar gastar tudo de uma vez, pois sempre se mantém uma média de satisfação e a facada é bem mais suave.

 

Algumas desvantagens em manter peças antigas/ultrapassadas:

  • Otimizações de sistema operacional e drivers deixam de se atualizar para as peças;
  • Altas chances de incompatibilidade com peças mais moderna;
  • Podem não dar suporte a novas tecnologias, que acabam limitando o desempenho geral;
  • Dificuldade em achar peças de reposição, como uma placa-mãe por exemplo;
  • Incompatibilidade com alguns jogos.

 

Algumas vantagens de realizar upgrade:

  • Garantia de desempenho a longo prazo;
  • Sistema operacional e drivers sempre se mantendo atualizados com frequência;
  • Melhores chances de negócio, tanto para repor peças quanto para vender;
  • Usufruir de algumas tecnologias a mais, como estar mais preparado para as demais que virão;
  • Enorme aceitação em sistema operacional, programas e jogos.

 

IDENTIFICANDO O GARGALO

Gargalo, bottleneck ou engasgo são termos para dizer que uma peça está no seu limite e ao mesmo tempo limitando as demais. Não existe uma forma garantida de saber qual peça de fato está causando o gargalo, pois há várias variáveis na otimização de um programa, como a quantidade de núcleos de processador usados e limitação de FPS do próprio jogo.

Porém existem alguns sinais que identificam estes gargalos!

  • Placa de vídeo: Existe um escalonamento de FPS quanto todas as diferentes resoluções e qualidades gráficas setadas, que mesmo assim, na menor configuração possível ainda não tem resultados satisfatórios.
  • Processador: FPS não aumenta mesmo reduzindo resolução ou setando em qualidade gráfica menor; Ocorre quedas de FPS em vários momentos.
  • Memória RAM: Não tem muito mistério, desde que na maioria dos casos tanto os programas e jogos indicam uma quantidade mínima necessária. Por via das dúvidas, colocar uma quantidade um pouco acima do recomendado por eles seria o ideal; Um dos sintomas seria lentidão e demora para iniciar alguma tarefa.
  • Demais peças: Não influenciam tanto em gargalo, já que vai depender da situação, como no caso, HD lotado ou fonte de alimentação ruim.

 

REALIZANDO O UPGRADE

O mais importante de tudo ao querer trocar alguma peça é saber exatamente o que procura e entender as limitações dela. Nem todos compreendem a fundo como funcionam cada componente de um PC e o impacto que causa, mas abaixo algumas dicas para obter bons resultados:

  • Evite se puder peças consideradas de entrada como “tal peça consegue executar certa tarefa com o mínimo de satisfação possível segundo um vídeo que assisti”, pois se atualmente ela já está entregando o mínimo possível, provavelmente em pouco tempo ela já gerará gargalo. Sempre é bom ter uma folga de desempenho.
  • Processador: Um bom processador se baseia na combinação entre a quantidade de núcleos, clock e IPC (pulso por clock). Procure saber o que os programas/jogos que vai usar geram bom resultados com o processador interessado e entenda em que situações ele pode ser um ponto fraco, pois ajuda muito na decisão final. Opte sempre pela geração mais nova de processadores.
  • Placa-mãe: Depois de decidir o processador, a placa-mãe se torna o novo alvo de escolha. Certifique-se primeiramente se a placa-mãe é de fato compatível com o processador e se há algum relato de limitação quando ao desempenho do mesmo. Outro ponto importante é ter em mente do que você pode ou não ligar na placa-mãe e se está como planejado e quais upgrades futuros podem ser realizados.
  • Memória RAM: Vai depender exclusivamente da placa-mãe o modelo de memória RAM que vai precisar instalar. Se deve ter maior atenção na questão de DDR (por exemplo, se é 3 ou 4) e depois ver a frequência (MHz) que sai mais em conta. Por último e não menos importante, a quantidade de memória RAM deve ser o mínimo para cumprir as tarefas desejadas, e se possível, uma quantidade maior para folga e garantia de desempenho. Se lembre da quantidade de slots de RAM que a placa-mãe escolhida oferece e veja depois a quantidade final possível que vai conseguir dependendo dos pentes de memória.
  • Placa de vídeo: Sempre pegue se possível uma placa de linha moderna e veja as tecnologias possíveis que pode usufruir. Procure artigos, vídeos e comparações de diversas fontes sobre os modelos que lhe interessar e veja se é o que realmente procura e se pode lhe atender por um bom tempo.
  • HD e SSD: São dispositivos de armazenamento que podem causar certo impacto no desempenho geral do PC, mas preocupe-se mais na sua capacidade total e se por acaso vai atender a demanda de arquivo que pretende colocar nele. Se possível escolha modelos que tenham mais velocidade de gravação/leitura, assim como a porta utilizada (como SATA 3), RPM e quantidade de memória cache.
  • Fonte de alimentação: Normalmente a fonte que se encaixa melhor no PC é aquela de excelente qualidade e que forneça energia igual ou pouco superior ao que é pedido nas especificações da placa de vídeo. Existem vários tópicos aqui no fórum do CdH sobre como escolher uma boa fonte, o que se deve evitar, assim como os perigos que trazem os estabilizadores, o que é uma recomendação essencial procurar por eles caso não esteja familiarizado.
  • Demais peças: Depende muito de gosto pessoal, já que existem diversos modelos como monitores, mouses, teclados e headsets das mais variadas características onde o rendimento pode ser completamente diferente entre uma pessoa e outra. Mas não tem muito segredo, analise cada peça quanto ao conforto, usabilidade e as devidas limitações/pontos fracos.

 

LIDANDO COM O BOLSO

Por mais que desejemos alguma peça nova, muitas vezes não temos condições financeira e no fim decidimos por uma peça de desempenho inferior. Será que foi uma boa compra? Foi o melhor custo/benefício?

 

CUSTO/BENEFÍCIO: Normalmente quando se deparamos com este termo, temos a nítida impressão que se trata de algo bem barato e que vai lhe proporcionar um desempenho excepcional, porém não é exatamente assim. Custo/benefício é obter algo onde o valor pago por ele seja o mais justo possível, afinal um produto que tenha um bom custo/benefício por R$200 nem vai se comparar em desempenho com outro de custo/benefício de R$3.000. Devemos entender que não existe benefício sem algum sacrifício, ou seja, um custo.

 

Voltando ao assunto, para sabermos se o investimento vale a pena, temos que ter a certeza que não estamos comprando gato por lebre. Portanto, devemos prestar bastante atenção se o upgrade será de grande impacto no desempenho e vai conseguir uma boa folga ou se apenas vai melhorar um pouco a situação e no final ainda não vai ser bom o suficiente para sua utilização.

Um excelente melhoramento fica em torno de 50% ou mais de diferença de desempenho; entre 20 e 50% ainda é válido dependendo do caso; e menos que 20% começa a ser um desperdício quase que total.

 

Dicas:

  • Se o dinheiro que tem não é suficiente para pegar alguma peça ideal ou que traga uma diferença boa, o mais correto é guardar e juntar mais um pouco, mesmo que isto signifique passar um longo tempo com sua carroça máquina atual.
  • Tente economizar o valor que iria pagar por algum jogo que mal rodaria em seu PC e invista em upgrade. Assim, já teria menos dor de cabeça em relação ao desempenho e muito provável que o jogo possa até mesmo entrar em alguma promoção bem interessante.
  • Ter uma quantidade X para poder investir não significa que tenha que torrar tudo em uma peça. Pague certo valor pelo produto certo e guarde o resto seja para outro upgrade ou até mesmo para reserva em eventuais problemas que venham acontecer com o PC.
  • Evite gastar em produtos apenas por aparência estética, pois chegam a custo mais somente por uma luzinha extra, o que em muitos casos não fará diferença nenhuma no desempenho. Muitos produtos com aparência bem humilde chegam a ter o dobro de produção e custando bem menos.
  • Procure o mesmo produto interessado em várias lojas diferentes. Entre uma e outra pode haver uma diferença gigante tanto à vista quanto a prazo.

 

DICAS GERAIS

  • Não seja apressado! No desespero muita gente acaba comprando qualquer coisa que apareça na frente por ver que algo está fora do estoque ou por não aguentar esperar chegar novos lançamentos. Tenha calma, uma hora você consegue o que deseja.
  • Caso for anunciado alguma geração ou linha nova de peças, tente esperar o máximo que puder para saber se será um melhor custo/benefício e se haverá uma melhora significante em relação as anteriores.
  • Por mais que um PC seja destinado para jogos, lembre-se que ele não foi feito apenas para o lazer. Algum momento você pode se interessar em realizar outras tarefas nele, portanto sempre que possível, na hora de um upgrade, escolher peças que podem quebrar o galho das mais diversas situações.
  • Veja suas prioridades! Se há 2 ou mais peças que precisam de upgrade, foque na mais urgente de acordo com sua demanda.
  • Quando não tem uma necessidade real de upgrade, tente aguentar o máximo de tempo ficar com as peças até que uma delas comece a não dar mais conta de maneira frequente, como por exemplo, não acompanhar parte dos jogos novos lançados.
  • Não seja partidário em relação as marcas! Muitas marcas podem ter produtos ótimos e produtos ruins. Claro, existe sim marcas que só fabrica produtos de baixa qualidade, mas digo no sentido que não se deve idolatrar apenas uma marca e negar qualquer coisa que venha das demais, pois uma hora você pode ter seu bolso sugado a custo de nada.
  • Aceite opiniões alheias! Não se baseie apenas em algum artigo ou comentário de alguém que você considera expert no assunto. Nem sempre uma informação é verdadeira ou 100% correta. Caso não entenda bem de algum assunto ou peça, procure o máximo de informação possível de diversas fontes confiáveis e obtenha uma própria conclusão.
  • Não veja somente as qualidades de um produto, procure também pelos defeitos, afinal nenhum produto é perfeito. Desconfie quanto algum artigo ou comentário só fale bem ou mal de certa peça sem usar argumentos que façam sentido, ainda mais quando se fala apenas em alguma especificação avulsa, como exemplo, “peça X é bem melhor que a peça Y já que tem 5Gb a mais; produto Z é ruim por ter 7 núcleos”, pois ao se analisar algo, não é apenas uma única característica que faz diferença, e sim a combinação do conjunto todo.
  • Peça antiga vale a pena? Depende muito da situação. Se ela ainda oferece um desempenho para aguentar a demanda atual, trará uma diferença significativa e consegue aproveitar as tecnologias modernas disponíveis, então sim, ela ainda vale a pena se o preço for um tanto menor do que alguma outra peça mais nova.
  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico está muito bom, parabéns. Uma dica seria você agregar os links dos tópicos oficiais do CDH no seu, assim fica mais fácil a visualização do conteúdo por pessoas que não tem tanta afinidade assim com o clube. Na onde você menciona:

7 minutos atrás, Lost Byte disse:

Fonte de alimentação: Normalmente a fonte que se encaixa melhor no PC é aquela de excelente qualidade e que forneça energia igual ou pouco superior ao que é pedido nas especificações da placa de vídeo. Existem vários tópicos aqui no fórum do CdH sobre como escolher uma boa fonte, o que se deve evitar, assim como os perigos que trazem os estabilizadores, o que é uma recomendação essencial procurar por eles caso não esteja familiarizado.

 

Eu realizaria uma alteração, mencionando o PFC ativo, certificação 80 plus e procurar por marcas credenciadas. Novamente citaria o link do @Gabriel Torres Tudo o que você precisa saber sobre fontes de alimentação.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico! Um resumo de tudo que precisa ser levado em conta, parabéns pela iniciativa!

Eu sugeriria, no subtopico "Identificando o gargalo" colocar o HDD em uma categoria separada de gargalo. Em games, o HDD causa um gargalo que afeta majoritariamente somente o tempo de carregamento, mas para outras tarefas do dia-a-dia o HDD (mesmo sem estar lotado) pode ser um gargalo sério. É bastante comum alguém reclamando da máquina antiga estar muito lenta (especialmente notebooks) e você apenas trocar o HDD por um SSD e parece q é um computador novo, de tão rápido, e a máquina ganha uma boa sobrevida. E SSD é um upgrade q você leva consigo pra qualquer máquina no futuro, um dos melhores investimentos.

 

No subtopico "Realizando o Upgrade" eu acrescentaria na parte de Memória RAM, um outro ponto que eu tenho considerado importante nos últimos meses: Checar se a memória RAM está na Lista QVL da placa-mãe escolhida, para evitar ao máximo problemas de incompatibilidade ou de não conseguir atingir a velocidade desejada na memória. Se eu estiver pesquisando uma RAM e vejo que tem 2 modelos, de mesma capacidade, velocidade, etc, mas uma delas está na QVL e a outra não, a que está é a escolha mais segura, mesmo que talvez custe um pouco a mais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caros usuários,

de forma a manter a organização do tópico e centralizar a discussão, não serão aceitos posts que tratem de casos pessoais (serão movidos ou apagados). Cada usuário deve criar um tópico próprio para discutir seu caso específico. Só serão permitidos comentários de sugestões e críticas com relação ao texto e o conteúdo do tópico, como exemplificado pelos colegas acima.

Certo de vossa compreensão,

Fox.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...