Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soundblaster Audigy FX - Som no painel frontal?


Ir à solução Resolvido por Dj Rayke,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá colegas, possuo uma Creative Soundblaster Audigy FX em uma Asus H81M-A/BR. Plaquinha simples de som básica.

 

Essa placa tem conector para painel frontal "HD AUDIO". Meu gabinete tem o mesmo conector (e ele funcionava perfeito na som onboard). Contudo, a placa não reconhece som frontal de forma alguma. Não dá som, o driver não reconhece nada, é como se não estive ligado (tanto entrada quanto saída). O driver, baixado direto do site creative, está instalado certinho e funcionando, mas não tem opção nenhuma relacionado ao painel frontal.

 

Meu gabinete também tem conector AC 97 de painel frontal. Quando ligo este na placa de som offboard (que não deveria suportá-lo), o som frontal funciona, porém as saídas traseiras ficam mudas. O driver não reconhece "sabe a diferença" de um pro outro, ele não reconhece "painel frontal conectado" nem nada disso, mas manda o áudio corretamente somente para a frontal (traseira muta, mesmo tirando o plug P2 do frontal). Achei isso particularmente estranho.

 

Alguém saberia me explicar a diferença entre o HD AUDIO e o AC 97? Além disso, talvez tenha alguma maneira de funcionar o áudio frontal e a traseira ao mesmo tempo? Não faço questão de reconhecimento automática nem nada disso, só queria que ambas saídas tivessem som pois tenho fone e caixa de som no mesmo PC e ficar trocando os plugs algumas vezes por dia está desgastando o plug do fone e enche o saco hehehe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador
  • Solução

@Mozts

 

Veja bem... 

 

Essa placa de som realmente tem uma entrada padrão para um conectar de áudio frontal, mas aí vem um problema que eles não explicam corretamente para os usuários dessa placa de som (o que particularmente eu considero um absurdo). Esse conectar só é compatível com o áudio INTEL HD.

 

Portanto para que você consiga utilizar o painel de áudio frontal do seu gabinete utilizando essa placa de som, em primeiro sua placa-mãe tem que ser uma INTEL, pois essa tecnologia nessa placa de som é incompatível com outros modelos de placas mães, não basta também sua placa-mãe ser uma INTEL, o som utilizado por essa placa-mãe também tem que ser um INTEL e não serve um INTEL qualquer, tem que ser um INTEL HD, caso contrário a conexão também não irá funcionar, portanto é um caso bem específico para poder utilizar a mesma na situação que você deseja, no painel frontal do seu gabinete. 

 

Quanto a essa questão:

 

Citação

Alguém saberia me explicar a diferença entre o HD AUDIO e o AC 97? 

 

Seria assim, o  codec de áudio '97 (AC'97) é a especificação para arquitetura de áudio de alta qualidade de 20 bits ou superior utilisada em muitas PCs de mesa ou mesmo notebooks (dependendo do modelo). A especificação foi desenvolvida no antigo Intel Architecture Labs em 1997 para fornecer aos desenvolvedores do sistema uma especificação padronizada para dispositivos de áudio PC integrados (o que denominamos som on-board). O AC'97 definiu uma arquitetura de áudio de alta qualidade para o PC e é capaz de oferecer uma determinada faixa de KHZ e Bits de reprodução em modos de reprodução estéreo e em canais multicanais.
 

Já o HD AUDIO foi lançado pela Intel  mm 2004, considerado uma nova especificação naquela época, o Áudio Inteligente Intel® (Áudio Intel® HD), depois tendo outros percursores que também adotaram esse padrão HD (Realtek, Nvidia, Via, Conexant, Cristal, dentre outros) capaz de reproduzir um som de fidelidade HD com especificações em Khz/Bits maior ou mais atuais que o codec de áudio AC'97. A Intel naquela época  trabalhou com a indústria para desenvolver essa nova especificação, que é capaz de fornecer os recursos e o desempenho avançado de uma placa de áudio adicional (o que costumamos definir de forma mais genérica como áudio digital, pois para ser utilizado, geralmente seus conectores são padrões coaxiais e não no formato P2). Um áudio HD supostamente é capaz de reproduzir mais canais de qualidade superior aos formatos de áudio integrados do codec AC'97. Além disso, o High Definition Audio (ou áudio HD) possui a tecnologia necessária para suportar o conteúdo de áudio mais recente e maior ai também dependendo do modelo da tecnologia de som utilizada em sua placa-mãe, quando o usuário não utiliza uma placa de som off-board, é claro.

 

Já sobre essa questão:

 

Citação

 Além disso, talvez tenha alguma maneira de funcionar o áudio frontal e a traseira ao mesmo tempo? 

 

Explico, por padrão, todo sistema operacional define um driver padrão para poder ser utilizado pelo sistema. Nesse caso o sistema operacional vai definir uma placa de som padrão em seu computador, seja ela a off-board que você instalou, seja ela a on-board, seja ela a conexão HDMI.

 

Isso você consegue configurar no painel de controle do sistema operacional que você está utilizando. Portanto, não será possível por exemplo, você executar um aplicativo como ver um filme e o áudio desse filme sair ao mesmo tempo em todos os dispositivos de som do seu computador, por padrão ele vai mandar o áudio para um único dispositivo padrão. 

 

O que pode ser feito é você definir no software, caso ele permita, qual a placa de som que o mesmo vai utilizar. Caso ele consiga, você por exemplo conseguir deixar um vídeo do youtube rodando no dispositivo de áudio padrão, e deixar o áudio do jogo saindo na segunda placa de som, lembro que o software tem que permitir essa configuração, geralmente não aconselho muito, pois o uso de placas de som simultaneamente com programas diferentes é mais para o meu caso que trabalho com edições musicais, produções musicais dentre outros, para um usuário comum é bem raro ele necessitar de utilizar esse modo de configuração. 

 

E antes de você pensar, sim, sua placa de som tem uma qualidade superior ao áudio de sua placa-mãe. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...