Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando o aprendizado, o que fazer com uma 741M01C-GX-6L?


sobejo
Ir à solução Resolvido por adcarvalho,

Posts recomendados

Recebi um gabinete bem antigo de um amigo, eis que eu pretendia usar-lo como um pc de testes do linux para aprendizado. Porém, ele esta sem pente de memoria e eu não sei qual o processador porque não consegui tirar o cooler(ainda), a placa-mãe é uma 741M01C-GX-6L. Eis minha dúvida: quais componentes devo usar, quanto de ram da pra usar e qual o melhor processador compatível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mozts Pelo que pesquisei, o pessoal fala muito no uso das Sempron 2200+ e 2400+.

Quanto a Ram, no foxconn: "Specifications - Memory DDR 266/333 x2" eu entendi como suportando dois pente de memoria ddr(ddr1), mas posso ter entendido errado. E, além do mais, não achei nada sobre quanto suporta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, sobejo disse:

@Mozts Obrigado. Mas acho que ainda vou esperar que alguém que use ou já usou mais recentemente possa me dar uma referência. Se fosse possível pelo menos 2gb ou 4gb, já seria bom. Afinal só tenho pentes para notebook.

 

Onde vai arrumar pente DDR1 com essa capacidade?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mozts :oops:Em minha defesa, eu sou um leigo na área. Eis que mesmo após postar minha pergunta ainda estou pesquisando, e acabei encontrando pentes DDR1 com no máximo 512mb, já que na placa só tem 2 slots acho que dá pra conseguir 1gb pelo menos... Então desculpe minha ignorância... :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sobejo Desculpar o que? Vontade de aprender? Não é motivo pra desculpa e sim parabenização.

 

Pois bem, se não me engano era comum ver pentes de 64MiB, as vezes até 32MiB, PCs com 128MiB de memória eram high-end, dificilmente chegavam num teorico máximo de capacidade de ram...

 

A capacidade máxima do SO também era limitada, acredito que Windows 98 era limitado em 1GiB no absoluto máximo teórico e bugava a partir de 512? Memória pode estar me falhando.

 

No final das contas o fabricante nem informava, pois ninguém ia dar conta de preencher...

 

Ainda sim, colocar aí um pente com 512MiB pode ser que a placa não reconheça, não era uma capacidade racional para época, a placa as vezes nem sai do post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

256Mb foi o mais baixo que encontrei no mercado livre. Mas de início vou tentar conseguir alguma emprestada só pra :rezando:ressuscitar esse ancião :D.

Bem, nesse meio tempo já tenho uma noção de processador e pente de memoria, a fonte no gabinete é uma ATX 400w (vai aguentar bem).

 

A placa tem 3 slots PCI, que pelo que entendi são inúteis. Tem também 1 slot AGP 8X, que dizer que posso usar uma placa gráfica (desnecessário já que a placa é on-board). 

 

Enfim acho que essa argumentação foi suficiente para me tirar algumas dúvidas. Acho que tive minha pergunta respondida...

 

@Mozts Obrigado pelo sua ajuda, foi um bom diálogo. valeu e até a próxima amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O socket por ser 462 talvez suporte até alguns modelos do Athlon XP, certamente Thorton e Barton, também é possível encontrar alguns módulos DDR1 de 1 GB por ai, mas é bem provável que estejam mais caros, até mesmo mais caros que DDR2.

 

A julgar pelo site da Foxconn, parece que a mesma suporta até 2 GB de RAM.

http://www.foxconnchannel.com/ProductDetail.aspx?T=Motherboard&U=en-us0000129&Language=en-us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sobejo No link você vai encontrar as especificações da sua placa-mãe,

um bom processador para ela é o Athlon XP 2400 e memória DDR 400 MHz.

ambos você encontra no Mercado Livre, até recentemente ainda usava como

backup um pc com pcchips M810, com essa combinação e quebrava bem um

galho.

 

http://www.barebonekit.net/foxconn-k7s741gxmg-6l-s-462-motherboard_i_mbafoxk7s741gxm.aspx

 

 

adcarvalho

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, sobejo disse:

@Amanda Gonçalo bom... eu não consegui acessar o link agora, mas eu tinha visto antes Memory DDR 266/333 x2, mas não especifica a quantidade de memória. 

Daí que seria bom se tivesse algum usuário mais recente com este mesmo tio de placa pra me dar uma luz.

 

No link cita que ela suporta o máximo de 2 GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@sobejo Como o slot é AGP 8X, você terá de usar uma placa de vídeo AGP, que você não encontra mais a venda nas lojas, o jeito é procurar no mercado livre, eu começaria com uma FX5500 de 256MB, não é uma Brastemp, mas deve ser melhor que o vídeo onboard.

 

https://informatica.mercadolivre.com.br/componentes-pc/placas-video/agp/256-mb/

 

 

adcarvalho

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...