Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv AOC sem imagem, mas com som. Alguém sabe o que houve?


Posts recomendados

Oi, galera. Boa tarde!

 

[Uso]

Possuo uma TV Led, da marca AOC, de modelo LE32D3330, que, há algum tempo, simplesmente parou de dar imagem, do nada.

Bem, a minha relação com a minha TV era simples: Na maior parte do tempo, eu a utilizava somente para projetar a tela do meu notebook, na TV, utilizando um cabo HDMI, pois eu curto assistir muitas séries e filmes, então, era mais conveniente para mim. Eram raras as vezes que eu a utilizava com uma antena, para assistir a programação local ou, até mesmo, com um receptor de TV a cabo.

 

[Início do Problema]

Em um belo dia (lá pro início de 2017), quando eu estava assistindo uma série (usando um HDMI), a imagem da TV simplesmente desapareceu e ficou somente o som. Primeiro, eu pensei que seria um problema passageiro - e meio que foi; uma vez que, com o passar dos dias (mais ou menos uma semana, às vezes, duas), quando eu a conectava novamente, ela voltava a ter imagem, por umas 2h ou 3h ou, às vezes, até quase um dia inteiro, porém, em algum momento, ela apagava e voltava o mesmo problema. Mas assim eu fui levando. E, foi em um desses dias (que ela havia voltado a funcionar) que eu decidi usar a minha "genialidade" para tentar mantê-la viva por um período ainda maior:

 

[Agravante do Problema]

A TV havia passado quase o dia todo com imagem e funcionando normalmente, e, quando à noite, eu já ia deitar, resolvi não desligá-la, apenas tirar a sua imagem (mantendo o seu som mudo), através das configurações. Depois desse meu feito, a TV parou de vez de dar imagem (em intervalos de dias). Naquele momento, eu não fazia ideia que esse era o exato problema dela (com som, mas sem imagem) e, ao tirar a imagem da TV, manualmente, parece que eu a levei para a boca do lobo (Huhehe).

 

[Análise do Problema]

Desde então, parece que ela criou uma alergia a cores (ou "claridade").

Quando eu a ligava, ela apagava a imagem de imediato (nem mostrava a logo da AOC) e, quando eu ia nas configurações e desativava a opção de escurecer a tela (que eu memorizei o caminho e a desativava com a tela toda apagada), ela voltava a dar imagem, e aí acontecia algo interessante: Caso a opção fosse desativada enquanto a TV estava em modo tela azul, ela permanecia ligada por muito, muito tempo e não apagava. Isso também acontecia quando eu a ligava (usando um HDMI, conectado ao notebook), em alguma imagem que a cor era inteiramente preta. Abrir o seu menu, também, parecia não afetá-la - a não ser que começasse a mexer em certas opções, como esquema de cores ou outras coisas mais que eu não lembro. Porém, se a opção fosse desativada em um canal normal, ela ligava e depois apagava em seguida, ou caso a tela fosse do Youtube, por exemplo. Por isso eu me refiro a essa "alergia a cores".

 

[Agravante do Problema II]

Tentando encontrar uma possível solução para esse problema, após a minha **********, pesquisando, eu descobri o "menu secreto da TV", que é exibido clicando nas teclas MENU + 1999 + RETURN (se não estou enganado). E depois vi em outro lugar que, após restaurar a TV para o modo de fábrica, ela voltaria a ficar normal. O problema era que, ao ativar esse menu, a tela também apagava e eu não sabia quais opções eram exibidas - e até hoje não sei -, já que antes eu nem sabia desse menu. Tive que me basear em um vídeo do Youtube (aos 6:00 minutos) para ter uma ideia de que a opção de restauração supostamente estava ao final do menu. Fiz o procedimento às cegas e acredito que consegui, porém, não funcionou. Bem, há alguns dias, eu tentei fazer a restauração novamente, mas dessa vez, parece que o problema somente se agravou, já que, agora, a "alergia a cores", da TV piorou e ela dura milissegundos até mesmo em modo tela azul. (Vídeo)

 

[Possíveis Soluções]

Pesquisando, eu já vi algumas possíveis soluções para o problema:

  • Restauração de Fábrica, através do menu secreto - Que eu já tentei, mas não tenho certeza total que fiz a restauração, já que fiz o procedimento às cegas.
  • Atualização do Firmware da TV - Que eu não faço ideia como eu atualizo e nem onde conseguir os arquivos necessários para tal atualização.
  • Substituição da EPROM (Memória Flash) da TV - Que eu acho que seria a solução mais certeira, porém, não tenho ideia se essa peça tem relação com o problema da TV, já que eu não tenho muito conhecimento na área.

 

********

 

Na época em que a TV deu problema, eu estava sem dinheiro para levá-la a um técnico e confesso que ainda não estou nadando em dinheiro (Hahaha). Geralmente quando algo meu dá problema, eu costumo consertar sozinho. Esse é o segundo problema que eu tive com essa minha TV AOC, o primeiro foi lá no início de 2016, ela apresentava listras verticais em metade da tela, que impedia de ver qualquer coisa... mas eu a consertei e, desde então, ela não tinha apresentado nem um outro tipo de mau funcionamento. Agora que eu tô com um pouquinho de grana em mãos, tô disposto a colocá-la no conserto, mas queria estar a par do problema para não ter que pagar caríssimo para trocar uma peça de 10R$, 12R$, por exemplo. Onde eu moro, os reparos não são baratinhos, não, além de que, um que possui um melhor conhecimento pode enganar totalmente um completo leigo, em qualquer assunto e, nesse caso, tenho um certo receio de que hajam de má fé comigo, fazendo um pequeno reparo e cobrando um preço absurdo, que complica os meus "planos econômicos" para arcar com as despesas (acreditem, já vi muito isso acontecer).

 

Desculpa pelo textão e agradeço a alguém que esteja disposto a me ajudar, que possui um modelo de TV igual ou parecido e já enfrentou semelhante problema e encontrou uma solução. Tô aceitando também uma/s foto/s do "menu secreto da TV" do mesmo modelo que o meu para eu fuçar em tudo.

 

PS: O vídeo que eu fiz (que encontra-se ao final do parágrafo "Agravante do Problema II") foi gravado hoje e nele eu desativo a a opção de "tela preta" da TV, manualmente (que eu já memorizei de cabeça o seu caminho). Reparem que agora a tela azul aparece apenas por alguns segundos e logo ela volta a se apagar. Por isso, não acredito que o problema esteja relacionado a tela, ou isso é apenas o que eu penso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@peuxr Bem vindo ao Fórum!

Esse tipo de falha é de difícil diagnóstico à distância!

A primeira verificação que você teria que fazer, é uma inspeção visual na placa da fonte dela, em busca de algum capacitor estufado, depois seria verificar se os LEDs/lâmpadas da tela estão acesos mesmo com a tela escura, essas verificações descartam parcialmente problemas na placa fonte!

Já a placa principal e a T-Con, não tem nada a ser testado, tem que trocar para descartar a dúvida!

E por fim a própria tela! Como ela já apresentou problemas no passado na tela, pode ser nela o defeito atual!

 

Um detalhe do reparo para esses TV atuais!

Se você acompanhar o fluxograma de reparos do manual de serviço delas, a solução para determinados defeitos são SEMPRE trocar a placa "tal", eles nunca mencionam trocar o componente "tal", então, salvo alguns poucos componentes da fonte, a solução é sempre trocar a placa completa! Não se menciona trocar um componente ou outro! (Aliás, nem são disponibilizados para compra!)...

Por isso o reparo desses TVs nem sempre compensa! Ou você compra uma placa "USADA" no mercado livre, ou paga o dobro numa nova em uma autorizada, o que vai te custar cerca de 50% ou até 70% do preço de um TV novo!!!... :naonao:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, @Bcpetronzio. É triste isso, ter que trocar toda a placa.

Realmente não sai barato.

 

Por incrível que pareça, não acho que o problema seja na tela... bem, mas não sou um expert no assunto, sou apenas um "curioso" que gosta de mexer aqui e ali, do contrário, eu não estaria por aqui buscando ajuda. Agradeço muito o tempo que você tirou para ler a minha postagem e respondê-la.

Obrigado mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...