Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando em Redes de Computadores.


Posts recomendados

Boa noite a todos :bravo:! Um resumo sobre a situação. Sou usuário de PC desktop faz 18 anos, meu foco sempre foi obter conhecimento específico de Hardware para Overclock e afins. Atualmente escolhi a área de Infraestrutura de Ti e estou matriculado no curso Superior em tecnologia de Redes de Computadores e minha turma só começa entre Julho e Agosto, antes gostaria de até fazer cursos básicos na área mas só encontro cursos bem caros. Me vejo bastante perdido nesta área de Redes e praticamente nada sei a respeito dela... Se possível gostaria que os amigos que já estão trabalhando na área ou estão cursando a faculdade, me dessem dicas do que realmente devo fazer e estudar antes da Faculdade. Abrçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que consulte a ementa das disciplinas do seu curso e estude esses assuntos. Um livro clássico é Rede de Computadores do Andrew Tanembaum. Tem o livro de Redes do Gabriel Torres, editor do Clube do Hardware. Tem o portal Teleco. Portais de universidades. Material não falta, de fato é tanto material que é preciso se organizar, por isso sugiro seguir a grade da sua faculdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

Sugiro que consulte a ementa das disciplinas do seu curso e estude esses assuntos. Um livro clássico é Rede de Computadores do Andrew Tanembaum. Tem o livro de Redes do Gabriel Torres, editor do Clube do Hardware. Tem o portal Teleco. Portais de universidades. Material não falta, de fato é tanto material que é preciso se organizar, por isso sugiro seguir a grade da sua faculdade.

Obrigado @Ricardov! Pior que é isso que tenho feito mesmo pois a grade curricular da Faculdade segue uma metodologia organizada. E obrigado pela recomendação deste livro, tenho dois aqui que serão usados durante a minha faculdade, mas livros e conhecimento nunca é demais. Pesquisei e vi que o melhor conteúdo on-line atualmente sobre Redes é o curso de Arquitetura de Redes do Gabriel Torres, tenho grande interesse também juntamente com os seus livros. Porém quero também algo mais "Hands on" que aplique a teoria a prática frequente do dia a dia deste profissional. Tenho um certo objetivo de começar a trabalhar na área já nos dois primeiros períodos da faculdade se possível. Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Taiguer Souza Olá amigo. Eis uma área muito interessante, a qual tenho paixão, trabalho nisso a 12 anos e no momento estou fazendo graduação em Gestão da Tecnologia da Informação. Entre livros e autores existes diversos. porém o que te indico, para que não seja apenas mais um profissional na área e sim destaque por onde passar, é se agarrar inicialmente nos conceitos básicos de rede, isso será o alicerce para que consiga dominar as diversas áreas desta tecnologia. Tenha paciência, no trabalho, comece de baixo e vá evoluindo gradativamente.

Tenho amigos de trabalho que tentam exercer cargos maiores mas patinam muito por não ter os princípios mesmo tendo muito conhecimento.

Boa sorte na sua caminhada. Conte comigo. Abraços..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hands on infelizmente só virá com a experiência de campo e com o tempo. Tanto faculdade quanto cursos extras (na Udemy sempre tem promoções e excelentes cursos por lá) só darão a você parte do conhecimento, a outra parte é aquilo que buscar fora dela em novos cursos, pessoalmente e no âmbito profissional.

 

Pode ficar conectado nos fóruns também, as dúvidas e respostas dos outros ajudam muito a agregar conhecimento teórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, WG Tecnologia disse:

@Taiguer Souza Olá amigo. Eis uma área muito interessante, a qual tenho paixão, trabalho nisso a 12 anos e no momento estou fazendo graduação em Gestão da Tecnologia da Informação. Entre livros e autores existes diversos. porém o que te indico, para que não seja apenas mais um profissional na área e sim destaque por onde passar, é se agarrar inicialmente nos conceitos básicos de rede, isso será o alicerce para que consiga dominar as diversas áreas desta tecnologia. Tenha paciência, no trabalho, comece de baixo e vá evoluindo gradativamente.

Tenho amigos de trabalho que tentam exercer cargos maiores mas patinam muito por não ter os princípios mesmo tendo muito conhecimento.

Boa sorte na sua caminhada. Conte comigo. Abraços..

 

 

@WG Tecnologia CURSO REDES ESTRUTURADAS 2017.pdf Boa noite amigo. Exatamente onde queria chegar, o perfil dos profissionais da área que costumam ter dificuldades de se aprofundarem nos estudos são aqueles que possuem muitas "lacunas vazias" no aprendizado básico e intermediário. Não é uma crítica e sim uma observação séria! É como se eu quisesse aprender Equação do Segundo grau sem saber plenamente as quatro operações matemáticas básicas. Como minha turma na faculdade só irá iniciar entre julho e agosto, este tempo "vago" que terei antes, gostaria de aprender os fundamentos e as bases e não só aprender a pura teoria por livros e vídeos, mas sim gostaria de me inteirar fisicamente e aplicando na prática, utilizando as teorias aprendida. Anexei a grade de ensino de um curso livre prático que tenho muito interesse, se puder de uma verificada e me fale se é algo bom pra mim que irei cursar Superior em Redes de Computadores. Abrçs! 

adicionado 17 minutos depois
9 horas atrás, ciro-mota disse:

O Hands on infelizmente só virá com a experiência de campo e com o tempo. Tanto faculdade quanto cursos extras (na Udemy sempre tem promoções e excelentes cursos por lá) só darão a você parte do conhecimento, a outra parte é aquilo que buscar fora dela em novos cursos, pessoalmente e no âmbito profissional.

 

Pode ficar conectado nos fóruns também, as dúvidas e respostas dos outros ajudam muito a agregar conhecimento teórico.

@ciro-mota Boa noite amigo. "Hands on" me referi exclusivamente a o tipo de metodologia de curso e aprendizado de determinada área. No caso do curso teórico relacionado na Udemy, é um curso teórico muito bom para somar conhecimento com a metodologia Hands on, bem que como você falou e é algo óbvio, tudo na vida é progressivo, principalmente estudos em pró da profissão. O tempo e empenho pode formar um profissional poderoso. No meu caso, trabalho a 11 anos na área de segurança e estou determinado a fazer algo para sair desta área profissional e entrar em outra, no caso Ti. Porém só uma ressalva "profissionalmente" sou novo na área, mas fora do profissional, tenho 18 anos de experiencia como usuário PC Desktop, utilizo sistemas Windows desde a versão 3.11, tenho ótimo conhecimento em Hardware a nível de eletrônica, etc... Enfim tenho alguma bagagem porém em "pró de profissão" preciso de direcionamento preciso e coeso. Abrçs!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...