Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Tradução da tela do pc em tempo real!


Posts recomendados

Salve!
Eu não sei se aqui seria o melhor lugar parece esse pedido mas vamos lá. 
Acho que todo mundo conhece a ferramenta que traduz via câmera de celular em tempo real e que alguns deve saber que existe uma para pc (tradutor w10) só que essa função só funciona na WEBCAM. Seria muito útil se pudesse usar ela na tela do pc, assim traduzindo jogos mais simples ou usando talvez a lupa do windows. É algo assim tão complicado pra alguém nunca ter criado ou adaptado? 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@João Gabriel Bonfim Olá,  seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

1 hora atrás, João Gabriel Bonfim disse:

É algo assim tão complicado pra alguém nunca ter criado ou adaptado? 

Sim. e bastante fazer uma ferramenta assim. Além disso, não há como traduzir todo software como jogos e programas.

O que pode ser traduzido é: Sites, documentos online e etc.

 

Pois os jogos em sua totalidade, possuem os textos compactados dentro de containers(packages), por isso os tradutores dos jogos que são conhecidos demoram para traduzir,  testar dentro jogo e etc..

 

Basicamente o que acontece com a webcam é que a ferramenta que se usa com ela interpreta os audios e converte em textos pelo método de OCR. Aí através de uma biblioteca de vocabulário o programa traduz. Alguns usam a internet com a api do google translate, outros possuem seus próprios vocabulários.

 

Para que exatamente você quer algo assim? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.a3673274306bdba29932a6b1373baa77.png

adicionado 1 minuto depois
7 horas atrás, DiF disse:

@João Gabriel Bonfim Olá,  seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

Sim. e bastante fazer uma ferramenta assim. Além disso, não há como traduzir todo software como jogos e programas.

O que pode ser traduzido é: Sites, documentos online e etc.

 

Pois os jogos em sua totalidade, possuem os textos compactados dentro de containers(packages), por isso os tradutores dos jogos que são conhecidos demoram para traduzir,  testar dentro jogo e etc..

 

Basicamente o que acontece com a webcam é que a ferramenta que se usa com ela interpreta os audios e converte em textos pelo método de OCR. Aí através de uma biblioteca de vocabulário o programa traduz. Alguns usam a internet com a api do google translate, outros possuem seus próprios vocabulários.

 

Para que exatamente você quer algo assim? 

Seria Uma ferramenta muito útil que daria mais acesso a jogos principalmente orientais.  Eu jogo muito games em outras línguas, é realmente um porre ter que ficar usando Google tradutor da vida mesmo usando dois monitores. Algo assim faria uma tradução em tempo real da tela. Já que o APP mesmo traduz via foto.
Como você falou, esperar uma tradução de um jogo pode demorar muito, ago temporário assim seria muito bom pra comunidade em um todo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, João Gabriel Bonfim disse:

Seria Uma ferramenta muito útil que daria mais acesso a jogos principalmente orientais. 

Então, a ferramenta como expliquei, ela faz  um processo de OCR.  No caso da imagem que você postou acima, ela interpreta uma imagem e pega o texto que ela contém e traduz. Mas veja bem,  é uma imagem(jpeg, png e etc) e estática.

 

No caso dos jogos não são imagens estáticas, e os textos dos jogos não estão em imagens, mas sim arquivos específicos de texto, que na maioria das vezes pode até estar compactada dentro.. Não são todos que dá para fazer uma tradução. Por exemplo  o jogo Shadowrun returns. Os textos do jogo foram incorporado diretamente no motor gráfico do jogo, com isso a tradução do mesmo o torna praticamente impossível, a menos que a desenvolvedora do jogo libere uma ferramenta de edição.

 

3 horas atrás, João Gabriel Bonfim disse:

Eu jogo muito games em outras línguas, é realmente um porre ter que ficar usando Google tradutor da vida mesmo usando dois monitores.

Não achas que é uma boa oportunidade de aprender o inglês?  Salvo se for em outras línguas mais difíceis aí não tem como mesmo.

 

Basicamente eu jogo com o dicionário perto. Quando não jogo com tradução.

 

3 horas atrás, João Gabriel Bonfim disse:

Algo assim faria uma tradução em tempo real da tela. Já que o APP mesmo traduz via foto.

Como mencionei, foto é uma foto. é estática. Jogos são impossíveis de traduzir assim. Se houvesse algo parecido assim, não precisaríamos esperar os tradutores lançarem as traduções de jogos. Infelizmente o que você quer não é possível.

@João Gabriel Bonfim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu achei as respostas desse tópico muito fechadas, nada é impossível de ser feito. Eu entendi muito bem o que o @João Gabriel Bonfim esta falando, e sim é possível. mas se não abrir a mente só encontramos um retrocesso tecnológico. 

 

AINDA... não encontrei nada assim, talvez não exista nenhum projeto real para algo do tipo, mas eu uso a câmera do celular com o google tradutor para traduzir alguns trechos do jogo, não de uma imagens jpeg, png ou mesmo algum arquivo de texto, e sim do jogo em tempo real. o @João Gabriel Bonfim esta justamente questionando porque não existe um app para pc que use o método de OCR para identificar textos que são exibidos no monitor, assim como o app do celular faz. Ele não esta falando de uma app que abra os arquivos de texto do jogo para traduzi-los, como o @DiF achou que fosse.

 

@João Gabriel Bonfim eu até agora so encontrei o tradutor da microsoft para me ajudar alem do celular. eu uso o LigthShot para tirar um print rápido do texto recorta-lo e coloco para o tradutor da microsoft traduzir. de fato um trabalho chato fazer isso em em todos os textos. a mesma tecnologia que a microsoft usa nesse app poderia ser facilmente adaptado para traduzir os textos de nosso monitor. só falta alguém de mente mais ampla e com as habilidades necessárias para executa-lo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/02/2018 às 15:58, DiF disse:

Então, a ferramenta como expliquei, ela faz  um processo de OCR.  No caso da imagem que você postou acima, ela interpreta uma imagem e pega o texto que ela contém e traduz. Mas veja bem,  é uma imagem(jpeg, png e etc) e estática.

 

No caso dos jogos não são imagens estáticas, e os textos dos jogos não estão em imagens, mas sim arquivos específicos de texto, que na maioria das vezes pode até estar compactada dentro.. Não são todos que dá para fazer uma tradução. Por exemplo  o jogo Shadowrun returns. Os textos do jogo foram incorporado diretamente no motor gráfico do jogo, com isso a tradução do mesmo o torna praticamente impossível, a menos que a desenvolvedora do jogo libere uma ferramenta de edição.

 

Não achas que é uma boa oportunidade de aprender o inglês?  Salvo se for em outras línguas mais difíceis aí não tem como mesmo.

 

Basicamente eu jogo com o dicionário perto. Quando não jogo com tradução.

 

Como mencionei, foto é uma foto. é estática. Jogos são impossíveis de traduzir assim. Se houvesse algo parecido assim, não precisaríamos esperar os tradutores lançarem as traduções de jogos. Infelizmente o que você quer não é possível.

@João Gabriel Bonfim

Eu acho que algo poderia ser criado como um círculo flutuante na tela que seria ativado nas configurações e sempre que tiver algo que queira traduzir na tela, é só clicar no círculo flutuante e ele fazer algo como um "print", selecionar o texto do "print" e mostrar a sua tradução como poderia ser feito no Android também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estive procurando o mesmo que você @João Gabriel Bonfim encontrei este site https://www.onlineocr.net/. ele na verdade traduz uma imagem que voce upa. entretanto voce pode usar programas que tiram print como o lightshot. salve a imagem em uma pasta qualquer e upe para o site. O que este site faz é apenas converter o texto gravado na imagem em um texto comum digitado, então basta voce copia-lo e colar no google tradutor por exemplo. em menos de 5/10 segundos você faz todo esse processo. Pode nao ser em tempo real como voce queria mas funciona muito bem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 25/02/2018 às 15:58, DiF disse:

Então, a ferramenta como expliquei, ela faz  um processo de OCR.  No caso da imagem que você postou acima, ela interpreta uma imagem e pega o texto que ela contém e traduz. Mas veja bem,  é uma imagem(jpeg, png e etc) e estática.

@DiF

'-' Mas no app que o altor da pergunta mencionou traduz a imagem que a camera do celular não precisa necessariamente tirar a foto, então uma solução para fazer o programa que ele necessita seria a junção da funcionalidade do app do celular junto com algum programa de gravação de tela.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Kamimoto Devo lembrar o tópico na qual postou é antigo.  

Mas trazer o assunto  à tona, fez eu pesquisar um pouco mais e tem uma empresa que desenvolveu algo similar. 

https://www.abbyy.com/pt-br/real-time-recognition-sdk/

 

Basicamente é um OCR em tempo real. Com esse SDK, é provável que consiga juntar um banco de dados com palavras e suas traduções e fazer a conversão.

 

Porém o software é pago e não deve ser barato.

 

Veja um exemplo dele funcionando:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 4 semanas depois...

@leoacg @DiF @Kamimoto @Light Dead @Iarley Silva @Jadson Santana da Silva @João Gabriel Bonfim

Post antigo então citei todo mundo,


Achei um programa que faz bem isso e é gratuito,  é o Capture2text.

É só ir em Setings>Translation, configurar as linguagens e marcar a caixa "Show translation in popup window" aperta o atalho configurado seleciona o texto na tela, que pode ser de qualquer programa, e ele abre uma janelinha com a tradução pronta (tradução feita pelo google translator) eu mesmo uso pra traduzir pdf escaneado e funciona bem.

Tem suporte pra mais de 90 idiomas mas tem que instalar separadamente o que é bem fácil. (vem só uns 8 padrão)

 

Programa

https://sourceforge.net/projects/capture2text/

(baixa extrai e abre nem precisa instalar)

 

bibliotecas de idiomas

https://sourceforge.net/projects/capture2text/files/Dictionaries/

(baixa o idioma, extrai e cola na pasta  "tessdata")

 

 

programa.PNG

janela 2.PNG

  • Obrigado 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Moderador

@K4TSUI

3 horas atrás, K4TSUI disse:

agora posso jogar jogos no emulador do Nintendo tranquilamente.

Voltamos para o que eu já tinha mencionado no post #02.

 

Jogos de emuladores, não possuem textos em forma de texto. Somente um processo de OCR de interpretação de imagens que "pode" funcionar.

 

Praticamente, quase todos os jogos podem ser traduzidos. Mas é preciso extrair os textos e achar uma forma de compactar de volta ao arquivo original. 

Jogos de emuladores como Nintendo... snes, megadrive e derivados, possuem na maioria textos comprimidos, o que dificulta bastante a tradução.

 

Já tentei isso e abandonei por causa disso. Naturalmente, existem jogos mais fáceis de traduzir. E são justamente esses que você encontra pelo google.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Achei um excelente programa que praticamente vai traduzindo tudo que tem na tela facilmente... a unica coisa ruim dele é que precisa de um "API" do google tradutor pra funcionar.

o nome é "Universal Game Translator"

segue o link dele: https://www.youtube.com/watch?v=rWoQWN8GM74

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse maluco usa a função do GoogleTranslate pra celular que traduz textos pela camera, mas a sacada é que ele faz isso não apontando o celular, mas com o emulador de android BlueStarks a pessoa tem que ter um PC bom pra rodar o emulador e o jogo ao mesmo tempo mais vale a tentativa.

adicionado 6 minutos depois
agora, Seth07 disse:

Esse maluco usa a função do GoogleTranslate pra celular que traduz textos pela camera, mas a sacada é que ele faz isso não apontando o celular, mas com o emulador de android BlueStarks a pessoa tem que ter um PC bom pra rodar o emulador e o jogo ao mesmo tempo mais vale a tentativa.

Como meu PC é meio fraco tiro Print Screen automáticos da tela usando a TeclaDoWindows+PrtSc e uso um site Russo que traduz imagens para texto https://translate.yandex.com/ocr

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...

@DiF Se tem um aplicativo no cel que traduz a IMAGEM da câmera, o que impede de um aplicativo no PC traduzir a IMAGEM da tela? Não traduzir os textos dentro dos jogos e programas, traduzir apenas a sua tela. Sobre a imagem não estar estática, soluções simples existem. Por exemplo, para traduzir, você poderia apertar um botão, e em seguida, o programa tiraria uma print da tela e traduziria tudo que há nela e te mostraria a imagem traduzida. Para jogos isso não seria lá muito útil, mas imagina você poder ler um mangá ou algo do tipo em inglês, deixando esse programa na lateral da tela. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@IITsuki Nesse caso é mais fácil usar o google lens.  E mesmo assim, a tradução é péssima. Não vale a pena usar.  Já usei algumas vezes.. e afirmo  que é bastante ruim essas traduções assim. Perdem sentido, concordância, deixam textos horríveis. 

 

E até já existe esse recurso no google.. você pode traduzir os sites, documentos, textos .. e etc.. até o youtube tem tradução automática de legendas.  Mas a aí eu te pergunto... funciona bem?  Não. Deixa completamente distorcida os sentidos.. Já usei o google lens pra traduzir alguns mangás e manhwas,  mas descobri que é extremamente péssimo. O programa só é bom para algumas coisas. como fazer pesquisas.. mas a tradução não.  Fora que o processo de desenvolver algo assim é muito trabalhoso, por isso ninguém fez ainda.. porque não tem sentido :P 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, LuDColl disse:

@DiF se não existe, eu crio. Tava precisando de algum tema no meu TCC.

Não quero te puxar pra baixo, é mais no sentido de ajudar. Se até agora todos os gigantes da indústria, com milhares de mentes geniais contratadas, competindo entre si, ainda não fizeram... Não daria pra fazer com 100 teses de doutorado, quanto mais um único TCC. Aconselho a escolha de um projeto mais modesto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF mas a ideia seria traduzir a tela do PC detectando os padrões de texto como o app do celular que traduz a camera. Pra poder traduzir imagens também, podendo ser usado em jogos também. Consegui jogar bastante um jogo todo em inglês com essa camera tradutora do celular (é o google tradutor mesmo). Só parei porque cansou ficar ligando a camera. Se tivesse um botao q fizesse isso na tela do PC, seria incrivel. Sim, a empresa pode n ter lucro com isso, mas definitivamente os jogadores e leitores de mangá q n sabem inglês agradeceriam dsahdhsaads

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vocês todos estão indo pelo caminho errado! 

 

1º Se os grandes inventores da história tivessem a mesma mentalidade limitada que o amigo citou, talvez você não teria um microondas na sua cozinha, sendo assim, o amigo do TCC está totalmente certo e terá um futuro próspero e abundante com essa mentalidade.

 

2º Uma outra perspectiva para solução do problema, é criar um óculos ou uma lente que traduz as coisas automaticamente para o idioma de quem está usando-a; simples assim, é só criar um óculos com a capacidade de traduzir as coisas, e, isso já existe é só pesquisar no google. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Só tenho uma coisa a dizer, que descepçao, tive aqui anos atrás vendo esse topico so caras que sao os entendidos de tecnologia daqui os peritos muito negativos com possibilidades, agora tai tudo que antes não podia sendo possível, realmente esse Universal game Translator é o brabo dos APPs de traduçao ate Samurai RPG que era injogável agora é possível, a negatividade ou soberba do brasileiro ta em tudo!

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...