Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais os cuidados recomendados com a impressora tanque de tinta?(Epson L120)


Ir à solução Resolvido por Andarilho_da_noite,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá,

Comprei a seguinte impressora: Epson L120. O uso será basicamente para impressão de textos (trabalhos de faculdade, provas do curso em que minha mãe dá aula) e possivelmente etiquetas do Mercado Livre. No início não irei usar tanto pois ainda não comecei meu negócio, mas imagino que no futuro com sorte haverá mais uso.

 

Minha dúvida principal é: Como melhor preservar a impressora?

Andei lendo e há a recomendação de não deixar a impressora parada, uns dizem que tem de imprimir todo dia e outros uma vez por semana. Qual a melhor recomendação? (não quero gastar tinta a toa, mas também não quero danificar o equipamento).

Também falam para não usar o modo rascunho pois isso danifica a cabeça(?). Correto isso?

Além disso, que tipo de cuidado é necessário ao recarregar o tanque, especialmente nessa primeira vez (já que ela vem sem a tinta)? E, no futuro, ao recarregar, devo remover totalmente a tinta que sobrar por ser velha ou posso apenas adicionar a nova por cima (da mesma marca, é claro)?

E o que é esse Reset que está pinado aqui no fórum, resetar o quê, as configs? Imagino que seja importante, mas não entendi a serventia.:huh:

 

Podendo responder isso e/ou qualquer outra dica para preservar e manter a impressora em bom funcionamento será muito apreciado, realmente não é uma área que eu brilhe. Só tive uma impressora antes e vivemos em pé de guerra por anos até ela ser assassinada morrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
19 horas atrás, Kris Wannieg disse:

Minha dúvida principal é: Como melhor preservar a impressora?

Andei lendo e há a recomendação de não deixar a impressora parada, uns dizem que tem de imprimir todo dia e outros uma vez por semana. Qual a melhor recomendação? (não quero gastar tinta a toa, mas também não quero danificar o equipamento).

 

 

Na internet existem muitas informações desencontradas e algumas se distanciam da realidade. É importante salientar que qualquer impressora jato de tinta precisa ser acionada com alguma regularidade, no caso da linha L da Epson que inclui o modelo que você adquiriu recomenda-se pelo menos uma impressão a cada 15 dias utilizando todas as cores, isso é uma medida preventiva que serve para minimizar o risco da tinta ressecar em determinadas estruturas da cabeça de impressão.

 

 

19 horas atrás, Kris Wannieg disse:

Também falam para não usar o modo rascunho pois isso danifica a cabeça(?). Correto isso?

 

 

Esses modelos com tanque de fábrica não foram dimensionados para operar o tempo todo em modo rascunho, dê preferência para o uso em modo normal. Isso não significa que haverá danos terríveis se o usuário imprimir nesse modo de vez em quando mas não existe essa necessidade, são impressoras muito econômicas para o usuário doméstico e a qualidade no modo "rascunho" não é satisfatória.

 

 

 

19 horas atrás, Kris Wannieg disse:

Além disso, que tipo de cuidado é necessário ao recarregar o tanque, especialmente nessa primeira vez (já que ela vem sem a tinta)?

 

 

Observe com atenção a disposição de cada cor em relação ao seu tanque, são 4 tanques individuais mas não é raro as pessoas trocarem as cores, no lugar que deveria receber a tinta amarela o usuário abastece com a cor ciano ou vice versa. Quando isso ocorre a única coisa que pode ser feita é retirar toda a tinta com uma seringa aos poucos. A etapa de inicialização da máquina dura entre 10 a 20 minutos, é o tempo que a bomba demora para levar a tinta dos tanques até a cabeça de impressão, essa etapa é guiada via software com instruções na tela do computador, durante o processo é comum a máquina fazer algum nível de ruído, esse tempo só existe para o primeiro uso.

 

 

19 horas atrás, Kris Wannieg disse:

E, no futuro, ao recarregar, devo remover totalmente a tinta que sobrar por ser velha ou posso apenas adicionar a nova por cima (da mesma marca, é claro)?

 

 

Se for a tinta original basta completar o tanque, você não deve deixar a tinta acabar completamente, se fizer isso terá que fazer uma nova inicialização do processo como na primeira utilização, uma vez esvaziado completamente o tanque a máquina não puxa a nova carga automaticamente, é necessário a intervenção do usuário em um comando no driver ou no painel do equipamento. Quando a tinta nos tanques estiver no final você deve completá-los com um novo refil. O modelo L120 é o único que vem de fábrica com um refil menor chamado de refil de inicialização, são 4 garrafas contendo 40ML de tinta cada uma, quando elas acabarem você vai comprar as garrafas que por padrão contem 70ML de tinta, tome cuidado com as falsificações, o Mercado Livre está repleto de tintas da Epson T664 falsificadas com caixa e tudo.

 

 

 

19 horas atrás, Kris Wannieg disse:

E o que é esse Reset que está pinado aqui no fórum, resetar o quê, as configs? Imagino que seja importante, mas não entendi a serventia.:huh:

 

 

 

O reset é na realidade um software distribuído pela Epson para as assistências técnicas autorizadas, como todo bom brasileiro alguns proprietários de determinadas assistências passaram a distribuí-los livremente mediante pagamento de uma taxa. Eu tenho um tópico fixo onde postei vários resets para Epson de forma gratuita, não todos mas os principais.

 

O software adjustment program chamado popularmente de reset tem várias funções, uma delas é zerar o contador da almofada que absorve a tinta utilizada nos processos de limpeza da cabeça de impressão. As impressoras jato de tinta executam uma série de procedimentos de limpeza que visam manter o bom funcionamento da cabeça de impressão, a tinta além de ser utilizada para impressão atua como elemento chave na limpeza e manutenção do cabeçote, essa tinta não é reaproveitada pela impressora e acaba em um compartimento dentro do equipamento onde existe uma esponja/almofada absorvente, com o tempo essa esponja naturalmente ficará encharcada de tinta e por esse motivo a máquina travará, quando isso ocorrer você receberá o seguinte aviso: "A almofada chegou ao final de sua vida útil, encaminhe a impressora para uma assistência técnica", o objetivo desse alerta é evitar o transbordo dessa tinta dentro da impressora. Quando o usuário encaminha uma impressora nessa condição para a assistência técnica ela vai substituir a almofada por uma nova, irá resetar o "contador da almofada" via software (reset) e também deve lubrificar as partes da impressoras que sofrem atrito, entre elas o trilho por onde corre o carro de impressão de um lado para o outro. Com o intuito de não ter que ficar limpando essa almofada ou ter que substituí-la de tempo em tempo alguns usuários instalam um dispenser externo, trata-se de uma garrafinha pet ligada através de uma mangueira dentro da impressora, por meio dela a tinta que cairia na almofada passa a cair diretamente dentro do dispenser e com isso uma etapa é pulada já não existirá mais a necessidade de limpeza ou troca da mesma.

 

Você pode ser perguntar como é essa "tal" almofada/esponja?

 

 

  almofada-esponja-feltro-epson-l120-l380-

Almofada Epson L120

 

 

As Ecotanks direcionadas ao uso doméstico normalmente travam pedindo "reset" com aproximadamente 15 mil copias, os modelos para uso corporativo como a L656 travam com mais de 50 mil impressões, é importante frisar que o dispenser em si não é fornecido pela Epson, isso é encontrado em sites como Mercado livre em um kit que traz a mangueira e uma garrafinha pet, é um procedimento simples mas não é obrigatório, no vídeo abaixo tem uma demonstração prática de como isso funciona.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

@Dimitriusbueno Olá, volto aqui a pedir ajuda com a própria L120 

 

Esses dias, ao imprimir, ela me deu um aviso de não usar a impressora quando tiver pouca tinta o que eu, erroneamente acontece, assumi que era forma dela me dizer que a tinta estava acabando (estranhei pois não usei muito, mas enfim) fui recarregar hoje e ela está cheia e ao pesquisar vi que essas impressoras não informam quando tem pouca tinta e que eu que devo observar o tanque. A questão é: Meu tanque de tinta é completamente cinzento e não consigo ver os níveis sem abrir. Procurei online a L120 e neste vídeo você vê que os tanques estão completamente "coloridos" com o nível da tinta.

 

A minha dúvida é: Por que não consigo ver na minha? É algum defeito ou algo que eu não fiz? (passei a mão mas não notei nenhum plástico ou nada do tipo que eu pudesse remover).

 

Eis como está a minha:

 

00 l120.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kris Wannieg disse:

Esses dias, ao imprimir, ela me deu um aviso de não usar a impressora quando tiver pouca tinta o que eu, erroneamente acontece, assumi que era forma dela me dizer que a tinta estava acabando (estranhei pois não usei muito, mas enfim)

 

Olá @Kris Wannieg, o aviso é apenas um alerta e não tem relação com o nível real de tinta no tanque da máquina, o sistema emitirá sempre a mensagem de alerta para que o utilizador não use por longos períodos de tempo a impressora sem uma das tintas no tanque, a tinta tem uma propriedade importante para a manutenção da vida útil da cabeça de impressão, se a máquina operar por longos períodos sem tinta o cabeçote pode ser danificado permanentemente.

 

 

1 hora atrás, Kris Wannieg disse:

 fui recarregar hoje e ela está cheia e ao pesquisar vi que essas impressoras não informam quando tem pouca tinta e que eu que devo observar o tanque. A questão é: Meu tanque de tinta é completamente cinzento e não consigo ver os níveis sem abrir.

 

 

O nível de tinta precisa ser monitorado pelo usuário observando através do tanque, o tanque de tinta tem um tom branco leitoso, quando o usuário adiciona as tintas ele assume uma tonalidade escura, esse tom mais escuro indica justamente o nível das tintas nos reservatórios, abaixo tem um exemplo do tanque de uma L375 onde as tintas estão acabando. As setas indicam o local onde está o nível das tintas.

 

IMG_20180515_135235.jpg

A seta aponta para  o nível da tinta no reservatório  (Epson L375)

 

 

 

A foto que você postou não tem boa qualidade, o ambiente está escuro e a imagem apresenta muito ruído, entretanto é possível ver 2 marcas no tanque, a de baixo indica o nível mínimo recomendável para que o usuário reabasteça o reservatório, para exemplificar eu coloquei uma seta apontando para o marcador do tanque, você pode completar o tanque quando a tinta chegar nesse ponto.

 

5afb0c91233d2_00l120.thumb.jpg.42b51a308

 

                                                                                 

Como eu expliquei quando o tanque está cheio de tinta ele assume um tom mais escuro/acinzentado, a partir do momento que a tinta vai baixando você consegui distinguir claramente em que nível ela se encontra dentro do tanque, uma observação atenta vai te mostrar que onde não há tinta ele fica com uma cor colorida clara como na imagem abaixo, acima das 2 setas não há tinta e nesse caso a imagem revela que as cores magenta e amarelo estão com a tinta no nível máximo pois o nível da tinta encosta justamente na linha superior que indica o limite em que o tanque deve ser abastecido, os tanques da cor azul e preto me parece que foram abastecidos além do limite indicado, no linguajar popular estão transbordando de tinta e por isso ficaram mais escuros até em cima, quando eles começarem a baixar com o uso você verá que eles vão ficando mais claros.

 

5afb0c91233d2_00l120.thumb.jpg.42b51a308

setas apontando para os níveis das tintas magenta e amarela

                      

É importante compreender que o nível dos tanques baixa muito lentamente, é difícil para o usuário comum conseguir notar alguma diferença com poucos dias de uso, você notaria uma baixa no tanque se você fizesse 400 impressões com alta cobertura de tinta no mesmo dia, aí você veria o nível do tanque baixar um pouco, um tanque cheio pode durar até 2 anos para um usuário com uso moderado.

  • Obrigado 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dimitriusbueno Como sempre muito bem explicado, obrigada.

 

Infelizmente eu não tenho como tirar uma foto melhor (câmera do meu celular é muito ruim). Eu estranhei pois achei muito diferente a cor da minha para as que vi no vídeo e não consegui notar direito o nível, mas com sua dica vou ficar de olho e pelo que entendi então é só esperar pois quando baixar aí sim devo notar a diferença.

 

Eu realmente estranhei de já estar acabando mas pensei que pudesse ser por ter sido a tinta que já vem, mas agora já sei que esse aviso é mais um lembrete mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...